Foi com essa pergunta que introduzimos a conversa sobre nosso sistema monetário nas turmas de F1.
“Não podemos gastar dinheiro à toa, senão depois falta para o que você precisa.”
“Nosso dinheiro se chama Real. Tem também os centavos, que são as moedas.”
“Tem gente que acha que as moedas não valem nada, mas elas valem sim. Principalmente para dar troco.”
“O dinheiro de cada país é diferente. No Brasil é o Real.”
“As notas de dinheiro também são chamadas de cédulas.”
“O pix é uma forma de transferir dinheiro.”
“Em cada país o dinheiro tem um nome diferente: Dólar, Euro, Real, Peso, Coroa.”
Depois dessa conversa, observaram detalhes das cédulas, descobriram seus valores, cores e também os bichos impressos em cada uma delas.
Depois as turmas receberam a visita da Vanessa, coordenadora das F2, que nos trouxe um convite especial das turmas de segundo ano: visitarmos o mercadinho que estão organizando para fazermos compras! Trouxe também os encartes do mercado, feitos pelas crianças, com alguns preços e produtos que seriam vendidos.
Foi uma tarde cheia de alegria. As turmas foram às compras levando dinheirinho de brinquedo e sacolas retornáveis. Tinham que estar atentas aos preços dos produtos, à quantia de que dispunham e ao troco recebido. Um aprendizado e tanto!
Além disso, as crianças aproveitaram para conhecer o prédio onde estudarão no próximo ano. Visitaram as salas, conheceram os funcionários e brincaram no pátio, numa integração gostosa com as turmas de lá.
Muitos aprendizados e diversão!
Na quarta-feira, as crianças do Ateliê vivenciaram uma manhã especial. A Cerimônia de Troca de Faixa do Judô e o lançamento do livro de receitas My Recipe Book, do English Project, encheram todos os corações de orgulho.
A manhã foi encerrada com um delicioso café da manhã para as famílias, preparado pelas próprias crianças, demonstrando seus novos conhecimentos culinários aprendidos nas aulas de Inglês. As crianças ficaram felizes e orgulhosas com suas conquistas.
Enfim chegou o dia do nosso Mercadinho!
As crianças do segundo ano organizaram a sala, prepararam as seções, etiquetaram os produtos, e as salas de aula se transformaram no Mercadinho das Flores e no Mercado Abelhara.
Em pequenos grupos, ocuparam as seções e reservaram uma quantia em dinheiro para poder fazer o troco, caso houvesse necessidade. Animadas, receberam as turmas do Cuidado, do Afeto e dos Amigos, do primeiro ano, que chegaram curiosas com suas ecobags e dinheirinho em mãos. Assim, numa grande brincadeira, vivenciaram a interação com outras turmas da escola e passaram pela experiência de compra e venda.
Ao aprofundarem o contato com nosso sistema monetário, trabalharam diversos conceitos matemáticos, como operar mentalmente para calcular gastos e realizar troco e fazer equivalência de valores com as cédulas. Puderam contar com a ajuda das professoras, mas principalmente se beneficiaram com a parceria dos amigos.
Nosso Mercadinho foi um sucesso. Que dia!
Nas aulas de Inglês, tivemos como destaque as fábulas, com foco especial na história “The Ant and the Grasshopper”. As crianças exploraram o tema do trabalho e da colaboração entre insetos, mergulhando em reflexões sobre a moral por trás da história. Registramos o vocabulário dos verbos de ação, as estações do ano e a moral da fábula. A partir desse vocabulário novo, pudemos também fazer atividades focados em opostos na língua inglesa, como hot/cold, sunny/rainy, summer/winter e work/play.
Além de conhecerem a fábula original, os estudantes exercitaram a criatividade ao criar suas próprias versões com finais alternativos e novas lições morais. Esse trabalho foi finalizado com apresentações emocionantes para a turma, nas quais cada criança pôde compartilhar sua interpretação da história.
Encerrando os projetos do ano, estamos revisitando os registros nos cadernos, o que permite às crianças perceberem o quanto cresceram e aprenderam ao longo desse período. É um momento valioso para consolidar o conhecimento adquirido e refletir sobre as experiências vivenciadas.
