Na última aula de Matemática antes do recesso, as F6 jogaram Kahoot, um jogo muito dinâmico de perguntas e respostas. Divididos em duplas, se divertiram respondendo perguntas sobre os assuntos trabalhados neste primeiro semestre: divisão, potência, raiz quadrada, múltiplos, divisores e muita lógica. Foi uma forma muito animada de fazer uma revisão bem bacana.
Nas aulas de Artes Visuais, os estudantes de todo o fundamental II iniciaram o segundo semestre com muito trabalho: estão desenvolvendo um jogo sobre a história das artes visuais.
Essa atividade começou com um desafio: desenvolver uma linha do tempo que resumisse os principais movimentos artísticos, transformando-a em um jogo de tabuleiro interativo.
Cada ano ficou responsável por um período histórico e pelos movimentos artísticos que ocorreram naquele tempo. As turmas foram, então, divididas em grupos menores e cada grupo recebeu a tarefa de pesquisar a fundo um movimento artístico.
Com o auxílio dos Chromebooks, os alunos investigaram quando e onde cada movimento ocorreu, qual era o contexto histórico da época e quais eram as suas principais características estilísticas.
Depois de compreender o movimento artístico, cada grupo escolheu um artista representativo daquele período e uma obra específica para fazer uma releitura.
Nas próximas aulas, os alunos vão consolidar as pesquisas e começar a produção de suas próprias interpretações artísticas. Em seguida, vão organizar todas as informações coletadas e imagens para montar as cartas do jogo. Cada carta trará dados essenciais sobre os movimentos artísticos e as releituras feitas pelos estudantes, formando a base do nosso jogo de tabuleiro.
Por fim, com o jogo pronto, os alunos terão a oportunidade de testar suas criações, jogando e aprofundando0 seu entendimento sobre a história da arte. Além de criar um recurso didático único, estão experimentando uma forma de aprendizado dinâmica e colaborativa, que valoriza tanto o processo quanto o resultado.
No retorno das aulas de Dança, convidamos nossos alunos a cuidar do corpo com exercícios de alongamento e mobilidade.
Nas F6, fizemos também uma autoavaliação do semestre, buscando refletir sobre as mudanças nas aulas de Dança e o processo de criação para a Mostra de Artes.
Nas F7 e F8 fizemos alguns exercícios básicos da ginástica artística, como estrelas, saltos e exercícios de equilíbrio.
Às F9 pedimos que escrevessem uma cena para a Festa de Encerramento em cima de uma das temáticas que eles nos trouxeram: a própria adolescência.
Nas próximas semanas, estudaremos o conceito de composição coreográfica, tendo diferentes coreógrafos como referência.
Na volta às aula de Teatro, os alunos foram convidados a experimentar o improviso teatral através de jogos de Viola Spolin, Augusto Boal e J.P Rangaert.
Com essa dinâmica, puderam trabalhar a atenção, concentração, escuta e pensamento coletivo. O momento propiciou a retomada das atividades artísticas e fortaleceu os laços entre os estudantes, tornando o reencontro uma experiência enriquecedora e prazerosa para todos.
Dando continuidade ao trabalho de projeto nas aulas de Matemática Financeira, as F7 foram ao mercado fazer uma pesquisa de preços. Cada grupo do projeto foi a um mercado diferente: Farinha Pura, Zona Sul, Pão de Açúcar, Prezunic, Campeão e Mundial. Com eles, levaram uma lista de produtos que compõem a cesta básica e outra com produtos de seus interesses.
A intenção é unirmos todas essas informações para comparar preços, calcular o valor de uma cesta básica e colocar os dados em nossa futura planilha de aluguel de uma casa.
Foi muito divertido sair da sala de aula!
As turmas de sétimo ano começaram o segundo trimestre em Ciências abordando o tema Antropoceno. Buscaram compreender este conceito a partir de diferentes fontes, como análises de texto e vídeos, e o relacionaram com aulas de outras disciplinas, como Geografia e História.
Desta forma, os alunos passaram a reconhecer a definição, o debate acerca da validade do tema, as evidências de que estamos em um novo período geológico marcado pela ação humana, as possíveis consequências por vir e a necessidade de uma ação urgente em prol da busca por equilíbrio e justiça ambiental.
De onde vem a comida que compramos na feira ou no supermercado? Quem plantou? Como plantou?
Quando chegamos às despensas de nossas casas ou abrimos nossas geladeiras, poucas vezes fazemos essas perguntas. O fato é que existe um longo caminho até que a comida chegue às nossas mesas.
Em nossa visita ao Sítio do Café, conhecemos um pouco do início desse processo com uma aula de campo especial. O Sítio do Café faz parte de uma associação de produtores rurais orgânicos em Guapimirim.
Na ocasião, visitamos a agrofloresta, colhemos café, experimentamos palmito e cacau extraídos da plantação e entrevistamos nosso anfitrião Alejandro, a 4ª geração de uma família de agricultores da região.
Ainda desfrutamos de deliciosos café da manhã e almoço preparados com muito carinho pelos moradores locais, e plantamos diferentes mudas.
Um tópico muito importante foi apresentado de maneira pouco tradicional: produtos notáveis. A apresentação foi feita a partir da geometria, o que possibilita uma visão associada desse conteúdo com o restante da Matemática. Em grupos, os alunos puderam vivenciar, revisitando o cálculo de áreas, maneiras alternativas de calculá-las e entendendo por que, nesse tópico, nem sempre o que parece é o certo.
Começando os trabalhos neste segundo semestre, as aulas de Música se voltaram a um debate recorrente: o que é música? E pra que serve?
Perguntas que foram respondidas de várias formas e ajudaram a aprofundar o entendimento desta linguagem artística que manipula e organiza sons no tempo. E o tempo é uma das chaves para entendê-la.
Em seguida, ouvimos três canções que apresentam definições do Tempo. “Oração ao Tempo”, de Caetano Veloso, “Tempo Perdido”, de Renato Russo, e “Tempos Modernos”, de Lulu Santos e Nelson Mota, abordam o Tempo na mitologia, na música, na poesia, na vida, na morte, no clima, na adolescência, no passado, presente ou futuro.
Na música, sua articulação vem enquanto duração, andamento, pulsação, compasso e ritmo. Conteúdo a ser explorado na sequência das aulas, servindo de material introdutório para o espetáculo de final de ano da escola.