Matemática – F6, F7, F8 e F9
Na última quarta-feira, dia 25/09, nossos estudantes medalhistas da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP 2023) receberam as suas medalhas em cerimônia realizada na Cidade das Artes.
A OBMEP tem conquistado espaço no calendário da Sá Pereira, e para além das medalhas conquistadas a olimpíada tem mobilizado nossos alunos na descoberta da matemática.
Estamos orgulhosos dos resultados e da participação de todos no evento.
Medalhistas:
Tito Pinheiro Boni – Medalhas de ouro nacional e regional
Francisco Ferraz Pamplona – Medalha de prata regional e medalha de bronze nacional
Miguel Monteiro de Aquino – Medalha de bronze regional
Nas aulas de Dança das F6, lemos o texto “Suspender o Céu e Esperançar a Terra”, escrito pela Equipe de Artes, com a colaboração dos nonos anos e que será a peça da nossa Festa de Encerramento.
Durante a leitura, nossos alunos entenderam que no Fundamental II a narrativa teatral escolhida é uma narrativa contemporânea, que busca refletir sobre muitos assuntos, e é costurada por músicas e coreografias, além das cenas teatrais.
Em seguida, conversamos sobre a temática da coreografia que eles irão dançar, o significado e a importância dessa composição dentro do texto.
Em pequenos grupos, eles leram uma lenda Apache, que será nosso guia para a criação coreográfica, grifaram as palavras importantes no texto e começaram a rascunhar ideias para nossa composição coreográfica.
Nesta semana começamos a montar nosso trabalho, usando as ideias que os alunos trouxeram, fazendo-os coautores desse processo de criação.
No último mês, os alunos do 6º ano estão cruzando a linha entre o Simple Present e o Present Continuous, aplicando esses tempos verbais nas suas próprias realidades para descrever suas práticas, rotinas e hábitos, e produzindo tutoriais sobre o que gostam e o que sabem fazer e como seus hábitos auxiliam na melhora do corpo e da mente — de acordo com o novo tema do terceito trimestre: “Me, myself and I: como cuidar melhor de mim?”.
Durante as discussões sobre temas atuais, como política, gênero e diversidade, os alunos tiveram a oportunidade de usar as novas estruturas gramaticais para argumentar e expressar opiniões de modo formal e informal. Além disso, criaram tutoriais sobre temas de interesse pessoal, utilizando o Present Continuous para descrever ações em andamento e o Simple Present para explicar procedimentos. Essa atividade destacou suas habilidades em ensinar e explicar conceitos de maneira clara.
Os alunos demonstraram uma compreensão sólida das estruturas gramaticais e habilidades notáveis ao produzir tutoriais, vivenciando uma experiência de aprendizado enriquecedora e envolvente.
Nas aulas de Dança das F7, lemos o texto “Suspender o Céu e Esperançar a Terra”, escrito pela Equipe de Artes com a colaboração dos nonos anos, que será a peça da nossa Festa de Encerramento.
Após a leitura, conversamos sobre o que a coreografia do sétimo ano representa na peça e o que queremos passar para o público. Em pequenos grupos, levantamos algumas sugestões e juntos começamos a criar nossa composição coreográfica, tendo os alunos como coautores de todo o processo.
Durante as aulas de Teatro, as F7 tiveram a oportunidade de explorar o universo da improvisação por meio da metodologia da aula invertida.
Divididos em duplas e trios, pesquisaram sobre o Teatro de Improvisação e sua influência em grupos como Os Barbixas, Whose Line Is It Anyway e Zé-Zenas Emprovisadas.
Nas próximas aulas, cada grupo escolherá dois jogos para propor e jogar com a turma. Essa dinâmica favorecerá a experiência da aula invertida, na qual, após a pesquisa prévia, os papéis serão invertidos: os alunos assumirão o lugar do professor, ficando responsáveis por conduzir a aula.
Isso permitirá que tanto o professor quanto os alunos investiguem juntos o tema proposto, reforçando a ideia de que o Teatro é uma prática coletiva, onde professores e alunos aprendem e criam juntos.
No último mês, os alunos do 7º ano realizaram atividades focadas na revisão do Simple Past dentro de contextos relevantes e atuais. As abordagens adotadas visaram não apenas a consolidação das estruturas gramaticais, mas também a promoção de debates e discussões sobre temas sociais contemporâneos, como política, gênero e diversidade.
Durante o período, os alunos foram expostos a uma variedade de exercícios destinados a melhorar sua capacidade de expressar e defender opiniões de maneira formal e informal. As atividades incluíram a aprendizagem e prática das expressões usadas para concordar, discordar, enumerar opiniões e argumentar, tanto em contextos formais quanto informais.
Um dos destaques do mês foi a realização de um Mock Court (tribunal simulado), no qual os alunos desempenharam funções jurídicas e participaram de dramatizações que simularam situações de tribunal. Esta atividade envolveu não apenas a atuação e a caracterização dos papéis, mas também a simulação de um júri no ambiente escolar. O exercício foi fundamental para a prática do speaking em contextos que refletem a realidade, permitindo aos alunos aplicar as expressões aprendidas de maneira prática e interativa.
Os alunos demonstraram grande entusiasmo e envolvimento com as atividades propostas. A combinação de revisão gramatical com debates e simulações reais foi amplamente apreciada, proporcionando uma experiência de aprendizado dinâmica e enriquecedora. A participação ativa e o feedback positivo dos alunos reforçam o sucesso das abordagens adotadas e a eficácia dos métodos empregados para a aprendizagem do Simple Past e das habilidades de argumentação.
F9 – Música
A sensibilização que iniciou a montagem do espetáculo de encerramento do ano de 2024 se deu, nas aulas de Música, a partir das canções que integram a peça. “Tempos Modernos”, de Lulu Santos e Nelson Motta, “Preciso me Encontrar”, de Candeia (sugerida pela Nina da F9B), e o rap “Motoboy”, de Manu Chao, foram muito bem recebidas pelas turmas de nono ano.
Nossos alunos compreenderam o contexto cênico e sugeriram alterações e estilos de arranjo musical, ajudando na construção da obra. Com o início dos ensaios, buscamos encontrar as tonalidades ideais para esses dois grupos, que atravessam período de mudanças de timbre, tessitura e estrutura do aparelho fonador.
A revisão de alguns conteúdos e a apresentação de outros novos foram necessárias para que a divisão de tarefas musicais nos arranjos evolua para um processo autônomo de estudo individual. Montar acordes nos instrumentos de teclas e cordas, perceber forma, melodia, afinação, memorizar letras e compreender (com o corpo) os ritmos presentes no arranjo são os desafios deste momento.
Com conteúdos e materiais adicionais postados no “Classroom” de Música, somados à dedicação individual de cada um, as aulas vão entrar em um cotidiano de ensaios e burilamento das canções.
Estudem!