A Trip To The Moon

Inglês – Ateliê

Depois de aprender sobre as rotinas in the morning and in the afternoon, chegamos ao último momento do dia, at night. Para essas atividades, focamos em brincadeiras e produções artísticas, introduzindo novos vocabulários e práticas de conversação. 

Exploramos hábitos e coisas diferentes que fazemos na rotina noturna, ligando essas atividades ao aprendizado da língua inglesa. A leitura de Papa, Please Get the Moon for Me, de Eric Carle, encantou os alunos com sua trama envolvente sobre como trazer a lua para que a personagem Monica pudesse brincar e observar suas fases. A história provocou boas conversas e serviu como ponto de partida para discussões e produções criativas.

Realizamos atividades interativas e discussões em grupo sobre as fases da lua e por que elas ocorrem, enriquecendo o vocabulário e o entendimento dos alunos sobre temas astronômicos. Essa troca de informações é extremamente enriquecedora, permitindo que os alunos compartilhem seus pensamentos e dúvidas.

Para fechar o projeto, trouxemos o filme A Trip to the Moon, de Georges Méliès. Discutimos como, na época, não se tinha o conhecimento de hoje sobre a lua, o que abria espaço para a imaginação e a criatividade. Aproveitamos para conhecer mais sobre o cinema mudo e em  preto e branco. Um trabalho inspirador, que envolve muito o aprendizado na língua inglesa. 

Esse projeto não só enriquece o vocabulário e o conhecimento dos alunos em inglês, como os envolve em uma experiência de aprendizado interdisciplinar, integrando ciências, artes e história de uma forma divertida e educativa.

Alimentação dos Bebês

Turma do Colo (TAT)

Além do aleitamento materno, a turma vem levantando seus conhecimentos prévios sobre a alimentação dos bebês.

“Os nenéns comem frutinhas”, ressaltaram. Durante a roda de conversa, os pequenos destacaram diferentes frutas, privilegiando suas preferências. Aproveitamos para selecionar frutas de brinquedo e simulamos um mercadinho. As crianças foram desafiadas a escolhê-las, nomeá-las e contá-las, acomodando-as em seus carrinhos. Elas receberam papeis cortados que remetiam a cartões e dinheiro para o pagamento de suas compras. Em seguida, organizaram os alimentos em porções para alimentar as bonecas.

A proposta, além de dialogar com o projeto, aproxima o grupo de conceitos matemáticos, como contagem, quantidade e classificação de objetos de acordo com seus atributos.

A valorização de uma alimentação saudável para o cuidado com o corpo norteará nossos próximos passos. Pedimos às famílias que enviem fotografias das crianças em situações de cuidado, como: sendo carregadas no colo, amamentadas e alimentadas (destaque para a introdução alimentar, frutas preferidas e receitas afetivas).

Cuidados com os Dentes 

Turma do Coração (TBM)

A turma teve uma semana agitada. A dentista Ananda visitou o grupo e compartilhou informações sobre sua profissão, além de fornecer orientações importantes sobre os cuidados com a boca.

Durante a conversa, as crianças aprenderam sobre cáries, a importância do uso do fio dental, os cinco movimentos de escovação e a escovação da língua. Ananda trouxe materiais odontológicos para uma prática interativa e respondeu a várias perguntas das crianças. Ao final, presentearam Ananda com um livro artesanal de desenhos e receberam kits com escova de dente e fio dental. Foi uma visita especial!

Recebemos também a visita da Mariah, coordenadora da Pereirinha, que contou a história “O dente ainda doía”, de Ana Terra. A narrativa é  sobre um jacaré com dor de dente que mobiliza toda a bicharada da floresta para ajudá-lo. Após a leitura, o grupo discutiu suas impressões e sugeriu diferentes soluções para o problema do jacaré.

No salão, assistimos a um trecho do show do grupo Tiquequê. Ao som da música “Dente mole”, as crianças dançaram com lanternas e imitaram movimentos característicos do Rock ‘n’ Roll, como tocar guitarra e balançar a cabeça. A música do grupo paulista tem sido um sucesso entre as crianças e já é cantada com entusiasmo por todos.

Salada de Gente ou Salada de Frutas? 

Turma do Amor (TBT)

Durante as aulas de Dança com a professora Renata, as crianças da Turma do Amor conheceram a música “Salada de gente”, da cantora Ana Moura, que já foi diretora da nossa escola.

Animados, logo se empenharam em dançar ao som da música. Em sala, registramos a letra no blocão e as crianças sugeriram que fizéssemos uma salada de frutas! De quais ingredientes vamos precisar? Temos alguma receita? Depois de responder a essas perguntas, o grupo resolveu pedir ajuda da coordenadora Mariah para ir até a Cobal e comprar os ingredientes.

Aproveitamos o momento para apresentar duas obras de arte que chamaram a atenção da criançada, por terem como principais elementos as frutas. Observaram suas semelhanças, detalhes, quais matérias teriam sido utilizados e se ambas são pinturas ou fotografias.

A turma segue animada para produzir a salada de frutas e conhecer mais sobre as obras e artistas apresentados. 

O Encontro

Turma do Cafuné (TCT)

A Turma do Cafuné recebeu a Turma da Amizade. Orgulhosas, as crianças apresentaram o mural com fotografias do grupo nas áreas verdes do Rio de Janeiro. Com atenção, os amigos observaram as imagens, reconhecendo muitos dos lugares apresentados nas fotografias.

Depois da apreciação, todos se reuniram em roda e a Turma do Cafuné compartilhou o que o grupo vem aprendendo até o momento. A turma vizinha ficou surpresa ao saber sobre a importância das áreas verdes em uma cidade. As crianças aproveitaram a oportunidade para apresentar para os amigos o painel recém-feito de uma cidade-verde. Essa construção mostra prédios, pessoas, carros, ruas e uma praça, que se misturam entre as mais diversas plantas e animais.

Encontros entre turmas são sempre muito ricos em aprendizados, pois ajudam os estudantes a expressarem, ao seu modo, os conhecimentos vivenciados, fortalecendo a aprendizagem e tornando os estudos muito mais significativos para as crianças. Estar entre amigos é bom demais!

Se Você Fosse um Bicho, Qual Seria?

Turma da Amizade (TDT)

Envolvidas pelas pesquisas no cuidado com os animais, as crianças da Turma da Amizade embarcaram na brincadeira da letra da música Bicho, de Ivete Sangalo e Saulo Fernandes, e se transformaram em coruja, leopardo, leão, canguru e até dragão!

Outro momento foi a contribuição do amigo Raul com a história Estranhas criaturas, de Cristóbal León e Cristina Rubio. Na narrativa sensível e preocupante, os animais da floresta, depois de retornarem de uma festa, têm uma desagradável surpresa: suas casas e árvores haviam desaparecido.

A história chamou a atenção das crianças, então perguntamos: O que você faria para proteger a casa dos animais selvagens?

“Eu plantaria árvores e frutos para eles.” (João)

“Se eles não tivessem casa, eu iria oferecer a minha casa para eles.”(Clara)

“Eu iria achar um espaço com muita terra para plantar árvores para eles.”(Pérola)

“Se eles não tivessem comida, eu daria a minha comida para eles.”(Francisco)

Nossa investigação agora segue em novos rumos: Quem cuida dos animais selvagens?