Partida e Chegada

Ateliês

Recentemente recebemos a notícia de que Jamal não poderia continuar nos dando aula de Capoeira, mas deixou em seu lugar o amigo “Braço”.

Braço, que na verdade se chama Thiago, começou a roda cantando e nos ensinando a tocar pandeiro, seguindo o ritmo “Café com pão” e “ Quero Nescau!”. As crianças se transformaram em caranguejos e, no desafio de andar de lado, tentavam pegar as professoras. Depois, relembramos os movimentos da Cocorinha, Au e Ginga. Ainda fugimos da bola “bomba”, treinando nosso reflexo! Por último, fizemos uma roda de cantoria.

Nesse dia, a Turma do Coração nos acompanhou e conversou com Braço sobre cuidados com o corpo e a importância das atividades físicas nesse processo. Foi muito legal!

Agradecemos ao querido Jamal, que esteve conosco todos estes anos, e desejamos muito sucesso em seus novos projetos!

Andy Warhol, Carta e Cobal

Turma do Colo (TAT)

Seguindo com as pesquisas sobre os diferentes tipos de bananas, a turma conheceu Andy Warhol, artista que retratou a fruta com enfoque no movimento Pop Art. Sua obra nos inspirou em trabalhos de Artes que vêm sendo feitos passo a passo. 

Enquanto isso, o grupo foi surpreendido com uma carta na caixa de correio e um pacote surpresa. Eufóricos, os pequenos levantaram hipóteses sobre o suposto remetente. “Foi o Jorge Ben Jor!”, compositor da música O vendedor de bananas. Simulamos a brincadeira e fomos presenteados com uma penca de bananas-maçã. A criançada experimentou, identificando suas características. 

Aproveitamos para ir à Cobal procurar as outras bananas da canção. Além disso, levamos uma lista, feita a partir das pesquisas que vieram de casa. Ela continha outras frutas que fazem parte do repertório alimentar das crianças. Foi uma experiência e tanto!

Esportes e Cuidado 

Turma do Coração (TBM)

A turma conheceu duas obras que retratam a capoeira e o futebol, elaboradas por artistas brasileiros. Em roda, apreciamos Jogando Capoeira, de Heitor dos Prazeres, e Futebol, de Candido Portinari.

Durante a conversa, observamos os detalhes, as escolhas dos artistas e as semelhanças das cenas retratadas com os momentos que vivemos na escola envolvendo as duas modalidades. No contexto da sala de Artes, as crianças foram desafiadas a realizar propostas que envolveram a Matemática e a linguagem juntamente com as obras escolhidas.

No salão, conhecemos também alguns atletas que representaram o Brasil nas Olimpíadas e nas Paraolimpíadas, como Rebeca Andrade, Rayssa Leal, Daniel Dias e outros. Juntos, conhecemos mais sobre as duas competições, bem como suas semelhanças e diferenças. Conversamos sobre a preparação e o cuidado que cada atleta deve ter com o seu corpo, e sobre as adaptações realizadas pelos atletas que possuem alguma necessidade específica.

Fomos percebendo e descobrindo que todos somos diferentes, cada um à sua maneira, e que nossas diferenças não devem nos limitar, mas sim ser tratadas com respeito e acolhimento. Na sala de Artes realizamos intervenções com diferentes materiais nas fotos dos atletas pesquisados.

Culinária: Sopa de Legumes

Turma do Amor (TBT)

Dando continuidade ao projeto “Entre nós, cuidado!”, a turma do Amor aproveitou os alimentos saudáveis que utilizamos na atividade do artista Giuseppe Arcimboldo para fazer uma sopa de legumes.

As crianças participaram do processo, cortando os alimentos para depois as professoras levarem a panela para o fogo.

O combinado era experimentar todos os alimentos que integravam o sopão. A maioria da turma provou e aprovou a receita.  Muitos pediram para repetir. Foi um sucesso a nossa culinária!

Carta ao Subprefeito 

Turma do Cafuné (TCT)

A Turma do Cafuné  enviou uma carta com alguns pedidos ao subprefeito da Zona Sul, Bernardo Rubião. Abaixo, segue o texto elaborado coletivamente pelas crianças: 

Prezado Bernardo Rubião, 

Nós da Turma do Cafuné, com crianças entre 4 e 5 anos,  da Escola Sá Pereira em Botafogo, estamos estudando sobre as áreas verdes da cidade do Rio de Janeiro.

