Menos da Metade

F6 – Dança

A Quasar, companhia de dança goiana, estreou este ano o espetáculo Menos da Metade, que trata da destruição do bioma Cerrado e reflete sobre a urgência e a importância da preservação ambiental.

A companhia gentilmente nos cedeu o espetáculo na íntegra para usarmos em aula. Assistimos ao trabalho e conversamos sobre como esse espetáculo dialoga com o que a turma está pesquisando e estudando em Projeto, Ciências e Geografia.

Em seguida, nossos alunos leram sobre o Cerrado, pesquisaram sobre sua fauna, flora e os desafios e ameaças que a região vem sofrendo.

Em pequenos grupos criaram sequências coreográficas, e juntos estamos montando uma coreografia que será apresentada na Mostra de Artes.

Somos o Meio Ambiente

F6 – Dança

Frases de diferentes pensadores foram nosso ponto de partida para as discussões que abriram o processo de criação nas aulas de Dança. Todos eles, mesmo vivendo em épocas distintas da História, sinalizam ou sinalizaram sobre a importância de preservarmos o meio ambiente e nos reconhecermos como parte dele.

Krenak diz: “Fomos durante muito tempo embalados com a história de que somos a humanidade. […] fomos nos alienando desse organismo de que somos parte, a Terra, e passamos a pensar que ele é uma coisa e nós, outra: a Terra e a Humanidade. Eu não percebo onde tem alguma coisa que não seja natureza. Tudo é natureza. O cosmos é natureza.”

A partir das frases que lemos, nossos alunos escolheram imagens para trabalharem seus corpos, inserindo-os dentro de paisagens, animais, desastres ambientais etc., buscando chamar atenção para o macro tema de pesquisa deles: Nosso lugar na Terra – o que precisamos preservar?

O resultado desse trabalho será compartilhado com toda a comunidade na Mostra de Artes.

Bate-Papo com Tiago Correia

Português – F7

As turmas de F7 tiveram a oportunidade de conversar com o escritor baiano Tiago Correia, autor do livro de poesias Cuidado com quem te ama, lido pela série neste primeiro trimestre.

Tiago contou um pouco da sua trajetória como escritor, bem como da sua relação com a poesia, encantando a todos com o seu depoimento.

Os estudantes, curiosos, fizeram muitas perguntas e comentários sobre suas emoções ao ler o livro.

Agradecemos a disponibilidade do poeta, que alegrou a nossa manhã com sua simpatia e afetividade.

Quanto Custa Uma Casa?

Matemática – F7

Nosso projeto anual de matemática financeira “Quanto custa uma casa?” ganhou um novo capítulo na semana passada.

Divididos em grupos, nossos estudantes participaram de uma divertida gincana, na qual debatemos sobre as diferentes classes sociais no Brasil, conversamos sobre o que é uma cesta básica, imposto de renda, etc. Todas essas ideias vieram em forma de problemas matemáticos que precisavam resolver.

No final da gincana, cada estudante levou para a casa uma tabela para pesquisar sobre os diferentes custos, fixos e variáveis, relacionados à manutenção de uma casa.

Foi uma etapa importante para o próximo desafio do projeto, que será o levantamento de custos para o aluguel e sustento de uma moradia.

Algumas surpresas ainda estão por vir, mas não serão reveladas agora…

Aguardem.

 

Projetos de Pesquisa

Projeto F6, F7, F8, F9

Em maio, todas as turmas do Fundamental deram os primeiros passos no projeto de pesquisa integrada de Ciências e Humanidades, que ainda terá muitas etapas e culminará na Feira Moderna.

Neste momento os alunos já elaboraram um plano de estudo, ou um projeto de trabalho, onde definem a “questão principal” de sua pesquisa, seus objetivos, justificativa e hipóteses iniciais.

Em seguida, orientados pelas professoras de Ciências, Geografia e História, os estudantes estão semanalmente conhecendo, de forma cada vez mais aprofundada, o tema de pesquisa de sua escolha.

Assim, a cada semana realizam uma atividade coletivamente e uma individual, que deve ser feita em sala com base nos materiais de referência anexados .

É um momento privilegiado para  ampliar seu campo de conhecimento, associando conteúdos disciplinares à realidade e aprofundando os saberes das áreas escolhidas com autonomia.

OBMEP: Foi Dada a Largada

Matemática F6, F7, F8, F9

Foi dada a largada para a OBMEP 2024. Nesta semana iniciamos as nossas aulas preparatórias para a 1ª fase das Olimpíadas, marcada para o dia 4 de junho.

Nossos atletas matemáticos receberam provas antigas da OBMEP e estão sendo preparados pelos professores Pamela e André.

