Visita no Ateliê

Ateliê – Turno Tarde

Na semana de encerramento do primeiro semestre, ganhamos um presente antes das férias.

Carol, mãe da nossa querida Maria Clara (F4M), veio ao nosso encontro para conversar sobre os alimentos e nos ensinar algumas receitas. Vocês acham que ficamos só conversando? Não, não… Tivemos a oportunidade de colocar a mão na massa!

Salada de frutas, vitamina e um bolo foram preparados e degustados com muita alegria. As crianças, divididas em grupos, puderam preparar umas para as outras as delícias que experimentamos.

Agradecemos do fundo de nossos corações a presença da Carol. Seu carinho e apoio de sempre fortalecem nossas experiências nesse projeto encantador que é o Ateliê!

Obrigado, Carol!

Cianotipia

Ateliê – Oficina de Construção

Os alunos estão experimentando o processo fotográfico alternativo da cianotipia. Depois de termos misturado os sais de ferro da fórmula química, passamos essa solução no papel de gravura e fizemos a impressão de fotolitos de algumas folhas, ramos e flores.

A cada construção de fotolito (que é uma fotografia feita diretamente no papel sensibilizado), o olhar estético sobre o processo foi amadurecendo. Os alunos realizaram todo o processo, da escolha dos materiais para o fotolito à montagem, sensibilização na luz negra e revelação na água.

Uma das vantagens da cianotipia está justamente no uso da água como agente revelador do processo, facilitando assim o manuseio livre pelas crianças. 

Relembrando a Rotina

Ateliê – Corpo em Movimento

Voltamos com muita animação. Neste início de semestre estamos relembrando nossa rotina das aulas. Iniciamos sempre com um alongamento e aquecimento, buscando entender como nosso corpo funciona, atentos à nossa postura. 

Depois recorremos aos piques; com as férias muitos esquecem as regras e os combinados das brincadeiras, e esse é o momento de refrescar a memória.

Finalizamos as aulas com um relaxamento para que todos possam voltar à calma e seguir para a próxima atividade mais tranquilos.

My Body

Ateliê – Inglês

Dando início ao nosso segundo semestre, novos temas e assuntos têm permeado as mentes curiosas das crianças do Ateliê. Depois de descobrirem a importância de uma alimentação saudável e conhecerem os alimentos típicos do nosso país e de outros lugares, agora dedicam-se a pesquisar sobre  My Body.

Leituras coletivas, encenações, uso das tecnologias com jogos e pesquisas online, atividades físicas e de prática do vocabulário e escrita de pequenos textos foram iniciados nessa nova etapa do Ateliê. 

Wait for more! See you! 

Missão Impossível

Ateliê – Oficina de Jogos e Brincadeiras

“É um jogo que deixa a gente um pouco nervoso. Parece o Kemps e tem que ter muita atenção. No nome tem escrito impossível, mas vencer não é!” (Texto coletivo das crianças do Ateliê)

Além de promover a diversão, os  jogos de cartas com baralho podem ser uma ferramenta educativa valiosa para crianças, promovendo o aprendizado enquanto se divertem. É uma ótima maneira de ensinar habilidades matemáticas, sociais e cognitivas de forma prática e envolvente. 

E as crianças do Ateliê estão imersas na “Missão Impossível”, um novo jogo que está desafiando a galera. Nessa missão,  as crianças precisam montar 3, 4 ou 6 montinhos de cartas do mesmo valor com naipes diferentes. Isso acontece de forma inusitada, deixando o jogo mais difícil e divertido. 

Mais informações sobre esse e outros jogos estarão no livro que está sendo produzido com muito carinho pelas turmas do Ateliê.

Jogos em Equipes

Ateliê – Corpo em Movimento

Na oficina de Corpo em Movimento, iniciaremos uma experiência com jogos coletivos, como pique-bandeira, queimado e suas variações: bombardeio, jogos pré-desportivos e corridas de revezamento.

Essas brincadeiras não só desenvolvem a coordenação motora, mas também ensinam a lidar com vitórias e derrotas, o que é muito importante nessa idade. Além da competição, as brincadeiras promovem a cooperação. Embora haja competição entre os times, a cooperação é essencial dentro de cada time.

 

O Bolo da Macaca

Ateliê Tarde

Neste segundo semestre, conhecemos algumas histórias da Macaca, escritas pela autora Paula Browne. Um de nossos livros favoritos foi A Macaca na Cozinha. Nesse enredo, a personagem decide preparar um bolo de abobrinha mas, atrapalhada que só, esquece ele no forno e o queima todinho.

