Bem-Vindos!

Para Todos

O ano de 2024 começa com a alegria de sempre. Novo Projeto e novidades. Os alunos antigos matam a saudade e recebem os alunos novos. Foram muitos os estudantes novos que chegaram e, nestas primeiras semanas, aos poucos vamos nos conhecendo e nos aproximando mais.

Como diz o nosso samba desse ano,

“Aqui nesse mundão
Ninguém faz nada sozinho
Se alguém te dá a mão
Fica mais fácil o caminho”

Seguimos juntos!
Sejam todos bem-vindos!

Comunicação

F6 a F9 – Tribo

Pensando no projeto “Entre nós, cuidado”,  nas Tribos do Fundamental 2 fizemos uma dinâmica de leitura, escuta e reflexão sobre eventos que aconteceram em nossas vidas.

Como ter cuidado com o outro através da comunicação, tanto dentro quanto fora do espaço escolar? Ao pensar em como nos expressamos e reagimos em momentos de estresse, pudemos refletir sobre bons jeitos de nos comunicarmos com mais eficácia.

Falar sobre como nos sentimos, identificar as emoções envolvidas e comunicar para o outro nossas necessidades fazem com que a comunicação de fato aconteça, e de forma menos violenta.

Durante a dinâmica, identificamos que, às vezes, reagimos impetuosamente e que sempre  podemos encontrar uma melhor estratégia para conversar, com cuidado, empatia e respeito.

De Semente em Semente…

F6 – Música

O papel do carnaval de rua na luta antimanicomial, rompendo os muros do hospício, incorporando a comunidade e fomentando o comércio local foi o assunto colocado na roda.

Conhecemos um pouco dos blocos Tá Pirando Pirado Pirou e Loucura Suburbana, ambas agremiações carnavalescas nascidas no seio de instituições psiquiátricas. O Loucura Suburbana nos levou a conhecer a história da Dra. Nise da Silveira, pioneira em práticas terapêuticas que utilizam a arte e que teve como enfermeira em sua equipe Dona Ivone Lara, a rainha do samba. Ouvimos a música  Que Loucura, de Sérgio Sampaio, que relata uma internação no hospício do Engenho de Dentro, e debatemos a letra.

Também apreciamos, debatemos a letra e cantamos o Samba de 2024 da Sá Pereira, composto pela professora Manoela Marinho, intitulado De semente em semente a gente planta uma floresta, como parte da sensibilização em torno do projeto “Entre nós, cuidado”.

Cuidado com as Palavras!

Português – F6

A interação humana acontece a partir da linguagem e uma das práticas de cuidado mais efetivas é o diálogo. O poder da palavra empenhada ao outro pode aproximar tal como pode afastar, pode criar comunicações e também mal-entendidos.

Pensando nisso, na disciplina de Português as F6s estão refletindo sobre as possibilidades de significação e uso das palavras. As turmas estão estudando como as palavras, mesmo que tenham conceitos universais consolidados, representam coisas e imagens diferentes para cada um, sobretudo ao se considerar a experiência individual e o contexto comunicativo de quem as utiliza.

A partir dos conceitos de língua, linguagens verbal, não verbal e mista, e também pela noção das diferenças entre a fala e a escrita, propusemos às turmas um (re)pensar do uso de palavras, sugerindo-as como um meio não só de comunicação, mas de aproximação com o outro.

Apresentação e Jogos Pedagógicos

Matemática – F6

As primeiras semanas foram de muita conversa. Começamos nos conhecendo, e cada aluno contou em qual série ingressou na escola, qual a sua relação com a matemática e uma curiosidade sobre si. Depois, foi a vez da professora se apresentar, pessoalmente e profissionalmente, e explicar o funcionamento das aulas de Matemática no fundamental II. 

Conversamos sobre os materiais usados, a importância do dever de casa, os carimbo de falta de dever e de falta de material, a organização da pasta e do caderno.

Como primeira atividade, jogamos “Eu tenho… Quem tem…?”, um jogo com o objetivo coletivo de fechar um ciclo. Cada aluno tinha uma carta com uma frase do tipo “Eu tenho o 9.  Quem tem o meu triplo?”. Em seguida, o responsável pela resposta deveria se identificar e ler a próxima frase, e assim sucessivamente, até que a última carta tivesse como resposta o número do aluno que começou.

