Mandaçaia e Iraí

F2 – Projeto

Enquanto se inspiravam no trabalho cooperativo das abelhas para criarem a percussão corporal com a música As Abelhas, de Vinicius de Moraes, apresentada na festa pedagógica, as F2 seguiram recebendo a visita periódica do meliponicultor Christiano e pesquisando comportamentos e curiosidades sobre o inseto.

Entre tantas informações, algumas ganharam atenção especial das crianças. Após conhecerem um pouco mais sobre as abelhas Mandaçaia e Iraí, moradoras da escola, produziram um cartaz informativo sobre essas espécies com o objetivo de compartilhar com a comunidade escolar esse aprendizado. Fica o convite para quem quiser conhecer um pouco sobre as novas moradoras da escola.

 

Brincadeiras, Receitas e Insetos

Ateliê F1 – Inglês

Manhã

Let’s play? 

No Ateliê de F1 temos conhecido e praticado cada vez mais brincadeiras coletivas na escola e em nossas idas à pracinha. 

O grupo, muito atento à organização das brincadeiras e jogos, tem conhecido diferentes formas de brincar em contextos múltiplos e distintos dos nossos. 

Temos nesse projeto a oportunidade de construir na prática um ambiente cada vez mais respeitoso e empático, além de ser uma forma divertida de explorar a língua inglesa e as muitas possibilidades de brincadeiras que temos Brasil afora.

Em nossos Recipe Days, seguimos aprendendo e nos deliciando com as receitas que  as crianças preparam e compartilham orgulhosas. 

Tarde

Explorando o mundo dos insetos

Em nosso projeto recente, mergulhamos no mundo fascinante dos insetos. Exploramos onde eles vivem, suas características únicas e o que define um inseto. Estudamos a anatomia dessas criaturas tão curiosas, aprendendo sobre seus corpos e como eles se movem, se alimentam e sobrevivem.

Como parte das atividades práticas, fizemos uma caça aos insetos ao redor da escola. Observamos abelhas, formigas, mosquitos e joaninhas em seus ambientes naturais, registrando seus comportamentos e habitats. Fizemos um passeio à pracinha em busca de espécies diferentes, o que nos ajudou a entender a diversidade desse grupo de animais.

Para dar vida ao nosso aprendizado, criamos máscaras e figurinos para uma peça de teatro sobre os insetos. Essas máscaras nos ajudaram a encarnar os personagens que estudamos, transformando nosso projeto em uma experiência divertida e imersiva. Assim enriquecemos nosso conhecimento sobre o mundo dos insetos enquanto tornamos o aprendizado do inglês empolgante e interativo.

Mil Macacos e Muitos Problemas 

F1

Uma História com Mil Macacos, de Ruth Rocha, fez sucesso nas F1.

Doutor Quaresma, cientista, e Zeca, telegrafista, vivem muitas confusões por não conseguirem se comunicar com clareza.

A divertida história serviu de inspiração para a criação de uma apostila de desafios matemáticos.

As crianças vão se deparar com problemas que envolvem as quatro operações e poderão continuar  explorando maneiras  de registrar e compartilhar suas ideias.

Mil macacos e muitos problemas pela frente!

Festa na Colmeia

F2 – Música

A construção do arranjo da música As abelhas, de Moraes Moreira, foi em roda.

O batuque corporal, o canto e o pulsar junto potencializam a força do coletivo, assim como numa colmeia.

É especial poder compartilhar a roda com as famílias, fazendo tudo se integrar e encaixar!

É uma alegria poder vivenciar a potência e o prazer de se fazer música juntos — “da rosa pro cravo/ do cravo pra rosa/ da rosa pro favo/ e de volta pra rosa”!

Reaproveitamento dos Alimentos

Ateliê – Inglês

Durante o mês de outubro, seguimos trabalhando a alimentação saudável dentro de diversos contextos. 

Na primeira metade do mês, nossos estudos sobre profissões e nacionalidades finalmente nos levaram ao projeto Favela Orgânica da chef Regina Tchelly, que busca cozinhar de forma saudável e sustentável, sem desperdício de alimentos. Juntos, fizemos um delicioso brigadeiro de banana com apenas dois ingredientes. A receita foi um sucesso e já estamos pensando em repetir! 

