A Pereirinha compartilhou com toda a comunidade escolar os trabalhos criativos e significativos relacionados aos projetos de pesquisa das turmas.
Foi um grande prazer partilhar com as famílias as produções que expressam todo o potencial criativo das crianças.
Nosso fio condutor foi o tema do projeto institucional, Entre nós, cuidado.
Os visitantes percorreram os espaços apreciando os trabalhos e interagindo com as obras.
Foi um dia de casa cheia e muita alegria!
Nossos amigos Chácara do Céu e Cigano estão animando as aulas de Capoeira! Nessas últimas semanas conhecemos instrumentos como a panela de mão e relembramos os toques do berimbau e pandeiro, explorando as partes que os compõem, como arame, couro, arco e pratos. Desafiamos nossos corpos em circuitos de equilíbrio. A ginga esteve presente e ficamos craques nos movimentos do escorpião e do jacaré! Quantas novidades rolaram por aqui! Até logo!
Sensibilizando a turma para o projeto do segundo semestre, O Cuidado com a Cidade, fizemos um levantamento dos bairros onde os pequenos residem. Coletivamente registramos as localizações, e cada um teve a oportunidade de colar um papel referente ao lugar em que mora. Contamos a quantidade de bairros que apareceram e quantas crianças moram em cada um deles, aproximando-as de conceitos matemáticos. Situamos os espaços dentro da nossa cidade e lançamos mão de algumas perguntas: Como cuidamos? O que tem para fazer no bairro/cidade?
Iniciamos um levantamento dos espaços coletivos ocupados pela infância e começamos a traçar possíveis caminhos de pesquisas.
A Turma do Coração começou a se aproximar do projeto coletivo do segundo semestre, cujo tema central são os cuidados com a cidade. Em roda, conversamos sobre quais seriam esses cuidados e como nós poderíamos realizá-los em nosso cotidiano. Não jogar lixo na rua, cuidar das pessoas, não cortar árvores e proteger os animais foram algumas das sugestões dos pequenos.
Em outro momento, buscamos localizar nossa cidade no mapa. Qual o nome dela? Fica perto de onde? Observamos desde o mapa mundi, vendo a grandiosidade do planeta, e fomos nos aproximando até chegar ao mapa da cidade do Rio de Janeiro.
E a nossa escola, onde fica? Fomos procurar a Pereirinha no mapa, e foi então que surgiu uma dúvida: nossa escola fica no bairro de Botafogo ou do Humaitá? Resolvemos perguntar para os adultos da escola, e as respostas foram diversas. Alguns relacionavam a localização ao fato de a Cobal do Humaitá estar pertinho, ou usavam exemplos de ruas para demarcar o bairro.
O trabalho com mapas auxilia na observação e percepção dos diferentes territórios, levando as crianças a compreenderem e ampliarem a leitura de mundo.
Para definir a resposta correta, recorremos a um documento da escola, onde está escrito que a Pereirinha fica no bairro de Botafogo. Depois da descoberta, as crianças fizeram alguns comentários:
“A Pereirinha é vizinha da Cobal.” (Luísa)
“Eu e o Henrique moramos pertinho da escola, no bairro do Humaitá.” (Martin)
“Botafogo é colado no Humaitá.” (Dante)
“A gente consegue ir andando de Botafogo até o Humaitá.” (Filipa)
Para dar contorno às pesquisas, conhecemos também a música “Obra Bolas”, do grupo Palavra Cantada. A canção faz uma brincadeira com a bola, utilizando-a como um universo micro, que vai se expandindo, passando pela rua, pelo bairro, pela cidade, até chegar ao planeta.
Essas e outras conversas já apontam caminhos e possibilidades de pesquisa. Fiquem atentos!
A turma do Amor começou a ler a história “Piraiaguara”, de Bia Hetzel.
O personagem principal é um boto que vai apresentando a Baía de Guanabara e a cidade do Rio de Janeiro. As crianças se espantaram quando descobriram que os botos cinzas também vivem em águas salgadas. Além dos pontos turísticos e da história da cidade, a narrativa aborda a poluição nos mares e oceanos e o perigo para os animais marítimos. Junto à leitura do livro, observamos imagens de tartarugas se alimentando de lixo.
Ao longo do enredo, as crianças fizeram comentários como:
“Já encontrei lixo no mar.”
“O tubarão pode morrer sufocado.”
“Meu pai leva um saco para a praia para colocar o nosso lixo.”
“Jogam lixo no rio do meu sítio.”
“A tartaruga pode morrer comendo o lixo.”
“Lixo na areia a gente cata.”
E assim seguimos com o nosso projeto institucional: “O cuidado com a cidade do Rio de Janeiro”.
Para contemplar o projeto coletivo da Pereirinha “O Cuidado com a Cidade”, que envolverá todas as turmas da Educação Infantil no segundo semestre, a Turma do Cafuné vem conversando sobre os museus, as bibliotecas e as casas de espetáculos oferecidos à população da cidade do Rio de Janeiro.
A ideia de estudar sobre esses espaços culturais surgiu no projeto anterior, a partir do interesse das crianças durante as pesquisas sobre as áreas verdes na nossa cidade.
Para aproximá-las do assunto, ouviram a história A Pequena Gilda no museu, de Flávia Azevedo. A narrativa conta sobre uma menina que visita um museu pela primeira vez no dia do seu aniversário e fica muito afetada por tudo o que vê. A leitura serviu para uma conversa entre as crianças, sobre museu, cultura e arte.
“Arte é cultura.” (Carolina)
“A arte deixa a gente de bem estar.” (Maria Rosa)
“Arte é uma escultura.” (Lucas)
“Arte é dança.” (Tomás)
“Na arte a gente aprende coisas novas.” (Antonio B., Antonio L.)
“A arte deixa a gente emocionado.” (Luca)
Para contextualizar o grupo, apreciamos o vídeo Por que existem os Museus, da série Narrativas do Brasil, produzida por Ticolicos, um canal no YouTube, que recebeu o apoio do Ministério da Cultura.
O vídeo e o livro serviram de pontapé inicial para abordar nossas pesquisas, e as crianças começaram a perceber a função e a importância dos museus em uma cidade. De agora em diante, aprofundaremos nossas pesquisas para os espaços culturais da cidade do Rio de Janeiro e qualquer material que possa enriquecer nossos estudos será bem-vindo!
A Turma da Amizade foi surpreendida com uma carta. Mobilizados pela surpresa, fomos até a secretaria da escola e recebemos da secretaria Amanda a novidade.
“É uma carta do Rio de Janeiro, tem o Pão de Açúcar!”
O grupo foi até a Biblioteca e encontrou a novidade no forninho da escola: o livro Rio de Janeiro, a cidade maravilhosa, de Márcia Noêmia Guimarães. A narrativa apresenta de forma cativante as mudanças e transformações ocorridas em nossa cidade ao longo de sua história.
Iniciamos, assim, as nossas pesquisas sobre o cuidado com a nossa cidade. Convidamos as famílias a embarcarem nessa nova trajetória: contribuições de livros, imagens e músicas serão muito bem-vindas!