Ioga

Ateliê – F1

Com a participação das crianças, as turmas do Ateliê vêm aumentando seu repertório de brincadeiras e jogos iogues.

Após nossos momentos iniciais, onde nos conectamos e voltamos a atenção para o nosso corpo, é o momento de nos aquecermos com posturas já conhecidas e nos prepararmos para a brincadeira a seguir.

Bladeioga, Ioga Pião, Pique-alto e Pique-parede iogues foram algumas das atividades sugeridas e experimentadas pelas crianças.

Na próxima semana, pedimos que cheguem cedinho, para que possamos dar início à construção coletiva do próximo jogo do nosso repertório iogue.

Os Saltimbancos

F1 – Dança

Nas turmas de F1, iniciamos o processo de montagem do nosso espetáculo de fim de ano: “Os Saltimbancos”, peça de teatro musical inspirada no conto “Os Músicos de Bremen”, dos irmãos Grimm. Na peça original, em italiano, as canções têm letra de Sergio Bardotti e música de Luis Enríquez Bacalov. A versão em português teve adaptação, tradução e ganhou canções adicionais por Chico Buarque.

A história e suas canções têm envolvido as crianças, e para sensibilizá-las e inspirá-las, apresentamos algumas montagens deste espetáculo, observamos a movimentação de animais e assistimos ao ensaio de uma das coreografias do musical Cats.

Em seguida, demos início à pesquisa de movimentos, e a partir de algumas sugestões das crianças começamos a construir nossas sequências coreográficas, fazendo com que se sintam também autoras neste processo.

Pares de 10

F1

As F1 conheceram o livro O sonho de Dam Dam e do Senhor Gom Gom, de Ji yun Shin. Para evitar que o lobo Gom Gom devore suas ovelhas, Dam Dam cria maneiras de enganá-lo. Sua estratégia é separar suas dez ovelhas em dois grupos diferentes, para confundir o lobo. 

Depois de conhecer essa história com desfecho surpreendente, as crianças usaram tampinhas para experimentar, como Dam Dam, maneiras de formar o dez, e fizeram registros no caderno. Depois conheceram o jogo do palpite e de um jeito divertido continuaram explorando essas combinações. 

A junção dos pares de números para formar dez se torna grande aliada para as crianças entenderem a base do nosso sistema de numeração decimal.

Ateliê na Firjan

Ateliê – F2 a F5

No último sábado, as crianças puderam compartilhar um pouco da sua rotina do Ateliê na Firjan, em um encontro das instituições de ensino do bairro de Botafogo.

Começamos a manhã com uma roda de capoeira com os mestres do grupo Senzala, com muita brincadeira, música e ginga. 

Apresentamos o livro de Damas, jogo que exploramos neste ano, junto a um tabuleiro gigante. As crianças puderam jogar com as famílias e amigos e compartilhar suas estratégias de jogo.

Foi uma manhã de muita diversão! 

Refletindo Sobre a Produção de Texto

F2 – Projeto

As turmas do segundo ano vêm, ao longo do ano, investindo na escrita de diversos textos. Individualmente, em duplas ou em pequenos grupos, as crianças são sistematicamente convidadas a escrever e a refletir sobre a escrita convencional.

Antes de uma produção textual, pensamos coletivamente sobre o gênero escolhido, qual é o seu propósito comunicativo, sobre as palavras que podem ajudar na construção desse texto, sobre as informações que precisam aparecer; sobre o início, o meio e o fim dessa produção.

As intervenções e correções também estão presentes em nossa rotina. A todo tempo fazemos a leitura das produções das crianças para, juntos, repensarmos a grafia das palavras, a função da pontuação, a separação das palavras na mudança de linha e o espaço adequado entre elas. Em outros momentos, as crianças fazem a leitura de suas produções para o grupo, e dessa forma trazemos os registros escritos para a sua função social, que é comunicar ideias e pensamentos de maneira que todos possam compreender.

Diário do Sono

F3 – Projeto

Buscando entender como o sono interfere no nosso corpo e propicia o bem-estar, as crianças da F3 produziram um Diário do Sono. Nele, cada criança registrou o que fez antes de dormir, em quais horários dormiu e acordou, como estava seu humor ao levantar e se sonhou durante a noite.

Ao compartilhar esses relatos, pudemos conversar sobre a quantidade de horas de sono ideal, os hábitos que temos antes de dormir e como isso influencia na qualidade do nosso sono. Nos divertimos com os relatos dos sonhos, conversando sobre como eles estão conectados com a nossa vida e com o que realizamos naquele dia. 

Após essa investigação sobre a rotina do sono de cada um, as turmas foram pesquisar sobre as funções do sono no nosso corpo. Descobrimos como ele é essencial para nos dar energia para um novo dia, ajuda no crescimento, na aprendizagem e no processo de cicatrização dos machucados.

Todo esse aprendizado será compartilhado pelas crianças na Feira Moderna! 

A Cidade ao Longo do Tempo

F4 – Projeto

As turmas receberam a visita de Angélica, historiadora e mãe de Miguel Barros (F4B), para uma superaula que contemplou questões importantes investigadas no projeto “Lugar de Estar”.

Angélica nos guiou por uma viagem leve e divertida ao longo do tempo. Encontramos os povos originários que habitavam estas terras cariocas antes da invasão europeia; exploramos as alianças e lutas pela posse do território e a fundação da cidade; observamos como surgiram as primeiras ruas e a ocupação a partir do Centro; presenciamos as reformas pelas quais o Rio passou ao longo dos séculos; e refletimos sobre sua geografia e os problemas sociais que sempre marcaram a história da cidade.