Durante o jogo, apareceram diversos termos trabalhados no Fundamental I, como antecessor, sucessor, par, ímpar, primo, dobro, triplo, sêxtuplo, metade, terça parte e outros.

Estamos animados com as próximas atividades.

Leitura Trimestral

Português – F6

O livro escolhido para a leitura trimestral é O cortiço, de Aluísio Azevedo. As F6 vão ler uma versão especial para neoleitores, isto é, para quem está iniciando o seu percurso de leitura de narrativas mais densas.

A intenção é incentivar uma maturidade leitora a partir de temas específicos que se relacionam com o tema institucional, “Entre nós, cuidado”.

Pretende-se abordar temas como a saúde coletiva e as precariedades, a negligência e a ausência de cuidados, a noção de coletividade e de cuidado com o outro, com a vida do outro.

A trama foi publicada durante o movimento literário Naturalismo, cujas obras realçam a validade da ciência a partir de representações objetivas e realistas do que se poderia pensar e entender como realidade na época.

Meditação nas Tribos

F6 a F9 – Tribo

Em todas as Tribos conversamos bastante sobre a prática da meditação e sobre como esse momento de relaxar e se conectar com a respiração pode ser benéfico para o nosso dia a dia, inclusive na escola.

De início, fizemos um exercício de respiração com o objetivo de nos conectar com o corpo, tentando concentrar os pensamentos no momento presente.

Esse exercício é precioso, pois os estudantes parecem se conectar consigo mesmos para depois nos encontrarmos no coletivo. A fala e a escuta ganham um novo ritmo e com isso se amplia a oportunidade de termos um bom espaço para reflexão.

Semana de Sensibilização 

Educação Física – F6, F7, F8, F9

Nas primeiras aulas de Educação Física do fundamental 2, realizamos jogos cooperativos, que são atividades em que o principal objetivo é promover a cooperação, a interação e o trabalho em equipe. Refletimos sobre como, para cuidar, precisamos estar juntos, atentos e conectados.

Símbolos Adinkras

F6 a F8 – Artes

Na primeira semana de aula, após receber com carinho nossos alunos para um novo ano letivo, já partimos para uma atividade de integração e de sensibilização para o tema do nosso projeto pedagógico anual, “Entre nós, cuidado”, explorando o simbolismo do povo Ashanti, importante grupo étnico de Gana.

A partir de uma breve introdução, viajamos às origens dos símbolos adinkra, compreendendo sua importância e significado nas tradições africanas. Alguns desses símbolos, escolhidos por terem significados relacionados ao cuidado, foram transformados em quebra-cabeças, prontos para desafiar e unir nossos estudantes. Cada aluno tirou uma peça de quebra-cabeça, que estava misturada em um saco com outras peças de diferentes imagens, e em seguida partiram em uma busca por seus pares ou trios, até conseguirem completar a imagem.

Por fim, cada grupo desvendou o significado do símbolo que formaram juntos, compartilhando-o com a turma. Juntos trocamos reflexões e identificações com essa representação cultural.

Que este seja apenas o começo de um ano repleto de descobertas, crescimento e cuidado!

Actions of Care

Inglês – F6

Nas primeiras semanas as turmas de sexto ano desenvolveram coletivamente “Actions of Care” — dez ações de cuidado consigo, com os outros e com o mundo, utilizando como base os 17 ODS, Objetivos de Desenvolvimento Sustentável estabelecidos pela ONU em 2015 como uma ação global com agenda até 2030.

No ano do cuidado, os alunos também brincaram com possíveis traduções para o nome do projeto institucional, “Entre nós: cuidado”, do português para o inglês.

Who Cares?

Inglês – F7

As turmas iniciaram o ano de 2024 com debates sobre profissões e atividades que demandam cuidado e que cuidam. Com o subtema “Who Cares?“, baseado no tema principal do projeto anual da escola “Entre nós: cuidado”, os alunos debateram sobre as funções e atividades relacionadas ao cuidado considerando as 8 Dimensions of Wellness — 8 Dimensões do Bem-Estar.

Bingo!

Matemática – F7

Após uma rápida conversa de boas-vindas e para relembrar as regras de funcionamento das aulas de Matemática, as F7 começaram o ano jogando um bingo no qual os números sorteados estavam escritos na forma de expressões ou frases envolvendo conteúdos estudados no sexto ano, como potências e raízes quadradas. Para montar suas cartelas, cada aluno fez uma tabela no caderno e escreveu seis números de 1 a 20 de sua escolha. Foi muito divertido!

