Encerramos o ano mergulhando no universo dos animais marinhos. As crianças ampliaram o vocabulário em inglês (fish, octopus, shark, turtle etc.) por meio de histórias, músicas e jogos, participando com curiosidade, alegria e muita espontaneidade.
A proposta buscou despertar o interesse pela vida no oceano e aproximar o inglês do cotidiano de cada criança, sempre de forma lúdica e significativa.
Este ano também foi especial porque trabalhamos com um novo material didático, que convidou o grupo a se envolver ainda mais com a língua e a se expressar com maior segurança. Ficamos muito felizes ao acompanhar esse crescimento e o entusiasmo de cada descoberta.
Fechamos este ciclo com o coração cheio e desejamos que a curiosidade continue guiando nossos mergulhos nos próximos anos.
Ateliê Fund. I – Judô e Inglês
O Ateliê viveu momentos muito especiais neste encerramento das atividades de 2025. Os grupos de Inglês iniciaram a finalização das propostas do ano, que foi marcado por muitos aprendizados sobre diferentes biomas, suas características e os animais que habitam cada um deles.
Para celebrar esse percurso e todo o conhecimento construído, recebemos os responsáveis para uma manhã especial, em que apresentamos uma pequena mostra do trabalho desenvolvido ao longo dessa jornada.
Além disso, celebramos a cerimônia de troca de faixa do Judô, outro momento significativo desse processo de aprendizagem. As crianças desenvolveram domínio dos movimentos, compreensão dos comandos, postura no tatame e valores essenciais do esporte, como respeito, foco e disciplina.
Após a entrega das faixas e dos certificados, seguimos comemorando com um delicioso café da manhã coletivo. Foi uma alegria imensa compartilhar as descobertas e produções criadas pelas crianças, fruto de pesquisas, diálogos e vivências ao longo do ano, numa manhã de muitas trocas e emoção!
As turmas de F1 foram visitar o barracão da Unidos da Tijuca a convite do Pedro Paulo, vizinho do amigo Antônio, da Turma da Memória.
Pedro recebeu as crianças com um delicioso cachorro-quente e, junto a outros funcionários da escola, guiou as turmas pelo barracão.
Eles nos contaram, entre outras coisas, sobre o enredo da escola, que homenageará no próximo ano a escritora Carolina Maria de Jesus.
Fernanda Felisberto, especialista em sua obra, nos contou sobre a vida da escritora numa conversa gostosa com as crianças. Depois passeamos pelo barracão, acompanhados também da Ana e do Gabriel Mello, enredista da Unidos da Tijuca. Vimos as salas, os carros alegóricos, fantasias e esculturas, conhecemos alguns funcionários e apreciamos juntos toda a produção para o Carnaval, acontecendo ali na hora.
As crianças ficaram encantadas com a sala dos troféus, viram a bandeira carregada pela porta-bandeira quando a escola foi campeã em 2010 e se deslumbraram com as cores e o tamanho de tudo o que é produzido lá.
Agradecemos a gentileza, a disponibilidade e o carinho com que nos receberam e apresentaram a escola e toda essa linda produção.
Ficaram claros o amor e a importância que esse espaço e o samba têm na vida das pessoas. Um lugar de troca, aprendizado e muita história boa pra contar.
As F2 encerraram a temporada da atividade “Leitor do Dia”, parte do projeto Fábulas.
As crianças se dedicaram a ensaiar uma leitura cada vez mais fluente, cuidando do volume da voz, do ritmo e da entonação. No dia marcado, a proposta foi fazer a leitura da fábula escolhida para os amigos. Cuidaram da pontuação, entendendo como as pausas, vírgulas, exclamações e interrogações ajudam a dar sentido, emoção e clareza ao texto.
Além da leitura, cada dupla ou trio preparou um objeto artístico inspirado na fábula escolhida, tornando cada apresentação um momento especial. Cartazes coloridos, maquetes caprichadas e teatros de fantoches invadiram a sala, revelando a imaginação e o cuidado em suas criações.
Cada apresentação foi acompanhada com interesse e entusiasmo, acompanhada por comentários sobre a história e sua moral. O momento Leitor do Dia tornou-se a parte preferida da rotina, fortalecendo a confiança, a expressão oral e o prazer pela leitura.
A finalização dessa etapa deixou evidente o quanto as crianças cresceram, mostrando-se mais seguras, atentas à leitura e envolvidas pelas histórias que descobriram e compartilharam.
A Feira Livre da F3 foi um sucesso! Cheia de frutas e legumes fresquinhos e lindas plantas, as crianças compartilharam seus aprendizados com suas famílias.
Depois de um extenso trabalho de preparação e pesquisas, chegou o grande momento das vendas. As crianças mostraram-se animadas em fazer uma feira de verdade e, em suas barracas, anunciaram os produtos e realizaram a venda, atentas ao valor do troco que precisava ser dado. No final, teve até xepa! Todos os produtos foram vendidos!
Agora, chegou o momento de fazer os cálculos finais, verificar o lucro e decidir o que fazer com ele.
As F4 conheceram um importante conceito para compreender melhor o tema que nos acompanha ao longo do ano: o Patrimônio Cultural.
Para enriquecer as discussões sobre o samba como manifestação artística e histórica, as crianças foram apresentadas à ideia de que patrimônios podem ser materiais, como construções e objetos, ou imateriais, como saberes, práticas, tradições e expressões culturais.
A conversa partiu de um ponto de vista acessível: vivemos em uma cidade que abriga inúmeros patrimônios culturais, entre eles o Cristo Redentor, reconhecido como Patrimônio da Humanidade. A curiosidade das crianças ampliou o tema, e logo surgiram perguntas sobre as instituições responsáveis por essas atribuições, como o Iphan, no âmbito nacional, e a Unesco, no cenário internacional.
A partir daí, chegamos ao nosso tema central: o samba como Patrimônio Cultural do Brasil. Pudemos relacionar esse conceito ao projeto das F4.
As crianças se apropriaram do entendimento de que, ao pesquisar, cantar, dançar e estudar o samba, estamos também nos conectando a uma herança cultural que pertence a todos nós e que está viva, potente e profundamente enraizada na história do Rio de Janeiro e do país.
As turmas do quarto ano estão envolvidas na criação de elementos para uma peça cenográfica que integrará a apresentação de final de ano. Inspirados nos Penetráveis, de Hélio Oiticica, e contando com o apoio de um mobiliário desenvolvido na oficina de projeto do Ensino Médio, os alunos sugeriram objetos que simbolizam passagens marcantes do texto da peça Vamos comprar um poeta.
O móvel utilizado construído em canos de PVC e composto por três módulos. Sobre eles serão incorporados os objetos produzidos pelas turmas ao longo das aulas.
O processo mobilizou fortemente os grupos, que agora aguardam o momento de ver suas criações integradas à cena.
As F5 têm investido no fechamento do trimestre, preparando-se para o ano que vem. Por isso, têm se dedicado a revisitar alguns conteúdos, a esclarecer dúvidas e organizar os materiais para terminar o ano com a vida em ordem.
Cuidar das relações também está fazendo parte de nossas pautas diárias.
O momento, agora, é de se prepararem para o tão esperado rito de passagem, a festa de encerramento que marca o término das aprendizagens do Fundamental I, com a responsabilidade de serem protagonistas deste festejo.
Ao mesmo tempo em que vamos olhando para trás, vislumbramos um futuro feliz e produtivo com as crianças, preparando-as para a apresentação, que está ficando linda.