No ano passado a escola obteve diferentes medalhas, entre elas uma de ouro na categoria nacional.

A animação está grande para o evento que se aproxima, e o clima é de estudo e colaboração.

Body Painting e Yves Klein

F8 – Artes

Nas últimas semanas, os oitavos anos estão conhecendo o Body Painting, uma forma de expressão artística contemporânea que, nesta sequência didática, está estimulando nossos alunos a pensarem de forma criativa sobre o próprio corpo e sua relação com a arte.

Iniciamos a pesquisa explorando o trabalho de um artista considerado precursor de grande parte do que viria nas décadas seguintes: Yves Klein, conhecido por criar seu próprio tom de azul – um azul profundo e intenso que o artista via como uma metáfora para o infinito e a imaterialidade.

Com esse azul, Klein desenvolveu em 1960 a série “Antropometria do Azul”, em que usa modelos mergulhadas na tinta como “pincéis vivos” para criar suas obras, durante performances públicas. Em seguida, nossos estudantes começaram a discutir a conexão entre arte e corpo, o papel do corpo na arte e a relação com o próprio corpo.

Nas próximas aulas, eles vão realizar suas próprias impressões corporais. Será uma experiência para que se expressem de uma maneira única, pessoal, e que explorarem novas possibilidades artísticas e corporais.

Light Recicla

Matemática F8

Sendo nosso projeto institucional “Entre nós, cuidado”, desafiamos nossos estudantes a organizarem a escola para a coleta seletiva em 2024.

Começamos o ano debatendo a questão do cuidado com o Meio Ambiente, e cada estudante desenhou um infográfico com a sua “pegada ecológica”, mapeando o impacto que cada um deixa enquanto consumidor.

Essa semana recebemos na escola representantes do projeto Light Recicla para conversar com as nossas turmas. Eles serão nosso parceiro para a realização desse passo importante em nossa organização institucional.

Nos aprofundamos na questão do lixo, e do descarte , e começamos a entender como funciona o processo de separação e reciclagem.

Ao longo do ano, voltaremos a debater sobre as implicações deste projeto, e nos organizaremos para colocar em prática esse ambicioso e necessário projeto.

Design e Artes Visuais

F8 e F9 – Projeto Teia EF2

A professora de Artes Visuais, Lívia Abreu, convocou os estudantes para um desafio cheio de afeto: escolher uma empresa e, juntos, pensar, planejar e criar uma logomarca.

Com a metodologia de projetos em mente, todos se lançaram de corpo e alma na tarefa. Foi uma imersão no mundo do design e das artes visuais, com cada passo repleto de descobertas e aprendizados compartilhados com carinho. Um breve exercício do que está sendo trabalhado no currículo eletivo do Ensino Médio Sá Pereira.

Um Dia de Laboratório de Química

F8 e F9 – Projeto Teia EF2

O professor de Química, Guilherme Coelho, propôs aos estudantes do projeto Teia EF2 um experimento instigante sobre as diferentes etapas do tratamento de água.

Foi um convite para mergulharem nas aulas de Química do ensino médio de uma maneira especial. No laboratório, a aprendizagem aconteceu de forma prática e cheia de significado, criando memórias preciosas para todos.

Corpo e Palhaçaria

F8 e F9 – Projeto Teia EF2

O professor Felipe proporcionou uma experiência verdadeiramente especial para os estudantes do Projeto Teia: a oficina “A menor máscara do mundo – explorando o universo da palhaçaria”.

Mais do que uma atividade de curta duração, foi um convite para uma jornada de autoconhecimento, na qual cada estudante pôde mergulhar fundo na figura do palhaço para explorar gestos e sentimentos. Um momento mágico de risos, descobertas e conexões genuínas.

Oficina de Dança

F8 e F9 – Projeto Teia EF2

Tivemos uma oficina de Dança que trouxe consigo uma fusão encantadora da física com o movimento corporal. Uma jornada de aprendizado guiada com amor pela professora de dança, Roberta, e pelo professor de Física, Rodrigo. Juntos, eles mostraram como a dança pode ser muito mais do que passos e coreografias: é também uma expressão bela e cheia de ciência!

Arte, Democracia e Utopia

F9 – Artes

Estamos explorando as possibilidades da arte como forma de ver o mundo de forma crítica e de pensar utopias.

Iniciamos nossa conversa com uma visita virtual à exposição “Arte, Democracia e Utopia – Quem não luta está morto”, que aconteceu no MAR em 2018. Analisamos algumas obras da exposição que provocam reflexão e inspiram mudança e mergulhamos fundo na essência da utopia, discutindo como ideais de justiça e inclusão são retratados na arte.

