Educação Física – F6, F7, F8 e F9
Na próxima segunda, dia 02/10, iniciaremos nossa Gincana de Educação Física, chamada “Brasil não é só futebol”. A atividade terá duração de 3 semanas e uma turma será a campeã.
Nessa brincadeira, a cada semana as turmas serão desafiadas a responder perguntas e realizar tarefas sobre o esporte no Brasil.
Através da gincana, queremos reforçar a questão da diversidade no esporte brasileiro, dialogando com o nosso projeto institucional. Relembraremos momentos importantes do esporte do país, personagens que fizeram história e muito mais.
Que vença a turma mais engajada!
Na última semana fizemos o lançamento do “Almanaque Literário”, uma coletânea de escritos de nossos estudantes do EF2 e EM. Desde o ano passado, com o lançamento da Feira Literária, temos provocado nossos autores a participarem deste projeto.
A cada ano que passa percebemos o quanto a escrita tem se consolidado de forma mais madura, novos temas têm surgido e cada um se orgulha de sua autoria. Histórias de vida disfarçadas, sentimentos íntimos, mistérios e até mesmo textos que dialogam com as diferentes disciplinas, está tudo aqui.
Neste processo criativo, alguns estudantes se deixam levar de forma aberta e segura enquanto outros ficam reticentes em compartilhar seus escritos. Portanto, esses textos não são escritos quaisquer, mas também a essência de cada indivíduo que se revela através da palavra.
Como disse a escritora Clarice Lispector, “Escrever é um ato de coragem, é revelar ao mundo as paisagens internas da alma, os labirintos da mente e as sutilezas do coração.”
Este ano foi especial. O material se transformou em um belo livro, e o orgulho de cada um foi ainda maior.
Se você quiser ver este trabalho, copie o QR code disponível na galeria de fotos, e um livro virtual será aberto.
Boa leitura.
Demos inicio à nossa coreografia para a Festa de Encerramento. Para tanto, lemos o texto da peça com nossos alunos, que sentiram um certo estranhamento em sua estrutura. Explicamos que no Fundamental II optamos por uma estrutura não linear, mais contemporânea, na qual as linguagens artísticas se alternam dialogando com a temática escolhida.
Depois dessa leitura e da conversa, esclarecendo as dúvidas de todos, nossos alunos ficaram cientes de que a coreografia que irão dançar representará o modernismo, e de que o quadro Abaporu de Tarsila do Amaral será fonte de inspiração nessa construção coreográfica.
Para nos inspirar assistimos ao trabalho coreográfico Abaporu, do Projeto Além da Tela, e em seguida nossos alunos começaram a criar movimentos inspirados pelo vídeo e pela observação do quadro em si.
Dando continuidade às investigações no campo da dramaturgia teatral e em consonância com o tema institucional, as F8 foram apresentadas às convenções da leitura dramatizada por meio da obra Auto da Compadecida, de Ariano Suassuna.
Essa experiência permitiu que os estudantes identificassem as características de uma leitura dramatizada, mergulhando nas palavras e ações das personagens e compreendendo as complexas camadas de humor, crítica social e ironia que permeiam o texto.
Durante o processo, puderam apreciar e identificar também os elementos estilísticos presentes na obra de Ariano Suassuna.