Em meio a muitas risadas, ao terminar a história veio o desejo de fazer a receita da Macaca, pois ela havia deixado por escrito todos os ingredientes necessários. E lá fomos nós ao refeitório fazer o tão esperado bolo de abobrinha, mas com muita atenção para que o nosso bolo não virasse carvão.

“Fizemos bolo de abobrinha da Macaca. Primeiro lavamos a abobrinha e com ela fizemos abobrinha ralada. Quebramos os ovos e botamos canela, farinha, uvas passas, açúcar, baunilha e fermento em um pote. Misturamos tudo e botamos no forno. Depois comemos tudo. O bolo não virou carvão e gostamos muito!” (Texto coletivo da turma)

 

On a Hot Day I Wear…

Inglês – Ateliê

As turmas de Ateliê começaram a aprender o vocabulário das roupas e acessórios que usamos em hot days. Em uma roda, observamos as peças que todos estavam usando e as comparamos com as roupas de cold days, vistos anteriormente. Assim começamos a incentivar a audição da Língua Inglesa, através de pequenas frases: “You are wearing a shirt today!”, “You are wearing shorts today!”.

A rotina diária também fez parte das atividades, com a apresentação do comando put on, para pedir que colocassem  algum traje ou acessório. Assim, depois de brincadeiras em que estiveram descalços ou sem camisa, por conta do calor, ouviam o pedido na língua inglesa e cumpriram com autonomia o solicitado.  

Ao longo da semana, os pequenos foram dominando as palavras novas e a estrutura frasal para verbalizar o que estavam vestindo em determinado dia, confiantes na montagem de suas próprias frases. 

Como brincadeira, montamos um trava-línguas com as palavras shirt, shorts, socks e shoes. Ao falar o nome do vestuário, as crianças apontavam rapidamente em qual parte do corpo é usado. A  cada rodada as palavras eram ditas  mais rápido, deixando a brincadeira muito engraçada. A diversão e as risadas foram garantidas com o trava-línguas e os movimentos, ajudando a melhorar a compreensão e a pronúncia dos pequenos.

Abraço de Árvore

Ateliê Tarde

Ao ouvirmos a história “Grande assim”, de Mhlobo Jadezweni, conhecemos o personagem Tshepo, um menino que queria ser grande. Para isso, teve uma ideia: plantou seus pés na terra e regou sua cabeça. Aos poucos foi crescendo, crescendo, até se transformar em uma árvore. Com o passar do tempo ficou com saudades de sua mãe e desejou lhe dar um abraço, mas sendo uma árvore não conseguia.

Entretidos com a história, aproveitamos o nosso passeio ao Parque Lage para observar suas grandiosas árvores, como as jaqueiras carregadas de jaca, com os macacos pendurados nos galhos comendo os seus frutos. Durante nossa caminhada no parque encontramos também uma palmeira bem comprida, com uma copa que quase tocava o céu. Decidimos então abraçá-la, pois quando o Tshepo era uma árvore certamente gostaria de receber um abraço, e talvez as outras árvores também iriam gostar. E lá fomos nós compartilhar nosso carinho!

“Here Comes the Spring…”

Inglês – Ateliê

A primavera vem chegando para enriquecer ainda mais as nossas percepções sobre as estações do ano! No dia 23 de setembro começou a primavera, e nós não poderíamos deixar de lembrar dessa data. Após a leitura do livro Waiting for Wings, de Lois Ehlert, fizemos uma conversa sobre o que acontece na natureza nessa estação e pusemos nossos olhares observadores em ação! 

Cada um de nós pôde explorar o espaço externo ao nosso redor e exercitar a percepção.  

Como forma de aprofundar ainda mais a exploração fazendo uso dos nossos espaços do bairro, fomos até a pracinha juntos, brincamos e relembramos algumas palavras do vocabulário ligado à primavera, que já conhecemos no primeiro semestre pesquisando os insetos:

flower
ladybug
tree
ants
bee
leaf
caterpillar 

Próxima parada: Winter! Vamos descobrir quais novos vocabulários, receitas e experiências o frio do inverno pode nos trazer. O que será que vem por aí?

Capoeira Sá Pereira

Ateliê – Capoeira

Durante as oficinas de Capoeira, as crianças do Ateliê têm explorado os movimentos graciosos e ritmados dessa arte marcial brasileira, que combina movimentos acrobáticos, música e cultura. A criatividade, a coordenação motora e a autoconfiança são trabalhadas ao mesmo tempo em que aprendem sobre a história e a tradição da capoeira.

Aprendemos que a capoeira promove valores fundamentais, como o respeito às diferenças, a disciplina, o trabalho em equipe e a cultura de paz, fortalecendo os laços comunitários.

