Viva 2024! Welcome 2025! 

Inglês – F6 e F7

Com o término dos conteúdos de Inglês das turmas de sexto e sétimo anos, chegamos a um momento de reflexão sobre todo o trabalho desenvolvido ao longo de 2024. Foi uma jornada de aprendizado intensa e muito produtiva, com destaque para os projetos da Feira Moderna, que refletiram o uso dos letramentos tecnológicos, bem como da própria tecnologia, para a aplicação de conhecimentos por parte dos alunos. Mentores de seu aprendizado, criaram tutoriais e vídeos ensinando sobre cuidado — nosso tema principal do projeto anual em Inglês. Os alunos demonstraram grande domínio da segunda língua, interesse e engajamento, buscando informações e dedicando-se ao máximo para executar projetos de excelente qualidade.

É importante ressaltar que esse resultado foi possível graças à parceria e ao engajamento de todos os envolvidos — grande eixo para o alcance dos objetivos. A dedicação de cada aluno foi visível, e os projetos estiveram realmente incríveis! E hoje, mais do que nunca gostaríamos de agradecer aos que estão longe do front, por trás das câmeras, no acompanhamento, na correção, na revisão, na impressão, na organização dos materiais, na emergência, no atendimento, na limpeza, no cuidado discreto, atencioso, que está sempre ali, tão valioso para que tudo suceda de maneira fluida e positiva ao longo do dia, da semana, do mês, do ano.

Um “obrigada” enorme em forma de abraço cheio de carinho e cuidado a todos vocês!

Agora, com as avaliações realizadas, o próximo passo é refletir sobre como e onde podemos melhorar, analisar os resultados para aprendermos com eles e seguir em frente rumo a 2025. Um novo ano!

Viva 2024! Welcome 2025!

Canoa Havaiana na Baía de Guanabara

F6 – Ciências e Geografia

Na última semana de aula, realizamos uma atividade especial com a turma da F6: uma remada na Baía de Guanabara.

O objetivo foi proporcionar uma conexão mais profunda com a natureza da nossa cidade, além de explorar aspectos da geografia local e refletir sobre os desafios ambientais que enfrentamos atualmente.

A prática da canoa havaiana também trouxe uma lição importante: a necessidade de sincronia e trabalho em equipe, pois quanto mais o grupo rema junto, mais rápido o barco avança.

Foi uma manhã educativa, divertida e inspiradora, perfeita para encerrar o ano letivo.

 

Sapiens – O Nascimento da Humanidade

F8 – Ciências

Com base na leitura dos quadrinhos Sapiens – O Nascimento da Humanidade, com base no livro de Yuval Noah Harari, que retrata o processo de “evolução” da nossa espécie até o topo da cadeia alimentar, os estudantes das F8 realizaram produções livres inspiradas nos capítulos do livro.

Esse trabalho nos levou a refletir sobre o papel que nossa espécie tem desempenhado no mundo, passando de um mamífero indefeso a um “tirano” em escala global.

A trajetória evolutiva da humanidade na Terra desperta importantes questionamentos sobre nosso posicionamento no planeta e a necessidade de sermos mais responsáveis na condução de nossas ações.

Formação Google e Canva

F6

Na última semana de aula, as turmas da F6 receberam a visita do educador Doug Alvoroçado, que conduziu uma formação sobre ferramentas do Google e o programa Canva. Essa atividade foi realizada em parceria com a “Inicie”.

O objetivo do encontro foi apresentar novos recursos, esclarecer dúvidas e incentivar o uso mais eficiente das ferramentas disponíveis.

Acreditamos que esse tipo de formação é fundamental para que os trabalhos acadêmicos que envolvem tecnologia sejam desenvolvidos de maneira mais fluida e eficaz.

Estudantes da Alegria

F6, F7, F8 e F9

Os “Estudantes da Alegria” surgiram no início deste ano, inspirados pelo tema institucional sobre o “cuidado”.

Formado por um grupo de estudantes voluntários, o projeto reuniu participantes ao longo do ano para escrever, ensaiar e apresentar números de palhaçaria em diferentes ocasiões.

Desta vez, o grupo se apresentou na Festa de Natal do Hospital Maternidade Herculano Pinheiro, em Madureira, encantando um público composto por diversas famílias atendidas no local.

Conduzidos pelo palhaço Loui (o professor Felipe, de Educação Física), vivemos uma manhã especial, repleta de afeto e cuidado.

Para Construir Novos Futuros Juntos!

F9

O ano de 2024 foi um período de amadurecimento, construção de saberes e finalização de mais uma etapa da escolarização básica para os estudantes do nono ano do ensino fundamental. Combinando momentos de aprofundamento acadêmico, expressão artística e vivências coletivas, consolidamos um ano repleto de aprendizagens e experiências significativas.