Na sequência, inauguramos o caderno com exercícios de título “Desenferrujando”. O objetivo era revisar os conteúdos de fração estudados no final do sexto  ano e que são nosso ponto de partida em 2024. Os exercícios contemplavam o cálculo da fração de um total que carinhosamente chamamos de método borboleta, números mistos e porcentagem.

Palavras que Cativam

Português – F7

A palavra é uma potência criadora de realidades. Há palavras que, em determinados contextos, podem cativar bons diálogos e, em outros, podem cativar conflitos. O uso das palavras pode semear sentimentos que se sobreponham às intenções de quem as disse.

Levando isso em consideração, as F7 estão estudando a denotação e a conotação das palavras, que podem assumir diferentes usos a depender dos ambientes comunicativos. Um dos contextos em que as turmas refletirão sobre o uso da palavra é a partir da construção dos versos poéticos. 

Na poesia, a palavra é para o poeta uma busca de alcançar os sentimentos do leitor, tanto é que, na história da Literatura, a tentativa de escrever e falar sobre subjetividades ganhou evidência no movimento literário Romantismo.

Por isso propomos um estudo sobre a palavra na vida e a palavra na poesia. Essas reflexões estarão relacionadas ao período Romantismo, sobretudo à terceira geração dos poetas românticos, ou melhor, ultrarromânticos, os quais contestavam em seus poemas as subjetividades e idealizações da vida e do seu próprio “eu” a partir do “mal da palavra”.

Leitura Trimestral

Português – F7

O livro que será lido durante o trimestre é Cuidado com quem te ama!, de Tiago Correia. Tiago é escritor, professor de literatura e poeta brasileiro. Na sua poética, ele trata do cuidado e de diversos temas a partir da experiência como pessoa com deficiência.

Sugerimos às turmas uma leitura crítica dessa obra também pensando na desidealização do imaginário social em relação ao cuidado da pessoa com deficiência, na poesia e na experiência de vida, no encontro do poeta e do seu próprio “eu” a partir das palavras e, principalmente, na palavra como cuidadora e como desumanizadora.

Cuidado Entre Nós

F6 a F9 – Dança

Começamos o ano conversando sobre o título do Projeto: “Entre nós, cuidado”. O que cada uma dessas palavras significa? Qual o sentido desse título?

Em seguida, de maneira coletiva, sugerimos movimentos para cada uma dessas palavras, criando uma pequena sequência. Foi interessante observar que, apesar de usarem as mesmas palavras como inspiração, as turmas sugeriram diferentes movimentos, criando sequências distintas.

Dando continuidade à fase de sensibilização para o Projeto, em roda e de mãos dadas, pedimos que nossos alunos gravassem para quem estavam dando suas mãos, direita e esquerda. Lemos o poema Eu não sou você Você não é eu, de Madalena Freire,  e em seguida os alunos soltaram suas mãos e caminharam pela sala, atentos uns aos outros.

Quando pararam ao centro da sala, precisaram buscar pelo colega que segurava sua mão direita e sua mão esquerda, sem se deslocar, estendendo e dando as mãos para os amigos. Um nó se formou. O desafio agora era voltar à roda inicial, desfazendo o nó, sem soltar as mãos. Entre tentativas, acertos e erros, todas as turmas conseguiram desfazer seus nós.

Sentamos e conversamos sobre o que eles entenderam do poema e da atividade:

“O poema diz que mesmo sendo pessoas diferentes a gente vê um pouco do outro na gente e vice-versa.”

“A gente aprende com o outro, observando, pensando sobre as atitudes deles. “

“Acho que essa atividade diz sobre confiança, a gente precisa confiar no caminho que o outro indica para desfazer o nó.”

Aproveitamos todas as falas para seguir com a discussão sobre a temática do nosso Projeto, sobre a importância do coletivo, da cooperação, da confiança em nosso dia a dia.

Nessa semana, dando continuidade, dividimos as turmas em pequenos grupos e com novelos de lã em mãos eles precisam criar uma coreografia coletiva inspirada nas atividades anteriores, fazendo e desfazendo nós.

