Memórias que Transformam

F4 – Projeto

Chegamos ao fim de mais um ano letivo, um momento oportuno para refletir sobre as conquistas e aprendizagens adquiridas ao longo deste período.

As F4 vivenciaram momentos únicos e significativos. O projeto Lugar de Estar, as F4 pela cidade do Rio de Janeiro nos levou a refletir sobre a relação com o espaço em que vivemos. Desenvolvemos uma visão crítica e abrangente sobre nossa cidade, pensando sobre o quanto sua história explica a ocupação deste espaço, sua geografia, e o quanto é essencial cuidarmos dos ambientes naturais que resistem à degradação.

Trabalhamos duro, pesquisamos bastante e traçamos relações mil entre os conhecimentos que nos atravessaram. Revisitar os cadernos comprovou os avanços tão consistentes alcançados.

Encerramos o ano com lembranças marcantes, registradas nos cadernos e na memória. Esta última, lugar garantido como nenhum outro para guardar as histórias vividas, os aprendizados conquistados e os momentos que nos transformaram ao longo do caminho.

F5, lá vamos nós!

Rumo ao Fundamental II

F5 – Projeto

As F5 encerraram o ano com vivências significativas, materializadas em produções preciosas: a Feira Moderna, que culminou com as pesquisas realizadas em projeto, a Festa de Encerramento, junção de todas as linguagens artísticas e do diálogo com o projeto, e, por fim, a publicação do livreto de contos e crônicas e dos jornais desenvolvidos a partir do site Joca.

Essas experiências foram marcadas pelo protagonismo e pela criatividade das crianças, que, ao longo do ano, dedicaram-se a explorar diferentes linguagens, expressar suas ideias e ampliar suas perspectivas.

Cada etapa do processo revelou o entusiasmo em aprender, colaborar e construir algo significativo, conectando os saberes adquiridos às vivências do cotidiano.

Assim, as produções finais não apenas celebram os aprendizados, mas também refletem a capacidade das F5 de transformar conhecimento em arte, reflexão e expressão.

O Fundamental II que nos aguarde!

O Menino que Soltava Passarinho

F2 a F5 – Festa de Encerramento

Nossa Festa de Encerramento é uma construção coletiva, que envolve a participação de todos nós, inclusive das famílias que preparam com carinho os figurinos de seus filhos e alteram suas rotinas para estar conosco.

Estamos muito felizes por termos retomado a apresentação em um teatro profissional, onde nossos alunos puderam vivenciar o fazer artístico, ampliando seus conhecimentos sobre o funcionamento e as funções que envolvem uma produção teatral.

Esperamos que todos tenham se sensibilizado e refletido sobre tudo que foi dito, cantado e dançado no dia de nossa festa.

Neste link está o programa da festa para que guardem de recordação.
Em breve enviaremos o vídeo pelo app da escola, fiquem atentos.

Estamos orgulhosos não só do resultado apresentado no encerramento, mas do processo que cada um de nós viveu ao longo deste ano de 2024.

Que as discussões do projeto “Entre nós, cuidado” permeiem e deem frutos ao longo de nossas vidas.

Obrigada pela parceria.

Ano que vem tem mais!

Dia de Festa

F3 – Projeto

Para comemorar o sucesso da Feira Livre, as crianças da F3 tiveram a ideia de fazer uma festa do pijama com um lanche especial. Coletivamente decidiram que uma parte do lucro da feira seria doada para a campanha do Panetone Solidário, para compor as cestas natalinas do CELPI. A campanha do Panetone Solidário é uma ação da turma do Ensino Médio envolvida com Artes Visuais e Figurino, ministrada pela professora Lívia Abreu. A outra parte seria destinada à  festa.

Foi um dia muito especial. Para o lanche as crianças montaram as próprias pizzas com molho de tomate fresquinho, queijo e um toque de manjericão. Depois de prontas, chegou o momento de se deliciar! E de sobremesa… sorvete!

As crianças aproveitaram bastante, brincaram no pátio, dançaram na festa do pijama e se divertiram em uma tarde deliciosa. A festa foi também uma comemoração deste ano incrível e de muito aprendizado do 3º ano!

Que venham as férias!

Encerrando Nossa Pesquisa

F2 – Projeto

Para encerrar nossas pesquisas sobre o cuidado com a terra para a manutenção da vida, apreciamos os cadernos de projeto e refletimos sobre toda a nossa caminhada até aqui.

Retomamos a pergunta inicial “Por que é importante cuidar da terra?” observando se as hipóteses e dúvidas foram respondidas. Para isso, revisitamos cada uma das etapas da nossa pesquisa, nos encantamos novamente com as descobertas, relembramos informações importantes e pudemos acompanhar o caminho percorrido do início ao final deste ano. Quanta aprendizagem durante todo o processo! 

Perceber todo o trabalho que fizemos até aqui nos leva para uma próxima pergunta: o que vamos pesquisar no ano que vem? As crianças deram suas sugestões e encerraram com alegria este ciclo já curiosas com o que virá no próximo ano.

Festa de Encerramento

F2 a F5

Um Certo Lugar de Estar

F4 – Artes

As F4 iniciaram o segundo semestre experimentando algumas possibilidades de desenho geométrico e revendo conceitos de geometria. Para finalizar o ano letivo, foi proposto aos grupos que preparassem um desenho de uma rua/cidade a partir de uma perspectiva circular com ponto de fuga central.

Para essa composição, os alunos receberam uma folha previamente impressa com o círculo e um ponto no centro deste. Em seguida, com o auxílio da régua, criaram espaços com linhas retas que tinham como única regra atravessarem o círculo passando por esse ponto. Esses espaços criados foram preenchidos com elementos gráficos formando uma pequena cidade.

Cada aluno pôde escolher o que trazer para a sua pequena cidade: casas, prédios, cinemas, supermercados e também um lugar de estar e conviver.

As composições foram finalizadas com lápis de cor e caneta ultrafine, recortadas e coladas numa cartolina colorida.

Foi uma atividade lúdica e criativa na qual eles puderam registrar um pouco do que foi estudado durante o ano.

Um Estudo de Corpo

F5 – Artes

As últimas semanas foram de muito trabalho nas turmas do quinto ano.

Depois de finalizar os objetos de cena que foram preparados para a festa de encerramento, retomamos nossos estudos sobre o corpo humano.

Foi proposto a cada aluno que escolhesse a imagem de uma pessoa em revistas. Sem restrições de gênero ou idade, a única orientação era que estivesse numa pose interessante e de corpo inteiro.

Na primeira etapa, foi feito um desenho de observação usando a imagem como referência, buscando representar esse corpo da maneira mais fiel possível, dentro das possibilidades de cada aluno. Perceber e representar as proporções entre cabeça, tronco e membros, e também os posicionamentos de braços, pernas, mãos e pés, foi um desafio.

Em seguida, ainda usando a imagem como referência, os desenhos, impressos em papel kraft, foram finalizados com giz pastel. Os resultados ficaram muito bons!

Para acrescentar mais uma etapa a esse processo de estudo corporal, foi proposto transformar os desenhos em personagens “tipo cartoon”. Para isso, a orientação era brincar com as proporções: aumentando os olhos, distorcendo a cabeça e, assim, criando personagens estranhos e/ou engraçados.

E assim finalizamos o ano de 2024!
Que essas turmas tão queridas sigam traçando suas histórias com alegria e muita criatividade!