Capoeira 

Ateliê

Ginga, legal,
Ginga legal,
Ginga legal,
Capoeira, ginga legal

Na última terça-feira, o professor Jamal trouxe um incrível circuito. Antes de tudo, aquecemos nossas vozes numa roda de cantoria, ao som do atabaque e do pandeiro. 

Começamos nos bambolês com os movimentos do reloginho, balanço da árvore e o pulo da cocorinha. Na corda, fizemos o auê e finalizamos com a meia-lua de frente.

Por utilizar todo o corpo, a capoeira fortalece a coordenação motora, exercitando a flexibilidade, a agilidade e o equilíbrio. Ensina os pequenos, de maneira lúdica e potente, a enxergarem e a sentirem seus corpos.

Viva a Capoeira! 

Gostaríamos de pedir sucatas ou materiais  que possam ser reciclados, para uma atividade com o grupo Moleque Mateiro.

Pesquisa e Jardim Botânico

Turma do Colo (TAT)

A turma vem fazendo o levantamento das pesquisas vindas de casa. Apreciamos as fotos das crianças em situações de cuidado, dando destaque para a amamentação e a introdução alimentar. Os pequenos ficaram eufóricos ao se reconhecerem, destacando memórias pessoais e afetivas. Enquanto recebemos os registros, iniciamos uma lista dos alimentos que vêm aparecendo. Aguardamos mais fotografias para dar sequência aos próximos encaminhamentos pedagógicos!

Para preencher a semana de novidades, fomos ao Jardim Botânico. A criançada teve a oportunidade de carregar as bonecas em tecidos que simulavam um sling, exercendo o cuidado de forma lúdica e divertida. A diversidade de fauna e flora aguçou a criatividade do grupo, que brincou com elementos naturais, inventando narrativas. Fizemos um delicioso piquenique, conversando sobre os alimentos e dando destaque às frutas presentes. 

Levar o projeto para fora da escola é dar novos sentidos na apropriação dos espaços da cidade. Brincar ao ar livre amplia a visão de mundo, promove descobertas e senso de preservação, estimulando o desenvolvimento cognitivo das crianças. 

Olhando os Olhos

Turma do Coração (TBM)

A turma começou uma nova pesquisa relacionada aos cuidados com os olhos. Em roda, relembramos alguns hábitos diários que devemos ter para cuidar desse órgão.

“A gente não pode mexer nos olhos com as mãos sujas.” (Martin)

“Quando a gente acorda, tem remela no nosso olho e a gente lava para tirar.” (Elena)

“A gente não pode ficar coçando o olho forte, porque ele fica vermelho.” (Tarsila)

“Temos que ter muito cuidado com os nossos olhos. Não pode bater, deixar cair nada, até no pátio.” (Luisa)

“Na praia, a gente usa óculos para proteger os olhos do sol.” (Aurora)

“A Renata, a Bia e a Maria Clara usam óculos.” (Henrique)

“Se o olho está doendo, tem que ir ao médico.” (Olivia)

Depois dessa conversa, fomos conhecer um pouco mais sobre o oftalmologista, o médico dos olhos. Juntos, vimos uma imagem do artista Norman Rockwell que retrata o ofício, falamos sobre sua importância e alguns instrumentos que ele utiliza em seu consultório.

No contexto da sala de artes conhecemos a obra O Espelho Falso, de René Magritte.  Depois da apreciação, utilizamos tinta guache, nanquim e diferentes pincéis para elaborar produções inspiradas no trabalho do artista belga. Foi necessário muita atenção, cuidado e destreza entre as pinceladas.

Escutamos também a história “Rã de Três Olhos”, de Olivia de Dios, trazida pela amiga Aurora. A personagem principal mora em uma lagoa que está sendo poluída e mostra como isso afeta o cuidado com seu corpo, incluindo seus olhos. Ao longo da narrativa, ela apresenta um plano corajoso para mudar sua realidade.

Assim, entre histórias, artistas e conversas, a Turma do Coração vai iniciando mais um capítulo nas pesquisas sobre o cuidado com o corpo.