Quadros Poéticos

F6 a F9 – Teatro

Nas aulas de Teatro, as turmas do Fundamental II foram convidadas a refletir sobre o tema “Entre nós, cuidado” a partir da fruição de imagens e da criação de quadros poéticos centrados no tema do cuidado.

O objetivo proposto foi  ampliar a reflexão sobre o cuidado para além do âmbito individual, alcançando o social, seus diversos sujeitos e suas variadas formas de manifestação.

Inspirados pelas palavras de Leonardo Boff, que definiu o cuidar como uma atitude antes mesmo de ser uma ação, os participantes foram incentivados a explorar conceitos como desvelo, atenção, responsabilização e envolvimento com o outro. A provocação inicial gerou uma série de indagações essenciais: Quem são as mãos que cuidam? Quais são os sujeitos do cuidado? Existe uma reciprocidade entre quem cuida e é cuidado? O cuidado se manifesta apenas em seres humanos? A ciência e a arte também exercem esse papel? É possível cuidar sem agir? Estas perguntas serviram como guias para a reflexão que permeou toda a aula.

A próxima etapa da aula envolveu a criação de quadros poéticos, utilizando imagens espalhadas pela sala como fonte de inspiração. Os participantes foram convidados a selecionar as imagens que mais os tocaram, formando grupos com base na afinidade de escolha. A culminação do exercício ocorreu com a apresentação dos quadros vivos criados pelos grupos. Cada representação não apenas capturou a essência da imagem escolhida, mas também sintetizou as sensações, pensamentos e reflexões que emergiram durante o processo criativo.

Calendário do Cuidado

História – F6, F7, F8

Ao longo da primeira semana de aula, as turmas de F6, F7 e F8 se dedicaram à construção do Calendário do Cuidado. Ao desenvolver essa atividade, puderam se dividir em grupos a partir da sua data de nascimento, conhecer aqueles que estavam chegando e fortalecer os laços com quem já era da escola.

E como um espaço escolar não é formado apenas dos laços construídos dentro da sala de aula, os grupos foram espalhados pela escola para conhecer e reencontrar o maior número possível de pessoas que trabalham na escola, nas mais diversas funções que são necessárias para a sua existência.

As turmas foram questionadas sobre quem são as pessoas que fazem parte da rotina escolar, levantaram a diversidade de funções existentes nesse espaço e partiram para realizar entrevistas por toda a escola, perguntando aos funcionários seus nomes e datas de aniversário. 

Depois de compartilhar as informações levantadas, partiram para a elaboração do Calendário do Cuidado, que após finalizado ficará disponível nas salas para ser utilizado no dia a dia.

Quem Vê Cara Não Vê Coração

Ciências – F8

As turmas de oitavo ano começaram 2024 pensando no cuidado com o corpo, e para isso foram estimuladas a conhecer melhor o corpo humano.

A proposta da atividade em grupo “Quem vê cara não vê coração” foi que representassem o corpo humano com um desenho feito no tamanho de um corpo de adolescente, a partir da silhueta de um dos componentes do grupo. Metade do desenho foi destinada a ser preenchida com os órgãos, e a outra metade foi preenchida com sensações e sentimentos que eles partilharam a partir da pergunta “O que você sente na pele?”.

A escolha de materiais para fazer as representações foi livre, e os jovens usaram a criatividade para apresentar graficamente emoções como angústia e alegria pensando tanto nos símbolos como nos lugares nos quais essa sensação é percebida de forma mais nítida. Para representar os órgãos eles puderam pesquisar na internet e ao longo do trimestre faremos um trabalho sobre os sistemas do corpo humano, sua composição e funcionamento de forma mais aprofundada. 

Quem Cuida da Gente?

Geografia – F8

O que é cuidar? Quem cuida da gente? Quem cuida de quem cuida? Para começar a refletir sobre o que é cuidado e quais são as suas práticas, realizamos uma atividade inicial com o objetivo de levantar as principais áreas e profissões relacionadas ao cuidado em nossa sociedade.

Nessa atividade as turmas foram organizadas em grupos para produzir um mapa mental apresentando as profissões de cuidado e relacionando-as a diferentes grupos populacionais, considerando gênero, raça e classe social. Cada mapa mental foi compartilhado e alimentou a produção de um mapa mental coletivo da turma, preparado conforme discutimos as desigualdades que apareciam em relação à valorização das diferentes profissões, revelando grupos privilegiados e outros diretamente relacionados a cargos menos valorizados em nossa sociedade.