Foi uma oportunidade valiosa, que trouxe novas perspectivas para o entendimento da cidade do Rio de Janeiro e sua complexa trajetória histórica.

 

Biography

F4 – Inglês

Nas aulas de Inglês, as turmas do quarto ano continuam trabalhando com biografias. Após explorarmos as biografias da cidade do Rio de Janeiro e de Machado de Assis – um grande admirador da cidade e de seus costumes – passamos a focar na “biografia” de cada aluno.

Por meio da descrição de fatos concretos de suas vidas, os alunos têm a oportunidade de consolidar o uso do presente simples, nacionalidades, adjetivos e pronomes interrogativos.

Perguntas como “Qual é o seu nome?”, “Onde você nasceu?”, “O que você gosta de fazer e comer?”, “Qual é a sua cor favorita?” e “Qual é o seu filme preferido?” guiam esse processo.

Dessa forma, estamos construindo uma escrita que revela um pouco sobre cada um deles, ao mesmo tempo em que reforçamos os conteúdos aprendidos nas aulas de Inglês.

Coral na Firjan

F4 e F5 – Coral

No último sábado, o Coral Infantil da Sá Pereira se apresentou no encontro de escolas do bairro oferecido pela Casa Firjan. Para nós é uma oportunidade especial, pois nesse dia conseguimos reunir as três turmas de coro: F4/F5 A, B e C!

Estiveram presentes mais de 100 crianças e todos, público e coralistas, tiveram a experiência potente de ouvir tantas vozes de uma só vez. Foi muito emocionante!

As crianças puderam mostrar pela primeira vez o arranjo de I Can See Clearly Now, inédito, escrito especialmente para este ano, assim como todos os outros apresentados até agora.

Cada apresentação é extremamente importante para que as crianças possam compreender o sentido de tantos ensaios e de tanta preparação, e então poderem compartilhar as belezas que vivenciam na escola com as suas famílias e amigos, além de desenvolver a sensibilidade estética para a música e o canto, especialmente.

Composição Coreográfica

F4 e F5 – Dança

Nas aulas de Dança das F4 e F5, conversamos sobre composição coreográfica. Em roda, pensamos juntos de onde vêm as primeiras ideias para criar uma coreografia e entendemos que podem vir de muitos lugares: de alguma experiência pessoal, de uma situação que vivenciamos, de uma música da qual gostamos, de uma temática específica.

A partir desse diálogo, a proposta era que cada criança escrevesse em um papel a primeira palavra que viesse à cabeça quando pensassem em “Movimento”. A partir das palavras que apareceram, começamos juntos a criar movimentações corporais para elas, buscando encaixá-las no tempo da música escolhida. Trânsito, girassol, vento, asas, cidade foram algumas das nossas inspirações para as explorações.

Aos poucos as crianças vão entrando em contato com processos de montagem e vivenciando esse caminho de forma significativa, ampliando seu vocabulário corporal e tendo cada vez mais ferramentas para o processo criativo.

Estruturas em Cena

F5 – Artes

Finalizando os estudos relacionados a geometria e a desenho geométrico, as F5 foram convidadas a preparar adereços de cabeça que serão usados numa das cenas da festa de final de ano.

Como se sabe, a festa de encerramento é conduzida pelas turmas do quinto ano, que, com todo conhecimento e experiência adquiridos nos anos anteriores, apresentam a dramaturgia com o auxílio sempre pontual das outras turmas, que completam a narrativa com apresentações de dança e números musicais.

Nas aulas de Artes, para completar essa produção, foram feitas as estruturas com papelão e papel kraft que foram revestidas com camadas de papelagem.

Todo esse processo foi baseado numa pesquisa de imagens minuciosa feita pelos grupos. Depois de secas, as estruturas estão sendo pintadas com tinta acrílica e muita inspiração.

Aguardem para ver os resultados em cena!

A Rua em Crônicas

F5 – Projeto

As turmas continuam o seu ofício de cronistas. Desta vez, a proposta foi criar uma crônica inspirada no tema “rua”.

A personagem Dona Elvira, do livro Tudo é Crônica – como encontrar a sua, é uma cronista que vive em situação de rua e aprecia observar o cotidiano das pessoas à sua volta, criando crônicas a partir dessas observações.

Inspirados nela, também nos colocamos no exercício de registrar acontecimentos que vimos, vivenciamos e inventamos, arriscando-nos a fazê-lo por meio de crônicas.

Em breve, compartilharemos essas produções.

 

Journalists in Action

F5 – Inglês

Nas aulas de Inglês, as turmas têm explorado o jornal, enquanto suporte de informações, explorando as diversas seções. Iniciaram com a análise da capa e a seção de notícias de última hora. Aprofundaram-se nas seções de política, economia, cultura, entretenimento e esportes, discutindo suas influências na opinião pública e tendências sociais.

Uma seção dedicada à saúde do corpo humano e permitiu que os alunos investigassem a representação da saúde na mídia e criassem artigos sobre alimentação, atividade física e prevenção de doenças. O trabalho com o jornal também incluiu atividades de leitura e interpretação de textos.

Agora, as crianças estão montando um jornal físico, em que cada grupo criará suas seções, utilizando notícias reais da escola. 

Em seguida, a ideia é criar um jornal televisivo. 

Aguardem as próximas notícias!