Intervenções Brincantes

Ateliê

As crianças do Ateliê produziram  jogos e brincadeiras nas escadas da escola para a Mostra de Artes.  As intervenções brincantes puderam acolher de maneira divertida as famílias.

Seguir as trilhas pelos degraus era inevitável. Todos que passavam seguiam sem errar o percurso. Podia ser simples, mas fácil não era. Quem viu algum adulto conseguir? Nós vimos!

O Jump, brincadeira com os números escritos em inglês, media a distância dos saltos.

Quem aí percebeu as sugestões dos movimentos da capoeira? Urso, caranguejo, escorpião e outros animais característicos da capoeira também estavam presentes em alguns desafios.

No último lance de escadas, lá do quinto andar, tinha um grande lago com jacarés e armadilhas. Não dava pra seguir o caminho sem passar pelo lago, e usar as pedras para escapar foi a única forma de conseguir atravessar.

Alguém aí caiu na boca do jacaré?

Ateliê Sá Pereira

Ateliê Fundamental I

Iniciamos o ano no Ateliê com muita animação e boas ideias! Os grupos dos turnos da manhã e da tarde aproveitaram para reencontrar os amigos antigos e conhecer os novos, que logo foram acolhidos com carinho.
Uma caça ao tesouro nos fez procurar pessoas importantes da escola: os funcionários! Eles nos ajudaram com pistas para que pudéssemos achar nosso tesouro. E adivinha o que tinha dentro do baú? Materiais como papéis coloridos, linhas e agulhas que serviram para criar o nosso diário de bordo e registrar nossas primeiras vivências no Ateliê.
Os primeiros momentos do dia contaram com uma introdução ao exercício de relaxamento e meditação. Ao longo da semana já conheceram as oficinas de Construção e Capoeira, se divertindo ao criar um barco que não afundasse e aprendendo sobre o principal instrumento, o berimbau. As aulas de Inglês foram divertidas, com muita música e arte.
O almoço foi um momento esperado por todos e uma ótima oportunidade para experimentar novos sabores e trabalhar a autonomia das crianças, que montaram seus pratos e cuidaram da limpeza dos utensílios utilizados.
O que mais teremos pela frente? Como toda aventura, não sabemos ao certo, mas com toda certeza teremos brincadeiras, jogos e muita diversão!

Almoço com Afeto

Ateliê Fundamental I

As crianças do Ateliê receberam a visita da Fernanda, uma das fundadoras da empresa Tatim Comidinhas, que fornece o almoço para a escola.
Foi um encontro gostoso, no qual ela pôde conhecer um pouquinho dos sabores preferidos, ouvir críticas e sugestões das crianças, que agradeceram por todo carinho e dedicação com a preparação dos alimentos.

Oficina de Construção

Ateliê Fundamental I

Na Oficina de Construção, trazemos atividades investigativas, que têm como objetivo estimular a utilização do raciocínio lógico, com base em evidências.
Os alunos foram apresentados a uma situação-problema: construir, utilizando folha de alumínio, bacia com água, parafusos e porcas, que serviam como peso, um barquinho que carregasse o maior número de peças.
Quando os grupos solucionaram o problema, voltamos a sentar em roda para debater a solução e suas causas. Todos puderam se expressar e contribuir com as ideias uns dos outros.
Interessante observar que, mesmo sem uma aula prévia sobre os fenômenos físicos envolvidos, como empuxo, sustentação e equilíbrio extenso, as crianças, por concepções espontâneas, trouxeram observações:
“O barquinho flutua porque dentro dele tem ar, se fosse todo duro como o parafuso, afundava.”
“O barquinho maior carrega mais peso que o menor.”
“Tem que balancear as peças em cima do barco.”
“Se colocar todas do mesmo lado ele afunda.”

Cada aluno registrará suas descobertas num relatório ilustrado, para compor futuramente um portfólio do Ateliê.

Welcome, Everybody!

Ateliê Fundamental

Muitas novidades estiveram presentes nas primeiras semanas do Ateliê in English. Revisamos conteúdos e aprendemos coisas novas relacionadas às diferentes áreas do conhecimento, como a Matemática, a História e também as Ciências.
Encontramos, também, soluções criativas para desenvolver bases para nossas formas geométricas (shapes). Através de desenhos e colagens, no caderno de Inglês, construímos, contabilizamos (numbers) e identificamos as cores (colors), sempre utilizando materiais reciclados, papel colorido e barbante ou linha, porque #wearegreen.
Aproveitamos para inaugurar nosso mural com ilustrações e colagens sobre o Parque Lage e um pôster sobre o tema do Projeto Institucional.
Em nosso primeiro passeio ao Parque Lage, muito encantamento e descobertas.
Ao caminhar pelo parque, foi possível encontrar e reconhecer as cores aprendidas – e recordadas. A cada passo, fomos surpreendidos por diferentes tons e misturas.
Após esse momento de apreciação, as crianças foram convidadas a escolher o cenário de que mais gostaram e registrá-lo em aquarela.
Mal podemos esperar pelos próximos…
See you soon!

O que É o Berimbau?