Por que existe uma hierarquização entre as práticas de cuidado? Quem tem direito de se cuidar? Estas serão as próximas questões que buscaremos compreender nas aulas de Geografia.

Que Loucura!

F8 – Música

A maior festa popular do Brasil é um lugar de cuidado? Na cidade, quais cuidados são necessários para que um bloco de carnaval desfile pelas ruas? O repertório musical é um lugar de cuidado?

As marchinhas de carnaval foram alvo de uma reflexão quanto às letras e suas mensagens. Músicas tradicionais foram identificadas como propagadoras de preconceitos: machismo, homofobia e racismo eram cantados nos bailes e nos blocos sem reflexão crítica nem empatia.

Começamos a sensibilização para o projeto “Entre nós, cuidado” nas aulas de Música do oitavo ano debatendo a temática dessas marchinhas de carnaval e iniciamos uma tentativa de paródia atualizando a marchinha Cabeleira do Zezé em relação a pautas identitárias.

O papel do carnaval de rua na luta antimanicomial, rompendo os muros do hospício, incorporando a comunidade e fomentando o comércio local foi o assunto que veio em sequência. Conhecemos um pouco dos blocos Tá Pirando Pirado Pirou e Loucura Suburbana, ambas agremiações carnavalescas nascidas no seio de instituições psiquiátricas. Este último bloco nos levou a conhecer a história da Dra. Nise da Silveira, pioneira em práticas terapêuticas que utilizam a arte e que teve como enfermeira em sua equipe Dona Ivone Lara, a rainha do samba.

Ouvimos também a música Que Loucura, de Sérgio Sampaio, que relata uma internação no hospício do Engenho de Dentro.

Além de todo esse processo de sensibilização, começamos a conhecer aquele que será nosso instrumento de trabalho neste ano: o pandeiro. A partir de agora o instrumento será utilizado em todas as aulas.

Conscious Acts and Caring

Inglês – F8

Estamos em fase de sensibilização para o projeto. Propusemos às turmas que pensassem em uma tradução para o tema, o que nos propiciou discutir a diferença entre decodificação e tradução. As turmas também analisaram as sinalizações nas portas das salas e escolheram as imagens que, para cada um, mais simbolizam o tema, escrevendo sua justificativa. Em seguida, trabalhamos na elaboração de um verbete da definição de cuidado, e terminamos com a criação de mapas mentais.

Nosso projeto de língua inglesa será “Conscious Acts and Caring“, trazendo como foco principal, neste primeiro momento, o cuidado no ambiente escolar. 

Nas primeiras semanas de aula conversamos muito sobre o título do projeto institucional e acabamos esbarrando com um tema em comum trazido pelos estudantes: o cuidado entre eles e entre todos que dividem o espaço escolar no dia a dia. Consideramos atrativo trabalhar em cima de um assunto significativo para os estudantes.

Ao longo do semestre, pretendemos discutir essas relações propondo atividades, debates, leituras e exercícios que demandam o uso da oralidade, respeitando os quatro eixos essenciais para o desenvolvimento da aprendizagem da língua inglesa. 

Os objetivos de aprendizagem dos conteúdos gramaticais foram montadas de acordo com as propostas trimestrais, dando a oportunidade de colocar em prática e dentro de um contexto as ferramentas linguísticas apresentadas nas aulas.

Primeiros Estudos

Geografia – F8

Neste semestre, realizaremos estudos demográficos para avaliar a qualidade de vida da população brasileira, analisando diferentes fatores, como acesso à moradia, educação, saúde, renda etc.

Discutiremos os sentidos dados ao conceito de desenvolvimento, com destaque para o desenvolvimento humano. Trabalharemos com o IDH e o índice de Gini, analisando mapas, gráficos e os resultados preliminares do Censo de 2022. Analisaremos dados das cinco regiões do Brasil, considerando diferentes grupos populacionais, divididos por gênero, raça e classe social. Vamos refletir sobre as desigualdades presentes entre esses grupos, procurando identificar quais grupos detêm privilégios e quais carecem de um maior cuidado das políticas públicas.

