Fruto do trabalho de meses, numa oportunidade rara de conhecer e vivenciar os elementos da tradição do Maracatu de Baque-Virado, também conhecido como Maracatu Nação, as crianças do Ateliê de Cultura Popular deram um show em seu cortejo dentro e fora da escola.
Gravaram as vozes e alguns instrumentos da toada Maracatu da Coroa Imperial. Apreciaram as histórias do tempo dos Reis do Congo, seu auto dramático com os principais personagens: Rei, Rainha, Dama do Passo, Batuqueiros, Catitas, Pálios, Calungas e todos os elementos da Corte Real. Confeccionaram coroas, Calungas, Estandarte, Pálio. E, é claro, aprenderam o baque das alfaias (3 e 4 e 1) e do gonguê (“Que é que tem Zé”).
Com uma vontade artística incrível e arrebatados pela beleza e força dessa manifestação popular pernambucana, as crianças de fato foram longe, com muita beleza e verdade.
As F1 produziram muitos jogos matemáticos ao longo do ano e estão conhecendo outros.
Dessa vez foi o Jogo dos Pontinhos, que está fazendo sucesso entre a criançada.
Jogando em duplas, as crianças traçam estratégias para fechar o maior número de quadradinhos em uma malha cheia de pontinhos e, assim, ganhar um ponto.
O caderno está indo pra casa neste fim de semana e a tarefa é bem divertida: jogar com a família.
Mas tem um desafio extra: cada quadradinho fechado vale 10 pontos!
A criançada pode contar com a ajuda dos familiares nessa contagem desafiadora.
As crianças do segundo ano estão muito animadas organizando o Mercadinho para receber as turmas de primeiro ano como clientes.
Preparar essa atividade exige trabalho e dedicação. Separar as embalagens por seções, fazer pesquisa de preços e arredondamento dos valores, escolher os produtos que entrarão em promoção e preparar um encarte bacana são etapas importantes.
A escolha dos nomes já foi feita através de votação, e nossos estabelecimentos serão o Mercadinho das Flores (F2A) e o Mercado Abelhara (F2B).
Estamos ansiosos pelo grande dia!
Em breve traremos mais notícias das nossas vendas.
O Xadrez tem sido o jogo que as crianças do Ateliê experimentaram de diversas formas durante este segundo semestre de 2024. Tiveram a oportunidade de passar pelo tabuleiro de mesa, também pelo tabuleiro digital e até jogaram em um tabuleiro gigante.
Todos puderam desenvolver conhecimento sobre o jogo. Conseguiram traçar estratégias, avaliar e sugerir jogadas que tornavam a jogatina cada vez mais interessante.
Na última segunda-feira, o grupo pôde conhecer um novo jogo de tabuleiro que tem ligação com o Xadrez: “O Salto do Cavalo”. Esse jogo foi desenvolvido por alunos e professores de Matemática da Universidade de São Paulo (USP). Todos se divertiram, pois o jogo é simples e instigante.
As turmas de F3 estão animadas com a organização da feira livre! Eles começaram a conversar e pesquisar sobre algumas palavras importantes usadas no comércio, como lucro, prejuízo, investimento e outras.
Além disso, os alunos estão discutindo e resolvendo problemas sobre medidas e grandezas, como peso, dinheiro e outros temas que fazem parte da organização da feira. Esse trabalho envolve desafios, calculando preços, pesando produtos e pensando em estratégias para facilitar as trocas e negociações durante a feira.
Essa experiência ajuda as crianças a colocar em prática o que aprendem em sala, desenvolvendo habilidades para resolver problemas e trabalhar em equipe.
As visitas à biblioteca permitem uma diversidade de práticas que vão além da formação do leitor.
Seja nas cirandas que propomos, nas escolhas livres ou dirigidas de livros, o objetivo é oferecer às crianças um universo de possibilidades expressivas, em que possam explorar diferentes estilos de textos, vocabulários e formas de comunicação.
Ao longo do ano, passeamos pelo cordel, pela poesia, pela biografia, pelo conto e muitos outros gêneros.
Ao se familiarizarem com diferentes estruturas textuais, percebemos que as crianças aprimoram suas habilidades de escrita, pois aprendem a diversificar o vocabulário, a organizar melhor as ideias e a utilizar recursos linguísticos de maneira mais eficaz.
Assim, seguimos investindo no trabalho de formação do leitor e escritor, sempre com a preocupação de auxiliar as crianças a se sentirem confiantes para expressar suas ideias de forma clara e criativa.
As turmas de F5 têm aprofundado os estudos sobre frações e sua relação com os números decimais. Através de atividades práticas e exercícios variados, exploramos como as frações podem ser convertidas em números decimais e como os decimais podem ser representados como frações.
Refletimos sobre situações do cotidiano, associando frações e decimais ao sistema monetário, à medição de tempo, ao uso em receitas, a medidas de comprimento e também à porcentagem.
Trabalhamos a conversão de frações e decimais em porcentagens, ajudando os alunos a compreender a aplicação desses conceitos em situações práticas, como descontos, juros e divisões proporcionais.
O objetivo é fortalecer a compreensão dessas três formas numéricas (frações, decimais e porcentagens) e mostrar como elas se complementam, ajudando os alunos a perceber o uso dos conhecimentos matemáticos de forma prática e aplicada.
As F5 tiveram uma aula prática de Educação Física para explorar o conceito de braço de força em diferentes movimentos.
Durante exercícios como pular corda com flexão do calcanhar, malabares para ativar o bíceps e lançamentos de bola utilizando o tríceps, as crianças puderam entender como o corpo aplica força em cada movimento.
A aula foi divertida e dinâmica, unindo ciência e prática, e trouxe muita energia e entusiasmo para o aprendizado!
A F5A recebeu a visita da Karla, mãe da Beatriz Fuchs, e da Carolina, mãe da Maria Clara Amado, para uma deliciosa aula sobre como os nutrientes dos alimentos são absorvidos pelo corpo humano.
A atividade foi dividida em três etapas: primeiramente, as crianças validaram suas hipóteses e esclareceram dúvidas durante uma parte teórica.
Em seguida, participaram de uma experiência olfativa, identificando as ervas presentes em uma divertida brincadeira.
Para encerrar, botaram literalmente a mão na massa. Carolina e Karla dividiram a turma em dois grupos: um ficou encarregado de fazer o pão, enquanto o outro preparou o pesto.
Ao final, Carolina explicou a etapa de análise sensorial, e as crianças se despediram após degustarem o pão com pesto.
Agradecemos à Carolina e à Karla pela gentileza e generosidade com que compartilharam seus conhecimentos com todos.