No sábado retrasado, dia 14/06, realizamos nossa Mostra de Artes, na qual os segmentos do Fundamental I e II compartilharam os projetos de pesquisa desenvolvidos ao longo do semestre, por meio das linguagens artísticas.
As produções de Artes Visuais ocuparam os quatro andares da escola, utilizando técnicas diversas. Essa ocupação artística provocou conexões entre turmas, abriu diálogos entre segmentos e possibilitou trocas significativas entre alunos, professores e equipe pedagógica, ampliando a compreensão dos processos de pesquisa vividos em cada série.
Esperamos que esse mesmo movimento de descobertas e afeto tenha alcançado também as famílias que estiveram conosco durante a visita à exposição, fortalecendo os vínculos entre escola, arte e comunidade.
Paralelamente, o nosso teatro foi palco de múltiplas expressões: das 8h às 19h, as apresentações de música, teatro e dança trouxeram diversas formas de encenação e práticas de conjunto.
Momentos como esse reafirmam nosso compromisso com uma pedagogia que valoriza os projetos de pesquisa e a arte-educação como caminhos potentes para a formação de sujeitos críticos, sensíveis, criativos e capazes de intervir no mundo com responsabilidade, imaginação e afeto. Seguimos acreditando que educar é, antes de tudo, construir sentidos coletivos e oportunidades de expressão genuína.
No link abaixo, algumas fotos da nossa Mostra.
https://drive.google.com/drive/folders/1-V52PL8sovp9PfEKtP1dlPEgRW46NbfP
Durante sua visita, o artista conduziu uma oficina especial de escultura em argila, proporcionando às famílias inscritas a oportunidade de vivenciar, na prática, a criação de rostos esculpidos.
A atividade foi um momento de grande aprendizado, troca de experiências e aproximação entre a arte e a comunidade escolar.
Agradecemos ao artista Israel Kislansky por sua generosa contribuição, assim como a todas as famílias que participaram ativamente desta vivência tão enriquecedora.
Seguimos fortalecendo nosso compromisso com a valorização das expressões artísticas e com a construção de espaços de encontro e aprendizado.
Ao longo do semestre, os alunos do sétimo ano realizaram uma visita especial à exposição Geometria Inquieta, de Ascânio MMM. O próprio artista nos recebeu na Casa Roberto Marinho e compartilhou um pouco de sua trajetória, marcada pelo diálogo entre arte e matemática.
Inspirados por esse encontro, os alunos criaram oito obras autorais, resultado das reflexões e experiências vividas na exposição. Eles se dedicaram ao processo: foram até a oficina, cortaram madeiras, experimentaram composições e construíram seus próprios quadros.
No último sábado, durante nossa Mostra de Artes, esses trabalhos foram expostos com muito orgulho. Para nossa alegria, Ascânio visitou a Mostra e pôde ver de perto as produções dos alunos, fechando esse ciclo de forma muito especial.
Agradecemos imensamente ao artista por sua generosidade, disponibilidade e pelo conhecimento compartilhado com nossos estudantes. Foi uma experiência inesquecível!
A F6B foi a uma saída de campo de Ciências e Humanidades, um trabalho integrado e ativo. Em um primeiro momento tiveram a experiência de ouvir a história da Floresta da Tijuca com os olhos vendados, estimulando outros sentidos e compreendendo que a ocupação desse território já passou por várias fases e que a falta da floresta levou à falta d’água na cidade. Em um segundo momento fizemos uma trilha guiada, na qual os jovens compreenderam com observação in loco a formação do solo e a importância da mata ciliar. Entre uma prática e outra, tiveram um tempo de lanche e recreio ao ar livre, com momentos de contemplação e encontro com a natureza.
Semana que vem é a vez da F6A.
As F6 realizaram um trabalho interdisciplinar envolvendo Ciências e Língua Portuguesa. Nas aulas de Ciências, criaram personagens cósmicos com base nos estudos sobre o universo e seus elementos. Em seguida, nas aulas de Língua Portuguesa, aprofundaram o conhecimento sobre o gênero história em quadrinhos e, a partir disso, produziram suas próprias HQs, tendo como protagonistas os personagens criados anteriormente.
Esse trabalho poderá ser apreciado em nossa Feira Literária, exposto como parte das atividades desenvolvidas ao longo do trimestre.
Os alunos do sexto ano estão explorando novos universos da língua inglesa através da música. Aprendendo o Simple Present, Imperative e outros temas gramaticais sem perder o entusiasmo, as turmas têm se destacado pelo cumprimento das atividades de homework, que no último mês alcançaram 100% de execução de atividades por mais de uma semana consecutiva. Durante as aulas os alunos têm sido estimulados a praticar a oralidade, com destaque para situações do cotidiano que envolvem gostos, preferências e rotinas, além de praticarem como dar opiniões, fazer sugestões e usar comandos simples de forma contextualizada.
