Capoeira na Firjan

Ateliê

No dia 28 de setembro, nossa escola foi convidada para participar do evento Festival Distrito de Educação Firjan. Na programação foram realizadas algumas oficinas oferecidas por escolas públicas e privadas, entre elas a Oficina Corpo e Movimento, Jogos de Dama, a apresentação do Grupo de Palhaçaria da Sá Pereira, o Coral da escola e nossa querida roda de Capoeira. 

As crianças do Ateliê da Educação Infantil e Ensino Fundamental marcaram presença e mostraram ser grandes capoeiristas ao gingarem ao som do atabaque. Foi um momento muito animado entre crianças, escola e família!

Pracinhas pelo Mapa

Turma do Colo (TAT)

Quantas praças tem em nosso bairro? Quais já conhecemos? Quais podemos conhecer? A partir dessas perguntas, a Turma do Colo identificou esses espaços através da observação do Google Maps. Conversamos sobre os símbolos representados na ferramenta e o que eles significam. Apresentar mapas para os pequenos auxilia na construção de noções espaciais e geográficas acerca do lugar onde vivem, estimulando a percepção de diferentes territórios. 

Jardins do Rio 

Turma do Coração (TBM)

Inspirada pela visita à Casa Rui Barbosa, a Turma do Coração iniciou uma conversa sobre os jardins de nossa cidade. Em roda, compartilharam relatos sobre jardins que conhecem, como o Jardim Botânico, os jardins dos prédios onde moram e jardins que conheceram em viagens, destacando semelhanças e diferenças entre eles. As crianças também fizeram apontamentos sobre de quem seria a responsabilidade pelo cuidado com os jardins da cidade.

“Eu conheço o Jardim Botânico! A gente foi com a Turma do Saci.” (Olivia)

“A floresta é diferente do jardim, porque a floresta é muito maior.” (Martin)

“Isso! O jardim tem jardineiro e a floresta não tem! Todo mundo precisa cuidar dela.” (Dante)

“A gente tem que cuidar das plantas do jardim. Das grandes e das pequenas. Não arrancar, colocar água e deixar elas felizes.” (Henrique)

“Agora, na primavera, os jardins vão ficar cheios de flores.” (Antonia)

“O jardim da Casa Rui Barbosa era muito lindo. O nosso piquenique lá foi muito legal!” (Filipa)

“Todo mundo tem que cuidar dos jardins. Se for só uma pessoa, ela fica cansada!” (Tarsila)

“Eu gosto de correr e brincar no jardim!” (Elena)

“A cidade tem que ter muitos jardineiros! Tem muitos jardins e árvores espalhados!” (Benjamin)

Dentro desse contexto, conhecemos o livro Jardins do Rio, que foi compartilhado pela Jade, diretora pedagógica da nossa escola. As crianças folhearam o livro, reconheceram jardins já conhecidos e descobriram outros, como o Jardim São Clemente, na cidade de Nova Friburgo.

Envolvido pelo tema, o grupo se aproximou da obra O Jardim de Monet em Giverny, de Claude Monet. Juntos, conversamos sobre a obra do artista francês, suas escolhas, cores e características marcantes. Fizemos comparações entre a obra de Monet e o jardim da Casa Rui Barbosa, e, na sala de Artes, estamos elaborando uma pintura de observação! Entre pinceladas e escolhas, cada um vai construindo sua pintura à sua maneira, inspirado pelo trabalho de Monet.

As conversas sobre os jardins estão possibilitando um novo olhar para as paisagens da cidade e para os cuidados coletivos que devemos ter com cada espaço, especialmente com a natureza que nos rodeia.

Visita ao Museu do Cafuné 

Turma do Amor (TBT)

A Turma do Amor foi convidada a conhecer o museu criado pela Turma do Cafuné. As crianças ouviram atentamente os cuidados necessários no momento de circularem pela exposição, em seguida iniciaram a visita ao museu das memórias das crianças da TCT, com muita curiosidade.

Descobrimos que o acervo apresentava objetos pessoais das crianças, trazidos para a escola, acompanhados de uma carta com um relato de uma “memória especial”. Os objetos variaram de cavaquinho, manta, velocípede, boneca, urso de pelúcia, camisa de time, caneca, livro, entre outros.

Após a visitação, a nossa turma fez uma roda para conversar sobre o tema e várias crianças deram os seus depoimentos:

“Tenho um quadro de quando eu era bebê.”

“Um livro de Mandala que a vovó deu.”

“Um duende que o meu pai me deu.”

“Um coelho que ganhei na maternidade.”

“Um carrinho que ganhei quando bebê.”

“Uma fantasia do Chase.”

Fizemos uma carta com todos os relatos e enviamos para a Turma do Cafuné, para trocarmos memórias e experiências.

 Museu do Cafuné

Turma do Cafuné (TCT)

Foi com muita alegria que a turma recebeu seus familiares para apreciar a exposição Os objetos que contam histórias, no Museu do Cafuné. O salão da escola foi escolhido especialmente para abrigar o museu durante os dias de exposição. Muito orgulhosas, as crianças apresentavam às famílias seus objetos e os dos amigos, despertando interesse e curiosidade em quem apreciava.

A exposição contou com um painel interativo convidando os visitantes a escreverem uma história pessoal relacionada a algum objeto do museu. Para a nossa alegria, memórias foram reativadas, preenchendo todo espaço com muitas e muitas histórias.

A turma não deixou de fora os amigos da escola e foi pessoalmente em cada turma convidar todas as crianças para visitarem o estimado Museu do Cafuné. A preparação da exposição movimentou toda a escola, deixando uma aprendizagem muito significativa nas crianças. Essa vivência certamente ficará guardada na memória afetiva de todos nós.

Do Terminal ao Aterro 

Turma da Amizade (TDT)

A Turma da Amizade embarcou no Terminal Gentileza e, usando a nossa imaginação, seguimos o passeio de ônibus pela cidade do Rio de Janeiro. Na segunda parada, desembarcamos no Aterro do Flamengo, através de imagens observamos as transformações ocorridas na área e conhecemos o artista plástico e paisagista Roberto Burle Marx. Assistimos a trechos de entrevistas: “Não se pode hoje em dia imaginar uma cidade sem áreas verdes”. Ao final, ouvimos a música Paisagem Útil, de Caetano Veloso.