Ateliê Fundamental

A música O que É o Berimbau? diz que é a cabaça, o arame e o pedaço de pau.
Esse instrumento simples tem muita energia e marca o ritmo da roda de capoeira.
Iniciamos as aulas de Capoeira no Ateliê entendendo que o berimbau é o mestre, pois é ele quem comanda o ritual.
E fomos nos familiarizando com os movimentos corporais. Já experimentamos aú, rolê, meia lua de frente, macaquinho e cocorinha.
Os estudantes soltaram o corpo, imitando animais, e adoraram também o pique capoeira.

Parque Lage

Ateliê Fundamental I

Toda sexta-feira, as crianças do Ateliê têm tido a oportunidade de explorar o Parque Lage e de conhecer mais de perto o trabalho desenvolvido para a preservação da Floresta da Tijuca.
Nessas visitas, conhecemos o Plínio, funcionário do ICMBio, que nos ajuda a desbravar o Parque, guiando-nos pelas trilhas.
Ele nos contou a história do local e das construções; falou sobre espécies de animais e plantas que fazem parte daquele ecossistema; e apresentou um vídeo sobre o trabalho de limpeza das trilhas e coleta do lixo.
Em seguida, Plínio nos levou para uma caminhada pelo Parque, em uma trilha cheia de desafios, passando pela torre, pelo aquário, pelo lago dos patos e, no final, fomos surpreendidos com a vista maravilhosa da Lagoa Rodrigo de Freitas.
Ao longo do ano, teremos mais passeios e aprendizagens sobre a nossa floresta.

Oficina de Construção

Ateliê Fundamental I

Na Oficina de Construção, temos realizado experimentos físicos relacionados a fenômenos da óptica, de luz e sombra e de eletricidade.
Utilizamos os experimentos para falar também sobre o método científico, que os cientistas seguem para fazer seus experimentos, e sobre os cuidados que devem ser tomados em laboratórios.
Saber se portar nesses ambientes é necessário para evitar acidentes.
No experimento sobre eletricidade discutimos os riscos relacionados à energia elétrica.
As crianças ficaram atentas e preocupadas com a ocorrência de choques.
Mas, como no nosso experimento utilizamos uma bateria de 9V e um LED, descobrimos que não havia riscos dessa ordem.

Hello, Everybody! We Are Back!

Ateliê Fundamental I

Nas últimas semanas estivemos envolvidos com a observação dos animais e da vegetação presentes em um lugar já muito conhecido e querido pelos alunos do Ateliê: o Parque Lage.
Utilizando instrumentos específicos para o registro e análise de pequenos itens – lupas, máquinas fotográficas e celulares – os alunos compartilharam suas vivências e descobertas, observando a arquitetura e a natureza, exercitando e praticando o vocabulário em língua inglesa já trabalhado em sala de aula.
Com a diversidade do material colhido, demos início à produção de mapas identificando as partes e elementos de referência encontrados e analisados pelas crianças nas visitas ao Parque.
Outro projeto que tem desafiado o grupo é a produção de um jogo nas aulas de Language, com o tema Colors, Numbers and Shapes, inspirado em um outro, o Dobble.
Assim, os estudantes exercitam habilidades como speaking and listening – relativas à língua – e trabalho em equipe, foco, lógica e resolução de problemas referentes às habilidades socioemocionais.
See you!

Treinando os Movimentos

Ateliê Fundamental I

Com empenho e muita ludicidade, os alunos do Ateliê estão treinando firme nas aulas de Capoeira. Diante dos desafios propostos, percebem que para conseguir fazer um movimento é necessário repeti-lo muitas vezes.
Através de brincadeiras, circuitos, dança e muita música, estão evoluindo em alguns movimentos, como bananeira, au, ginga, meia lua de frente, rolê, entre outros.
Começaram a entender que o jogo acontece entre duas pessoas, mas quem está na roda também participa.

Oficina de Jogos e Brincadeiras

Ateliê Fundamental I

Reunir os amigos para um jogo de tabuleiro é uma grande alegria.
Imaginem poder montar com os amigos o próprio jogo, e depois jogar todos juntos? Incrível, não é?
Na Oficina de Jogos e Brincadeiras do Ateliê, as crianças conheceram o Jogo do Ganso, o Sai de Dentro da Cobra e o Cabo de Guerra, todos de tabuleiro, e suas curiosas histórias.
Os grupos construíram não só os tabuleiros, mas também os demais componentes, como dados, feitos de rolinho de papel higiênico, e pinos feitos de tampinhas de garrafa pet.
Acham que acabou? Não! Mais um jogo está para ser construído e jogado pelas crianças do Ateliê: o Fan Tan.
Quem conhece? Vocês acham que será divertido? Perguntem às crianças.

Hello, Everybody! We Are Back!

Ateliê Fundamental I

Nas últimas semanas as crianças do Ateliê pesquisaram os insetos, aracnídeos, anfíbios e outros animais que encontram quando vão ao Parque Lage.
Nas aulas de Inglês, produzem jogos, ouvem histórias e apreciam short movies, atividades dinâmicas que auxiliam a ampliação do vocabulário, a ambientação e a aquisição da linguagem.
Nas próximas semanas, mais descobertas. Novos lugares e novos assuntos vêm aí: seeds!

