Ioiô

Ateliê Manhã

Após apreciarem a obra Jogos infantis, de Pieter Bruegel, as crianças da Educação Infantil representaram no papel suas brincadeiras de pátio preferidas. Teve desenho de pique-pega, futebol, pipoca, entre outras.

Em seguida, deram continuidade à confecção de brinquedos para escola, e escolhido da vez foi o ioiô. Utilizando tampinha de garrafa pet, papelão, carretel e barbante, as crianças se tornaram verdadeiras artesãs ao transformarem as sucatas em diferentes modelos de ioiô! 

Poesia e Movimento

Ioga – Ateliê

Nas aulas de Ioga, as crianças do Ateliê, de forma lúdica, têm vivenciado diversas formas de perceber o próprio corpo. Buscando acalmar os pensamentos e emoções, temos experimentado voltar a atenção para nós mesmos e nos concentrar utilizando almofadas de espuma.

Brincadeiras com cartas têm, aos poucos, nos auxiliado a conhecer alguns asanas, as posturas da Ioga.

Ao som de “Sombra Boa”, poesia de Manoel de Barros, musicada por Márcio de Camillo, experimentamos transformar poesia em movimento. 

Quero Colo!

Turma do Colo (TAT)

A Turma do Colo vem dando seus primeiros passos de pesquisas. Para iniciar essa caminhada, a criançada foi surpreendida com uma caixa. Depois de alguns instantes de mistérios e suposições sobre o que teria nela, desvendaram um livro envolvido por um tecido. Quero Colo, de Stela Barbieri e Fernando Vilela, veio para enriquecer nossos conhecimentos.

A história apresenta a relação entre mães, pais e filhos com enfoque no cuidado e proteção. As ilustrações dialogam com o texto, apresentando diversas situações com animais e povos de culturas distintas nas quais o colo é protagonista, variando os lugares, as formas e os momentos.

Após ouvirem o enredo, os pequenos juntaram-se em duplas para apreciarem a narrativa. As bonecas em seus colos tornaram a proposta mais lúdica e divertida. 

Cuidado e Afeto 

Turma do Coração (TBM)

Durante as conversas sobre o projeto institucional, as crianças da Turma do Coração trouxeram muitas falas relacionadas ao cuidado com o bebê. O grupo conheceu então a história “Quando você estava na minha barriga”, de Thrity Umrigar. A narrativa faz uma relação delicada entre o tempo, a gestação e o amor. Após a leitura, as crianças teceram diversos comentários sobre a temática.

“Na minha casa, minha mãe, meu pai e minha irmã cuidam de mim.” (Elena)

“Quando eu era bebê na barriga da minha mãe, eu comia pelo cordão umbilical, que é onde fica o umbigo.” (Martin)

“Meu irmãozinho tá na barriga da minha mamãe. Meu papai é médico e cuida deles.” (Aurora)

“Meu irmão Salvador é pequenininho, mas ele cuida dando beijinho e abraço.”

“A vovó também cuida!” (Bernardo)

“O bebezinho precisa de muito cuidado. É a mamadeira, trocar a fralda e quando chora também.” (Luiza)

“Meu avô cuida de mim.” (Pérola)

Mergulhados no tema, os pequenos conheceram o trabalho de Robinho Santana e da artista indígena Daiara Tukano, da etnia Tukano. Juntos, observamos os grandes murais pintados por eles e as obras que representam, com características diferentes, o cuidado da mãe e do pai com seus filhos. No espaço da sala de Artes, conversamos coletivamente sobre possibilidades de trabalho com essas obras. Foi um momento de troca, escuta e reflexão sobre o fazer artístico.

Arte, Literatura, Cuidado e Amor

Turma do Amor (TBT)

A Turma do Amor conheceu o artista russo Marc Chagall e algumas de suas pinturas. Chagall, reconhecido por ter como tema central de suas obras o amor, encantou e gerou curiosidade nas crianças. As cores predominantes, os personagens levitando e as texturas foram aspectos observados pela turma, que, envolvida, produziu pinturas inspiradas no artista.

Animado, Vicente aproveitou o momento para compartilhar com os amigos  a música Azul, de Djavan, que fala sobre a cor do amor. A música animou e abriu espaço para novas conversas sobre o projeto institucional. 

Em roda, a turma ressaltou o interesse sobre os cuidados na alimentação do bebê que está na barriga da professora Bruna, em falas como:

“O Benjamin só vai poder mamar no seu peito.”

“O bebê na barriga come de boca aberta!”

“Ele come tudo o que você come.”

“Ele é muito pequenino, então, não pode comer doce.”

“Você ama o Benjamin, né Bruna?”

“Depois ele vai ter que comer papinha de morango.”

Com o intuito de agregar repertório ao tema, apresentamos a história “Quando você estava na minha barriga”, de Thrity Umrigar, que narra de forma delicada e afetuosa o amor por sua filha desde a barriga. 

Observando o Entorno de Botafogo 

Turma do Cafuné (TCT)

Apresentamos para a turma a imagem La Flor, de Eduard Kingman, e refletimos sobre os muitos gestos de cuidado que podem ser realizados com as mãos. O cuidado com a natureza foi um tema muito citado entre as crianças.

Lembramos do livro O Jardim Curioso, de Peter Brown, que já foi notícia em outro Informe, com a seguinte reflexão do amigo Antonio L.: “A cidade estava triste porque não tinha árvores”. Retomamos a conversa sobre a natureza presente na cidade do Rio de Janeiro e, na caminhada até a pracinha, as crianças observaram o estado dos canteiros, ruas e calçadas de Botafogo. Ficaram muito impressionadas com a falta de conservação em alguns canteiros, lotados de lixo e com algumas plantas secas e doentes.

Com essas impressões as crianças estão refletindo sobre a importância da presença da natureza em nossa cidade, não só pela beleza, mas também pela promoção da saúde e bem-estar das pessoas.

Quem Cuida? Como Cuidam?

Turma da Amizade (TDT)

As crianças da Turma da Amizade compartilharam registros fotográficos de momentos felizes, viagens e passeios com seus diversos amigos, ampliando nossas conversas sobre a amizade, os encontros e o fortalecimento dos vínculos. 

Outro momento bastante significativo foi uma conversa sobre o desejo das crianças do que gostariam de pesquisar sobre cuidado. Bichos de estimação e plantas foram os mais citados. Aproveitamos e fizemos uma primeira investigação: Quem tem bichinho em casa? E plantinhas? E na escola, quem cuida do peixinho? Como cuidar?

Assim, vamos traçando caminhos de pesquisa que ampliem e fortaleçam o olhar para o cuidado de si, do outro e do mundo.

Pedimos às famílias que enviem registros fotográficos de momentos de cuidados com as plantas da casa e com os bichinhos de estimação da família, acompanhados de relatos que contem um pouco da história do pet e das plantas. Com esse material, ampliaremos nossas conversas sobre o cuidado com os vegetais e animais, para definirmos as nossas primeiras pesquisas.

Sinalização 

Dança

Nas aulas de Dança, as crianças têm apreciado obras de diversos artistas que compõem as placas de sinalização da nossa escola. Após uma breve conversa sobre suas observações, buscamos relacioná-las com possibilidades de movimento.

Exploramos movimentos de giro, circulares e ondulatórios e aprendemos sobre a ciranda, dança de roda e seu passo básico, dançando ao som de Lia de Itamaracá.