Ainda com foco no reaproveitamento dos alimentos, seguimos com as atividades de compostagem com o uso da composteira e discutimos os “Rs” relacionados ao meio ambiente e sustentabilidade. Nas aulas em Inglês e também com o professor Henrique nos auxiliando no projeto da composteira, exploramos a questão do que é lixo, os tipos de resíduos, analisando seu uso, separação e possíveis formas de reutilização e reaproveitamento que vão além da alimentação.

Na segunda metade do mês, começamos a introduzir vocabulários relacionados à família, o que nos permitiu discutir as preferências alimentares de cada um em um novo contexto: você sabe quais alimentos a sua família gosta de comer? Essa conversa nos prepara para finalizar o mês de outubro e iniciar novembro com novas experiências, incluindo a conclusão do Recipe Book.

Festa Pedagógica

F2 – Projeto

A Festa Pedagógica é um momento de comemorar e partilhar o conhecimento pesquisado. As turmas do segundo ano vivenciaram com suas famílias oficinas que traziam em sua proposta temas abordados durante as pesquisas para o projeto.
Em parceria com o Christiano, nosso meliponicultor, conversaram sobre a importância e a riqueza das abelhas nativas sem ferrão e aprenderam a fazer uma isca para atraí-las e estimular a sua criação em ambientes adequados.
Com o Henrique, professor de Ciências, confeccionaram pequenos terrários e perceberam a importância do ciclo da água para a manutenção da vida.
As famílias também foram embaladas pela música As abelhas, de Moraes Moreira, e convidadas a acompanhar a cantoria produzindo uma percussão corporal.
Foi uma manhã de muito aprendizado e diversão!
Agradecemos a parceria de todos!

Visitas Especiais

F3 – Projeto

As turmas de F3 receberam a visita dos universitários Milena e Rafael! Eles vieram falar sobre a classificação dos alimentos no Guia de Alimentação Brasileiro. As crianças se divertiram categorizando os alimentos e descobriram mais sobre o que são alimentos in natura, processados e ultraprocessados. 

Além disso, discutiram as leis brasileiras sobre esses tipos de alimentos e analisaram a quantidade de açúcar e gordura presente em alguns ultraprocessados, como lata de Coca-Cola, pacote de biscoito recheado e suco de caixinha. Foi uma oportunidade incrível para aprenderem sobre alimentação saudável e refletirem sobre as suas escolhas alimentares.

Também receberam a visita do Lucas, pai da Sofia Daibert da F3B, que veio conversar sobre consumo. Ele falou sobre a evolução da vida humana na Terra e como a invenção do dinheiro e da relação de compra e venda de mercadorias mudou também as relações sociais.

Lucas provocou nas crianças uma reflexão sobre o consumismo e o impacto que isso gera no meio ambiente. Ao final, refletimos que para cuidar do nosso planeta também precisamos rever nossas práticas de consumo.

Essas visitas foram muito enriquecedoras para os estudos do Projeto do terceiro ano.  Agradecemos a parceria de todos os envolvidos.

Feira Moderna

F3 a F5 – Projeto

Feira Moderna

A Feira Moderna, momento tão esperado por toda a comunidade escolar, mais uma vez proporcionou um precioso encontro em que as crianças compartilharam os resultados de meses de estudos e pesquisas.

Esse evento é a representação viva do currículo de pesquisa da escola, que organiza a prática de trabalho com projetos desde o Fundamental I até o Fundamental II.

A cada projeto, nossas crianças assumem responsabilidades, fazem escolhas, aprendem com a colaboração em grupo, enriquecem-se com as saídas de campo que ampliam seu olhar para o mundo além dos muros da escola, e são estimuladas a refletir sob diferentes perspectivas, construindo conhecimentos que fazem sentido para elas.

Convidamos todos a apreciar alguns registros desse momento tão significativo e potente.