Em breve, as famílias serão convidadas para participar da Nossa Roda de Capoeira. Será um momento único de compartilhar com todos o que essa criançada tem experimentado na oficina. Para enriquecer ainda mais o nosso encontro, estarão presentes integrantes do grupo Senzala, amigos do professor Thiago Braço.

Contamos com a presença de todos!

Reações Químicas no Ateliê

Ateliê – Oficina de Construção

As turmas do ateliê começaram um novo arco de experimentos sobre a química das plantas. Estamos investigando como os vegetais fazem para produzir seu próprio alimento através da fotossíntese. As crianças trouxeram todos os seus conhecimentos prévios sobre o tema e a partir daí começamos a nossa investigação.

Fomos então ao laboratório para realizar uma experiência com o objetivo de produzir um dos gases envolvidos na fotossíntese. De forma controlada reagimos o vinagre (ácido acético) com bicarbonato de sódio. As bolhas formadas evidenciaram uma reação química que produzia um gás.

Em seguida, fizemos alguns testes para descobrir características desse gás. Ele era transparente, apagou a chama de uma vela (portanto era não inflamável) e conseguimos prendê-lo em um recipiente aberto, o que nos mostrou que é um gás mais pesado que o ar.

Com essas três características já conseguimos identificar qual o gás que provavelmente foi formado nessa reação, e agora iremos buscar informações sobre o seu papel na natureza da fotossíntese. 

 

Tinta Mágica

Ateliê Tarde

Mais uma vez inspirados nas experiências, aprendemos a fazer uma tinta mágica. Em uma folha branca fizemos alguns desenhos utilizando uma tinta transparente, feita de água com bicarbonato de sódio. Deixamos o papel secar por alguns instantes e depois pintamos por cima com uma nova tinta, feita de açafrão misturada com álcool, cobrindo a folha inteira. Ao passarmos o pincel com a segunda tinta, os desenhos, antes transparentes, começaram a aparecer, como em um passe de mágica, realçando suas linhas na cor vermelha. Assim, fomos observando com atenção a reação das duas tintas, fazendo nossa arte surgir no papel. 

Where Do You Like To Go On A Hot Day?

Inglês – Ateliê

Com as nossas aulas sobre o tempo e as estações, passamos a olhar mais para os ambientes que frequentamos quando os dias estão muito quentes, very hot days. Em uma roda de conversa, debatemos sobre as estações do ano e constatamos que os verões no Brasil são extremamente quentes.

Where do you like to go on a  very hot day? A partir dessa pergunta, as crianças compartilharam os lugares de sua preferência e aprenderam a falar seus nomes em inglês: the pool, the beach, to a waterfall. 

Usando algumas obras de arte que ilustram esses diferentes lugares, observamos as vestimentas, vocabulário já conhecido pelos pequenos, e também os detalhes e elementos que compõem as pinturas. Verificamos que algumas vestimentas  foram feitas muito tempo atrás, bem diferentes das que usamos atualmente. Com uma sequência de fotografias, mostramos a evolução das roupas de banho ao longo dos anos, gerando muitas gargalhadas das crianças vendo as dissemelhanças.  

Com o apoio de livros, fotografias,  jogos coletivos, músicas e brinadeiras,  as crianças aos poucos se apropriam  das palavras novas, expressando-se melhor no uso do inglês.

Capoeira Sá Pereira!

Ateliê – Capoeira

Sábado, dia 7 de outubro de 2023, foi inaugurada a Primeira Roda de Capoeira da Sá Pereira! A data ficou registrada na memória e nos corações de todos que puderam vivenciar esse momento especial.

As crianças do  Ateliê da Educação Infantil e do Fundamental I, junto aos professores, cantaram e gingaram de tal modo que deixaram o dia mais ensolarado e belo no Parque dos Patins.

O som do tambor e do berimbau, tocado pelos  professores Thiago Braço, Jamal e seus amigos capoeiras, abrilhantaram nossa roda. Também as palmas e os cantos das crianças e dos adultos presentes deixaram mais potente o nosso encontro.

Essa primeira roda de capoeira foi a manifestação da boniteza do trabalho coletivo que é vivenciado pelas nossas crianças. 

Memória dos Números

Ateliê Tarde

Com a importância dos jogos para o desenvolvimento e socialização das crianças, em nossa rotina no Ateliê buscamos um tempinho para nos desafiar, conhecendo suas diferentes regras e estratégias. Desde jogos de tabuleiro, memória, cartas, até adivinhações, juntos vamos aprendendo a competir, compreendendo o momento da vitória e sobretudo o da derrota.

