Quadrinhos

Português – F6

As turmas estão estudando os quadrinhos, gênero textual que é também arte sequencial. Depois de aprofundarem os conhecimentos a respeito da produção e circulação desse tipo de texto, as turmas exploraram os recursos gráficos e as onomatopeias de forma prática, produzindo quadrinhos coletivos e individuais sobre o tema “Cuidado”.

Durante as aulas, fizemos a leitura coletiva dos episódios dos quadrinhos “O autocuidado em quadrinhos: um resgate histórico”, da artista Brezze. Nessa narrativa, a autora ilustra a história de Audre Lorde, escritora e ativista do movimento negro que cunhou o termo “autocuidado” em 1980 como um ato político, diferentemente do sentido mercadológico que se emprega nos dias atuais para divulgar cosméticos e objetos de “skin care”.

A partir dessa leitura, as turmas escreveram adaptações, em texto narrativo, da história de Audre Lorde, uma referência na discussão sobre autocuidado e sobrecarga de cuidados. Apesar de tão significativa, a história de Audre Lorde faça de um apagamento epistêmico, e realizar o movimento de expandir essa referência pelos relatos dos alunos foi uma atividade importante e significativa.

Linguagem Matemática

Matemática – F6

Nas aulas de matemática, as F6 começaram o ano revisitando as quatro operações básicas. No fundamental II, essa revisão tem duas intenções em especial. A primeira delas é estender o vocabulário para que possam ler e compreender melhor os textos mais formais que vão aparecer em livros, fichas e atividades a partir de agora. Temos feito vários problemas envolvendo palavras como parcela, soma, fator, produto, minuendo, subtraendo, diferença, quociente etc.

A segunda intenção é trabalhar bastante com as operações inversas, que serão de grande importância para estudos futuros, em conteúdos como equação. Além disso, estão recordando as regras de resolução das expressões numéricas. Aqui, os estudantes já foram apresentados a novidades: os colchetes e as chaves, suas necessidades de uso e ordem de resolução.

Achamos importante aproveitar o momento para alertar que nossa primeira avaliação já está chegando. Ela foi marcada para o dia 11/04, próxima quinta-feira. Os assuntos a serem abordados e o material de estudo podem ser consultados nas agendas dos estudantes e, também, no Google Classroom.

Visita ao MAST

Ciências e Humanidades – F6

Os sextos anos foram ao Museu de Astronomia no bairro de São Cristóvão como parte do processo de ensino integrado da equipe de Ciências e Humanidades.

Na abertura da exposição assistiram a um vídeo sobre o desenvolvimento da Astronomia como um aspecto humano, o de olhar para o céu, e que hoje é um vasto campo da Ciência. Assim se inspiraram a conhecer as descobertas científicas e ir além.

Em seguida, tiveram um lanche coletivo ao ar livre, e a oportunidade de conhecer o Sistema Solar por meio de réplicas. Para descontrair, brincaram de pique-planeta, percorrendo todo o Sistema Solar em escala na área externa do Museu.

Finalmente entraram na exposição permanente, divididos em dois grupos, cada um com uma professora. A de Ciências os levou para a área onde o museu ajuda na compreensão de fenômenos celestes e meteorológicos apoiada em modelos interativos. Já a professora de História os guiou na área onde puderam relacionar o desenvolvimento da Astronomia e das Grandes Navegações, e conhecer alguns dos instrumentos utilizados para isso.

Foi uma experiência de grandes aprendizados e diversão!

Povos Originários e Cuidado

Geografia – F6

No projeto deste ano começamos estudando a questão do cuidado em relação aos povos originários do Brasil. As turmas realizaram pesquisas de notícias sobre o desfile da escola de samba Salgueiro, que trouxe como samba-enredo o tema da resistência dos povos indígenas.

Conversamos coletivamente sobre as invasões de terras indígenas e problemas graves que vem ocorrendo atualmente, como as queimadas, a contaminação das águas e dos solos pelo garimpo ilegal e a violência praticada contra os povos ianomâmis.

Neste trimestre, discutiremos o cuidado em nossa sociedade com seus povos indígenas e práticas de cuidado envolvendo as medicinas da floresta, e aprenderemos as bases da cartografia com a ajuda de mapas temáticos sobre o assunto.

Uma Outra Revolução dos Bichos

F7 – Teatro

Durante as aulas de teatro, as F7 realizaram a leitura dramatizada da peça teatral “Uma Outra Revolução dos Bichos”,de Daniela Pereira, uma releitura da obra literária ” A Revolução dos Bichos” de George Orwell.

