Terrário

Ciências – F6

Os alunos do sexto ano estudaram ecologia e, após uma visita à floresta para observar o ecossistema florestal in loco, buscaram replicar um ecossistema terrestre em sala de aula, para revisar e compreender suas características e ciclos.

Em um trabalho em equipe, cada grupo montou um terrário, formulando hipóteses sobre o que ocorreria com cada fator que compõe o ecossistema. Observaram as camadas de solo, o tempo de percolação da água em cada uma delas e compararam o tempo de decomposição de diferentes resíduos, sendo um orgânico e outro inorgânico. Além disso, investigaram a sobrevivência de uma planta em um ambiente fechado. Refletiram sobre os potenciais e limitações de um modelo científico, levantaram novas perguntas e registraram semanalmente o estado de seu microecossistema.

“Eu, Eu Mesmo, Sobre Mim: Como Posso Me Cuidar Melhor?”

Inglês – F6/F7

O tema I, me, mine: como posso cuidar melhor de mim?” nos convida a refletir sobre a importância do autocuidado em nossas vidas. Exploramos o cuidado e a atenção ao longo do ano partindo do tema anual “Entre nós, cuidado”. Conversamos sobre as profissões e os trabalhadores que dedicam suas vidas ao cuidar, discutimos sobre as relações de trabalho e o impacto delas em nossas vidas. Desta maneira, percebemos o quão fundamental é lembrarmos que cuidar de nós mesmos é a base para podermos cuidar dos demais. 

O autocuidado nos ajuda a manter a nossa saúde física e mental, aumentando nossa autoestima e bem-estar. Ao priorizar momentos para o descanso, divertimento, prática de atividades físicas, além de uma alimentação saudável, fortalecemos nossa energia e nossa capacidade de enfrentar os desafios diários com corpo e mente.

Além disso, o autocuidado nos permite reconhecer nossas emoções e necessidades, criando um espaço para a reflexão e o autoconhecimento, temas que também estiveram presentes ao longo do ano e resultaram neste projeto final repleto de momentos divertidos, relaxantes, criativos, engraçados, reflexivos e reconfortantes representados nos tutoriais dos alunos, que se mostraram disponíveis a compartilhar coletivamente um pouco mais sobre o que gostam e sabem. 

Manter o cuidado consigo mesmo é um passo essencial para que possamos ser melhores pessoas para nós mesmos e, principalmente, para os que nos cercam. 

Acessem os vídeos nos links abaixo!

Tutorials_F6

Tutorials_F7

 

Paisagem Sonora

F7 – Música

A partir da demanda de trilha sonora para a peça de encerramento do Fundamental II, o sétimo ano iniciou a observação dos sons que habitam os ambientes em que vivemos.

Assistimos ao curta do músico e professor canadense Murray Schafer (https://youtu.be/dYD_qWUGG3I?si=QAWldnvTRd6zSepy), especialista no conceito de “paisagem sonora”, e saímos em uma pesquisa de campo de duas etapas.

No primeiro momento caminhamos pela escola percebendo os sons e anotando cada um deles. Em seguida, classificamos os sons percebidos a partir de suas intensidades (forte e fraco), alturas (agudo e grave), durações (longos e curtos) e timbres (sons de máquina, vozes, materiais produtores de som).

Na segunda etapa saímos da escola e caminhamos pelas redondezas utilizando um gravador. Depois passamos o arquivo de áudio para a plataforma “Soundtrap”, onde ouvimos nossa paisagem sonora urbana e começamos a editar a faixa de áudio para adequar à peça: a duração e a textura sonora tinham que se ajustar ao tempo da cena e ao ambiente sonoro almejado.

Nesta atividade o sétimo ano aprofundou sua forma de escutar: percebendo, codificando e classificando cada sonzinho gravado na pesquisa de campo.

Cotidianidades

Português – F7

Todos os dias, no Brasil, as pessoas vivem momentos, experiências e acontecimentos que variam conforme a região, a cultura e o contexto socioeconômico. Pensando a partir de uma perspectiva crítica, os estudantes do sétimo ano foram incentivados a escrever sobre os mais diversos temas da atualidade, principalmente sobre os acontecimentos que viram notícias cotidianas.

Cultura, rotina de trabalho, economia, lazer, entretenimento, comunicação, tecnologia, interações e desafios sociais são pautas temáticas que geram os questionamentos que esses adolescentes pesquisam e estudam para responder. Por isso, ao longo de cinco semanas do terceiro trimestre, o sétimo ano se propõe a responder, por meio de texto opinativo-argumentativo, perguntas temáticas sobre as “cotidianidades” do nosso país.

