Para comemorar o Dia das Crianças do jeito que elas merecem, as turmas da Pereirinha fizeram uma caça ao tesouro no Parque Lage com o Moleque Mateiro.
As crianças também participaram da oficina de bonecos feitos com gravetos e argila e da oficina de biogliter. Quando chegaram à escola tiveram uma surpresa: picolés de frutas!
Viva as crianças!!!
Que delícia uma tarde na pracinha.
ao lado da família, amigos,
brinquedos e muita poesia!
A partir dessa narrativa leve e rimada, as crianças da Turma do Colo conheceram o livro Domingo na Praça, de Leo Cunha e Marília Pirillo. As ilustrações, que dialogam com o texto, expressam as relações construídas nesse espaço público cheio de encontros. Os pequenos ouviram a história coletivamente e tiveram a oportunidade de apreciá-la em duplas. Destacaram os brinquedos e brincadeiras representadas, a diversidade de pessoas e profissionais que dão vida à pracinha, envolvendo-se com o enredo e compartilhando suas vivências.
A Turma do Coração realizou uma visita à Praia do Leme. Ao chegarmos, fomos brincar na pracinha e organizar o nosso lanche. Os pequenos se divertiram e compartilharam o lanche gostoso que cada um trouxe.
Logo depois, nos preparamos para seguir rumo às areias da praia. Fizemos alguns combinados e relembramos a importância da atenção e do cuidado ao nos aproximarmos do mar. Animados e muito felizes, todos aproveitaram a visita, se esbaldando: molhando os pés, jogando água uns nos outros ou se aventurando a entrar um pouco mais no mar junto de uma das professoras.
O passeio foi um sucesso! Todos, adultos e crianças, se divertiram em um delicioso dia de sol! As saídas pedagógicas, além de divertidas, ocupam um espaço importante de ampliação de repertório, de ocupação da cidade e de vivências para além dos muros! Sem dúvida, um dia que ficará marcado na memória afetiva do grupo!
O nosso querido amigo Vicente trouxe como pesquisa a visita dele e da família para o Projeto Tamar, em Ubatuba. As crianças viram algumas fotos e um filme que foi especialmente gravado por seus avós para a nossa turma. Eles foram até lá e mostraram alguns detalhes do espaço físico e um pouco sobre esse projeto tão incrível.
Vimos uma quantidade enorme de lixo que foi retirada dos mares, além de enormes tartarugas e de cuidados importantes com o lixo e com esses animais marinhos.
A Laurinha também trouxe uma foto sua no Projeto Tamar, na Bahia. Na cidade do Rio de Janeiro, ainda não temos este projeto tão inspirador e importante, para aprendermos sobre os cuidados ambientais na preservação da fauna e flora marinha. Vimos um vídeo das tartarugas colocando os ovos na praia e os filhotes nascendo, cena que emocionou a todos nós da turma. Foi muito bacana!
A turma participou de uma caça ao tesouro e encontrou um livro chamado Os Fantásticos Livros Voadores de Modesto Máximo escondido na Biblioteca da escola. A história conta sobre Modesto Máximo, um rapaz apaixonado por livros que é transportado para uma biblioteca mágica após uma tempestade. Lá, ele se torna o guardião dos livros e uma encantadora história se inicia. Complementamos a leitura apreciando um curta que foi adaptado a partir dessa narrativa e nos reunimos para debater a história. Nessa conversa, as crianças expuseram suas impressões e argumentaram sobre a importância dos livros e os sentimentos que são provocados ao entrarmos em contato com a literatura.
“Na história os livros voavam porque eram legais de ler. Quando o livro é emocionante a gente acha que está escorregando dentro do livro.” (Maria Rosa)
“O livro levou Modesto para a biblioteca. Os livros ensinam coisas para a gente.” (Antonio B.)
“O livro faz a gente saber mais coisas para a gente.” (Sebastião)
“Tem coisas no livro que são emocionantes.” (Eduardo)
“Na história as pessoas ficaram felizes quando Modesto deu um livro para elas. Por isso que eles deixaram de ficar cinza para ficar colorido.” (Isabel)
A turma vem explorando a importância dos espaços culturais na cidade do Rio de Janeiro e está pesquisando sobre as bibliotecas e investigando como esses espaços se configuram. Para iniciar essa pesquisa, fomos até a Biblioteca da Pereirinha e observamos suas características. Para enriquecer nossos estudos, estamos nos preparando para visitar a Biblioteca Parque. O que será que as crianças encontrarão de similar ou diferente entre os dois espaços?
Na Turma da Amizade, as brincadeiras coletivas fazem parte das nossas vivências diárias. Aproveitamos o momento para conversarmos sobre alguns pontos importantes dessas interações, e juntos listamos que nas brincadeiras existem: regras, diversão, participação, estratégias, machucados, conflitos, aceitação na perda e atenção.
Durante essas atividades experimentamos uma relação de empatia com o outro no desafio da escuta e do olhar atento, enriquecendo ainda mais nossas vivências. Diante disso, refletimos sobre os cuidados necessários em situações de acidente urbano em nossa cidade, observando o que acontece no cotidiano da população. Quem cuida? Como cuida? Como a prática desses profissionais garante o bem-estar dos outros? As crianças relataram que os bombeiros são os responsáveis neste primeiro atendimento.
“Quando um prédio está em chamas, os bombeiros apagam.” (Francisco)
“Os bombeiros vêm quando um carro bate no outro e acontece um acidente muito sério.” (Aurora B.)
“Quando acontece um acidente na floresta os bombeiros apagam.” (Raul)