Durante a atividade, quem entendeu o jogo colabora com os amigos que estão com alguma dúvida, ensinando e explicando os objetivos de cada partida, para que todos desfrutem da aprendizagem e do divertimento.

E assim começamos a criar nossos próprios jogos. O primeiro foi o jogo da memória dos números. Utilizamos peças quadradas iguais, pintamos uma das faces com uma única cor. Separamos as peças em dois grupos: em um deles anotamos os números de zero a 10, e no outro colocamos a quantidade referente ao algarismo. Para visualizarmos as unidades de cada número, usamos tampinhas de garrafa pet, que nos auxiliaram a observar suas quantidades.

Depois de tudo pronto, viramos as peças para baixo e começamos a brincadeira!

Sea Creatures

Inglês – Ateliê

Todos a bordo do nosso submarine para iniciar uma viagem ao fundo do mar!

As crianças estão entrando em contato com o vocabulário do universo submarino em inglês. Conversamos sobre alguns animais já conhecidos por todos e aprendemos os seus nomes no idioma: fish, shark, dolphin, jellyfish e muitos outros. Através dessa troca, as crianças foram incentivadas a compartilhar com o grupo, em inglês, seus diferentes tamanhos e cores.

Para começar o nosso projeto, iniciamos com uma leitura sobre a vida do clownfish, o peixe-palhaço, e a sua “casa”, o anemone. Nas aulas seguintes, trouxemos o trecho de um documentário mostrando o dia a dia desses lindos peixinhos em seu habitat. A partir do vídeo, as crianças passaram a compreender a dinâmica entre a anêmona, que os protege, e os peixes, que em troca deixam ela limpinha. 

Esse é apenas o início da nossa viagem submarina, e estamos prontos para conhecer muito mais. Welcome aboard! 

Roda de Capoeira

Ateliê – Capoeira

Sábado, dia 7 de outubro de 2023, foi inaugurada a Primeira Roda de Capoeira da Sá Pereira! A data ficou registrada na memória e nos corações de todos que puderam vivenciar esse momento especial.

As crianças do  Ateliê da Educação Infantil e do Fundamental I, junto aos professores, cantaram e gingaram de tal modo que deixaram o dia mais ensolarado e belo no Parque dos Patins.

O som do tambor e do berimbau, tocado pelos  professores Thiago Braço, Jamal e seus amigos capoeiras, abrilhantaram nossa roda. Também as palmas e os cantos das crianças e dos adultos presentes deixaram mais potente o nosso encontro.

Essa primeira roda de capoeira foi a manifestação da boniteza do trabalho coletivo que é vivenciado pelas nossas crianças. 

Quebra-Cabeça

Ateliê Tarde

Mergulhados no mundo dos jogos, nesta semana desenvolvemos o nosso quebra-cabeça. Com os livros Brasileirinhos da Amazônia e Mais brasileirinhos!, de Lalau e Laurabeatriz, nos inspiramos em diversos tipos de animais ilustrados nos livros para escolhermos as imagens do nosso jogo.

Fazendo uma pintura de observação em um pedaço de papelão, caprichamos bastante no fundo e contorno dos desenhos, formando figuras coloridas e divertidas. Depois de prontos, com  a ajuda das professoras, recortamos as imagens formando suas peças. E, como o próprio nome diz, quebramos nossas cabeças nos desafiando a encaixar as peças em seus devidos lugares para completar as figuras dos animais.

The Human Body

Ateliê – Inglês

Depois de um divertido caminho investigativo sobre os alimentos no primeiro semestre, as crianças começaram a fazer perguntas sobre o funcionamento do corpo humano. Traçando um link com os vocabulários previamente apresentados sobre os alimentos e as brincadeiras como “Simon Says”, em que as crianças precisavam conhecer algumas partes do corpo, iniciamos as atividades do segundo semestre com investigações sobre os nossos corpos. 

Nestas descobertas, trabalhamos conceitos sociais e científicos importantes como a construção da identidade, a diversidade da existência humana, o funcionamento dos órgãos vitais, a importância dos cinco sentidos, além da expansão de vocabulários de palavras na lingua inglesa. Como registro destas descobertas, as crianças estão confeccionando um livro sobre os seus corpos, associando palavras, frases e conceitos aprendidos nos últimos meses. 

Olha! Formaram-se as Gotinhas!

Ateliê – Oficina de Construção

Dando continuidade às investigações sobre o processo da fotossíntese, as turmas do ateliê criaram um experimento para comprovar se era na folha que realmente aconteciam as trocas gasosas da fotossíntese.

