Tintas Naturais e Sucatas

Ateliês EI

Manhã

No primeiro passeio à pracinha do Largo dos Leões, o Ateliê da Manhã foi convidado pelas Mateiras Mariana e Lorraine a confeccionar tintas naturais, misturando água à flor do hibiscus e aos pós de alga, açafrão e páprica doce. Para conseguirem dar início às pinturas, os pequenos foram desafiados a procurar por galhos e plantas pelo chão do parque. Com esses elementos em mãos, as Mateiras compartilharam com a turma uma nova maneira de construir pincéis biodegradáveis! Nossas pinturas ficaram incríveis! 

 

Tarde

Depois da brincadeira do circuito das garrafas, a turma do Ateliê da Tarde aproveitou para conversar sobre o reaproveitamento de certos materiais. Juntos conversamos sobre o que seriam as sucatas e como poderíamos utilizá-las. 

“São coisas que a gente reusa.”

“É uma coisa que a gente brinca às vezes.”

“Uma garrafa usada que a gente usa de novo.”

“Pode ser um brinquedo também.”

Curiosos com o assunto, assistimos ao vídeo “De onde vem o plástico?”, da série “Kika em De onde vem?” da TV PinGuim. Compreendemos como o plástico é feito e, atentamente, observamos a importância da reciclagem deste material, já que sua decomposição pode levar mais de quatrocentos anos. Desta maneira, pegamos nossas garrafas do circuito e pintamos, para que nas próximas semanas possamos usar novamente, mergulhando nesse universo do reaproveitamento.

Afetos Construindo Projeto

Turma do Colo (TAT)

Algumas propostas pedagógicas sensibilizaram o grupo para o projeto “Entre nós, cuidado”: a exploração da letra do samba, a obra de arte La Flor de Eduardo Kingman presente na agenda e as sinalizações pelas portas da escola. Essas diferentes ferramentas, acompanhadas de perguntas sobre o cuidar, deram indícios dos possíveis caminhos de pesquisa. Além disso, observar como as crianças se relacionam, nomeando suas formas de afetos, as aproximaram de forma palpável do tema gerador.

E foi assim que chegamos ao Colo, nome da nossa turma. O que é colo? Como damos um colo? Quem te dá colo? O que sente quando recebe um colo? O que tem em um colo? Os pequenos relataram seus conhecimentos e percepções:

“Colo é cuidado, carinho e beijo. A gente usa as mãos para pegar no colo”. (Luna)

“Colo é abraço”. (Miguel)

“Meu pai me dá colo”. (Bernardo)

“Colo é assim: pegando e balançando”. (Gael)

“Colo é pegar, é abraço. Eu mamei no colo da minha mãe, mas agora eu sou crescido”. (Pedro)

“O papai, a mamãe e a Cris me dão colo. No colo da mamãe tem peito para mamar”. (Antônia)

“A vovó, o vovô e o José me pegam no colo”. (Isabel)

“Tintão, papai, mamãe, vovó, vovô”. (Teresa)

A partir dessas falas construiremos nosso trajeto de aprendizado, tendo as artes, a literatura, a dança e a música como aliadas nesse processo.

Diferentes Corações 

Turma do Coração (TBM)

A Turma do Coração mergulhou nas pesquisas envolvendo o seu nome escolhido. 

Como é o coração que fica dentro do nosso corpo? Todo coração é igual? Será que o coração que a gente desenha é igual ao coração real? O coração precisa de cuidado? Quem cuida do coração?

Essas e outras perguntas fizeram parte das nossas manhãs e envolveram o grupo. Juntos, observamos imagens de um coração anatômico humano e pudemos fazer relações entre ele e o coração estereotipado que costumamos ver nos desenhos. As crianças apontaram as diferenças, tentaram escutar e sentir o batimento do coração uns dos outros e  fizeram levantamentos sobre o tema.

“Esse coração é diferente do coração que a gente desenha.” (Tarsila)

“O coração cresce junto com a gente.” (Elena)

“Eu não sabia que o coração era assim. Eu achei ele lindo.” (Pérola)

“O coração fica dentro do peito.” (Antonia)

“ O meu faz tum-tum tum-tum.” (Olivia)

“Cada coração é diferente. O nosso é diferente do coração da galinha e do cachorro.” (Bernardo)

“O médico cuida do coração. O meu pai e a minha mãe são médicos.” (Aurora)

“ O coração é amor.” (Henrique)

O grupo conheceu a obra “As duas Fridas”, de Frida Kahlo. Em roda, conversamos sobre a história de vida da artista, seu trabalho e trajetória. As amigas Elena e Luísa trouxeram o livro Frida Kahlo: para meninas e meninos, de Nádia Fink, que possibilitou ao grupo conhecer mais sobre a biografia da artista mexicana.

