A apresentação de encerramento do Fundamental I, Vamos comprar um poeta, evidenciou o trabalho coletivo que sustenta os projetos pedagógicos desenvolvidos ao longo do ano na escola. Inspirado na obra de Afonso Cruz, o espetáculo foi construído a partir de um percurso que envolveu planejamento, escuta, cuidado e colaboração entre professores, alunos e equipe pedagógica.
O processo de criação do trabalho destacou a importância das relações e do fazer conjunto no cotidiano escolar. Cada cena, cada entrada das crianças e cada detalhe do espetáculo refletiram um trabalho desenvolvido a muitas mãos, no qual o tempo de aprendizagem, a sensibilidade e a confiança mútua foram elementos centrais.
Em cena, as crianças puderam expressar o que foi vivido ao longo do percurso pedagógico, revelando a força do grupo, a delicadeza das escolhas e o compromisso com um projeto artístico que valoriza a experiência, a imaginação e o encontro. O espetáculo foi, assim, a materialização de um processo educativo que compreende a escola como espaço de convivência, construção coletiva e aprendizagem significativa.
Encerramos o ano letivo do Fundamental I reconhecendo e valorizando o trabalho conjunto de toda a equipe envolvida, bem como a parceria das famílias, fundamentais para que projetos como este aconteçam com sentido e profundidade.
Em 2025, as crianças do Ateliê mergulharam em muitas pesquisas. Conhecemos as montanhas do Rio de Janeiro e suas lendas, exploramos luzes e sombras, viajamos para a África acompanhados de Pilar e descobrimos a casa de Kaba-Derebu. Tantas aventuras resultaram em memórias incríveis e em pastas repletas de significado e afeto.
Experimentamos jogos de equilíbrio da Ioga, aprendemos a tocar as estacas do mineiro-pau nas aulas de Cultura Popular e nos divertimos com os elementos da natureza com o grupo Moleque Mateiro.
Para encerrarmos com chave de ouro, fizemos uma incrível roda de capoeira com o professor Cigano e o Mestre Amendoim. Relembramos cantigas e ouvimos histórias que nos conectam aos valores da capoeira e aos nossos ancestrais. Foi um momento emocionante!
Desejamos que 2026 seja repleto de alegria, descobertas e diversão.
Vivenciamos muitas experiências significativas e aprendizados importantes.
No Inglês, recebemos um material novo (Kiddie). Com ele, exploramos os biomas do mundo, como a Savana, o Outback, a Antártica, a Floresta Amazônica, a Floresta Temperada e o Oceano. Também conhecemos os animais que vivem em cada um desses ambientes, ampliando nosso vocabulário e nossa compreensão sobre a natureza. Adoramos a experiência.
Na Oficina de Jogos e Brincadeiras, aprendemos a jogar Pique-Bandeira e Yoté, desenvolvendo estratégias, cooperação e respeito às regras. Também produzimos um livro, um jogo de trilha integrando criatividade e expressão. Foi muito legal!
No Judô, participamos da tão esperada cerimônia de troca de faixa, celebrando o esforço e a evolução de cada criança. Tivemos ainda um lanche coletivo e uma exposição dos trabalhos de Inglês, compartilhando conquistas com as famílias. Curtimos muito esse evento!
Na Capoeira, aprendemos novas músicas e novos golpes, aprofundando nosso contato com essa expressão cultural brasileira.
Nas aulas de Construção, realizamos um projeto especial: a criação de um canteiro autoirrigável, e tivemos a oportunidade de plantar sementes de tomate e alface. Foi muito legal utilizar os instrumentos da sala Oficina de Marcenaria, desenvolvendo habilidades manuais e trabalho em equipe.
Fizemos também uma trilha no Parque Lage, com o apoio do Plínio, do ICMBio, onde pudemos observar a natureza de perto e viver novas aventuras. Além disso, nos divertimos com futebol, corda, bolinha de gude e diversas brincadeiras ao ar livre, explorando os elementos naturais ao nosso redor. Aprendemos muito sobre a natureza!
Feliz 2026!
Texto coletivo Ateliê
As turmas do Samba e da Memória terminaram o ano com duas visitas muito especiais. Maria, irmã da Antônia, veio tocar pandeiro com as turmas e Bruno, pai do Luca, falou um pouco do seu trabalho como sambista.
Os dois se juntaram num encontro cheio de música, que contou com a participação do Jean, professor de Música, e do Victor, amigo do Bruno e músico do Samba do Novais.
Bruno contou sobre sua relação com o samba desde pequeno, mostrando fotos antigas de carnaval, de blocos e até escolas de samba que estiveram presentes em sua vida.
Maria enriqueceu o encontro trazendo outros ritmos, como baião e choro, mostrando que brasileiro sabe fazer música boa e gosta de festa.
Bruno preparou um quiz com diferentes sambistas, uma oportunidade de revisitar sambas cantados pelas turmas, e ainda aprenderam uma música feita pelo próprio Bruno.
