Manhã
Os Ateliês da Manhã receberam a visita de Rafael, pai da Giovanna (F1TA), que junto ao grupo Moleque Mateiro nos ensinou uma nova maneira de fazer compostagem. Rafa faz parte de um grupo de conscientização ambiental que promove oficinas em espaços públicos, nas quais ensinam como confeccionar composteiras caseiras.
Na escola, já conhecemos uma forma de reutilizar os resíduos orgânicos, por meio de uma composteira com minhocas. Nesse recipiente as crianças depositam as cascas de frutas não ácidas, que são decompostas num espaço com terra, serragem e as queridas minhocas. No encontro com o Rafael, preparamos individualmente as composteiras, utilizando garrafas PET, terra, serragem e toda e qualquer sobra de alimento. Ele nos ensinou que devemos misturar os materiais diariamente para que possamos observar o processo natural de degradação da matéria orgânica, tendo que nos atentar aos possíveis invasores.
Obrigada pela visita, Rafa!
Tarde
As brincadeiras coletivas cumprem um papel fundamental no própósito de aproximar cada vez mais as crianças da turma. Por meio das regras e propostas, os pequenos elaboram estratégias e juntos vão se aventurando a testá-las. Nesses momentos, as crianças fortalecem outros pares por meio da organização do jogo, o que lhes ajuda a conhecer melhor diferentes amigos e a construir novos laços de amizade. Com um repertório amplo de brincadeiras, a criatividade das crianças aumenta e, durante o pátio, podemos observá-las juntando o grupo e reproduzindo os jogos por iniciativa própria, acolhendo a todos. Este ano, em nossa turma, estamos adorando brincar de Passa-anel, História da Serpente, Cabra Cega, Teatro de Fantoches, Adoleta, entre outras.
F1
As turmas de F1 receberam a visita da Jade, diretora da escola, para um bate-papo com direito a experimentos de Ciências.
Na chegada ao encontro, Jade cumprimentou as crianças com as mãos pintadas com marca-texto e, depois de uma conversa na roda, convidou-as para olhar as próprias mãos com a luz negra. Para surpresa de todos, as mãos estavam manchadas e ninguém percebeu.
Falamos sobre a importância de lavar as mãos quando vamos ao banheiro, antes das refeições e quando voltamos da rua, pois constatamos que as manchas do marca-texto, assim como as impurezas e a sujeira, estarão em nossas mãos sem percebermos a olho nu.
Outro experimento que Jade propôs foi colocar salsa seca em um pratinho com água e jogar uma gota de sabão. A salsa representa a sujeira, e vimos o sabão afastando a sujeira como acontece quando lavamos as mãos.
A conversa foi instigante e abriu novas possibilidades de pesquisa: toda sujeira é ruim? Existem bactérias boas e ruins?
Ainda teremos muitas pesquisas pela frente!
F2 – Projeto
Para entender como as sementes saem do estado de dormência e germinam, as F2 realizaram um experimento. Em sacos plásticos “zip-lock”, colocaram uma folha de papel toalha molhada e sementes de feijão fradinho, feijão branco, feijão vermelho e feijão manteiga. Todo esse processo foi registrado pelas crianças no caderno de projeto, demonstrando habilidade de selecionar e organizar as informações. Vejam nas fotos e no texto abaixo alguns desses registros:
“Observando da Germinação
Data de início: 21/5
Data do fim: 5/6
1 – As raízes crescem para baixo.
2 – As raízes são fortes porque conseguem atravessar o papel.
3 – As cascas se soltam.
4 – Quando a semente se abre, a primeira coisa que vemos é a folha.
5 – A folha vai saindo devagar e o caule vai crescendo.“
Ateliê – F2 à F5 – Oficina de Construção
Um dos experimentos realizados na Oficina de Construção do Ateliê foi a Torre de Líquidos. Nele observamos, principalmente, como o óleo não se mistura à água e ao álcool.
A partir do interesse dos alunos por mais estudos sobre esse fenômeno, realizamos uma simulação de um problema ambiental do qual devemos cuidar no nosso tempo: um vazamento de petróleo no mar. Assim como a água fica na base da torre de líquidos, o petróleo fica sobre a água. Em nossa simulação, utilizamos uma tinta óleo líquida sobre bandejas com água e tiras de papel para a remoção do óleo.
Surgiam assim formas fluidas de tinta impressas no papel, durante a sua remoção da água. As crianças questionaram se isso também não seria uma forma de arte. E daí surgiu nosso projeto de Ciências e Arte, utilizando cores e combinações de cores de tinta óleo na água para a impressão de pinturas sobre papel.
Os alunos dos terceiros anos tiveram a oportunidade de conhecer mais sobre um importante artista e cientista que dedicou grande parte de seu trabalho ao estudo e registro do corpo humano: Leonardo da Vinci.
Inspirados por suas contribuições, decidimos criar um espaço especial no qual as crianças pudessem mergulhar nas obras anatômicas. Preparamos um ambiente enriquecido com cópias de alguns dos desenhos anatômicos de Da Vinci, livros de anatomia, réplicas de órgãos e espelhos, além de papéis e diversos materiais para desenhar. A proposta era permitir que os alunos discutissem as contribuições ali presentes e vivenciassem a obra de Da Vinci, inspirando-se para criar seus próprios desenhos e registros gráficos sobre o corpo humano.