Este projeto encerra uma trajetória de reflexões e ações do subprojeto de Língua Portuguesa “Palavras que cativam”. Desta vez, as palavras aqui escritas são resultados de um ano em que os alunos foram cativados a falar, pensar, debater e escrever sobre os seus olhares em relação ao mundo. Esse blogue é composto por muitas vozes, que anseiam falar sobre como se conectam ao cotidiano repleto de mudanças, influências e transformações. Os temas propostos e a expressão escrita desses blogueiros contam com olhares atentos. Logo, todos os textos aqui publicados são resultados de uma ação coletiva, a motivação dos estudantes em expor as suas opiniões, com o auxílio do Diego Muniz, monitor de Língua Portuguesa, e meu acompanhamento e disponibilidade em auxiliar, orientar e acurar a escrita dos alunos.

Clique aqui para acessar o Blogue “Cotidianidades”

 

Projeto Casa

Matemática – F7

O Projeto Casa, desenvolvido na disciplina de Matemática, surgiu em 2021, ano em que nossa escola adotou como tema institucional “A casa”. Desde então, identificamos o potencial desse projeto, não apenas para o aprendizado matemático, mas também para promover uma reflexão sobre a sociedade em que vivemos e as desigualdades sociais que a permeiam.

Organizados em grupos de acordo com as classes sociais definidas pelo IBGE, enfrentamos o desafio de calcular o custo real mensal de manter uma casa. Exploramos questões como o consumo de energia, pesquisamos preços em supermercados e analisamos os valores de aluguéis de imóveis.

Ao longo desse processo, utilizamos ferramentas matemáticas, como infográficos e planilhas no Excel, e refletimos sobre os custos envolvidos no dia a dia e sobre como devemos valorizar nossas oportunidades e privilégios em comparação com a realidade da maioria da população brasileira.

Nossa reflexão ainda não está concluída, mas, neste trabalho, apresentamos os resultados da pesquisa que realizamos em diferentes supermercados da região.

Feira Moderna 2024

F6/F7/F8/F9

A Feira Moderna é o momento culminante de todo o trabalho desenvolvido na disciplina de Projetos ao longo do ano letivo.

Durante esse processo, nossos estudantes se dedicam a um currículo focado em procedimentos de pesquisa e desenvolvem estudos relacionados a temas do projeto institucional nas áreas de Ciências, História e Geografia.

Como acontece todos os anos, tivemos uma manhã especial para a apresentação dos trabalhos. Foram projetos relevantes e potentes, que abordaram diferentes dimensões do cuidado.

Essa atividade é um dos pilares pedagógicos da nossa escola, que valoriza a formação de cidadãos críticos, conectados com a sociedade, e a pesquisa como uma ferramenta essencial para o aprendizado.

Composição Coreográfica

F8 – Dança

Nas aulas de Dança das F8 lemos o texto “Suspender o Céu e Esperança a Terra”,  escrito pela Equipe de Artes, com a colaboração dos nonos anos, e que será a peça de nossa Festa de Encerramento.

Durante a leitura, conversamos sobre a temática da coreografia que irão dançar, o significado e a importância dessa composição dentro do texto.

Em pequenos grupos, eles começaram a rascunhar ideias para nossa composição coreográfica, pesquisando movimentos e ampliando seu vocabulário corporal, tornand0-se co-autores desse processo de criação.

Álbum de Figurinhas de História

História – F8

Nas últimas semanas, nossos estudantes das F8 começaram a receber as figurinhas do álbum de História que eles mesmos criaram.

Cada aluno foi responsável por ilustrar uma figurinha e elaborar um texto explicativo sobre o tema que lhe foi atribuído. As figurinhas representam personagens históricos, datas comemorativas e locais marcantes da história do Brasil. O período abordado vai de 1808 a 1822, abrangendo desde a chegada da família real portuguesa ao Brasil até a independência.

Quem será o primeiro estudante a completar o álbum?

Processo Criativo

F9 – Dança

Lemos o texto “Suspender o Céu e Esperançar a Terra”, escrito pela Equipe de Artes com a colaboração das F9, e que será a peça de nossa Festa de Encerramento.

Durante a leitura, conversamos sobre a temática da coreografia que irão dançar, o significado e a importância dessa composição dentro do texto.

Assistimos a espetáculos de dança que tinham como temáticas a guerra, os desencontros e sacrifícios, buscando as diferentes qualidades de movimento que seriam necessárias para compor nossa coreografia.

Em seguida, em  pequenos grupos, começaram a rascunhar ideias para nossa composição coreográfica, pesquisando movimentos e ampliando seu vocabulário corporal, tornando-se co-autores desse processo de criação.