O Problema da Sinuca

Ateliê Fundamental I

Na Oficina de Construção, finalizamos a sequência de atividades investigativas com um experimento sobre o magnetismo.
Os estudantes tinham que acertar uma bolinha de metal dentro de um buraco de caçapa usando apenas um ímã em bastão, parecendo um jogo de sinuca.
Manusearam livremente o material e levantaram suas hipóteses, até conseguirem resolver o problema.
Como de hábito, realizamos, em roda, um debate sobre como o problema tinha sido solucionado e identificamos o fenômeno envolvido no experimento.
Assistimos também a um vídeo explicando a formação das auroras boreais, uma das manifestações mais belas do magnetismo no Sistema Solar.

Estudo Dirigido

Ateliê Fundamental I

Todos os dias, no Ateliê, temos um tempo dedicado às tarefas escolares, e chamamos esse momento de Estudo Dirigido.
Os alunos têm a oportunidade de organizar sua rotina de estudo contando com o apoio dos professores que acompanham os grupos.
Para mediar as atividades e esclarecer dúvidas, usamos tampinhas nas contagens; os computadores da escola nas pesquisas; letras móveis, tabelas com sequência de números, entre outros recursos.
O grupo tem crianças de variadas idades, o que promove uma rede de cooperação. Todos se auxiliam e compartilham ideias, de acordo com o que sabem.
São momentos de troca e aprendizado coletivo e também individual e, com o apoio dos professores, as crianças vão avançando e aprimorando a autonomia na construção do hábito de bem cuidar das tarefas.

Segunda sem Carne

Ateliê Fundamental I

As turmas do Ateliê receberam a visita do grupo Embaixada da Sá Pereira, formado por alunos do Fundamental II dispostos a refletir sobre questões contemporâneas.
Eles vieram conversar sobre a campanha mundial Segunda sem Carne, à qual aderimos; nas segundas-feiras não consumimos produtos de origem animal em nossos almoços.
A roda de conversa levantou dúvidas, trocas e reflexões sobre a origem da nossa comida.
As crianças receberam informações sobre os impactos que a produção e o consumo dos produtos de origem animal exercem sobre a nossa alimentação, os animais, o ambiente e a sociedade como um todo.
Na Segunda sem Carne do Ateliê convidamos as crianças a descobrir novos sabores, experimentar diferentes preparações e novos pratos.
E você? Já pensou de onde vem sua comida?

No Mar Tem Areia

Ateliê Fundamental I

Assistimos ao curta-metragem Maré Capoeira, filme de amor e guerra que conta a história de João, menino de dez anos que sonha ser mestre de capoeira como seu pai, dando continuidade a uma tradição familiar que atravessa várias gerações.

Vários elementos abordados em nossas aulas, como a música, os instrumentos e alguns movimentos, estão presentes na obra, o que foi prontamente identificado pelos alunos.

Depois de conversarmos sobre o que mais chamou a atenção, colocamos no corpo os movimentos mais significativos, e alguns alunos desenharam o que mais gostaram de ver.

Maré Capoeira (link)

Parts of a Plant

Ateliê 

Os alunos do Ateliê relembraram os conteúdos de Science com as parts of a plant e reconheceram nas idas ao Parque Lage os variados tipos e tamanhos de sementes, bem como das folhas, das árvores e das plantas.

Um novo tema vem sendo abordado: roots! As raízes foram vistas, tocadas, identificadas e fotografadas pelos alunos que, posteriormente, representaram em seus cadernos os diversos tipos de raízes observadas, utilizando papel colorido, barbante, cola e outros materiais, num misto de atividade maker e colagem.

Tanto em Language quanto em Science, jogos de reconhecimento auditivo do vocabulário científico trabalhado e de spellingpara a prática da oralidade – com uso das ferramentas tecnológicas, foram de grande diversão e conhecimento.

See you next! Bye!

Engenhocas

Ateliê

A turma conheceu, na Oficina de Construção, as máquinas de Rube Goldberg. Esse cartunista estadunidense desenhou geringonças que executam tarefas simples de forma um tanto extraordinária.
Assistimos ao vídeo da abertura do programa Castelo Rá-Tim-Bum, que utiliza uma máquina desse tipo em sua vinheta.
Os alunos foram desafiados a criar engenhocas para resolver algum problema que poderia ou não ter sido estudado anteriormente.
Aceitaram o desafio com muito empenho e entusiasmo, e engenhocas incríveis foram criadas.
Teve máquina que pesava bolinhas de gude; outra que acendia um LED com água e sal.
É claro que os trabalhos foram para a Mostra de Arte! 

A Roda

Ateliê

O jogo de capoeira acontece dentro da roda, onde todos estão concentrados.
A energia circula, chegando aos jogadores, no centro.
É onde nos colocamos à prova e testamos os nossos conhecimentos. E também onde brincamos e nos divertimos com os amigos.
Em nossas aulas começamos a experimentar a sensação de jogar no meio da roda.
Uns mais tímidos, outros mais à vontade, todos vêm aos poucos se soltando.