Aprendemos muitas coisas!

Aprendemos que o Rio é uma cidade velhinha, com 459 anos, que o Parque do Flamengo um dia já foi mar e que o material usado no aterro do  veio do desmonte do Morro de Santo Antônio.

O Parque foi construído para as pessoas se divertirem, relaxarem e estarem juntas. Fomos lá visitar e ficamos felizes com as árvores e os bichos. Adoramos brincar debaixo das palmeiras.

Estudamos que é importante ter área verde numa cidade porque faz muita sombra, nos protegendo do calor. Vimos que quanto mais verde, mais bichos que nos ajudam e que fazem bem para todo mundo!

Aqui do lado da escola tem uma pracinha, no Largo dos Leões, que nós adoramos e brincamos quase sempre. Percebemos que ela não está muito bem cuidada e descobrimos que você pode ajudar a melhorá-la!

Fizemos uma lista com o que nós vimos e pedimos algumas melhorias:

  • Muitos brinquedos quebrados;
  • Muito lixo no chão;
  • Chão com buracos, pedras e raízes de árvores muito grandes;
  • Pouca lixeira, só tem duas;
  • O trocador está muito velho e perigoso;
  • Poderia colocar uma área para os bebês;
  • Poderia colocar um gira-gira, um cavalinho de balanço e um gol novo;
  • Precisa reformar a grade que cerca a praça;
  • Poderia colocar novas plantas;
  • Poderia colocar um tapete molinho para os bebês engatinharem.

Espero que você possa ajudar as crianças do Rio de Janeiro a serem mais felizes com essas mudanças.

Um abraço ,

Turma do Cafuné

A elaboração da carta e tudo o mais que discutimos durante o projeto  ajudam as crianças a incorporar o sentimento de pertencimento ao lugar em que vivemos, entendendo a importância de se exercer a cidadania pela busca de seus direitos e descobrindo também sobre seus deveres, como a proteção e os cuidados com os ambientes coletivos em que convivemos. 

Com a expectativa de um retorno por parte do subprefeito, a Turma do Cafuné encerra o projeto sobre as áreas verdes do Rio de Janeiro. A turma demonstrou muito interesse e fascínio a cada descoberta, indicando um semestre com  aprendizados significativos que certamente ficarão guardados na memória afetiva de cada um. 

Agora é hora de se preparar para produzir a festa junina que se avizinha!

Bichos no Arraial

Turma da Amizade (TDT)

A Turma da Amizade conheceu a história Na floresta do Bicho Preguiça, de Anouck Boisrobert. A narrativa mobilizou a turma, numa interessante reflexão sobre a nossa relação com o meio ambiente. Aproveitamos para perguntar ao grupo: Como você cuida da natureza? O que podemos fazer para preservá-la? Finalizamos assim nossas pesquisas sobre a fauna e a nossa relação com o meio ambiente. 

“Eu ia plantar uma floresta e regar as plantinhas.” (Gabriel)

“Eu ia plantar um monte de árvores novas do mesmo tipo e colocaria uma placa dizendo: ‘Não coloque lixo no chão e sim na lixeira’. A gente deveria sentir o mesmo que os animais sentem.” (Aurora B.)

“Eu ia plantar uma floresta para os bichos morarem, daí eu ia fazer ninhos para os passarinhos e casa para os animais.” (Clara)

“Eu ia ajudar a floresta como o moço da história, para os animais conseguirem viver.” (João F.)

“Eu ia pesquisar umas sementes, aí eu ia plantar e esperar os bichos voltarem.” (Ana)

“Toda vez que uma floresta desaparece eu plantaria de novo novas árvores, eu falaria para os bichinhos voltarem e todo dia cuidaria deles e regaria as plantas.” (Raul)

E não paramos por aí, com uma semana animada, entre tamanduás, jacarés, boi e milho, iniciamos nossos preparativos para o grande dia do nosso Arraial da Pereirinha! No clima de festa, apreciamos a obra O forró dos bichos, do artista J. Borges, que nos inspirou para criarmos homenagens aos músicos que contagiam essa festa com sua arte.