Neste contexto, discutiremos o papel da saúde pública no Brasil e os principais desafios enfrentados pela população brasileira para garantir um acesso mais democrático à saúde de qualidade, além das consequências da atual tendência de privatização dos serviços públicos.   

Vem Aí

F9 – Matemática

Nesse semestre, a F9 estudará área de polígonos, Teoria dos Conjuntos e investigará equações de segundo grau e suas variações. Muitas descobertas pela frente!

Primeira Guerra Mundial

F9 – História

Começamos o ano entendendo o que estudaremos ao longo do semestre: Primeira Guerra Mundial, Revolução Russa, Nazifascismo e Segunda Guerra Mundial.

Fizemos uma linha do tempo do período a ser analisado e iniciamos nossos estudos sobre a Primeira Guerra. O que foi esse evento e como entender sua importância? Por que suas consequências são fundamentais para a compreensão histórica? São exemplos de perguntas que nortearão as aulas de História ao longo das próximas semanas.

Gêneros Poéticos

F9 – Português

O ano de conclusão do fundamental 2 é marcado pelo aperfeiçoamento da leitura e da escrita críticas, autorais e criativas, desenvolvidas ao longo do percurso escolar. Por isso, começamos os estudos em Português e Linguagens experimentando gêneros poéticos, com o fim de desenvolver o vocabulário e o domínio da sintaxe para a pontuação de textos.
No 1º trimestre, leremos algumas das principais poetas brasileiras, analisando seus textos e propondo releituras. Na foto, uma aula em que cada um escreveu no quadro uma definição de poesia a partir do texto “Por não estarem distraídos”, da ficcionista um tanto poética Clarice Lispector.

Genética

F9 – Ciências

Ao longo do 1º trimestre, mergulharemos nos campos da Biologia, centrando nossos estudos no contexto da genética e e seus desdobramentos em nível científico, social e político.

Iniciamos nosso percurso nos baseando no tema institucional deste ano da escola (“Entre nós, cuidado”). Partimos de um estudo sobre os vírus e as questões que emergem sobre epidemias e pandemias. A seguir, caminharemos para o material genético e veremos como esses seres, através do RNA e/ou DNA, conseguem perpetuar suas informações genéticas. Ainda discutiremos sobre os usos de tais conhecimentos e suas consequências, como no caso da eugenia. Ao final, relacionaremos tais conteúdos com a hereditariedade, analisando a transmissão de informações dentro de núcleos familiares e sociais.

Conscious Acts and Caring

F9 – Inglês

Nas turmas de F9 o projeto de Língua Inglesa será intitulado “Conscious Acts and Caring“, trazendo como foco principal, neste primeiro momento, o cuidado no ambiente escolar.

Nas primeiras semanas de aula, conversamos muito sobre o título do projeto institucional e acabamos esbarrando com um tema em comum trazido pelos estudantes: o cuidado entre eles e todos que dividem o espaço escolar no dia a dia. Consideramos atrativo trabalhar em cima de um assunto significativo para os estudantes.

Ao longo do semestre, pretendemos discutir essas relações propondo atividades, debates, leituras e exercícios que demandam o uso da oralidade, respeitando os quatro eixos essenciais para o desenvolvimento da aprendizagem da língua inglesa. Também valorizamos o ensino da língua por meio das artes visuais, com o intuito de abrir o caminho para reflexões e levantar questões, pela escrita ou pela fala, incentivando o uso de inglês com segurança e autonomia.

Os objetivos de aprendizagem dos conteúdos gramaticais foram montadas de acordo com as propostas trimestrais, dando a oportunidade de colocar em prática e dentro de um contexto as ferramentas linguísticas apresentadas nas aulas.

Epidemias

F9 – Geografia

Nas primeiras aulas realizamos uma atividade integrada com Ciências, para discutir a relação entre vírus e a disseminação de epidemias em diferentes territórios do mundo.

Divididas em grupos, as turmas levantaram informações básicas sobre Influenza, Covid-19, HIV e Ebola para organizar uma apresentação de slides sobre a problemática geográfica envolvida em cada caso.

Uma parte dos grupos se apresentou nas aulas de Ciências e outra nas aulas de Geografia. Foram momentos importantes para discutir sobre as diferentes políticas de controle e de prevenção relacionadas a epidemias, bem como compreender as relações envolvendo poder, tecnologia e cuidados médicos entre os países de um mundo globalizado.