A turma também pesquisou sobre os Milagros, Milagritos ou também chamados Corações Mexicanos. Eles descobriram a história desse artesanato tradicional, conheceram as diferentes representações e observaram detalhes marcantes como o tipo de material utilizado, a escolha de cores e suportes. Já na sala de artes, as crianças foram desafiadas a elaborar diferentes produções inspiradas nas obras pesquisadas. 

O que é o Amor?

Turma do Amor (TBT)

A Turma do Amor começou a semana respondendo a essa pergunta: “O que é o amor para você?”. 

As criança expressaram suas ideias sobre este sentimento e na sequência cada um fez um desenho para representar a sua hipótese:

“Cuidar dos gatinhos.” (Laura)

“Cuidar dos tubarões.” (Nelson)

“Cuidar dos amigos.” (Eduarda)

“Cuidar da família.” (Maria)

“Cuidar dos peixes, mãe, pai, irmãos e família.” (Tomás)

“Eu sou o amor da mamãe e ela é o meu amor.” (José)

“Cuidar da família.” (Nikko)

“Dar beijinhos nas pessoas.” (Santiago)

“Cuidar do gatinho e do coelho.” (Sol)

 “Dar beijos.” (Nina)

“Dar uma flor para alguém da minha família.” (Elis)

 “Cuidar do bichos.” (Vicente)

O nome escolhido para representar a turma segue em debate.  Com intuito de sensibilizá-las para novos caminhos relacionados ao projeto da turma, as crianças foram surpreendidas por um pequeno buquê de rosas. Nesse momento, relembraram da imagem da agenda, conversaram sobre as cores dessas flores, texturas, cheiros, até que juntos decidimos fazer uma pintura de observação desse buquê.

Aproveitamos o empenho e interesse do grupo para apresentar a história “Qual é a cor do amor ?”, de Linda Strachan. A narrativa traz a curiosidade de um elefantinho cinzento sobre o amor. Após a leitura, a turma levantou suas hipóteses sobre a cor do amor,  que culminaram em coloridas pinturas e ainda despertaram a curiosidade das crianças por saber se amor tem cheiro e sabor. 

O que Rima com Cafuné?

Turma do Cafuné (TCT)

A turma do Cafuné tem aprofundado as conversas sobre o cuidado, o que vem  sensibilizando o grupo, no sentido de traçar  possíveis caminhos de pesquisa para o projeto da turma.

Explorando a palavra Cafuné, descobrimos várias rimas. Decidimos elaborar um divertido texto coletivo intitulado “A festa do Jacaré Lelé” e fizemos a ilustração da história em quadrinhos.  

Era uma vez um jacaré
Que tinha chulé
Um dia dormiu na chaminé
E esqueceu de fazer cafuné
Na cabeça do José
Quando se levantou, preparou e tomou um café
ligou para o José e seus amigos, convidando todos para a festa do cafuné
Na casa do jacaré

A produção de um texto coletivo é um importante instrumento pedagógico, que tem como um dos objetivos a familiarização com a estrutura e com os diferentes gêneros textuais. Ao elaborar um texto em grupo,  as crianças se sentem potentes, enquanto  coautoras de uma narrativa, num contexto em que a negociação das ideias é um de seus princípios fundamentais. É nesse troca-troca  que elas chegam num comum acordo, no qual a criatividade, a escuta e a organização das ideias são aspectos importantes.

Quem Tem um Amigo, Tem Tudo!

Turma da Amizade (TDT)

A Turma da Amizade conheceu a história “Clic e Cloc”, de Estelle Billon-Spagnol. Foi uma ótima oportunidade de reflexão sobre o significado da palavra Amizade. Com a escuta atenta e a sensibilidade aflorada, as crianças relembraram os acontecimentos da narrativa. 

“Na história Clic e Cloc, os pássaros se tornam grandes amigos e nunca se separam. Mas um dia, Clic percebeu que Cloc tinha desaparecido. Ele sai pela floresta procurando por Cloc porque sentia saudade do melhor amigo. Quando ele encontra Cloc, Clic vê seu amigo brincando com outros pássaros e fica triste. Clic então volta para a floresta sozinho e triste. Nesse momento, ele deita na terra e observa uma flor nascendo e fica feliz. Depois Cloc procura Clic e quando se encontram falam de suas descobertas incríveis enquanto estavam sozinhos. E juntos descobrem que podem fazer novos amigos.” (Texto Coletivo)

Em seguida, fizeram contribuições interessantes para a pergunta: O que você faz para cuidar de um amigo?

“A gente apoia ele e convida para o seu aniversário.” (Raul)

“Tipo, se a Pérola precisar de alguma ajuda, eu ajudo.” (Pedro)

“Quando um amigo se machuca, eu ajudo ele a se levantar.” (Nina)

“Se um amigo tiver sentado num lugar sem ninguém brincar com ele, eu brinco.” (Francisco)