Os Ateliês da manhã iniciaram o ano com muitas emoções e novidades! Os reencontros foram preenchidos de afeto e animação para desbravarem, juntos, os novos espaços da escola.
Na aula de Capoeira estreamos o novo campinho da Pereirinha. Lá soltamos o corpo na ginga e nos saltos do sapo! Nas salas de Artes, a Educação Infantil desenhou suas fantasias de carnaval. Já o primeiro ano confeccionou diferentes tons de cores, compondo uma incrível pintura coletiva.
Fiquem atentos aos horários de entrada do Ateliê, para que os pequenos não percam nenhuma aula extra! Seguem os horários:
Segunda-feira: Ioga, às 8:40.
Terça-Feira: Capoeira, às 8:40.
Quarta-feira: Moleque Mateiro, às 7:35.
Quinta-feira: Capoeira, às 8:40.
Sexta-feira: Oficina de Cultura Popular, às 8:40.
Foi dada a largada para o Inglês no Ateliê 2024! Nessa primeira semana de aula, recebemos amigos novos e reencontramos outros. No primeiro dia sentamos em uma roda, incentivando as crianças a se apresentarem em inglês usando “My name is…”. Conversamos sobre o período das férias e as crianças puderam compartilhar momentos especiais.
Ao longo da semana, reforçamos oralmente e visualmente alguns comandos importantes que são usados com frequência na sala de aula, assim os pequenos vão se familiarizando com as frases e compreendendo os pedidos com autonomia. Por exemplo:
Sit down
Organize the classroom
Make a line
Sit in a circle
Drink water
Wash your hands
Ao longo do semestre, as crianças serão estimuladas a usar essas frases para expressar vontades.
Foi dada a largada para o Inglês no Ateliê 2024! Nessa primeira semana de aula, recebemos amigos novos e reencontramos outros. No primeiro dia sentamos em uma roda, incentivando as crianças a se apresentarem em inglês usando “My name is…”. Conversamos sobre o período das férias e as crianças puderam compartilhar momentos especiais.
Ao longo da semana, reforçamos oralmente e visualmente alguns comandos importantes que são usados com frequência na sala de aula, assim os pequenos vão se familiarizando com as frases e compreendendo os pedidos com autonomia. Por exemplo:
Sit down
Organize the classroom
Make a line
Sit in a circle
Drink water
Wash your hands
Ao longo do semestre, as crianças serão estimuladas a usar essas frases para expressar vontades.
Os Ateliês da manhã iniciaram o ano com muitas emoções e novidades! Os reencontros foram preenchidos de afeto e animação para desbravarem, juntos, os novos espaços da escola.
Na aula de Capoeira estreamos o novo campinho da Pereirinha. Lá soltamos o corpo na ginga e nos saltos do sapo! Nas salas de Artes, a Educação Infantil desenhou suas fantasias de carnaval. Já o primeiro ano confeccionou diferentes tons de cores, compondo uma incrível pintura coletiva.
Fiquem atentos aos horários de entrada do Ateliê integral, para que os pequenos não percam nenhuma aula extra! Seguem os horários:
Segunda-feira: Ioga, às 8:40.
Terça-Feira: Capoeira, às 8:40.
Quarta-feira: Moleque Mateiro, às 7:35.
Quinta-feira: Capoeira, às 8:40.
Sexta-feira: Oficina de Cultura Popular, às 8:40.
O retorno às aulas de Inglês do Ateliê foi marcado por descobertas e reencontros. Muitas crianças estão retornando ao espaço na expectativa de vivenciarem um novo segmento numa nova série, e algumas outras estão chegando para serem acolhidas por aqui.
Nesses primeiros encontros reservamos um tempo para ambientar as crianças novas sobre a rotina do Inglês no Ateliê; contar o que já estudamos, como é nosso dia a dia, brincadeiras que já conhecemos, relembrar vocabulários que exploramos anteriormente e instigá-los a pensarem que novas descobertas gostariam de fazer dentro desse idioma.
Nos momentos de relembrar e conhecer brincadeiras as crianças ficaram muito empolgadas com o “Mr. Hunter”, uma brincadeira de roda similar ao “Senhor Caçador”, além de muito cativadas pelo “Chinese Whispers” (telefone sem fio), quando pudemos, de forma lúdica, apresentar os vocabulários conhecidos.
Explorando o nosso novo espaço, também nos divertimos com “Simon Says”, em que eles puderam dar pequenas tarefas para o grupo.
Estamos muito felizes e animados para este novo ano que se inicia com trabalho de Inglês no Ateliê, e desejamos que 2024 continue sendo um ano de muitas descobertas!
Começamos a semana compartilhando o que fizemos no feriado de carnaval. Foi tanta alegria e animação que só com uma aula de Yoga para acalmar a mente e o corpo. Renata propôs um relaxamento bem gostoso e em seguida desafiou os pequenos a praticarem algumas posturas.
No Ateliê da Educação Infantil, as crianças foram instigadas a pensar em quais brinquedos conseguiriam construir. Foram mencionados o ioiô, bonecos, carrinhos e o tão querido beyblade, que algumas crianças relataram já ter construído em casa.
“Precisa de uma tampa de detergente e mais tampinhas.” (Benjamin)
“É muito fácil.” (João Q.)
Depois de assistirem ao vídeo do Território do Brincar, em que as crianças contam como construíram brinquedos, foi a vez do grupo colocar a mão na massa e produzir o seu!
