Feira Literária

F2 a F5 – Feira Literária

O Fundamental I participará, pela primeira vez, da Feira Literária da Sá Pereira.

Em diálogo com o projeto institucional, o tema desta edição será: “Palavra-memória: tecendo histórias com a arte de contar.”

O evento, que tem como objetivo dar destaque à formação leitora das crianças, contará com um dia de atividades diversas: palestras, oficinas literárias unindo crianças e famílias, contação de histórias, bate-papo com escritores e escritoras de nossa comunidade escolar, saraus poéticos, além da feira de livros no terraço. 

Esperamos por vocês!

As Aventuras do Menino Iogue

Ateliê F1

As crianças das turmas do Ateliê Manhã e Tarde conheceram a história “As aventuras do Menino Iogue”, de Antônio Tigre.

Após explorarem as posturas vivenciadas na história, demos início ao nosso trabalho manual. Munidos de argila e tinta, temos confeccionado alguns dos personagens e elementos que participam desta aventura juntos num divertido exercício de concentração e atenção.

Jogar, Criar, Registrar

Ateliê Fund. I – Jogos e Brincadeiras

Nestes últimos meses, as crianças mergulharam no universo dos jogos Yoté, de origem africana, e no Pique-Bandeira. Ambos repletos de estratégia, atenção e, claro, muita diversão.
A proposta foi recebida com grande empolgação pelas turmas, que logo demonstraram interesse em conhecer as regras e começar a jogar.

Inicialmente, as crianças exploraram os jogos em duplas e pequenos grupos. Esses momentos foram marcados por trocas de ideias, cooperação, respeito ao tempo do outro e muito raciocínio lógico. 

Foi bonito observar como cada jogada se transformava em uma oportunidade de aprender com os colegas e colocar em prática habilidades importantes, como concentração, tomada de decisões e resolução de problemas.

Dando continuidade à atividade, as crianças agora vivenciam uma nova e empolgante etapa: o registro das experiências vividas. 

Como parte fundamental do processo de aprendizagem, estão mergulhadas na produção de um fanzine especial, no qual compartilham, de forma criativa, as regras e estratégias dos jogos que aprenderam.

Esse percurso tem revelado o quanto o brincar pode ser uma poderosa ferramenta de aprendizagem. Estamos muito felizes com o envolvimento das turmas e na expectativa de compartilhar com vocês o resultado final dessa construção coletiva.

 

Ancestral: Afro-Américas

F1

As turmas de primeiro ano foram ao CCBB visitar a exposição “Ancestral: Afro-Américas”, que celebra as heranças e os vínculos compartilhados entre os povos afrodescendentes no campo das Artes Visuais.

Através de pinturas, esculturas, instalações e outras formas de arte, as crianças  puderam perceber como as raízes africanas impactam e inspiram a produção artística atual. 

Lá se depararam com obras de artistas já conhecidos, através de pesquisas feitas na escola, como Heitor dos Prazeres, Rosana Paulino e tantos outros, nas quais as crianças reconheceram elementos presentes no nosso projeto, como os orixás e  suas ferramentas.

Participaram ativamente da visita guiada, envolvidos com os assuntos e as provocações trazidas pela guia e pelas professoras e compartilhando conhecimentos prévios adquiridos ao longo dos estudos. 

Foi bonito ver o envolvimento das turmas!

 

 

 

Processo de Montagem

F2 – Teatro

As turmas de F2 iniciaram um processo criativo especial: a construção de uma pequena peça teatral. Para dialogar com o projeto da escola, escolhemos como ponto de partida a homenagem a dois grandes nomes da arte mundial: Ludwig van Beethoven, compositor e pianista alemão, referência incontornável na história da música ocidental, e Marcel Proust, escritor francês célebre por sua obra-prima Em busca do tempo perdido.

Na montagem, imaginamos um encontro fictício entre esses dois artistas, no qual até os objetos ganham vida e ajudam a contar a história. As crianças estão entusiasmadas, propondo ideias e soluções cênicas para dar forma a esse diálogo improvável.

