Marchinhas e Brinquedos Populares

Ateliê Manhã

Na Oficina de Cultura Popular, nosso querido professor Jean, que ainda estava no clima do carnaval, desenvolveu em formato de história o enredo de algumas marchinhas de carnaval. Em seguida, propôs ao grupo um desafio de ritmos, em que os pequenos puderam usar tambores e baquetas.

No Ateliê da Educação Infantil, após a construção do pião, conhecido atualmente como beyblade, a turma observou o movimento que o brinquedo faz, o giro. Realizaram, então, pinturas utilizando bolinhas de gude e apenas o giro do brinquedo com tinta no papel. 

Circuito das Garrafas

Ateliê Tarde

Esta semana experimentamos brincar de um circuito diferente, reutilizando garrafas pet. O percurso da nossa brincadeira foi elaborado com obstáculos feitos desse material. Uma criança por vez se aventurava a atravessar o caminho e, para aumentar o desafio, colocamos um tempo limite para o grupo completar o trajeto. Com agilidade e rapidez, as crianças observavam os obstáculos e desviavam o corpo para o percurso ser concluído sem esbarrões. Passando por lá, pulando por aqui e correndo para não ficar para trás, nossa turma finalizou o desafio com muito sucesso! 

In The Morning I See The Sun

Inglês – Ateliê

Com o intuito de aprimorar o vocabulário das atividades rotineiras In the morning, provocamos os pequenos com a pergunta What do you see out the window in morning?

Pedimos que pensassem e compartilhassem o que observam de suas janelas ao amanhecer. Em roda, trouxeram muitas informações, mas todos concordaram que viam o sol no céu, the Sun and the Sky.

Cantamos e dançamos a música Mr. Golden Sun que ajudou na oralidade. Depois, pedimos aos pequenos que em papel vegetal misturassem as cores yellow, red and orange, pintando um sol. Recortamos a pintura e com lápis e caneta desenharam os Sunbeams, raios de sol. Ao finalizar o projeto, pintamos um fundo imitando o Sky para que individualmente colocassem seus Suns in the Sky.

Os alunos do Ateliê do primeiro ano,  que também participam desse projeto, foram instruídos a fazer as produções em seus cadernos, registrando as palavras aprendidas com o intuito de ampliar as suas habilidades. 

Vem aí a Turma do Colo

Turma do Colo

No clima de sensibilização para o projeto institucional, levamos para a TAT propostas que fomentaram caminhos de pesquisa. Aguçamos a escuta para os interesses individuais e coletivos, buscando diálogo com o tema gerador “Entre nós, cuidado”. A partir da arte da agenda, de algumas sinalizações presentes na escola e da letra do samba, notamos um grupo interessado por diferentes formas de afeto, como colo e abraço. Colo ganhou com a maioria folgada dos votos. Eufóricas e munidas de instrumentos musicais, as crianças anunciaram a notícia pela escola: “Turma do Colo!!!”

Viva a Turma do Colo! 

Turma do Coração!

Turma do Coração

A TBM — ou, como brincamos, a “Turma sem nome” — finalmente escolheu seu nome!

Durante as últimas semanas, vivenciamos o processo de sensibilização com o tema institucional e fomos listando as ideias que as crianças sugeriam. Nossa lista foi crescendo e aos pouquinhos elencamos os preferidos. Beijinho, Abraço e Coração foram os escolhidos para a disputa. Em roda, conversamos sobre a relação dessas palavras com o cuidado e sobre a importância do momento da votação. Cada criança pôde escolher o nome que mais queria e, ao final, contabilizamos as escolhas e descobrimos que, com 9 votos, Turma do Coração tinha sido a grande vencedora!

Em coro, as crianças cantavam “ão, ão, ão é a Turma do Coração” e, assim, espalharam a notícia por toda a escola. Para celebrar a escolha, o grupo foi desafiado a realizar uma complementação gráfica de um coração humano. Uma proposta que envolveu atenção, destreza e observação. A escolha do nome da turma é um momento marcante para o grupo e aponta possibilidades de caminhos para o projeto.

Viva a Turma do Coração!

Turma do Amor!

Turma do Amor 

Depois de tantas conversas, sensibilização e expectativas, chegou o grande dia! Qual será o nome da nossa turma? Listamos os possíveis nomes — entre eles Amor, Carinho, Abraço e Beijo — e, em seguida, demos início à votação.

Foi com muita alegria e quase unanimidade que nos tornamos Turma do Amor. Para espalhar a novidade, as crianças criaram uma frase para sair pela escola contando a todos a notícia. Com instrumentos e a ajuda do professor de música, Jean, a frase “Cuidado é Amor” ecoou pela nossa escola, trazendo muitos sorrisos e abraços calorosos.

Vamos juntos nessa caminhada, rumo a novas pesquisas com cuidado e amor. 

 

É! É! É! É a Turma do Cafuné!

Turma do Cafuné

Após calorosas discussões, as crianças da TCT escolheram, com 13 votos, Cafuné para ser o nome da turma. Para espalhar a novidade, a criançada desfilou pela escola carregando um cartaz, batucando pandeiros, chocalhos e tamborins e cantarolando por todos os cantos: “É! É! É! É a Turma do Cafuné!”.

Nesse embalo, ao som da música Te faço um cafuné, de Dominguinhos, dançaram um forró coladinho no corpo do amigo. Após intensa comemoração, relaxaram em uma roda de cafuné, recebendo dos colegas esse delicioso carinho. Aproveitamos para apreciar a obra Dando um Cafuné, do pernambucano Lula Cardoso Ayres, que provocou algumas reflexões: que elementos compõem essa imagem? Que situações de cuidado estão presentes?

“São pessoas brincando e fazendo cafuné uma na outra.” (Bento)

“São pessoas alimentando galinhas.” (Luca)

“Elas estão dando carinho nos bichos.” (Antonio B.)

“Eu vi muitas casas e árvores.” (Mali)

“Eu tô vendo uma pessoa dando colo para um bebê e uma criança pedindo para dar a mão.” (Eduardo)

“Tem galinha, pintinhos e cachorro.” (Isabel)

“Eu estou vendo uma pessoa carregando uma colmeia de mel.” (Maria Rosa)

Viva a Turma da Amizade!

Turma da Amizade

A escolha do nome da turma é um momento bastante significativo para o grupo, pois possibilita um lugar de pertencimento coletivo. Depois de sensibilizarmos as crianças da TDT com as discussões sobre o projeto institucional, a letra do samba, as imagens do artista Eduardo Kingman e a deliciosa sopa feita pelas crianças e compartilhada com os funcionários da escola, o grande dia chegou!

O nome já ventilava pelos corredores da escola e no dia da votação a emoção tomou conta de todos. A Turma da Amizade chegou com toda energia e carisma! Para homenagear o nome escolhido, conhecemos a canção A Amizade, do grupo Fundo de Quintal. Com samba no pé e molejo no corpo, escutamos a letra do samba, que fala do amor entre os amigos, iniciando nossas primeiras conversas e traçando possíveis caminhos de pesquisa. As crianças contribuíram com reflexões sobre o que é amizade:

“É amor.” (Miguel)

“Quando uma pessoa começa a gostar muito da outra pessoa.” (Martim)

“Quando seu amigo machuca e você ajuda a levantar.” (Ana)

“É um amigo que gosta de você.” (Clara)

“É uma pessoa que sempre ajuda você.” (Aurora A.)

Convidamos as famílias a embarcarem nessa história e pedimos um registro fotográfico de momentos das crianças com seus amigos.