Através da leitura, os alunos tiveram a oportunidade não apenas de vivenciar a história de luta e resistência dos personagens, mas também de refletir de que maneira essas questões se relacionam com o tema institucional “Entre nós, cuidado”.

Essa vivência estimulou reflexões profundas sobre o papel do Estado na promoção do cuidado não apenas físico, mas também emocional e social, e como ele pode e deve ser um agente de transformação na busca por uma sociedade mais justa e menos desigual.

Na próxima etapa do trabalho os alunos terão a oportunidade de assistir a peça encenada no palco da escola pela Cia Esplendor. Uma excelente oportunidade para também observarem como as ideias saem do papel e vão para a cena através de uma criação cênica autoral.

A Natureza Através da Ciência e da Arte

F7 – Artes

Em parceria com as aulas de Ciências, as turmas de sétimo ano estão imersas em uma jornada de aprendizado que une as técnicas de aquarela com a ciência e o desenho naturalista.

Em um mergulho no Naturalismo, corrente do Iluminismo que floresceu na América Latina, os alunos estão conhecendo os passos de renomados cientistas e desenhistas, como Humboldt, Von Martius e Debret, que vieram ao Brasil para identificar e catalogar nossas espécies nativas.

Nas aulas de Artes, eles se aprofundaram nos desenhos científicos de Margareth Mee e do brasileiro João Barbosa Rodrigues, cujo legado é essencial para compreender a biodiversidade do nosso país. Além disso, tiveram a oportunidade de aprimorar suas habilidades em aquarela, técnica amplamente utilizada por esses dois naturalistas, inspiradores do nosso projeto.

Para enriquecer ainda mais esses conhecimentos, as turmas fizeram uma visita ao Jardim Botânico, onde puderam explorar o novo museu. Foram recebidos por uma exposição que destaca a essência do JBRJ por meio de diversas experiências. Um dos destaques foi a obra “Sumaúma: Copa, Casa, Cosmos”, que proporcionou uma imersão virtual na rica simbologia da árvore amazônica presente na coleção viva do JBRJ.

No museu, nossos alunos ainda tiveram a oportunidade de admirar as diversas aquarelas produzidas por Barbosa Rodrigues em suas expedições à Amazônia, entre 1886 e 1887, e outras obras de arte incríveis de artistas como Denilson Baniwa.

Para completar essa jornada, os estudantes visitaram o Orquidário, onde puderam ter uma experiência única de ilustração científica: cada aluno escolheu uma orquídea para observar detalhadamente e desenhar. Esses desenhos serão posteriormente aquarelados e poderão ser apreciados na nossa Mostra de Artes, em junho.

Entre “Eu” e a Palavra: o Poema

Português – F7

As turmas estão lendo, estudando e escrevendo poemas. Inicialmente, foi feito um estímulo à escrita criativa, com oficinas de literatura experimental da metodologia francesa Oulipo (“literatura potencial”). Aos alunos foram oferecidas condições para que os versos fossem produzidos em forma de Tautograma e Anagrama. A experiência com a palavra trouxe a consciência da escrita como criação manipulável, empenhável e premeditável.

A partir das primeiras experimentações, os alunos se aprofundaram em relação à versificação, à métrica, à musicalidade que pode compor um conjunto de versos. Alguns recursos poéticos também ganharam espaço nessas experiências com a escrita versificada: aliteração, assonância, rimas cruzadas e emparelhadas. 

Cada sílaba poética teve como pano de fundo a proposta de escrever sobre o “eu”. O “eu” que pensa, sente, elabora e que tem a escrita como um espaço de decantação das palavras que diz e que recebe. Escrever sobre o “eu” de si mesmo ou de um “eu lírico” criado tem sido o cotidiano dos poetas da F7.

Operações com Frações

Matemática – F7

As turmas estão se aprofundando no estudo das frações. Depois de compreenderem o conceito de frações e de reconhecerem frações equivalentes, concluíram facilmente a estratégia para calcular adições e subtrações de frações com denominadores diferentes.

Na sequência, a partir de perguntas disparadoras e experimentações, concluíram a regra para se calcular a multiplicação de frações.

Por fim, uma vez que já sabiam multiplicar, concluir a potenciação foi simples.

Meu Quarto, Minha Casa

Matemática – F7

Foi dada a largada para nosso projeto anual de matemáticas sobre saúde (educação) financeira. Até o final do ano, divididos em grupos, nossos estudantes “alugarão” um apartamento, mas para isso precisarão enfrentar alguns desafios, em diferentes etapas.

Quais são os custos envolvidos na manutenção de uma casa?

Começamos com um atividade na qual o foco principal foi analisar o consumo de energia em nossas casas, mais especificamente nos quartos de cada um deles.

