Depois de cuidar e alimentar bem nossas novas composteiras, tivemos uma surpresa: as minhocas haviam trabalhado muito decompondo os alimentos e deixaram a terra bem fértil.
Nossas professoras mateiras nos explicaram que essa terra fértil se chama húmus e que ela é rica em nutrientes, ideal para o plantio. Assim, conseguimos observar a terra seca que depositamos nas caixas transformando-se em uma terra úmida e forte, que utilizamos para plantar novas mudas para a escola, completando todo o ciclo da compostagem.
As turmas de primeiro ano estão empolgadas com os ensaios para a Festa de Encerramento, inspirada na história Os Saltimbancos, de Chico Buarque.
As músicas estão fazendo especial sucesso entre as crianças, e estão indo para o caderno com desafios instigantes de leitura e escrita. Ler pequenos trechos da “Cidade Ideal” de cada bicho e desenhá-la, escrever o refrão de “Todos Juntos”, cantado com toda animação pelos grupos, e completar a letra de “Minha Canção” com as palavras que faltam são alguns exemplos.
Nossos pequenos mostram-se orgulhosos das conquistas que fizeram até aqui e seguem praticando de forma significativa a leitura e a escrita, misturando saber e muita alegria!
No último passeio do ano, as F2 foram ao mercado.
As crianças iniciaram a atividade indo ao Farinha Pura pesquisar o preço de alguns produtos em diferentes seções. Além dos preços, puderam observar a organização das prateleiras de acordo com a categoria dos produtos. Com a lista de compras em mãos, ajudaram a pegar os ingredientes necessários para fazer uma receita de pão de mel. Pagaram as compras em dinheiro e calcularam o troco a receber.
Depois disso, visitaram o quiosque da Maria Mel, há muitos anos instalado na Cobal. Maria conversou com as crianças sobre as floradas, mostrou diferentes tipos de mel, como o Cipó Uva e o Laranjeira, além de cera de abelha, própolis e pólen. No quiosque, compramos o ingrediente principal da receita: mel silvestre, tipo de mel recomendado por ela.
Para terminar o passeio, a turma cantou “As Abelhas” para Maria, que agradeceu a homenagem presenteando a criançada com chup chup de mel! Uma delícia!
Durante o segundo semestre, na Oficina de Construção, os alunos do Ateliê conheceram, pesquisaram e construíram duas composteiras para o descarte dos resíduos orgânicos do lanche e do almoço da escola.
Acompanhamos ao longo do último mês a transformação da matéria orgânica colocada nas composteiras em terra, ou melhor, composto orgânico, que servirá de nutrientes para fertilizar as plantas existentes na escola.
Agora chegou a hora de compartilhar esse projeto com toda a comunidade escolar. Os alunos desenharam nas caixas pretas, criaram cartazes com as proporções de cada material e do que pode ou não pode ser depositado na composteira. Nas próximas semanas, passarão pelas salas de aula, sala dos funcionários e demais espaços da escola conscientizando e repassando o que aprenderam sobre o tema, para que todos possam fazer parte desse projeto.
Nosso objetivo é entregar para a escola uma opção aos descartes dos resíduos de forma mais ecológica e consciente. Além de gerar o adubo necessário para nutrir as plantas dos canteiros e vasos da escola!
Vamos cuidar do descarte dos nossos resíduos?
A Feira Livre da F3 foi um sucesso! O cheiro das frutas e dos legumes fresquinhos tomou conta da escola.
As crianças organizaram as barraquinhas, separaram os produtos e com alegria produziram alguns jingles para chamar a atenção dos clientes. Essa atividade é a culminância de um projeto do terceiro ano que contempla os estudos sobre sistema monetário, unidades de medida e o caminho do alimento até chegar à nossa mesa.
Durante as pesquisas sobre o caminho do alimento, descobriram de onde vêm os alimentos que normalmente consomem em suas casas, o que é vendido na feira e nos grandes mercados. Descobriram como são comercializados e a diferença de preços entre eles.
Depois de muitas pesquisas, planejaram os itens que queriam na feira do terceiro ano e foram às compras. Na Cadeg, conheceram o funcionamento de um centro de distribuição de alimentos e, com a lista de compras em mãos, pesquisaram os melhores preços e pechincharam descontos. Na volta para a escola, já com as compras feitas, chegou o momento de montar nossa feira. As crianças tiveram que organizar a forma como os itens seriam vendidos, pesar os produtos, precificar e embalar.
Com a Feira Livre pronta, chegou a hora de vender! As turmas estavam animadas em fazer uma feira de verdade, atentas ao valor da compra e ao troco que precisava ser dado. No final, teve até xepa!
Agora é calcular o lucro e pensar coletivamente o que fazer com o que foi arrecadado.
A biografia e a poesia são os gêneros em foco no quarto ano.
A F4A e a F4B escolheram alguns livros na biblioteca que contam histórias fascinantes de personagens que deixaram sua marca na história.
Encontraram biografias de cientistas renomados que revolucionaram o mundo com suas descobertas, artistas cuja criatividade e paixão inspiraram gerações e líderes cujas palavras e ações moldaram o curso de eventos importantes.
A intenção é que essas histórias inspirem e motivem as crianças a buscar o seu próprio caminho e deixar sua marca no mundo! Agora, o desafio é partir para a escrita de suas próprias histórias.
Já a F4C foi levada pela poesia, mas deu um salto mais adiante: foi além da palavra escrita ou da estrutura tradicional do poema. A turma foi desafiada a identificar a expressão da poesia que pode se revelar através de diferentes formas de linguagem e arte.
Qualquer expressão que capture beleza, emoção ou significado — algo aparentemente simples — é a manifestação do poético.
Tendo como inspiração os livros da ciranda, as crianças buscarão produzir manifestações do poético por meio de música, pintura, dança…
Na biografia e na poesia, teremos novidades pela frente!
O quinto ano se dedicou a uma experiência bem significativa: a criação do próprio jornal! Após estudar os diferentes gêneros presentes nesse suporte, como notícias, entrevistas, crônicas, tirinhas, resenhas e artigos de opinião, agora é hora de colocar a mão na massa e produzir um jornal que será o reflexo das ideias e habilidades da turma.
O objetivo dessa atividade é incentivar a prática da escrita, o trabalho em equipe e o senso crítico, além de explorar a composição visual do jornal.
E as novidades não param por aí! Em breve, contaremos com a visita de uma consultora especial, que trará dicas e orientações valiosas para aprimorar ainda mais esse projeto. Estamos ansiosos para ver o resultado final!