A hipótese levantada foi que: se a folha tem água para realizar a fotossíntese e fica no sol, essa água irá esquentar e sair na forma de “nuvenzinha” (vapor) junto das trocas do gás carbônico e do oxigênio.

Assim, pensaram em retirar uma folha de uma planta, colocar em um pote e observar se o o vidro ficaria embaçado. Porém, com o contra-argumento de que fora da planta a folha estaria morrendo, decidimos colocar um plástico em volta de dois galhos. Um galho onde o saco cobrisse as folhas e outro saco em volta de um galho sem folhas. Os sacos foram fechados para que nada saísse de lá.

Após 10 minutos retornamos ao pátio, portando pranchetas e fichas de anotações para observar o experimento… e lá estavam elas! O saco que envolvia as folhas estava começando a ficar embaçado e formando gotinhas em sua superfície. Enquanto o saco que envolveu somente o galho permaneceu seco.

O grupo da tarde pode evidenciar o saco completamente molhado após o dia inteiro. Usando do raciocínio lógico comprovaram que realmente as trocas gasosas acontecem nas folhas das plantas!

Jogo de Trilha

Ateliê Tarde

Para continuarmos nos desafiando com os jogos, criamos um jogo de trilha, que consiste em um tabuleiro com um caminho traçado, dividido em casas. Utilizando um dado, observamos os números que vão saindo para então movimentar as peças, de casa em casa, com o objetivo de atravessar todo o caminho até chegar ao final.

Dessa vez elaboramos o jogo com o tema futebol. Para isso, foram feitos dois caminhos, um do lado do outro, e no final de cada um posicionamos um gol. Ao longo do percurso, pode-se cair em casas com elementos desenhados: o cartão amarelo, que indica que o jogador deve voltar uma casa; o cartão vermelho, que indica que o jogador volte duas casas; e uma bola, que indica que o jogador deve andar uma casa para frente. Dividindo a turma em dois times, cada um deveria chegar ao final do seu caminho para fazer o tão esperado gol, ganhando a partida.

Observando com atenção os números do dado e a quantidade de casas que deveriam ser atravessadas, fomos torcendo para as nossas equipes com muita emoção!

“Under The Sea…” 

Inglês – Ateliê

Em nossas viagens submarinas, as crianças têm ampliado e descoberto cada vez mais sea animals, seus tamanhos, cores e corpos. 

Esta semana, através do documentário Under the Sea, observamos juntos uma visão subaquática das diversas regiões costeiras do sul da Austrália, da Nova Guiné e das áreas do Indo-Pacífico. Nessa descoberta, relembramos os nomes dos animais que já conhecemos e cada um compartilhou seu favorite animal com o grupo.

Para consolidação do vocabulário introduzido, realizamos um memory game em que eles foram desafiados a achar o par dos animais marinhos em inglês. Com essa atividade lúdica, pudemos conduzir as crianças a realizarem a associação entre os nomes e as figuras dos animais e ampliarem suas percepções das pronúncias em suas similaridades e diferenças (fish, jellyfish, starfish, shark, octopus, etc.). 

Estamos animados para, juntos, seguirmos explorando todos os segredos do fundo do mar!

Jogos na Casa Firjan

Ateliê – Oficina de Jogos e Brincadeira

No último sábado as crianças do Ateliê puderam compartilhar com as famílias os jogos de baralho que conheceram durante o ano na Oficina de Jogos e Brincadeiras.

O nosso repertório de jogos foi registrado no Almanaque de Jogos de Baralho, confeccionado exclusivamente pelas crianças, que teve seu lançamento no Festival das Escolas de Botafogo, promovido pela Casa Firjan. Foi um momento de socializar o processo das crianças com a comunidade escolar e com os visitantes de outras escolas.

O evento foi lindo! As crianças puderam jogar com as famílias no jardim da casa e compartilhar o baralho personalizado da turma. “Corrida de Naipes”, “Kemps”, “Missão Impossível” e outros jogos deixaram nossa manhã mais animada e divertida. Foi uma delícia partilhar e vivenciar esse momento de descontração, muita risada e jogos.

Banho de Chuveirão 

Ateliê Tarde

Com o calorão desta semana, aproveitamos para nos divertir no chuveirão do pátio. Com bacias, panelinhas e brinquedos de borracha exploramos de diversas formas a agradável sensação de estar em contato com a água.

Criamos diferentes brincadeiras, preparamos comidinhas, fizemos barquinhos e montamos até um spa de pés para as nossas professoras. Foi uma bagunça muito boa e bem refrescante! 

Under the Sea 

Inglês – Ateliê

Com todos os nossos novos conhecimentos sobre os elementos e animais que vivem no fundo no mar, propusemos aos pequenos a montagem de uma grande colagem do Under the Sea.

