Aumentando o Repertório

Ioga – Ateliê

Com a participação das crianças, as turmas do Ateliê vêm aumentando seu repertório de brincadeiras e jogos iogues.

Após nossos momentos iniciais, nos quais nos conectamos e voltamos a atenção para o nosso corpo, é o momento de nos aquecermos com posturas já conhecidas enquanto nos preparamos para a brincadeira a seguir.

Bladeioga, Ioga Pião, Pique-alto e Pique-parede iogues foram algumas das atividades sugeridas e experimentadas pelas crianças.

Na próxima semana, pedimos que cheguem cedinho, para que possamos dar início à construção coletiva do próximo jogo do nosso repertório iogue.

Música e Praça Joia Valansi

Turma do Colo (TAT)

A Turma do Colo explorou a música A Praça, do cantor e compositor Ronnie Von. Registramos a letra no blocão, destacando as palavras-chave e representando-as com imagens. As crianças tiveram a oportunidade de entrar em contato com a língua através de um gênero textual, aproximando-se da função social da escrita.

Além disso, o grupo vem aumentando seu repertório de pracinhas. Dessa vez, conhecemos a Praça Joia Valansi, localizada no bairro de Botafogo. A criançada divertiu-se nos brinquedos, apreciando e observando as características do lugar. Através do contato com as praças das redondezas, os pequenos identificam e constroem senso de apropriação e preservação dos espaços públicos.

Biscoito 1, 2 e 3

Turma do Coração (TBM)

Inspirada pelo personagem Henrique, da história Um porco veio morar aqui, de Claudia Fries, a Turma do Coração realizou uma oficina de biscoitos. Juntos, lemos a receita do conhecido “biscoitinho 1, 2 e 3”, separamos os ingredientes e fomos misturando um a um, até termos uma massa homogênea. Em um segundo momento, as crianças abriram a massa, ora com a mão, ora com o rolo, fizeram bolinhas, marcaram com garfo e também utilizaram forminhas de coração enviadas pela família do amigo Martin. Colocamos no forno e ficamos ansiosos, sentindo o cheirinho no ar e esperando nossos biscoitos amanteigados ficarem prontos. Ao retirar do forno, esperamos esfriar, nos deliciamos com uma provinha e depois compartilhamos com os adultos da escola, como a Mônica, a Tai e o Seu Eduardo.

No dia seguinte, o grupo produziu saquinhos desenhados, onde colocaram alguns biscoitos para serem distribuídos na vizinhança. Em grupo, daremos uma volta no quarteirão e entregaremos nossos biscoitos nos prédios e estabelecimentos vizinhos da Pereirinha. Na história, o porquinho Henrique prepara biscoitos para seus novos vizinhos como uma forma de carinho e cuidado. Assim como o personagem, as crianças entregarão seus saquinhos recheados de biscoitos, afeto e carinho na semana que vem.

Painel Interativo 

Turma do Amor (TBT)

A turma fez um painel para conscientizar a comunidade escolar sobre a importância do cuidado com as praias da nossa cidade. Aproveitamos o lixo do nosso lanche e confeccionamos um mural interativo para que as pessoas pudessem brincar de limpar a praia. Ao lado, colocamos um cartaz com a pergunta: “Como você cuida da praia?”.

Convidamos as turmas e diferentes pessoas da nossa comunidade escolar para participar.

As respostas foram:

“Levo uma sacola plástica.”

“Não jogo lixo na areia.”

“Não levo cachorro para a praia.”

“Não faço churrasco na praia.”

“Não jogo lixo no mar.”

O nosso painel foi um sucesso! Esperamos que as pessoas tenham aprendido com a Turma do Amor!

Que Histórias Contam os Objetos?

Turma do Cafuné (TCT)

A turma está organizando uma exposição com objetos afetivos das crianças para criar o Museu do Cafuné, que receberá visitas dos responsáveis e dos amigos e professores da Pereirinha.

Os objetos vieram acompanhados de suas respectivas histórias escritas pelos familiares. Conforme eram apresentados, as crianças iam sendo tomadas por alegres, delicadas e surpreendentes histórias associadas aos objetos. Foi muito significativo para o grupo entrar em contato com tantos relatos de memórias vivenciadas pelos amigos. Observamos que muitos objetos evocam outras histórias, como o carrinho de sorvete do amigo Bento, mesmo brinquedo que temos na escola, que carrega sua narrativa pessoal quando bebê e tantas outras vividas pelos amigos da turma. Chegamos à conclusão de que um mesmo objeto pode trazer múltiplas lembranças com diferentes narrativas a depender de quem o observa. 

As crianças estão muito animadas e esperando ansiosamente o dia da exposição, que promete muitas emoções para os seus visitantes. Será que, ao apreciar um objeto, vão reviver alguma outra história guardada na memória?

Terminal Gentileza

Turma da Amizade (TDT)

“No dia 27 de setembro, sexta-feira, a Turma da Amizade fez um passeio para o Terminal Gentileza. Fomos de ônibus escolar, durante o caminho passamos pelo túnel Rebouças, pelo hospital dos Bombeiros, pela casa da Fefê e pela Feira de São Cristóvão. Quando chegamos conhecemos algumas pessoas que trabalhavam lá: Ana Paula, Eli, Heleno e Magda. A Magda contou um pouco sobre o seu trabalho no terminal. Ela anotava os horários de saída e chegada dos ônibus, o nome do motorista e a quantidade de passageiros. Depois entramos para conhecer o ônibus por dentro. Seguimos o passeio pela rampa, vimos a escada caracol, que fica brilhando à noite, e fomos observar o BRT chegando no ponto. Retornamos pela mesma rampa e vimos a estátua do poeta Gentileza. Paramos para lanchar e depois fomos pegar o VLT. Na estação ouvimos uma pessoa da cabine que desejou uma ótima viagem para as crianças da escola Sá Pereira. Depois passeamos de VLT até uma praça no Centro do Rio, perto do Museu do Amanhã. Retornamos para a escola, brincamos e terminamos de comer o nosso lanche. Amamos o passeio, que foi muito divertido e especial.” (Texto Coletivo)

O passeio ao Terminal Intermodal Gentileza possibilitou ao grupo uma observação mais próxima sobre as possibilidades de transportes públicos para a população da cidade. Um lugar grande que recebe diariamente muitos passageiros. A turma observou cada detalhe e, ao final, fez um passeio de VLT que transbordou entusiasmo em todos.

“Eu achei muito legal que eles lavam o VLT e eu não sabia.” (Pérola)

“Eu gostei muito da estátua em homenagem ao Gentileza porque ele foi uma boa pessoa.” (Aurora B.)

Em outro momento, inspirados pelo passeio, assistimos ao clipe da música Gentileza, de Marisa Monte.