Os registros dessa atividade serão exibidos na Mostra de Artes, que ocorrerá no dia 22 de junho. Estamos ansiosos para compartilhar com todos a criatividade e o aprendizado dos nossos alunos, celebrando essa interseção entre arte e ciência.
No início do ano, as turmas do terceiro ano começaram a fazer uma coleção de objetos e resíduos que provavelmente seriam descartados, com o objetivo de aproveitarmos esse material em alguns trabalhos artísticos.
Foram organizadas três coleções distintas. As duas primeiras relacionadas ao cuidado do corpo (interna e externamente): uma de caixas de remédios, sabonetes e outros materiais; outra de caixas e embalagens de alimentos saudáveis. A terceira coleção, escolhida pelos grupos, foi de embalagens de doces e chocolates. A proximidade com o feriado da Páscoa influenciou a escolha.
Quando chegou o momento de começarmos a preparar um trabalho com todo esse material, a artista Beatriz Milhazes e sua obra serviram como uma ótima inspiração. Seus trabalhos coloridos, com formas circulares, florais e o uso de embalagens nas composições, orientaram as turmas para criarem três belas montagens coletivas.
Finalizamos nossas descobertas em inglês sobre hábitos de higiene e materiais utilizados para realizá-los, com uma divertida brincadeira em que os alunos tinham que colocar a mão numa caixa misteriosa e, pelo tato, descobrir dentro dela um objeto usado na sua higiene pessoal, sorteado previamente pela professora. E assim nos divertimos bastante enquanto consolidávamos o nome de cada um desses objetos e as ações a que remetem.
Estamos agora focando na importância de uma boa alimentação para a manutenção da saúde do corpo. Temos discutido como uma alimentação saudável contribui para a nossa saúde e bem-estar, explorando os alimentos ricos em açúcares e gorduras que não beneficiam nosso corpo. O processo tem proporcionado aos alunos a oportunidade de aprender e praticar enquanto se expressam sobre sua alimentação cotidiana.
Na última semana, além das atividades orais, com o suporte de imagens, músicas e histórias infantis, conversamos sobre os lanches que os alunos trazem, debatendo sobre serem opções saudáveis ou não.
Seguimos construindo no coletivo, além das reflexões necessárias, um apanhado de palavras e estruturas pertinentes para que possamos avançar nos estudos de Língua Inglesa de forma significativa.
A artista plástica alemã Antje Damm faz pequenas maquetes em caixinhas de fósforo que são uma delicadeza! A maioria de seus projetos retrata momentos agradáveis em casa, nos quais suas personagens aparecem lendo um livro, escrevendo uma carta, desenhando, pintando ou alguma outra atividade que parece prazerosa e tranquila.
Ao apreciarmos os trabalhos, foi fácil perceber sua relação com a frase “Lugar de estar”, título da exposição que foi visitada pelos grupos no MAM e que deu início a toda a trajetória do primeiro semestre. A proposta foi dividida em dois momentos: um planejamento no qual, em duplas, os alunos escolheram a cena a ser retratada, o personagem, o local e o que ele/a estaria fazendo; e no segundo momento, já com as caixinhas em mãos, partiram para a estruturação da montagem, desenhando, recortando e colando as peças.
Foi uma tarefa que exigiu uma projeção espacial para que os estudos feitos em 2D ganhassem estrutura e volume.
Já percorremos o caminho de compor, decompor, ler e escrever números cada vez maiores, e trabalhamos com várias operações na resolução de problemas.
Agora chegou a hora de avançar nos estudos em torno da multiplicação. Iniciamos a construção da Tábua de Pitágoras a fim de compreender a sua organização, os princípios que ela apresenta e as relações entre os múltiplos.
Depois da compreensão de seu funcionamento, partiremos para os jogos e atividades com a tabuada, e mais adiante para a aprendizagem do algoritmo da multiplicação.
Aguardem as novidades!
A técnica da aquarela é bem conhecida pelos alunos do quinto ano. Porém, desta vez os grupos receberam uma proposta diferente. Acostumados a usar o material para pintar composições e desenhos, os estudantes tiveram que se desprender do controle do pincel e investir numa das possibilidades mais ricas que a aquarela oferece: utilizar a mancha impressa pelo pigmento na água sobre o papel.
De início, surgiu uma resistência para abandonar o pincel e deixar a cor se espalhar pela folha de Canson molhada. A falta de forma e contorno definidos causou certa insegurança. Mas, aos poucos, ao perceberem os resultados, ficaram mais confiantes e começaram a se divertir.
Para inspirar as criações, apreciamos algumas fotos produzidas por microscópios ópticos de células do corpo humano. A magia dessas ampliações gráficas encantou a todos por parecer estarmos vislumbrando imagens espaciais, “de outro mundo”, como alguns deles comentaram. Essas experimentações poderão ser apreciadas na Mostra de Artes.
“No início do ano, tivemos oportunidade de participar do concurso Canguru de Matemática, que envolve muito raciocínio lógico.
Há poucos dias, recebemos os resultados da prova e agora começamos a revisar as questões. Achamos importante trocar ideias sobre como podemos buscar soluções de jeitos diferentes, além de aprender com nossos erros, pois quando erramos também aprendemos.
Pra quem não quis fazer a prova, está sendo uma oportunidade de conhecer esse concurso, que aliás achamos que tem umas questões bem difíceis, mas com uma Matemática divertida, curiosa e que nós conseguimos concluir perfeitamente.”
(Texto coletivo – F5C)