Foi um encontro divertido, que encerra nosso projeto do jeito que a gente gosta, embalados pelo samba e em boas companhias.
Obrigada pela parceria e por enriquecerem nosso projeto com suas experiências.
Sentiremos saudade de nossos pequenos e esperamos sejam muito felizes no segundo ano!
O mercadinho da F2 foi um sucesso!
As crianças estavam muito animadas para fazer compras nos mercados dos amigos mais velhos e também para visitar a sede do próximo ano.
Com o dinheirinho em mãos, circularam pelas sessões, atentos aos valores, ao troco e fazendo as combinações necessárias para formar o preço de cada mercadoria.
Ao fim das compras, fizeram um tour pela escola para conhecer os espaços e as pessoas que estarão presentes no dia a dia deles no próximo ano.
De volta à Pereirinha, o mercadinho ainda rendeu boas atividades. Qual o produto mais caro do encarte? E o mais barato? Como podemos formar esse valor de maneiras diferentes usando cédulas e moedas? Fizemos listas de compras, somamos preços e brincamos mais vezes com dinheirinho.
Aprendizado e diversão juntos. Tem coisa melhor?
Chegamos ao fim do ano com um percurso cheio de descobertas e afetos. Ao longo desse caminho, as F2 foram conhecendo um pouco mais sobre o Brasil e sobre como nos enxergamos culturalmente no nosso país.
Pesquisamos em diferentes fontes, construímos hipóteses, conversamos muito e registramos nossas descobertas, sempre atentos às histórias que os objetos contam e ao que elas revelam sobre a nossa memória, nossas raízes e nossa cultura.
Essas aprendizagens ficaram ainda mais especiais quando recebemos as famílias na escola. Cada encontro trouxe novas trocas, olhares e momentos de compartilhamento com a comunidade escolar, ampliando as conversas sobre cultura e fortalecendo ainda mais nossos vínculos.
Agora, encerrando o ano, fica a alegria de tudo o que vivemos e construímos juntos. As crianças cresceram, amadureceram em suas relações, nas leituras, nas escritas e nas curiosidades.
Que as férias venham com leveza, sol, brincadeiras e boas histórias para contar na volta.
Boas férias e até o próximo ano!
As F4 foram convidadas a criar uma “receita de como fazer um poeta”.
A proposta marcou a conclusão do trabalho com poesia, um gênero que acompanhou as crianças ao longo de todo o ano e dialogou diretamente com a peça de teatro da Festa de Fim de Ano.
Durante a atividade, os grupos conversaram, trocaram ideias e buscaram os ingredientes que consideram essenciais para formar um poeta. O cuidado com as palavras, a atenção ao outro e a escuta foram elementos importantes nesse processo.
O resultado foram receitas repletas de sensibilidade, humor e criatividade, que revelaram o olhar das crianças sobre a poesia e sobre o que significa criar com intenção e imaginação.
Assim nos despedimos do ano letivo de 2025.
A última semana foi dedicada aos cuidados com a festa de encerramento e também à conclusão do segmento.
Organizar os materiais, avaliar o percurso de aprendizagem e pensar em como seria a última sexta-feira letiva foram as atividades realizadas.
O que devemos saber para chegar bem ao Fundamental II? Como será estudar pela manhã? Quem serão nossos professores e professoras? Muitas são as perguntas e novidades que estão por vir.
Vivemos o espaço da escola após tanto trabalho, brincando no pátio no tão desejado tempo livre, jogando jogos em sala e preparando o amigo oculto para celebrar este ciclo. Aproveitamos o quanto pudemos os últimos momentos no Fundamental I.
Que venha 2026!
No domingo, parte do coral infantil da escola realizou a gravação da música Tataruê, da intérprete e compositora Geovana.
A música fez parte do repertório do coral e, após assistir a um registro das crianças cantando, movida pela alegria e emoção de Geovana, sua produção nos convidou para uma gravação profissional. O novo registro da música está previsto para ser divulgado no dia 8 de março de 2026, junto com outras novidades sobre essa sambista e partideira da velha guarda.
A gravação foi realizada no estúdio Lontra, por João Ferraz. Como nos foi explicado que não caberiam mais de 30 crianças na sala de gravação, tivemos que convidar aquelas que possuem maior facilidade no alcance de notas agudas, além de demonstrarem comprometimento e alegria com a prática coral ao longo do ano.
Depois de décadas afastada da música, Geovana tem tido sua obra revisitada e está voltando a produzir. Foi uma enorme emoção finalizar o ano em que tanto pesquisamos sobre o tema de nosso projeto, arte e memória, com essa parceria tão enriquecedora!
Esperamos que as crianças que participaram possam levar essa experiência como uma bela memória ao longo de suas vidas.
Viva a arte, a música brasileira, nossas artistas e nossa tão rica e bela cultura.
Viva as crianças cantantes!!!