Perguntamos às crianças qual dos animais que fizeram parte do aprendizado eles gostariam de desenhar para colar no painel. Assim incentivamos que expressassem em inglês qual era o animal de sua preferência.

Para fazer as águas do mar, produzimos uma mistura de cores e espalhamos pela mesa. As crianças misturaram e fizeram detalhes com os dedos para dar um efeito de movimento na água. No dia de finalizar o nosso grande painel Under the Sea, cantamos uma música falando de cada bichinho pintado por eles:

Under the sea
Under the sea
I can see a Jellyfish
Under the sea
Under the sea
I can see a Dolphin…

Na hora em que ouviam o seu bichinho sendo mencionado na música, eles se levantavam e o colavam no nosso  mural. 

O mural ficou lindo e cheio de vida com as ilustrações caprichosas dos pequenos! A exposição também tem auxiliado nos encontros e rodas de conversa, além de ajudar a lembrar os nomes, vendo as referências dos muitos animais do Under the Sea.

Dominó

Ateliê Tarde

Esta semana confeccionamos nosso jogo de dominó. Descobrimos que em seu modo clássico há 28 peças, sendo cada uma delas única, formadas por pares com números de zero a seis.

Utilizando peças de papelão, traçamos uma linha no meio, criando dois espaços, os “pares”, e para representar as quantidades dos algarismos desenhamos bolinhas. Em cada peça, um número possui um par com seu próprio número e um par com cada um dos demais. Assim, fomos montando as peças e formando os pares duplicados por um mesmo número e os pares com números distintos.

Ao começar a brincadeira, compreendemos que para acrescentar uma peça no jogo devíamos conectar um de seus lados do par com um mesmo número de alguma peça já disposta ao chão, porém apenas nas das pontas, criando um caminho com diferentes possibilidades. Com atenção, observamos os números expostos e os em nossas mãos, contando suas quantidades e possíveis encaixes. Quem terminasse com suas cartas primeiro, ganhava.

A Different Recipe Day 

Inglês – Ateliê

O dia de preparar uma receita já é uma tradição do Ateliê, e as crianças aguardam animadas e ansiosas para descobrir a receita da semana. Durante o ano, temos explorado as diversas possibilidades dessa proposta, aliando os vocabulários dos alimentos aos temas dos projetos pedagógicos.

Cozinhar com crianças pode ser uma experiência divertida e muito rica para a aquisição de uma nova língua. Além de ser uma ocasião de utilização das palavras de forma contextualizada, promove habilidades motoras e trabalho em equipe.

Pensando em nosso projeto de descobertas “under the sea”, as turmas do Ateliê realizaram um recipe day diferente… 

Preparamos skin rolls para acompanhar o almoço e ter uma opção fresh para nossa refeição.

Para essa receita, as palavras que enriqueceram nosso repertório foram os componentes essenciais da preparação: 

mango
cucumber
skinned salmon
rice. 

Após a preparação, as crianças, entusiasmadas com a ideia, ofereceram porções da receita para outros grupos da escola e pudemos saborear deliciosos skin rolls fresquinhos e feitos com muita animação.

Até o final do ano ainda temos muito o que explorar pelo fundo do mar… quais serão nossas próximas descobertas??

Human Body

Ateliê – Inglês

Ao longo do ano, trabalhamos, pesquisamos, construímos e nos divertimos com inúmeros temas!

Começando por foods and drinks, revisitamos vocabulários antigos e aprendemos novos.

Recebemos a visita da Fernanda da Tatim e da Carol, mãe da Maria Clara, que nos auxiliaram no entendimentos das fibers, vitamins, minerals, proteins, carbos e a entender melhor na prática sobre a food pyramid. Discutimos sobre healthy food x fast food, pesquisamos sobre a importância de uma alimentação saudável até que chegamos ao corpo humano, assunto do segundo semestre. 

Com muita animação, os alunos do Ateliê trouxeram questionamentos sobre o corpo, suas partes e funções, que foram trabalhadas de maneira prática com leitura de livros, jogos diversos, atividades de colagem, de desenho, mapas mentais, música, dança, pesquisas online com uso do Chromebook.

Todas essas atividades culminaram na produção de uma autobiografia escrita e digitada em inglês, pelos alunos da professora Jackie, e um livro sobre o corpo humano e suas partes, repleto de ilustrações, produzido pelos alunos da professora Karina.

Em breve enviaremos esse material para casa para ser apreciados por todos!