A música tem sido o grande aliado desse período, servindo como ferramenta central para a aprendizagem. Por meio de canções, os alunos praticam a escuta, ampliam o vocabulário e vivenciam a língua de maneira divertida. A interpretação e os debates sobre letras e suas traduções têm aproximado o inglês da realidade dos estudantes, preparando-os também para as próximas etapas dos projetos da Feira Literária, onde expressão e linguagem caminham juntas.
As turmas estão revisando alguns conteúdos já estudados anteriormente. Estamos relembrando sobre múltiplos, mmc, divisores, critérios de divisibilidade e números primos.
Para encontrar todos os números primos desde 1 até 100, os estudantes fizeram o crivo de Eratóstenes, um método eficaz que consiste em eliminar os múltiplos dos números primos de uma tabela até que sobrem apenas os primos. Antes disso, no entanto, passamos por um momento de conhecer melhor quem foi Eratóstenes, o ilustre inventor desse método. Era filósofo, astrônomo e matemático e fez muitas contribuições em várias áreas, como astronomia e geografia. Um dos seus grandes feitos foi calcular a circunferência da Terra com ótima aproximação e sem equipamentos de precisão, por volta de 220 a.C.
Quanto todos esses assuntos estiverem consolidados, os estudantes estarão prontos para aprender duas novidades: os números compostos e a fatoração.
F7 – Inglês
O sétimo ano vem se dedicando ao aprendizado do Simple Past, um novo tempo verbal essencial para contar histórias e relatar experiências ocorridas no passado: falamos de infância, viagens e principalmente memórias, um dos temas do nosso projeto institucional deste ano.
Os alunos têm praticado o conteúdo por meio de jogos, listas de atividades variadas e produções orais e escritas, sempre com foco na aplicação prática e no uso da língua em situações do cotidiano, tomando como exemplo o Cinema e as produções cinematográficas, nosso subtema do segundo trimestre no sétimo ano.
Além disso, como parte da preparação para a Feira Literária, os estudantes estão produzindo vídeos que utilizam o conteúdo aprendido e conversam com outros projetos interdisciplinares com Língua Portuguesa, envolvendo literatura, tradução e reflexão sobre arte e memória, e integrando linguagem, criatividade e expressão cultural de forma significativa.
Depois de aprenderem as primeiras operações com números decimais, os estudantes das F7 puderam se dedicar ao estudo das unidades de medida e do perímetro.
Primeiro, aprenderam a fazer adições e subtrações com decimais. Depois, estudaram a multiplicação e a divisão de números decimais pelas potências de dez, ou seja, por 10, 100, 1.000, 10.000 etc.
Na sequência, estudaram o metro, seus múltiplos e submúltiplos, e perceberam que a relação entre essas unidades de medida conversava com o assunto anterior. Por exemplo, 1 m tem 100 cm, 1 m tem 1.000 mm e 1 km tem 1.000 m. Assim, aprenderam a fazer transformações de uma unidade de medida para as outras.
Conhecendo todos esses conteúdos, foi possível calcular perímetros de alguns polígonos.
A compreensão da frequência e da utilidade de alguns Produtos Notáveis foi construída nas F8 nas últimas semanas. A abordagem inicial foi geométrica.
Através de construções mostradas nos slides, foi possível a observação e a construção de generalizações. Produtos Notáveis essenciais ganharam corpo. Alguns alunos utilizaram ainda a distributiva para a resolução desses produtos. É um processo. Quando adentrarmos o tópico seguinte, sua utilidade será mais bem percebida.
Área e perímetro voltaram como ferramentas para observação da utilidade do trabalho. Tarefas foram colocadas no Google Sala de Aula para ajudar a reforçar este conteúdo.
Os grupos de oitavo ano têm se envolvido de forma engajada em uma jornada de revisões, descobertas e produções que dialogam com outros projetos da escola, como a tão aguardada Feira Literária.
Enquanto os alunos executam suas produções para a próxima feira, também revisitam conteúdos essenciais do 7º ano, como o Simple Past, tempo verbal fundamental para narrativas e descrições de ações concluídas no passado. Ao mesmo tempo, estão sendo introduzidos ao universo do Past Continuous, que permite enriquecer as narrativas com ações que estavam em andamento em determinado momento do passado. A compreensão e o uso desses tempos verbais são trabalhados de maneira contextualizada e voltada para a realidade, buscando promover o uso funcional da língua.
Para tornar esse processo mais dinâmico e divertido, as turmas criaram paródias de músicas bem populares, de todos os gêneros musicais, utilizando os conteúdos de gramática e seu conhecimento prévio linguístico, o que rendeu boas risadas! Em grupos, adaptaram as músicas ao novo vocabulário e às estruturas gramaticais estudadas, dando ainda mais vida às composições originais, e prepararam apresentações que ocorrerão assim que retornarem das férias com toda a preparação possível: instrumentos, figurino e dança.
Ainda tem muito para acontecer! Stay tuned!