A Relação entre Estudantes e Professores

A parceria entre estudantes e professores foi um dos pilares do nosso processo de aprendizado. Por meio de um diálogo aberto e respeitoso, construímos juntos um espaço de troca e criação coletiva. Professores incentivaram a autonomia dos estudantes e ofereceram suporte, provocando-os a criar estratégias de estudo e pesquisa nas diferentes disciplinas.

Atividades Externas e Projeto Teia

As atividades externas desempenharam um papel essencial no enriquecimento da formação acadêmica e cidadã dos estudantes. Visitas a museus, instituições culturais e projetos sociais ampliaram as referências culturais e proporcionaram momentos de reflexão sobre temas contemporâneos. A vivência intercultural na comunidade quilombola Cafundá Astrogilda foi um capítulo especial desta trajetória.

As oficinas de 100 minutos do Projeto Teia trouxeram desafios instigantes, abriram caminhos para a experimentação e a invenção e ajudaram a despertar novos interesses. Essas experiências estimularam o protagonismo estudantil e conectaram os estudantes ao prazer da descoberta. Foi uma oportunidade ímpar para conhecer temáticas como urbanismo e direito à cidade, a prática do educador ambiental, a criação de animações para o cinema, o entendimento sobre diplomacia e história, entre outras.

Celebrações e Presença da Comunidade Escolar

A comunidade escolar teve participação ativa na celebração das conquistas ao longo do ano. Eventos pedagógicos como a Feira Moderna, a Festa Junina e a Mostra de Artes permitiram que estudantes, professores e familiares compartilhassem os frutos do trabalho coletivo realizado. Esses encontros reforçaram o sentimento de pertencimento e a valorização do conhecimento produzido coletivamente.

Sensibilidade e Humanização por meio das Linguagens Artísticas

As linguagens artísticas, parte obrigatória do currículo, ofereceram aos estudantes ferramentas para explorar e expressar suas emoções e percepções. No último ano do ensino fundamental II, eles puderam reafirmar seus olhares humanizados e críticos para pensar sobre os desdobramentos do projeto institucional.

Finalização de Processos Acadêmicos e Metodologias de Pesquisa

O nono ano marcou a conclusão de processos de trabalho em Ciências e Humanidades, bem como do currículo de procedimentos de pesquisa. Esses momentos foram fundamentais para consolidar habilidades analíticas, metodológicas e argumentativas, preparando os estudantes para os desafios do ensino médio e da vida acadêmica.

Convivência e Apoio da Equipe Pedagógica

O cotidiano escolar foi um convite à convivência e ao aprendizado conjunto. Os estudantes vivenciaram situações que exigiram diálogo, empatia e resiliência, sempre acompanhados pelo apoio atento da equipe pedagógica. Esse suporte permitiu que os desafios se transformassem em oportunidades de crescimento pessoal e coletivo.

Uma Mensagem para 2025

Com entusiasmo pelas conquistas de 2024, seguimos para 2025 com esperança e muitos desejos. Com a continuidade de boa parte dos estudantes no ensino médio, será possível construir novos futuros em parceria com as famílias e estudantes, visando ampliar as leituras de mundo de forma crítica e criativa, bem como criar todas as condições para os nossos jovens trilharem o caminho do ensino médio com consciência e segurança para a tomada de decisões ao fim da escolarização básica. Que o novo ano traga novas oportunidades de aprendizado, parcerias enriquecedoras e momentos que continuem a transformar nossas vidas. E que possamos acolher da melhor forma possível nossas grandes novidades: os 25 bolsistas sociais que integrarão as turmas de primeiro ano do ensino médio em 2025.

Suspender o Céu e Esperançar a Terra

F6 a F9 – Festa de Encerramento

“O espetáculo de hoje é uma construção coletiva, gostaria que todos pudessem apreciar o programa para saber de que modo cada um é autor de todo esse trabalho.

Estar numa escola em que a investigação científica, o olhar crítico, os direitos humanos e a arte são pressupostos do trabalho pedagógico é proporcionar essas experiências para todos, mas especialmente para esses jovens. Espero que esse espetáculo chegue a vocês como grito sensível, forte e delicado de humanidade. Desejo que todos saiam transformados.

E não se esqueçam, não estamos como artistas, mas como estudantes adolescentes que viveram um longo processo de criação, de pesquisa para fechar o projeto ‘Entre nós, cuidado’!

E já que cuidar é atentar-se ao outro, estejam atentos, inteiros.”

Foi assim que abrimos nossa festa de encerramento, com a fala da nossa diretora pedagógica, Jade Moura.

Esperamos que todos tenham saído sensibilizados e refletindo sobre tudo que foi dito, cantado e dançado.

Este é o link onde está o programa de nossa festa, para que guardem com carinho. Em breve enviaremos o vídeo da festa.

Estamos muito felizes e orgulhosos não só do resultado apresentado no encerramento, mas do processo que cada um de nós viveu ao longo deste ano de 2024.

Que as discussões do projeto “Entre nós, cuidado” permeiem e deem frutos ao longo de nossas vidas.

Obrigada pela parceria.

Ano que vem tem mais!

Festa de Encerramento

F6 a F9