No dia 28 de setembro, nossa escola foi convidada para participar do evento Festival Distrito de Educação Firjan. Na programação foram realizadas algumas oficinas oferecidas por escolas públicas e privadas, entre elas a Oficina Corpo e Movimento, Jogos de Dama, a apresentação do Grupo de Palhaçaria da Sá Pereira, o Coral da escola e nossa querida roda de Capoeira.
As crianças do Ateliê da Educação Infantil e Ensino Fundamental marcaram presença e mostraram ser grandes capoeiristas ao gingarem ao som do atabaque. Foi um momento muito animado entre crianças, escola e família!
Turma do Colo (TAT)
Quantas praças tem em nosso bairro? Quais já conhecemos? Quais podemos conhecer? A partir dessas perguntas, a Turma do Colo identificou esses espaços através da observação do Google Maps. Conversamos sobre os símbolos representados na ferramenta e o que eles significam. Apresentar mapas para os pequenos auxilia na construção de noções espaciais e geográficas acerca do lugar onde vivem, estimulando a percepção de diferentes territórios.
Inspirada pela visita à Casa Rui Barbosa, a Turma do Coração iniciou uma conversa sobre os jardins de nossa cidade. Em roda, compartilharam relatos sobre jardins que conhecem, como o Jardim Botânico, os jardins dos prédios onde moram e jardins que conheceram em viagens, destacando semelhanças e diferenças entre eles. As crianças também fizeram apontamentos sobre de quem seria a responsabilidade pelo cuidado com os jardins da cidade.
“Eu conheço o Jardim Botânico! A gente foi com a Turma do Saci.” (Olivia)
“A floresta é diferente do jardim, porque a floresta é muito maior.” (Martin)
“Isso! O jardim tem jardineiro e a floresta não tem! Todo mundo precisa cuidar dela.” (Dante)
“A gente tem que cuidar das plantas do jardim. Das grandes e das pequenas. Não arrancar, colocar água e deixar elas felizes.” (Henrique)
“Agora, na primavera, os jardins vão ficar cheios de flores.” (Antonia)
“O jardim da Casa Rui Barbosa era muito lindo. O nosso piquenique lá foi muito legal!” (Filipa)
“Todo mundo tem que cuidar dos jardins. Se for só uma pessoa, ela fica cansada!” (Tarsila)
“Eu gosto de correr e brincar no jardim!” (Elena)
“A cidade tem que ter muitos jardineiros! Tem muitos jardins e árvores espalhados!” (Benjamin)
Dentro desse contexto, conhecemos o livro Jardins do Rio, que foi compartilhado pela Jade, diretora pedagógica da nossa escola. As crianças folhearam o livro, reconheceram jardins já conhecidos e descobriram outros, como o Jardim São Clemente, na cidade de Nova Friburgo.
Envolvido pelo tema, o grupo se aproximou da obra O Jardim de Monet em Giverny, de Claude Monet. Juntos, conversamos sobre a obra do artista francês, suas escolhas, cores e características marcantes. Fizemos comparações entre a obra de Monet e o jardim da Casa Rui Barbosa, e, na sala de Artes, estamos elaborando uma pintura de observação! Entre pinceladas e escolhas, cada um vai construindo sua pintura à sua maneira, inspirado pelo trabalho de Monet.
As conversas sobre os jardins estão possibilitando um novo olhar para as paisagens da cidade e para os cuidados coletivos que devemos ter com cada espaço, especialmente com a natureza que nos rodeia.
A Turma do Amor foi convidada a conhecer o museu criado pela Turma do Cafuné. As crianças ouviram atentamente os cuidados necessários no momento de circularem pela exposição, em seguida iniciaram a visita ao museu das memórias das crianças da TCT, com muita curiosidade.
Descobrimos que o acervo apresentava objetos pessoais das crianças, trazidos para a escola, acompanhados de uma carta com um relato de uma “memória especial”. Os objetos variaram de cavaquinho, manta, velocípede, boneca, urso de pelúcia, camisa de time, caneca, livro, entre outros.
Após a visitação, a nossa turma fez uma roda para conversar sobre o tema e várias crianças deram os seus depoimentos:
“Tenho um quadro de quando eu era bebê.”
“Um livro de Mandala que a vovó deu.”
“Um duende que o meu pai me deu.”
“Um coelho que ganhei na maternidade.”
“Um carrinho que ganhei quando bebê.”
“Uma fantasia do Chase.”
Fizemos uma carta com todos os relatos e enviamos para a Turma do Cafuné, para trocarmos memórias e experiências.
Foi com muita alegria que a turma recebeu seus familiares para apreciar a exposição Os objetos que contam histórias, no Museu do Cafuné. O salão da escola foi escolhido especialmente para abrigar o museu durante os dias de exposição. Muito orgulhosas, as crianças apresentavam às famílias seus objetos e os dos amigos, despertando interesse e curiosidade em quem apreciava.
A exposição contou com um painel interativo convidando os visitantes a escreverem uma história pessoal relacionada a algum objeto do museu. Para a nossa alegria, memórias foram reativadas, preenchendo todo espaço com muitas e muitas histórias.
A turma não deixou de fora os amigos da escola e foi pessoalmente em cada turma convidar todas as crianças para visitarem o estimado Museu do Cafuné. A preparação da exposição movimentou toda a escola, deixando uma aprendizagem muito significativa nas crianças. Essa vivência certamente ficará guardada na memória afetiva de todos nós.
A Turma da Amizade embarcou no Terminal Gentileza e, usando a nossa imaginação, seguimos o passeio de ônibus pela cidade do Rio de Janeiro. Na segunda parada, desembarcamos no Aterro do Flamengo, através de imagens observamos as transformações ocorridas na área e conhecemos o artista plástico e paisagista Roberto Burle Marx. Assistimos a trechos de entrevistas: “Não se pode hoje em dia imaginar uma cidade sem áreas verdes”. Ao final, ouvimos a música Paisagem Útil, de Caetano Veloso.