Os alunos estão explorando o tema do suspense. Para iniciar, foram incentivados a investigar de que maneira os elementos da encenação podem contribuir para a ambientação da cena.
Foram então orientados a criar e desenvolver histórias de suspense. Depois, o corpo e a voz desempenharam papéis essenciais, e as histórias foram compartilhadas e apreciadas pelos colegas.
Com essa atividade, os alunos tiveram a oportunidade de praticar a construção coletiva, destacando a importância da escuta, da crítica, da troca de ideias e da resolução de problemas dentro do grupo.
A partir da leitura do poema Novos Dias, de Sérgio Vaz, escolhemos trechos da obra para criar com as turmas um rap, outro tipo de música ou algo no formato jogral.
Para contextualizar a obra e o poeta, relacionando-os com o espetáculo de final de ano, cruzamos os conceitos de antropofagia e periferia, ouvimos Emicida e Marcelo D2.
Analisamos as estruturas musicais de Amarelo e Povo de Fé, percebendo os ritmos das poesias, as prosódias, as entradas de melodias cantadas e os “riffs” (pequenas melodias) marcantes dos arranjos.
Algumas crianças criaram ciclos harmônicos de quatro acordes, outras escolheram ritmos para a música (beats), outras improvisaram riffs e as composições foram surgindo.
Achamos algumas batidas para improviso de rap e exercitamos recitar os versos, encaixando métrica e cuidando da prosódia (quando possível). A dinâmica entre as crianças seguiu no flow e os resultados ficaram muito interessantes.
Agora é concentrar nos ensaios para estrear na festa de final de ano!
F9 – Dança
Dando início à sensibilização para a coreografia do nono ano na Festa de Encerramento, assistimos a trechos do espetáculo Cão Sem Plumas de Deborah Colker, a documentários sobre o mangue beat e observamos o movimento dos caranguejos, conversando sobre como essas três referências dialogam.
Munidos dessas informações, nossos alunos começaram o processo de criação. Em pequenos grupos, criaram sequências coreográficas, compartilhadas e registradas em vídeo e usadas em nossa montagem. Garante-se o direito de autoria a nossos alunos, espaço fundamental quando se acredita no trabalho de arte-educação.