Lista de Compras e Passeio

Turma do Amor (TBT)

Dando continuidade ao projeto “Entre nós, cuidado!”, a Turma do Amor fez uma lista das frutas preferidas de cada criança. Entregamos para a Mariah uma carta com a lista das frutas escolhidas para fazermos uma salada de frutas: manga, kiwi, morango, melancia, laranja, banana, maçã, uva, abacaxi, entre outras sugestões. E combinamos com ela uma data  para irmos às compras. Anotamos o dia  no nosso calendário e as crianças ficaram animadas!

No passeio à Cobal, a turma identificou diferentes lugares que vendiam frutas e pôde observá-las de perto. Ganhamos “presentes”, como banana e melancia, de vendedores gentis e as crianças se divertiram experimentando. Descobriram vários tipos de bananas, por exemplo. E a pergunta “Será que dentro da banana d’agua tem água?” ficou no ar para ser pesquisada e respondida.

Conseguimos comprar quase todas as frutas da nossa lista! Depois fomos para o caixa, para observar os alimentos na balança e o valor que precisávamos pagar pela compra. Taiane perguntou se teríamos condições de pagar o valor da compra, mostrando a cédula de cem reais. As crianças calcularam e levantaram suas hipóteses: “vai dar mil!”, “vai dar 500!”, “vai dar 75”.

Em seguida, voltamos para a escola para montarmos a nossa salada de frutas. Todos ajudaram a cortar as frutas e adoraram observar o nosso cuidado com os alimentos. Cada criança montou a sua salada, com as frutas de sua preferência. A nossa salada de frutas fez tanto sucesso que toda a turma repetiu!

Histórias de uma Cidade

Turma do Cafuné (TCT)

A turma conheceu a obra A história de uma cidade contada por ela mesma, de Leny Werneck.

Através das páginas do livro, o grupo entrou em contato com momentos marcantes e emblemáticos vividos pela cidade do Rio de Janeiro, contados em ordem cronológica e em linguagem de fácil compreensão. A história traça os principais acontecimentos desde o nascimento desta cidade de quase meio milênio de vida.

Para complementar as pesquisas, mostramos imagens do Rio antigo e atual, e as crianças ficaram encantadas com a visível mudança de um cenário para o outro. Descobrimos que o Rio é uma cidade velhinha, com 459 anos!

Ficamos curiosos para saber as idades dos amigos e dos funcionários da escola e descobrir quem é a pessoa mais velha da escola. Para matar nossa curiosidade, fizemos uma pesquisa e vamos criar um gráfico com essas idades. Após a coleta das informações, exploramos os números e constatamos  algumas  curiosidades: existem pessoas com a mesma idade e outras que pertencem a uma mesma dezena.

Para complementar nossas pesquisas, as crianças elaboraram, com muito empenho e capricho, uma pintura de observação da imagem da enseada de Botafogo. Nesse trabalho foram explorado os quatro planos observados na figura, com suas respectivas cores e nuances, além das belas montanhas tão características da nossa Cidade Maravilhosa.

Selvagens e Extintos

Turma da Amizade (TDT)

A turma fez o exercício de listar alguns dos animais selvagens conhecidos por eles: onça-pintada, macaco-prego, lebre, jaguatirica e capivara.

Pensando na proteção desses animais, pesquisamos sobre o Ibama e descobrimos que essa instituição tem um papel fundamental para a preservação e conservação do meio ambiente, incluindo toda a diversidade da fauna do nosso país. A conversa se estendeu para identificarmos os animais em extinção, como o lobo-guará, a baleia azul e a arara-azul, e para pensarmos nos já extintos. Por que será que eles desapareceram? As crianças deram contribuições interessantes:

“Eles estão ficando em extinção porque estão cortando as casas dos animais.” (Clara)

“Só ficam em extinção os animais da floresta porque as pessoas constroem prédios.” (Francisco)

“Um exemplo, quanto mais a gente mata a natureza mas a gente perde.” (João F.)

“Porque os caçadores estão matando os animais.” (Gabriel)