Neste primeiro contato com o fazer teatral, elas têm liberdade para se expressar em cena, podendo dizer o texto à sua maneira, adaptando-o sempre que necessário, sem a obrigação de decorar as palavras exatas. Assim, experimentam a atuação de forma lúdica e criativa.

Jogos Musicais

F2 – Música

Voltamos às aulas de Música com brincadeiras e um Show de Talentos!

As crianças aprenderam a música “Batucada” e criaram percussão corporal para letra. Depois de decorada a sequência que foi criada, o desafio foi fazer a batucada corporal cantando a música e depois sem cantar, apenas ouvindo a música internamente.

Em seguida fizemos o jogo “salto no tempo”, no qual as crianças precisam se movimentar entre um bambolê e outro atentas ao ritmo estipulado pelo toque do pandeiro. Nesse desafio o grau de dificuldade vai aumentando aos poucos, criando uma dinâmica divertida e desafiadora.

Na aula seguinte organizamos o show de talentos, e cada criança teve a oportunidade de se apresentar. Nessa dinâmica valem tanto músicas já aprendidas como experimentações e improvisos. Foi ressaltada a importância de se manter uma atitude de respeito, cuidado e engajamento nos dois espaços: palco e plateia.

Conto de Fadas Coletivo

F2 – Projeto

Os contos de fadas estiveram presentes ao longo de todo o primeiro semestre em nossas leituras. Por meio de leituras compartilhadas, as crianças refletiram sobre as características do gênero, identificando elementos como a atemporalidade, o conflito, a presença de vilões e heróis, os seres encantados, a resolução do conflito e o desfecho.

Coletivamente, escreveram um reconto, cuidando para não deixar faltar nenhum dos elementos essenciais desse tipo de texto, garantindo assim a compreensão do leitor.

Em seguida, receberam o desafio de reescrever individualmente um conto conhecido.

Agora, partimos para a próxima etapa: o desafio criativo! As F2 criarão e ilustrarão um conto de fadas coletivo. O que será que vem por aí?

Sólidos Geométricos

F3 – Matemática

As F3 exploraram uma sequência de atividades voltadas para o estudo dos sólidos geométricos.

Primeiro, relembraram os nomes e as características de sólidos como cilindro, paralelepípedo, esfera, cone, entre outros.

Depois, construíram em papel alguns sólidos e verificaram os elementos que os caracterizam, como faces e vértices.

A proposta final consistiu em identificar, na escola e também em casa, objetos que apresentassem formas similares aos sólidos estudados.

Este trabalho, conectado com o cotidiano, rendeu muitas descobertas.

Gincana Musical

F3 – Música

Retomamos as aulas dos terceiros anos com uma Gincana Musical.

Nessa atividade tivemos a oportunidade de aprofundar de forma lúdica os conteúdos aprendidos até aqui.

As crianças se organizaram em equipes e são desafiadas de várias formas com atividades sobre: leitura e escrita musical, reconhecimento dos elementos da partitura, conhecimento da flauta doce, cultura geral, percepção melódica, percepção rítmica, criatividade e disponibilidade para trabalhar em grupo.

Saída Poética

F4 – Projeto

As F4 saíram pelas ruas espalhando poesia. Com este ato delicado, provocaram pausas e despertaram o encantamento nas pessoas com que cruzaram pelo caminho.

Essa atividade, já tradicional do 4º ano, é mais do que um simples passeio: é uma oportunidade de vivenciar, na prática, o que a poesia pode fazer e o quanto pode tocar cada pessoa de forma única.

Como parte dos estudos sobre textos poéticos, as crianças mergulharam no livro Poesia na Estante, lendo, ouvindo e conhecendo diversos autores presentes na obra.

Ao longo dos dias, cada criança escolheu um poema que a tocou de forma especial e o reescreveu à mão, caprichando na apresentação.

Em pequenos grupos, os alunos abordaram pessoas desconhecidas nas ruas, leram suas poesias e depois as ofereceram como presente.

