Visita Especial

Ateliê Manhã

Recebemos uma visita muito especial: Alice, filha da professora Raquel, nos ensinou a fazer um brinquedo de dobradura, chamado “Come come”. As crianças ficaram curiosas e atentas a cada dobra e a cada marca deixada no papel. Ao final, nos divertimos pela escola com o novo brinquedo e com a nossa nova amiga. 

Amamos o encontro, Alice! Volte sempre! 

Charadas no Ateliê 

Ateliê Tarde

Nos últimos dias, a turma do Ateliê da Tarde começou a compartilhar algumas charadas desafiadoras. Por meio de piadas e adivinhas, conhecidas ou inventadas, as crianças foram propondo à turma descobrir os enigmas das diferentes charadas.

Conhecemos o livro O que é o que é? (2), de Ruth Rocha, que traz uma coletânea de adivinhas interessantes. Descobrimos que as charadas contêm respostas engraçadas com um segundo significado, muitas vezes através de trocadilhos de palavras.

Juntos, listamos uma série de adivinhações. Foi muito divertido!

Praça Radial Sul

Turma do Colo (TAT)

A Turma do Colo vem pesquisando o cuidado com a cidade através da relação com as pracinhas. Para isso, ampliamos nossos olhares e vivências nesses espaços presentes nas redondezas da escola.

Conhecemos a Praça Radial Sul, localizada no bairro de Botafogo, e aprendemos um pouco sobre sua história. Vanderleia, responsável por cuidar do lugar atualmente, nos deixou muito à vontade e contou algumas curiosidades. Descobrimos que lá vivia o paisagista João Carlos Chagas, o Seu Chagas, dono do quiosque de flores do local. Ele realizou benfeitorias para a comunidade, como a Biblioteca que leva o seu nome e o reflorestamento da localidade. O grupo “Amigos da Praça Radial Sul” segue o seu legado, dando continuidade aos movimentos de melhoria. Hoje em dia, o lugar é cercado por uma APA (Área de Preservação Ambiental) e foi nomeado de Maciço da Preguiça, pois o bicho foi visto fugindo do barulho da construção de um prédio na área de mata nativa.

Os pequenos se apropriaram da história, e divertiram-se explorando livros e brinquedos. Conscientizaram-se da limpeza e cataram os lixinhos que viam pelo caminho, descartando nas lixeiras. Fizemos um delicioso piquenique e apreciamos as preguiças grafitadas pela rua. Foi uma experiência e tanto!

Cuidando dos Vizinhos

Turma do Coração (TBM)

A turma conheceu a história Um porco veio morar aqui, de Claudia Fries. A narrativa conta a história de um porco que se muda para um apartamento vago e causa verdadeiro espanto em seus vizinhos, que pensam que porcos são sujos e bagunceiros. Durante o desenrolar da trama, os vizinhos vão se surpreendendo e descobrindo o quanto haviam se enganado em relação ao novo morador. É uma história que nos lembra o quanto precisamos conhecer uns aos outros, e que a primeira impressão não é necessariamente a que fica.

Após a leitura, relembramos regras coletivas de convivência e descobrimos quantos de nós, na turma, moramos em prédio ou em casa, e o quanto essas regras podem variar de acordo com o tipo de moradia de cada um. Ao longo das conversas, as crianças começaram a elaborar um presente para os seus próprios vizinhos. Juntas, pintaram pequenos vasinhos de barro que, após secarem, serão utilizados para plantar mudinhas de suculentas. Ao final, cada criança levará o seu para casa junto com um bilhetinho para presentear o seu vizinho. Uma forma de cuidado e afeto para com quem divide o mesmo espaço.

Aproveitamos a empolgação para marcar nosso primeiro passeio para um lugar que, assim como a Pereirinha, também fica no bairro de Botafogo: a Casa de Rui Barbosa. Conhecida por algumas crianças e novidade para outras, a possibilidade desse novo passeio está animando o grupo, que já levanta uma lista de possibilidades, como um piquenique coletivo no jardim, brincadeiras com elementos naturais e uma imersão na Biblioteca do espaço. Não percam!

Espécies Marinhas e o Lixo

Turma do Amor (TBT)

A turma experimentou pintar um mar com as mãos e foi uma gostosa bagunça! Inspirados pelo mar, escrevemos uma lista de nomes de espécies de animais marinhos. Cada criança desenhou o que falou e colocou no painel que fizemos em grupo.

Vimos imagens de animais marinhos se alimentando de lixo e conversamos sobre o cuidado com as praias. Assistimos ao filme “Aniversário da anêmona branca do projeto BG 500”. O nosso passeio à praia da Urca, que foi adiado para a próxima semana por conta do mau tempo, será para conhecer esse projeto que cuida e limpa a praia da Urca. Descobrimos que alguns animais marinhos usam os resíduos do lixo como toca para se esconder. A equipe que produziu o vídeo faz um trabalho de triagem com o lixo recolhido nas praias para que essas espécies de animais não acabem mortas na lixeira.

Segue o vídeo para que vocês possam conhecer um pouco desse projeto incrível:

https://www.google.com/url?sa=t&source=web&rct=j&opi=89978449&url=https://www.youtube.com/watch%3Fv%3DGZCugvP0eYk&ved=2ahUKEwi4_-TRusyIAxW1sJUCHe5pKJQQtwJ6BAgPEAE&usg=AOvVaw2Oxtufqg-Qev9L9m7SuoPf

 

Museus e Folclore

Turma do Cafuné (TCT)

A turma está conhecendo as diferentes formas como os museus se apresentam para o público. Em um levantamento para descobrir quais museus as crianças frequentam, observamos a prevalência dos museus históricos e de artes.

Para aumentar o repertório cultural da turma, nos preparamos para visitar o Museu do Folclore. Neste contexto, exploramos  músicas, parlendas, cordel, brincadeiras e lendas já conhecidas pelas crianças, e que se apresentam neste conjunto de manifestações da cultura popular chamado folclore. As crianças ficaram surpresas ao constatar que, ao brincar e dançar, estão, em suas palavras, fazendo folclore. Nos preparativos para o passeio, conhecemos, através de imagens, algumas obras que estarão expostas no museu, deixando o grupo entusiasmado para ver de perto tudo o que viram na escola.

A Pé, de Ônibus, de Metrô…

Turma da Amizade (TDT)

Continuando nossas pesquisas sobre o cuidado com a cidade do Rio de Janeiro, a Turma da Amizade, muito atenta às informações, observou o diagrama da rede de transportes públicos que atende a nossa cidade. Com os detalhes das informações, elaboramos um gráfico com os meios de transporte utilizados pelas crianças e funcionários da escola, quando fazem o caminho de casa até a escola. Qual transporte você utiliza para chegar à escola?

Em nossa roda, com muita atenção, conferimos o resultado final: o transporte mais utilizado pelos funcionários é o ônibus e, entre as crianças da turma, notamos que muitas moram perto e vêm caminhando para a escola. Desta forma, aproximamos as crianças de uma reflexão sobre a mobilidade do carioca em sua cidade.