Visitamos o site da Enel e simulamos o custo dos aparelhos domésticos por mês. Cada estudante tem como missão nesta primeira etapa fazer um infográfico do seu quarto, especificando os aparelhos domésticos que possuem, calculando o tempo de uso, a potência etc., para chegarmos à conta final de seu consumo individual.

Conversamos sobre o consumo consciente e sobre como é importante pensar na economia desses recursos.

Mais surpresas estão programadas para essa jornada financeira…

Jardim Botânico

Ciências e Artes – F7

Os sétimos anos foram a uma saída de campo para pôr em prática uma parte importante do estudo de taxonomia: o desenho científico.

Assim concretizamos a interdisciplinariedade numa parceria entre Ciências e Artes, pela qual os estudantes fizeram lindos desenhos no orquidário do Jardim Botânico do Rio de Janeiro.
Em um segundo momento da saída de campo, visitamos o Museu do Ambiente, recentemente reinaugurado, onde os estudantes puderam relacionar parte da prática da taxonomia da área Botânica com o conhecimento dos povos indígenas, em especial os povos Guarani, sua forma de nomear e classificar também as plantas, destacando as semelhanças e diferenças destes e dos naturalistas europeus.
Foi um dia de aprendizagem ativa e divertida, contando com a participação da melhor das professoras, a natureza.

Racismo Ambiental

Geografia – F7

Como atividade de sensibilização do projeto deste ano, as turmas de F7 começaram as aulas de Geografia e de Ciências realizando uma atividade integrada sobre racismo ambiental.

Como vivem as diferentes populações nas cidades? Quem pode se proteger e quem sofre com as chuvas? Quais são as principais causas e consequências do racismo ambiental? Como podemos evitar que as pessoas continuem perdendo suas casas e familiares durante as estações das águas?

Diante destas questões, as turmas pesquisaram diferentes notícias sobre problemas urbanos causados pelas chuvas neste ano e como o problema vem sendo cuidado pelos governos brasileiros.

A partir disso foram produzidos mapas mentais em grupo e apresentações para a turma nas aulas, e então pudemos discutir coletivamente a importância do cuidado com a nossa forma de ocupação do espaço urbano.

Procedimentos de Pesquisa

Projeto – F7

Nas aulas de Projeto as turmas de sétimo têm se aprofundado nos procedimentos de pesquisa da série, resumo e mapa mental.

Juntos assistimos e discutimos o segundo episódio da série O enigma da energia escura, do rapper Emicida, intitulado “Eu falei faraó?”. Também respondemos a um questionário que foi direcionador dos estudos sobre o tema: Blocos Afro – Espaços de cuidado e resistência.

A partir das respostas do questionário, puderam se aprofundar em algumas fontes textuais que narram a história de um dos blocos apresentados pelo vídeo assistido em sala de aula, o Ilê Aiyê, que no ano de 2024 está completando 50 anos. A partir desses materiais foram desenvolvidos resumos individuais e mapas mentais coletivos sobre o Bloco Ilê Aiyê.

O Alienista

F8 – Teatro

Em diálogo com o projeto institucional “Entre nós, cuidado”, as F8 promoveram, durante as aulas de Teatro, a leitura dramatizada da peça “O Alienista”, uma livre adaptação do conto homônimo de Machado de Assis.

Essa atividade marca o início de um trabalho que visa investigar o universo literário do autor, buscando compreender de que maneira a sua obra aborda temas relacionados à saúde emocional e às relações humanas.

A partir de uma leitura crítica e análise minuciosa do texto, foi possível perceber que a loucura machadiana não é apenas patológica, mas sim uma loucura política, cultural e, sobretudo, social.

Esta fase representa apenas o ponto de partida do projeto. Na próxima etapa, os alunos irão ensaiar e conceber todos os elementos da encenação, como cenário, figurino, sonoplastia e iluminação.

Qualidade de Vida no Brasil?

Geografia – F8

Neste semestre, realizaremos estudos demográficos para avaliar a qualidade de vida da população brasileira, analisando fatores como acesso à moradia, educação, saúde e renda etc.

Discutiremos os diferentes sentidos dados ao conceito de desenvolvimento, com destaque para o desenvolvimento humano. Trabalharemos com o IDH e o índice de Gini, analisando mapas, gráficos e os resultados preliminares do Censo de 2022.

Analisaremos dados das cinco regiões do Brasil, considerando grupos populacionais divididos por gênero, raça e classe social. Vamos refletir sobre as desigualdades presentes entre esses grupos, procurando identificar quais detêm privilégios e quais carecem de um maior cuidado das políticas públicas.

Nesse contexto, discutiremos o papel da saúde pública no Brasil e os principais desafios enfrentados pela população para garantir um acesso mais democrático à saúde de qualidade, e as consequências da atual tendência de privatização dos serviços públicos.   

