Mostra de Artes

A Pereirinha compartilhou com toda a comunidade escolar os  trabalhos criativos e significativos relacionados aos projetos de pesquisa das turmas.

Foi um grande prazer partilhar com as famílias as produções que expressam todo o potencial criativo das crianças.

Nosso fio condutor foi o tema do projeto institucional, Entre nós, cuidado

Os visitantes percorreram os espaços apreciando os trabalhos e interagindo com as obras.

Foi um dia de casa cheia e muita alegria!

Capoeira

Ateliês

Nossos amigos Chácara do Céu e Cigano estão animando as aulas de Capoeira! Nessas últimas semanas conhecemos instrumentos como a panela de mão e relembramos os toques do berimbau e pandeiro, explorando as partes que os compõem, como arame, couro, arco e pratos. Desafiamos nossos corpos em circuitos de equilíbrio. A ginga esteve presente e ficamos craques nos movimentos do escorpião e do jacaré! Quantas novidades rolaram por aqui! Até logo!

Onde Moramos?

Turma do Colo (TAT)

Sensibilizando a turma para o projeto do segundo semestre, O Cuidado com a Cidade, fizemos um levantamento dos bairros onde os pequenos residem. Coletivamente registramos as localizações, e cada um teve a oportunidade de colar um papel referente ao lugar em que mora. Contamos a quantidade de bairros que apareceram e quantas crianças moram em cada um deles, aproximando-as de conceitos matemáticos. Situamos os espaços dentro da nossa cidade e lançamos mão de algumas perguntas: Como cuidamos? O que tem para fazer no bairro/cidade?

Iniciamos um levantamento dos espaços coletivos ocupados pela infância e começamos a traçar possíveis caminhos de pesquisas. 

Botafogo ou Humaitá? 

Turma do Coração (TBM)

A Turma do Coração começou a se aproximar do projeto coletivo do segundo semestre, cujo tema central são os cuidados com a cidade. Em roda, conversamos sobre quais seriam esses cuidados e como nós poderíamos realizá-los em nosso cotidiano. Não jogar lixo na rua, cuidar das pessoas, não cortar árvores e proteger os animais foram algumas das sugestões dos pequenos.

Em outro momento, buscamos localizar nossa cidade no mapa. Qual o nome dela? Fica perto de onde? Observamos desde o mapa mundi, vendo a grandiosidade do planeta, e fomos nos aproximando até chegar ao mapa da cidade do Rio de Janeiro. 

E a nossa escola, onde fica? Fomos procurar a Pereirinha no mapa, e foi então que surgiu uma dúvida: nossa escola fica no bairro de Botafogo ou do Humaitá? Resolvemos perguntar para os adultos da escola, e as respostas foram diversas. Alguns relacionavam a localização ao fato de a Cobal do Humaitá estar pertinho, ou usavam exemplos de ruas para demarcar o bairro. 

O trabalho com mapas auxilia na observação e percepção dos diferentes territórios, levando as crianças a compreenderem e ampliarem  a leitura de mundo. 

Para definir a resposta correta, recorremos a um documento da escola, onde está escrito que a Pereirinha fica no bairro de Botafogo. Depois da descoberta, as crianças fizeram alguns comentários:

“A Pereirinha é vizinha da Cobal.” (Luísa)

“Eu e o Henrique moramos pertinho da escola, no bairro do Humaitá.” (Martin)

“Botafogo é colado no Humaitá.” (Dante)

“A gente consegue ir andando de Botafogo até o Humaitá.” (Filipa)

Para dar contorno às pesquisas, conhecemos também a música “Obra Bolas”, do grupo Palavra Cantada. A canção faz uma brincadeira com a bola, utilizando-a como um universo micro, que vai se expandindo, passando pela rua, pelo bairro, pela cidade, até chegar ao planeta.

Essas e outras conversas já apontam caminhos e possibilidades de pesquisa. Fiquem atentos!

A História: Piraiaguara

Turma do Amor (TBT)

A turma do Amor começou a ler a história “Piraiaguara”, de Bia Hetzel.

O personagem principal é um boto que vai apresentando a Baía de Guanabara e a cidade do Rio de Janeiro. As crianças se espantaram quando descobriram que os botos cinzas também vivem em águas salgadas. Além dos pontos turísticos e da história da cidade, a narrativa aborda a poluição nos mares e oceanos e o perigo para os animais marítimos. Junto à leitura do livro, observamos imagens de tartarugas se alimentando de lixo. 

Ao longo do enredo, as crianças fizeram comentários como:

“Já encontrei lixo no mar.”

“O tubarão pode morrer sufocado.”

“Meu pai leva um saco para a praia para colocar o nosso lixo.”

“Jogam lixo no rio do meu sítio.”

“A tartaruga pode morrer comendo o lixo.”

“Lixo na areia a gente cata.”

E assim seguimos com o nosso projeto institucional: “O cuidado com a cidade do Rio de Janeiro”.

Novas Pesquisas

Turma do Cafuné (TCT)

Para contemplar o  projeto coletivo da Pereirinha “O Cuidado com a Cidade”, que envolverá todas as turmas da Educação Infantil no segundo semestre, a Turma do Cafuné vem conversando sobre os museus, as bibliotecas e as casas de espetáculos oferecidos à população da cidade do Rio de Janeiro.

A ideia de estudar sobre esses espaços culturais surgiu no projeto anterior, a partir do interesse das crianças durante as pesquisas sobre as áreas verdes na nossa cidade. 

Para aproximá-las do assunto, ouviram a história A Pequena Gilda no museu, de Flávia Azevedo. A narrativa  conta sobre uma menina que visita um museu pela primeira vez no dia do seu aniversário e fica muito afetada por tudo o que vê. A leitura serviu para uma conversa entre as crianças, sobre museu, cultura e arte.

“Arte é cultura.” (Carolina)

“A arte deixa a gente de bem estar.” (Maria Rosa)

“Arte é uma escultura.” (Lucas)

“Arte é dança.” (Tomás)

“Na arte a gente aprende coisas novas.” (Antonio B., Antonio L.)

“A arte deixa a gente emocionado.” (Luca)

Para contextualizar o grupo, apreciamos o vídeo Por que existem os Museus, da série Narrativas do Brasil, produzida por Ticolicos, um canal no YouTube, que recebeu o apoio do Ministério da Cultura.

O vídeo e o livro serviram de pontapé inicial para abordar nossas pesquisas, e as crianças começaram a perceber  a função e a  importância dos museus em uma cidade. De agora em diante, aprofundaremos nossas pesquisas para os espaços culturais da cidade do Rio de Janeiro e qualquer material que possa enriquecer nossos estudos será bem-vindo!

Cidade Maravilhosa

Turma da Amizade (TDT)

A Turma da Amizade foi surpreendida com uma carta. Mobilizados pela surpresa, fomos até a secretaria da escola e recebemos da secretaria Amanda a novidade.

“É uma carta do Rio de Janeiro, tem o Pão de Açúcar!”

O grupo foi até a Biblioteca e encontrou a novidade no forninho da escola: o livro Rio de Janeiro, a cidade maravilhosa, de Márcia Noêmia Guimarães. A narrativa apresenta de forma cativante as mudanças e transformações ocorridas em nossa cidade ao longo de sua história.

Iniciamos, assim, as nossas pesquisas sobre o cuidado com a nossa cidade. Convidamos as famílias a embarcarem nessa nova trajetória: contribuições de livros, imagens e músicas serão muito bem-vindas!