Foram várias as pessoas surpreendidas com o gesto das crianças, confirmando que a poesia transforma!

Corpo no Espaço

F4 – Dança

Nas aulas de Dança, as turmas de F4 começaram a explorar as possibilidades do corpo no espaço enquanto dançamos.

Começamos com um aquecimento em roda e, em seguida, caminhamos livremente pela sala, variando o tamanho dos passos e as direções: de frente, de costas, em diagonal e na lateral.

A partir daí, investigamos diferentes imagens: como é caminhar ocupando um espaço gigante? E se estivéssemos em um corredor estreito? Ou em uma caverna bem baixa?

Usamos as cadeiras para delimitar o espaço que ocupamos e, aos poucos, fomos diminuindo essa área, percebendo como o corpo se adapta e encontra novas soluções de movimento.

Finalizamos em roda, conversando sobre o que perceberam e sentiram ao longo da aula e como o espaço muda a forma como a gente se movimenta.

Geometrizando

F4 e F5 – Artes

Os alunos das F4 e F5  iniciaram um estudo sobre geometria e desenho geométrico. Para contextualizar, começamos com uma breve apreciação de alguns movimentos artísticos que, por meio de rupturas e experimentações, conduziram a arte até a abstração e a geometrização das formas.

Falamos, inicialmente, de exemplos do continente europeu, mas deixando claro que se tratava apenas de um recorte da história da arte. Ampliamos então o olhar para outros continentes, destacando que padrões geométricos sempre estiveram presentes em cerâmicas, cestarias, tecidos e até na arquitetura. Encontramos essas manifestações nas Américas, no continente africano e em diversas outras culturas e civilizações.

Num segundo momento, o quarto ano, usando um pedaço de barbante, tesoura e cola, preparou uma página guia na qual exemplificaram algumas das possibilidades de linhas. Ao recortar e manusear o barbante, foram percebendo a linha como uma forma moldável e expressiva. Diante da pergunta sobre o que é a linha, Rafael respondeu: “É um ponto guiado a outro ponto.” Essa resposta faria Kandinsky vibrar!

Já as turmas do quinto ano começaram a se preparar para o uso de algumas ferramentas importantes para o desenho geométrico,  como régua, par de esquadros e transferidor. Para isso, conceituamos ponto, tipos de linha, a linha reta, paralelas e perpendiculares. Aos poucos, os alunos vão percebendo o quanto já sabem na teoria, para depois avançarmos na prática construindo formas geométricas.

Entre Crônicas e Notícias

F5 – Projeto

Na Feira Literária que se aproxima, as F5 convidam suas famílias para uma oficina especial. A proposta nasce dos estudos que têm movimentado as tardes das turmas em torno dos gêneros crônica e notícia.

Esses textos vêm ocupando o espaço da sala com histórias bem-humoradas e muitas descobertas. A cada dia, as crianças se apropriam das características de cada gênero, ampliando seu repertório como leitores e escritores.

Na oficina, famílias e crianças poderão experimentar juntos um pouco desse universo literário que tanto inspira nossas produções. Será um momento de troca, criação e boas conversas.

Esperamos vocês!

 

Qualidades de Movimento

F5 – Dança

No retorno do recesso, iniciamos as aulas de Dança com uma conversa sobre o que difere um movimento do outro. Falamos sobre as diferentes qualidades de movimento e como elas oferecem possibilidades de movimentação para o nosso corpo.

A partir daí, experimentamos algumas imagens corporais: Como seria caminhar se meu corpo fosse de borracha? E de pedra? E de água? Brincamos com contrastes como leve e pesado, andando pelo espaço como se carregássemos pesos imaginários ou como se estivéssemos pisando em nuvens.

No final, cada um contou com qual movimento se identificou mais, e juntos nomeamos o que são qualidades de movimento. Foi um dia de muita troca, imaginação e descobertas sobre como o corpo pode se mover de formas tão diferentes.