Para exercitar o entendimento de que a arte vai além das telas e dos pincéis – ela é uma ferramenta poderosa para inspirar, questionar e transformar o mundo ao nosso redor – as turmas foram divididas em grupos e desafiadas a discutir ideias utópicas relacionadas ao cuidado, seja consigo mesmo, com a comunidade ou com o meio ambiente, e como essas ideias poderiam ser retratadas de forma artística.

Nas próximas aulas, os grupos darão forma aos seus projetos.

Um Dia no Quilombo!

F9 – Vivências

Uma experiência enriquecedora no Quilombo Cafundá Astrogilda

Junto com o experiente guia Sandro, embarcamos em uma jornada inesquecível pela exuberante Mata Atlântica. Através de trilhas imersivas, exploramos a rica história fundiária do Rio de Janeiro, desvendando a formação de microterritórios urbanos e a relevância dos estudos sobre história e cultura afro-brasileira.

Mergulhando na natureza e desvendando seus segredos

No Parque Estadual da Pedra Branca, testemunhamos a grandiosidade da figueira, uma árvore centenária que resistiu bravamente a três ciclos de desmatamento. Sandro nos guiou por entre a flora nativa, revelando a importância da preservação ambiental e a resiliência do nosso ecossistema.

Aprendendo com os saberes locais

A oficina ministrada por Nina, filha de Sandro, encantou a todos com seu conhecimento sobre as cobras brasileiras. Sua paixão e domínio do tema despertaram grande interesse nos alunos, reforçando a importância de valorizar os saberes locais.

Desvendando os usos medicinais da Mata Atlântica

Caminhando pela mata, aprendemos sobre as diversas espécies de plantas e seus usos medicinais pelas comunidades tradicionais. Uma verdadeira aula de botânica ao ar livre, conectando-nos com a riqueza da biodiversidade e a sabedoria ancestral.

Construindo com barro e conectando-se com a sustentabilidade

Em uma oficina prática, mergulhamos na técnica tradicional da construção com pau a pique, utilizando o barro como material de construção. Uma experiência enriquecedora que nos conectou com a sustentabilidade e a simplicidade das técnicas tradicionais.

Momentos de confraternização e hospitalidade

Um refrescante banho de cachoeira e refeições deliciosas preparadas no próprio quilombo coroaram nossa visita. Momentos de confraternização, onde degustamos a culinária local e nos conectamos com a generosa hospitalidade da comunidade.

Uma imersão cultural e ambiental inesquecível

Mais do que um trabalho de campo, a visita ao Quilombo Cafundá Astrogilda foi uma imersão profunda na cultura e na natureza. Uma experiência transformadora que certamente deixou marcas positivas em todos os participantes.

Gratidão profunda aos guias e à comunidade

Nossa imensa gratidão aos guias e a toda comunidade do quilombo por nos receberem de braços abertos e compartilharem conosco seu conhecimento, sua cultura e sua calorosa hospitalidade. Uma experiência que nos inspirou e nos ensinou a valorizar a riqueza da história afrobrasileira, a importância da preservação ambiental e a beleza da simplicidade da vida em comunidade.

Nazifascismo

F9 – História

Estamos percorrendo uma sequência didática sobre nazifascismo. As turmas estão trabalhando “os fascismos” a partir de perguntas estruturantes: O que caracteriza o fascismo? Quais são suas causas? Seria possível o ressurgimento do fascismo nos dias de hoje?

A partir dessas perguntas, estudamos a ascensão do nazismo na Alemanha e suas consequências para aquele país e para o mundo.

Os alunos estão lendo a obra em HQ Maus: A história de um sobrevivente, de Art Spiegelman. Em breve, faremos uma discussão coletiva sobre o livro.

Trabalhando com IA

F9 – Inglês

As turmas tiveram a oportunidade de conversar com PH sobre sua experiência com criação de fanzines e a geração de imagens utilizando IA.

No encontro, discutimos como dar comandos às ferramentas, explorando detalhes e estilos, e refletimos sobre questões de direitos autorais e o impacto de termos arte sendo criada não mais por pessoas.

Em seguida, começamos a trabalhar com poesia, em um projeto interdisciplinar com Língua Portuguesa. Discutimos seus diferentes tipos e nos debruçamos mais sobre os versos livres, incentivando os alunos a entenderem que criar poesia é para todos. Usando como inspiração o poema To the body, de Rudy Francisco, os alunos escreveram um poema para seus próprios corpos. Compartilharam suas produções com os colegas lendo em voz alta, e puderam compreender questões de ritmo e seu reflexo na pontuação.

Com esse projeto, pretendemos incentivar o interesse por esse gênero textual na língua inglesa, e utilizá-lo para compartilhar sentimentos em relação ao projeto institucional “Entre nós, cuidado”.