Nas nossas aulas de Inglês, depois de aprender sobre os tipos de casas e seus materiais, como brick (tijolo), straw (palha) e wood (madeira), avançamos para falar sobre nossas próprias casas em inglês. Compartilhamos detalhes de nossas moradias, praticando a descrição e o vocabulário aprendido.
Utilizamos a história dos “Three Little Pigs” (“Os Três Porquinhos”) como base para reforçar esses conceitos. Fizemos um teatrinho em inglês com fantoches, no qual enfatizamos os materiais das casas. Cada aluno teve a oportunidade de participar, ajudando a encenar a história e a fixar o vocabulário de forma divertida e interativa.
Para complementar, aprendemos e cantamos músicas como “Who’s Afraid of the Big Bad Wolf?” (“Quem tem medo do lobo mau?”), que tornaram as aulas ainda mais dinâmicas e ajudaram na fixação do vocabulário. Realizamos brincadeiras e cantorias que estimularam a prática oral e a memorização das palavras em inglês, tornando o processo de aprendizagem mais prazeroso e eficaz.
Na última sexta-feira, a Turma do Colo teve uma tarde pra lá de especial. O grupo recebeu os responsáveis para o evento Arte com as famílias. O encontro tem por objetivo compartilhar as experiências pedagógicas, dando destaque para os trabalhos de artes plásticas e o repertório das aulas de Dança e Música. Apropriadas e orgulhosas, as crianças mostraram suas produções artísticas, dançaram e cantaram. Para tornar o momento ainda mais lúdico e memorável, vivenciaram uma oficina de cuidados com as bonecas. Munidos de esponjinhas, água, sabão e toalhinhas, os pequenos deram banho nelas, esfregando e fazendo muita espuma. Uma diversão só!
As pesquisas seguem a todo vapor. As bananas vêm nos inspirando e conhecemos a cantora Carmen Miranda. A criançada ficou de olhos vidrados ao observarem os adornos de frutas quando assistiram ao vídeo The Lady In The Tutti Frutti Hat.
A Turma do Coração teve bons encontros relacionados aos esportes e ao cuidado com o corpo. Primeiro, recebemos o Thiago, professor de Capoeira da Pereirona, mais conhecido como Braço. Em nosso encontro ele propôs uma oficina prática de capoeira. Aprendemos algumas músicas do repertório, realizamos movimentos como os do caranguejo e da cocorinha, além de jogarmos em duplas. Durante o encontro, o Thiago também compartilhou algumas histórias sobre o surgimento da capoeira em nosso país e a importância dela para a nossa identidade cultural. Animado e muito apropriado, ele também propôs uma série de brincadeiras utilizando tecidos e uma bola. As crianças que são do Ateliê puderam compartilhar o que já sabiam, e as crianças que não são aprenderam novas movimentações. O sucesso foi tanto que acabamos perdendo a hora!
A turma experimentou uma aula de Educação Física com o Renato, professor da nossa escola. Os pequenos fizeram perguntas e descobriram que a aula de Educação Física não está ligada somente ao movimento do corpo, mas também trabalha a concentração, a coordenação motora e o trabalho em equipe. Juntos, realizamos uma série de jogos e ajudamos uns aos outros durante o processo.
Filipa, amiga da turma, compartilhou com os amigos sobre a corrida Ironman, realizada no último final de semana na nossa cidade. Seu tio Thiago competiu e ela acompanhou e torceu com a família durante toda a competição. Nessa prática esportiva, os atletas realizam três modalidades diferentes, sempre numa mesma sequência: natação, ciclismo e corrida. Ao final, ela contou que seu tio ganhou uma medalha inspirada no Cristo Redentor e que foi uma alegria participar desse momento.
Assim, com uma semana recheada de encontros e novidades, vamos caminhando em nossas pesquisas sobre a importância da atividade física no cuidado com o nosso corpo!
A turma se despediu da professora Bruna com muito carinho e recebeu a Beatriz, nossa nova parceira, com muita alegria!
Nesta semana apresentamos o artista italiano Giuseppe Arcimboldo. Ele foi um pintor que ficou conhecido por pintar cabeças compostas, retratando perfis humanos a partir da reunião de bichos, pessoas, plantas e diversos objetos.
Compramos legumes e frutas para que as crianças construíssem figuras humanas utilizando os alimentos saudáveis.
Cada criança utilizou da sua criatividade para reproduzir as inspirações do artista. Ainda esta semana vamos fazer uma sopa de legumes aproveitando os alimentos, e o combinado é experimentar.
A Turma do Cafuné esteve no Galpão das Artes Urbanas, da Comlurb, que reúne muitas peças feitas a partir de materiais reaproveitados e elaborados por artistas e cidadãos antenados com a questão da preservação da natureza. O grupo foi recebido por Ana Cris, que iniciou a apresentação chamando a atenção para a localização do galpão: debaixo de um viaduto, dialogando com a essência do espaço, onde tudo é reaproveitado, até mesmo sua arquitetura.
Atentas a cada detalhe, as crianças ficaram surpresas com as múltiplas possibilidades de criação a partir dos objetos urbanos rejeitados, servindo inclusive de inspiração para um trabalho de artes utilizando rolos de papel.
Ficaram encantadas com a brinquedoteca, repleta de brinquedos feitos com tampinhas de refrigerantes, garrafas pets, potes plásticos, entre outros. O ápice da visita foi quando as crianças conheceram o artesão Oséias da Matta, que além de artista também é gari. Da Matta apresentou para as crianças alguns dos seus quadros feitos com materiais recicláveis, despertando a curiosidade em todos. O envolvimento do grupo durante a visita foi tanto que não sobrou tempo para a realização da oficina, no entanto Ana Cris presenteou a turma com diversos troncos de madeira, podados das árvores da cidade. Para fechar o passeio com chave de ouro, o grupo brincou na pracinha do Planetário.
A Turma da Amizade finalizou as medições e os registros sobre a estatura das crianças, que serviram de parâmetro para comparar com o tamanho da arara-azul. Nesta atividade, o grupo visualizou e refletiu sobre o nosso sistema de numeração, ampliando os conhecimentos matemáticos.
Nossos caminhos pelo cuidado com os animais continuam a todo vapor, e apreciamos o livro Animais simpáticos, comportamentos estranhos, por quê?, de Carol Fischer. A partir dessa leitura, conhecemos a relação ecológica de protocooperação, que consiste na interação entre algumas espécies de animais na qual um coopera com o outro. Durante as pesquisas descobrimos que o jacaré descansa de boca aberta, assim os passarinhos aproveitam e comem os pequenos pedacinhos de comida que ficam presos entre os seus dentes.
Outro momento bastante significativo foi a apreciação do Projeto Baleia Jubarte, instituição de conservação da espécie. Esse novo conhecimento expandiu o nosso olhar sobre o cuidado com as espécies vulneráveis à extinção. Francisco e João também trouxeram livros que enriqueceram as pesquisas e conversas sobre a nossa relação com o meio ambiente.