As turmas de F2 e F3 foram convidadas a relembrar as atividades realizadas ao longo do ano. Com as listas em mãos, selecionamos três ou quatro atividades/jogos que cada grupo tivesse interesse em repetir, envolvendo-os nesse processo de planejamento.
Escuta atenta e respeitosa, organização e trabalho em grupo foram fundamentais para que pudessem concluir essa primeira etapa.
A partir de agora, nos divertiremos seguindo as escolhas das turmas, que incluíram queimado e algumas de suas variações, voleibol de tecido, basquete e também handebol e pique-bandeira, atividades ainda não vivenciadas mas que dialogam com a trajetória do projeto desenvolvido ao longo do ano a partir da obra La Flor, do pintor equatoriano Eduardo Kingman.
Durante a semana, Henrique, professor de Ciências, conversou com as turmas de terceiro ano, explorando de forma prática e interativa o ciclo de vida biológico e a estrutura anatômica das plantas.
Identificaram as principais partes das plantas – raízes, caule, folhas, flores, frutos e sementes – e discutiram suas funções ilustrando-as com o desenho científico. Também refletiram sobre alimentos do dia a dia que possuem classificações biológicas diferentes das que usamos socialmente, como o tomate (fruta), a cenoura (raiz) e a batata (tubérculo).
Em um segundo momento, as crianças manipularam alimentos como cebolas, batatas e cenouras, observando e comparando texturas, formas e cheiros. Iniciaram então um experimento com batatas na água para observar o crescimento de raízes ao longo do tempo. Nos próximos dias, acompanharão os resultados do experimento, fazendo novamente uso do desenho científico.
Estamos nos aproximando do encerramento deste ano letivo e, nas últimas semanas, embarcamos no projeto das turmas de F3, que contou com uma visita à Cadeg e culminou na reprodução de uma feira livre em nossa escola. É claro que a língua inglesa não poderia ficar de fora!
Por meio de uma visita virtual à feira de Benfica, realizada através de vídeos, exploramos esse ambiente, utilizando adjetivos para descrevê-lo e identificando frutas, legumes e plantas. Como parte dos recursos empregados para construir esse conhecimento, encerramos a incursão pelo rico universo das feiras livres com um divertido e colorido jogo de bingo.
Essa experiência também nos proporcionou a oportunidade de revisitar itens relacionados à alimentação saudável, um dos temas trabalhados ao longo do ano, quando falamos da importância da nutrição para o bem-estar do corpo e mente.
As F4 estão se preparando para a festa de fim de ano, conhecendo um pouco mais sobre as tradicionais e vibrantes feiras livres. Afinal, toda cidade que se preze tem aquela feira imperdível!
As feiras livres desempenham um papel importante na preservação das culturas locais, pois muitas vezes são pontos de encontro onde tradições culinárias e culturais são passadas de geração em geração. Tradição centenária de muitos povos ao redor do mundo, as feiras são um espaço de convivência que vai muito além da simples compra e venda de produtos.
Aqui no Rio, temos exemplos como a Feira da Glória e a Feira da Praça XV, que será representada pelas F4 na festa de encerramento.
Além disso, em Matemática, estamos caminhando para o algoritmo da divisão, já que as crianças estão quase com o pé lá! Com muita curiosidade e empenho, elas vão compreendendo que a distribuição de quantidades maiores pode ser mais simples do que parece!
Engana-se quem pensa que os estudos de Projeto se encerram com a Feira Moderna.
Utilizando dados de um experimento que envolveu o ápice do desenvolvimento e a força humana, aproveitamos informações numéricas em notação decimal e exploramos operações matemáticas, aplicando-as em situações reais.
Além disso, as turmas revistaram uma unidade de medida bastante comum ao nosso dia a dia: o quilograma.
Após a finalização do jornal de notícias Sápaper News, apresentado na Feira Moderna, seguimos com os estudos planejados para o terceiro trimestre.
Já fizemos uma revisão abrangente de vocabulário, estruturas gramaticais e compreensão oral. Agora, estamos revisitando o uso dos adjetivos e explorando suas aplicações no comparativo e superlativo, conceitos essenciais para a progressão no aprendizado da língua inglesa.