Observando a Folha no Microscópio

Ateliê – Oficina de Construção

Após identificarmos que as trocas gasosas da fotossíntese realmente acontecem nas folhas das plantas, fomos para o laboratório da escola observar essas folhas mais de perto. Montamos os microscópios e preparamos as lâminas com duas amostras.

Em um dos microscópios colocamos a parte de cima da folha, e no outro a parte de baixo. As crianças nunca tinham feito esse tipo de observação e o que vimos foi bem estranho! No lado de cima da folha parecia ter umas pequenas colmeias bem juntinhas.

A Malu desenhou no quadro uns hexágonos para representar o que estava observando no microscópio. Já a parte de baixo era bem diferente: até vimos as mesmas estruturas na forma de colmeia, porém havia outras formas também. Observaram que pareciam uns tijolos com algo por dentro. Essa primeira observação foi livre, sem um roteiro ou guia para induzir o que poderia ser visto.

Na semana seguinte, realizamos um estudo mais dirigido, no qual comparamos as imagens observadas com os modelos celulares da botânica. Descobrimos que as colmeias são, na verdade, as células vegetais da folha da planta. Já as estruturas diferenciadas da parte de baixo são os estômatos, uma estrutura da planta responsável pela troca gasosa do vegetal. É nessa estrutura que o gás oxigênio e o vapor d’água observado no experimento anterior saem da planta, e também é por ela que o gás carbônico envolvido na fotossíntese é absorvido.

Agora nosso estudo sobre a fotossíntese está quase completo. Construímos vários experimentos para comprovar esse fenômeno. Mas ainda falta a observação e identificação do gás mais importante, aquele que nos mantém vivos: o gás oxigênio!    

Contos com a Cara do Brasil

Ateliê Tarde

Nos últimos dias, em nossas rodas de leitura, conhecemos a coleção de livros “De lá para cá”, de Cristina Agostinho e Ronaldo Simões Coelho. Em suas histórias, os mais clássicos contos infantis são adaptados em uma perspectiva brasileira. Usufruindo da nossa riquíssima cultura nacional, os enredos descrevem as regiões onde passa a história, com sua flora, fauna e povos de nosso território.

Ao longo das contações fomos reconhecendo tanto as histórias tradicionais em que se baseavam quanto as novas características inseridas pelos autores, que tornaram os contos a cara do Brasil. Para agregar ainda mais a nossas trocas, a amiga Isabel trouxe de casa outros livros da coleção, além de nos mostrar um mapa da Ilha do Mel, local onde se passa a história “A pequena sereia”.

Ao final, escolhemos uma cena de um dos livros apresentados, realizamos um desenho de observação e apreciamos as marcas e os traços da cultura brasileira. 

Revisitando o Aprendizado de 2023

Inglês – Ateliê

Estamos fechando mais um ano de aulas das aulas de Inglês nas turmas de Ateliê, e com ele um grande aprendizado, vocabulários novos, incentivando a compreensão e a autonomia na oralidade.

Para encerrar o ano, que foi cheio de projetos ricos e curiosos, aproveitamos esta última semana para revisitar o que foi aprendido. Conversamos sobre os temas, relembrando vocabulário, e trocamos opiniões sobre o que mais gostaram de aprender. Os pequenos foram apresentados a tantas novidades — como: brincadeiras, músicas, receitas… — que ficou difícil escolher.

Cantamos a música “Hello, how are you” usada para  expressar como estamos nos sentindo, se estamos great, tired, hungry or not so good.

Para relembrar do projeto Our Garden, fizemos um passeio à pracinha do Largo dos Leões. Durante o trajeto apreciamos os elementos da natureza, os insetos que encontramos no caminho, registrando tudo o que encontramos nos arredores da nossa escola. 

Estudamos sobre as partes do corpo que aprendemos com o clássico Head, Shoulders, Knees and Toes. Fazendo vínculo com isso, lembramos das roupas e acessórios que usamos on cold days, hot days, rainy days. 

E falando de corpo, lembramos dos alimentos que são importantes para o nosso crescimento. Com a brincadeira broken telephone (telefone sem fio), cochichamos os nomes das frutas  e suas quantidades, aprendidas no projeto The Very Hungry Caterpillar. 

Sobre a alimentação saudável de fruits and vegetables, observamos a nossa produção Pot of Soup, o panelão de sopa, apontando e verbalizando os vegetais e legumes que usamos no preparo da receita.

Falando em receita, Friday is Recipe Day! Muitas receitas, doces e salgadas, foram preparadas pelas crianças neste ano, queremos compartilhar algumas com as famílias para que possam desfrutar e cozinhar em casa! Junto com os pequenos, escolhemos algumas receitas, registramos os ingredientes usados e fizemos lindas ilustrações para a produção do nosso Recipe Book que irá pra casa já já. Aproveitem e Bon Apetit!