Arte na Feira Moderna

F3, F4 e F5 – Artes

As disciplinas artísticas oferecidas aos alunos têm como um de seus objetivos desenvolver parcerias com os projetos desenvolvidos pelas turmas, e essa integração foi apresentada na Feira Moderna que aconteceu no sábado passado.

A partir de desenhos das partes do corpo humano produzidos nas aulas de Projeto e de Artes, as turmas do terceiro ano foram desafiadas a bordá-los usando lã, agulha e tela. Foi uma experiência enriquecedora na qual os grupos puderam compartilhar cada ponto, se revezar no uso das agulhas e se colocarem disponíveis para ajudar quando “dava um nó”. Um encantamento!

O quarto ano traduziu em aquarelas toda a poesia histórica dos Arcos da Lapa. Foi um desenho de observação feito a partir de uma mesma foto mas que resultou em uma série de interpretações bem diversas e autorais! Além disso, os estudos do início do ano sobre a obra do artista Burle Marx foram retomados para a criação de um painel reproduzindo o icônico calçadão de Copacabana.

O quinto ano, para ilustrar um de seus consultórios médicos (sala da ortopedia), recuperou os desenhos produzidos para a Mostra de Artes inspirados na série Anatomy Series (1982), do artista Jean-Michel Basquiat. Nestes trabalhos, partes do esqueleto humano foram registradas com linhas simples, em caneta branca sobre papel preto.

Da Escrita à Fala

F4 – Projeto

A construção de um texto escrito é um passo fundamental no desenvolvimento das pesquisas realizadas pelas crianças. Nesse momento, elas organizam suas ideias, selecionam as informações mais relevantes e estruturam o conhecimento adquirido ao longo dos estudos.

Os registros das pesquisas e dos diversos aprendizados servem como base para o planejamento da apresentação oral nos momentos de partilha de conhecimento.

Foi assim que aconteceu nos preparativos para a Feira Moderna. A partir de seus textos, cada criança, à sua maneira, apresentou os resultados de suas pesquisas, compartilhando suas descobertas com todos.

Processo de Montagem

F5 – Teatro

Com as F5 estamos no processo de montagem da peça “O menino que soltava passarinho”.

Pensamos nas marcações, nas partituras corporais, os climas, os silêncios necessários para que a cena ganhe densidade e verdade, tirando os personagens do papel para ganharem vida. São muitos detalhes!

Também estamos trabalhando muito a dicção e o volume de voz, que é um dos maiores desafios para as crianças. A contrarregragem também é por conta deles, escolhendo quem é responsável por cada objeto cênico.

A concentração na coxia é um ponto importante nesse processo. Criança tem vontade de brincar o tempo todo, mas na experiência teatral precisamos levar a brincadeira a sério e controlar as nossas vontades individuais em prol do coletivo.

Para esse processo é muito importante continuar ensaiando em casa. O texto de teatro vai sumindo da mente aos poucos se não treinamos constantemente. Contamos com a parceria dos pais para que esse treino em casa aconteça de forma regular. Com muita atenção na dicção bem articulada, na fala mais lenta do que o habitual e principalmente com um volume mais alto. Projetando bem a voz.

Teatro a gente não faz sozinho!

Conexões por Todo Lado

F5 – Projeto

Nas F5, persistimos na preocupação com a formação de escritores cada vez mais confiantes e capazes de expressar suas ideias com clareza. 

Sabemos que a escrita é uma habilidade que se constrói aos poucos, e, para isso, é fundamental o domínio de técnicas que organizem o pensamento e a comunicação. Nesse contexto, o estudo dos conectivos tem um papel essencial.

Conectivos, como “mas”, “portanto” e “porque”, que são responsáveis por ligar ideias e organizar o raciocínio dentro do texto, garantindo fluidez e coesão, são trabalhados de uma forma mais consistente e complexa no quinto ano.

Nesta etapa, os alunos aprendem a usá-los não apenas para conectar frases, mas para estruturar argumentações e dar unidade a parágrafos inteiros, permitindo a construção de textos mais elaborados e claros.

Assim, avançam em suas habilidades de escrita, desenvolvendo textos mais completos e articulados.