Na sexta-feira, 05/09, vivemos uma noite muito especial na escola: o tão aguardado Sarau reuniu estudantes de F6 ao Ensino Médio em uma sequência de apresentações musicais ensaiadas de forma independente, além da participação de funcionários e ex-alunos.
O evento foi marcado pela alegria e pelo entusiasmo dos alunos, que saíram felizes e orgulhosos de suas produções. As F8 brilharam na organização: cuidaram da divulgação, das inscrições, da assistência de palco e da decoração. Escolheram o tema Anos 2000, e na entrada do teatro uma verdadeira máquina do tempo impressionava todos que chegavam.
Nas últimas aulas, seguimos aprofundando os preparativos para a nossa Festa de Encerramento. Ao lermos a narrativa do espetáculo, as F6 descobriram que irão dançar o Passinho, manifestação artística nascida nas favelas cariocas e reconhecida como um dos movimentos mais criativos e potentes da cultura urbana brasileira.
Para compreender melhor essa linguagem, pesquisamos sobre sua história e origem, e vimos o trabalho do artista baiano Muha Mozila, que traduz em aquarelas passos dessa dança. Também assistimos a vídeos do Dream Team do Passinho, grupo que levou o movimento das ruas para palcos de todo o mundo. Essas referências ajudaram os alunos a perceber o Passinho não apenas como um estilo de dança, mas como expressão de identidade, resistência e invenção coletiva.
Em pequenos grupos, nossos estudantes observaram também as faixas de tecido pintadas em 2023 por alunos da escola, que registravam alguns passos característicos do Passinho. Inspirados por tudo o que viram, ouviram e conversaram, começaram a criar pequenas células coreográficas, experimentando a mistura entre técnica, improviso e imaginação.
Agora, após essa fase de sensibilização e experimentação, iniciaremos a construção da coreografia final, que será apresentada na nossa Festa de Encerramento, no dia 12/12 (sexta-feira), no Teatro dos Quatro, no Shopping da Gávea.
Nas últimas aulas, realizamos a leitura da peça “Liberdade é Palavra que Dança” e percebemos que nossa participação na Festa de Encerramento será inspirada nos festejos populares brasileiros.
Ao conhecer e exaltar essas manifestações, entendemos que celebrar a cultura de um povo é também reconhecer sua identidade e fortalecer o sentimento de pertencimento. Vimos juntos exemplos de diferentes festejos populares — como o Maracatu, o Bumba-Meu-Boi, o Frevo, entre outros — e nos encantamos com a diversidade de cores, ritmos e histórias que carregam.
A partir desse mergulho, começamos a experimentar passos de dança inspirados nesses festejos, preparando uma cena que valoriza a riqueza cultural do Brasil e ressalta a importância da arte como memória, resistência e celebração coletiva.
As F8 estão criando esquetes teatrais inspiradas em uma obra cinematográfica de sua escolha. A proposta é que cada grupo utilize um filme como ponto de partida para desenvolver uma cena original, exercitando o conceito de releitura.
Isso implica reinterpretar a narrativa cinematográfica de forma criativa, adaptando-a às convenções e às possibilidades expressivas do teatro. O objetivo principal vai além da encenação: busca-se um entendimento prático e crítico das particularidades da linguagem teatral. O processo também estimula a colaboração, a criatividade e a capacidade de trabalhar em equipe.
Os alunos do Fundamental II estão desenvolvendo um jogo sobre História da Arte. O desafio é criar uma linha do tempo com principais movimentos artísticos mundiais, em um jogo de cartas interativo e educativo.
Cada turma ficou responsável por um período da história e, divididos em grupos, os estudantes estão pesquisando estilos, artistas e obras marcantes do período. A próxima etapa é a criação das releituras, que vão ilustrar as cartas do jogo.
Com a pesquisa completa e a releitura pronta, cada grupo criará uma carta com informações sobre os movimentos estudados e imagens das releituras, formando a base do nosso jogo.
Esse projeto tem sido uma oportunidade de aprender de forma criativa e colaborativa. As turmas já estão ansiosas para ver o resultado final para poderem colocar o jogo em prática.