Pedra, Papel e Tesoura

Ateliê – Oficina de Corpo e Movimento

Finalizamos o ano explorando jogos competitivos no formato de estafeta, que são brincadeiras baseadas em corridas, nas quais cada participante deve percorrer um trajeto delimitado procurando realizá-lo no menor tempo possível. Foi muito divertido participar da corrida de pedra, papel, tesoura e da corrida do jogo da velha. Inspirados em jogos indígenas, fizemos também uma corrida de um pé só, onde não vence o mais rápido mas sim o mais resistente.

Oficina de Jogos

Ateliê Tarde

Para fechar com chave de ouro nossas explorações nas confecções dos jogos, realizamos uma oficina no pátio. Organizamos os quatro jogos que criamos sobre mesas e tapetes: o quebra-cabeça dos bichos brasileiros, o jogo da memória dos números, o jogo de trilha do futebol e o dominó. Com o intuito de compartilhar e nos divertir com nossas invenções, convidamos as turmas regulares da tarde para participarem da oficina. Dividimos as turmas entre as brincadeiras, explicando seus objetivos e modo de jogar, além de contarmos como foi a construção dos brinquedos e todo aprendizado envolvido. Aproveitamos para entrar nas partidas e nossa oficina foi um sucesso!

Talent Show 

Inglês – Ateliê

Em nossas vivências em Inglês, temos realizado atividades lúdicas, para relembrar o vocabulário estudado e dando espaço às crianças para participarem dando sugestões de atividades que gostariam de fazer até o fim do ano da escola.

Uma das ideias propostas por um grupo do Ateliê foi a realização de um Talent Show na Biblioteca. Marcamos o dia no calendário e ficamos ansiosos até a sua chegada. Cada grupo de crianças pensou em sua apresentação. 

Promover um Talent Show organizado e pensado pelas crianças foi uma valiosa possibilidade de expor e incentivar suas manifestações artísticas e expressar sua criatividade através de diferentes formas de talento!  

E é sempre encantador ver as  crianças em cena! Vestimos algumas fantasias, chamamos os amigos e “abriam-se as cortinas”! Uma festa de variedades, de apresentações de dança coletivas a cantorias, nosso Talent Show foi um sucesso.

Além de apreciarmos nossos artistas e suas apresentações, celebramos  a diversidade de habilidades e interesses das crianças, promovendo um ambiente inclusivo e plural. 

Os  outros grupos do Ateliê estão se organizando para realizar seus Talent Shows ao longo da semana que vem.

Novas surpresas ainda nos aguardam e estamos animados para explorar todas elas. 

Construindo Memórias

Ateliê Tarde

Em nossos últimos dias de aula, com o intuito de concretizarmos o encerramento do ano, nos sentamos em roda para relembrar tudo que vivenciamos durante as tardes no Ateliê. Narrando os acontecimentos cheios de brincadeiras e experiências, elegemos nossos momentos mais marcantes:

“Eu gostei da oficina.” (Antonia)

“A televisão.” (Olivia)

“O que eu mais gostei foi da teacher Clara.” (Nicolas)

“Eu gostei do parquinho.” (Bernardo)

“A minha coisa favorita foi os jogos que a gente fez.” (Martin)

“Com certeza fazer o quebra-cabeça.” (Pedro)

“Eu gostei de soltar a borboleta.” (Tarsila)

“Gostei do quebra-cabeça e da borboleta.” (Filipa)

“A oficina de jogos.” (Isabel)

“Eu gostei mais do explode confete.” (Joaquim)

Aproveitamos também para organizarmos juntos nossa pasta de artes com todos os trabalhos realizados ao longo do ano. Observamos as mudanças dos nossos traços e todo nosso desenvolvimento com o passar do tempo.

Tivemos um ano de muita parceria e animação no Ateliê da Tarde. Desejamos a todas as famílias Boas Festas!

Jogos e Brincadeiras

Ateliê

Chegamos à conclusão de mais um ano de aprendizados e diversão no Ateliê. Durante esse processo as crianças puderam explorar o mundo dos jogos de baralho na Oficina de Jogos e Brincadeiras, conheceram diferentes brincadeiras com o corpo na Oficina de Corpo e Movimento, gingaram muito na Oficina de Capoeira, exploraram a magia da química da cianotipia na Oficina de Construção e se conectaram com a natureza em muita brincadeira no Parque Lage.

Foi muito bom passar este ano com os grupos do Ateliê!

As memórias desses dias ficarão guardadas para sempre!