Interpretação de Texto e Matemática

Matemática – F8

A resolução de problemas é um tópico bastante importante na Matemática. Neste momento, estamos trabalhando e elencando estratégias para uma boa interpretação. É preciso ler, interpretar, passar para o “matematiquês” e, se for necessário, resolver a equação.

Pegada Ecológica

Matemática – F8

Começamos o projeto anual de Matemática na F8, “O lixo nosso de cada dia”, com foco no cuidado com o Meio Ambiente. Nosso objetivo principal é estudar e viabilizar a coleta seletiva em nossa escola.

Nesta primeira etapa, começamos a debater o conceito de pegada ecológica, que é uma marca que deixamos no meio ambiente com as coisas que usamos no nosso dia a dia. Cada vez que você come, usa eletricidade, veste roupas ou quando joga fora seu lixo, está deixando uma impressão no meio ambiente.

Apresentamos aos nossos estudantes um site capaz de medir a “pegada ecológica” individual, e solicitamos que cada um crie um infográfico com o seu resultado.

A produção de lixo é apenas um dos aspectos da pegada ecológica, e vamos nos aprofundar nele ao longo do ano.

Estamos só começando.

Família Real no Brasil

História – F8

Nas aulas de História as turmas de oitavo ano se aprofundaram nos estudos relacionados ao objetivo de aprendizagem: os impactos da vinda da família real no território e no cotidiano.

Esse aprofundamento se deu por meio de um seminário no qual, divididos em grupos, ficaram responsáveis pela produção de uma apresentação sobre uma das instituições criadas com a chegada da Família Real: Jardim Botânico, Banco do Brasil, Imprensa Régia, Teatro São João etc.

As apresentações atenderam a critérios como a data de fundação, o objetivo inicial da instituição e, caso ainda exista, se o objetivo inicial se mantém ou passou por alguma alteração. Se a instituição não existe mais, por qual motivo ela encerrou suas atividades?

Ao longo das apresentações do seminário, os estudantes tiveram a tarefa de registrar em seus cadernos as informações sobre todas as instituições apresentadas. Puderam assim reconhecer instituições e espaços que fazem parte do nosso dia a dia e do cotidiano da cidade, conhecendo sua origem e história.

When Someone Was Kind and Caring to Me

Inglês – F8

As turmas de F8 fizeram uma atividade em conjunto que foi muito rica em reflexões sobre cuidado e gentileza. Eles foram colocados em pares, um de cada turma, e se entrevistaram sobre  “A time when someone was kind and caring to me” e “A time when I was kind and caring to someone“, focando especialmente no ambiente da escola.

As conversas foram registradas, e ao final da atividade alguns depoimentos foram lidos para gerar um debate coletivo. A atividade também foi uma oportunidade de uso oral e escrito dos itens da língua sendo estudados. 

Como conclusão deste processo de sensibilização para o tema, que vem acontecendo desde fevereiro, as turmas produziram representações artísticas de gentileza e cuidado.

Visita ao “O Globo”

Português – F8

As F8 tiveram a oportunidade de fazer uma visita guiada à redação de um dos jornais mais lidos do Brasil: O Globo.

Na visita, conhecemos repórteres, editores, âncoras e outros profissionais ligados à preparação e escolha das publicações diárias de todo o país. Alguns de nossos alunos experimentaram um pouco da profissão de jornalista quando leram prompts de notícias como se estivessem apresentando um jornal televisivo.

Nós ainda entramos ao vivo na gravação das rádios Globo e CBN, e conversamos com apresentadores do programa matinal.

Esse passeio já virou uma tradição para as aulas de Português do oitavo ano. Ano que vem tem mais…

Visita ao Santa Marta

F8 – Projeto Bilioteca Comunitária

Após nossa conversa com o ativista comunitário Gilson, em nosso segundo encontro, visitamos a comunidade do Santa Marta para conhecermos um pouco mais da realidade onde a biblioteca está sendo montada.

Nessa visita conhecemos importantes locais da comunidade, como o campo de futebol (que está sendo reformado), o espaço Michael Jackson, a Associação de Moradores, e interagimos com moradores do local.

Finalmente chegamos ao Espaço Literário Santa Marta, projeto que iniciamos no ano passado em parceria com o Favela Scene.

Recebemos doações do Grupo Raiz, como cadeiras e mesas, portas, fogão e forno, e estamos aguardando a chegada de um computador e um projetor.

Nossa próxima etapa será organizar a biblioteca, catalogar os livros doados e ativar esse espaço que um dia era um sonho, e hoje é uma realidade.