No ateliê da F1, realizamos uma votação e as crianças escolheram pesquisar sobre teatro e cinema. Em nossas conversas, descobrimos que para fazermos uma peça ou um filme precisamos compor um roteiro. As crianças mais antigas relembraram uma informação muito valiosa, trazida por Jean: “Os homens das cavernas já faziam teatro de sombras”. Foi então que surgiu a ideia de criarmos uma estrutura para esse tipo de dramatização. Recortamos uma caixa, colocamos papel vegetal e fizemos um teste com o celular. Deu certo! Agora só falta decorar!
Começamos a semana compartilhando o que fizemos no feriado de carnaval. Foi tanta alegria e animação que só com uma aula de Yoga para acalmar a mente e o corpo. Renata propôs um relaxamento bem gostoso e em seguida desafiou os pequenos a praticarem algumas posturas.
No Ateliê da Educação Infantil, as crianças foram instigadas a pensar em quais brinquedos conseguiriam construir. Foram mencionados o ioiô, bonecos, carrinhos e o tão querido beyblade, que algumas crianças relataram já ter construído em casa.
“Precisa de uma tampa de detergente e mais tampinhas.” (Benjamin)
“É muito fácil.” (João Q.)
Depois de assistirem ao vídeo do Território do Brincar, em que as crianças contam como construíram brinquedos, foi a vez do grupo colocar a mão na massa e produzir o seu!
No ateliê da F1, realizamos uma votação e as crianças escolheram pesquisar sobre teatro e cinema. Em nossas conversas, descobrimos que para fazermos uma peça ou um filme precisamos compor um roteiro. As crianças mais antigas relembraram uma informação muito valiosa, trazida por Jean: “Os homens das cavernas já faziam teatro de sombras”. Foi então que surgiu a ideia de criarmos uma estrutura para esse tipo de dramatização. Recortamos uma caixa, colocamos papel vegetal e fizemos um teste com o celular da Mari. Deu certo! Agora só falta decorar!
Inglês Ateliê – F1
No retorno às aulas após o recesso de carnaval, iniciamos o nosso ano preparando as capas dos cadernos de Inglês.
A proposta para essa primeira criação foi uma técnica de colagem com suas fotos e elementos que fazem parte das suas vidas.
A dinâmica, além de trabalhar a língua, convida as crianças a refletirem sobre si mesmas, seus gostos, o que amam, as pessoas que são importantes para elas, quem faz parte do seu universo, etc. Nessa mudança de segmento e, para alguns, mudança para uma nova escola, é muito importante que estabeleçam as relações de grupo, entendendo as particularidades de cada criança com quem irão conviver.
Para essa atividade usamos os vocabulários:
Something I love…
Something I like…
Depois de tanto tempo, os Ateliês da Manhã retornaram a um espaço muito querido, frequentado no ano passado com as professoras mateiras, o Parque Lage!
Ao descerem do ônibus, os pequenos já foram contemplados com um encontro riquíssimo com o Plínio, que informou estar organizando um treinamento para os brigadistas. As crianças, curiosas, perguntaram quem são os brigadistas, e ele explicou que são pessoas que atuam na prevenção e combate aos incêndios. Ao se deslocar pelo parque, o grupo conheceu um pouco da língua guarani com um indígena que estava passeando pelo arvoredo. Nesse encontro, descobriram que a palavra curumim significa criança. Em seguida, para conseguirem se localizar pelo Parque Lage, os Ateliês contaram com a ajuda de um mapa para chegarem ao destino final, a gruta! Para finalizar o passeio, a turma se organizou para lanchar.
Nas turmas do Ateliê, iniciamos o projeto em torno dos horários das rotinas matinais e noturnas. Para começar, instruímos as crianças com a estrutura In the Morning and At Night, chamando atenção para as diferentes preposições usadas nas expressões.
Para aprimorar o novo vocabulário e, principalmente, incentivar o uso oral das palavras em inglês, trouxemos músicas e brincadeiras fora de sala de aula. Um dos jogos propostos foi uma espécie de “Morto e Vivo”: todas as crianças, sentadas numa roda, quando ouviam In the Morning levantavam do chão e se esticavam, como se estivessem acordando de manhã; quando ouviam At Night, deitavam no chão imitando estar dormindo. Depois que entenderam a proposta, eles mesmos puderam usar os comandos para que os outros seguissem.
Através das brincadeiras, tanto as crianças menores quanto os mais velhos se sentem desafiados e seguros, colocando em prática a autonomia da fala.
Após a preparação das capas dos notebooks, estamos caminhando para um novo assunto em nosso dia a dia.
A chegada das crianças ao Ensino Fundamental 1 trouxe muitas mudanças para a rotina escolar. Uma delas é o uso do estojo como material individual.
Esse novo objeto, tão importante para o desenvolvimento do cuidado, da atenção, da valorização do material do outro, trouxe pra nós um novo vocabulário a ser explorado: como se chama borracha em inglês? E apontador? Como chamamos a cola e a tesoura?
Começamos, assim, uma descoberta para nomear nossos materiais agora individuais.
Como primeiro passo, realizamos um treasure hunt diferente: a brincadeira já conhecida por todos — similar à Caça ao Tesouro — foi realizada com os próprios objetos do estojo pessoal, escondidos no Pereirão.
Divididos em teams, seguiram os comandos em inglês e procuraram cada material escondido.
Em nossos próximos encontros, vamos dar continuidade à fixação do vocabulário apresentado.
Depois de tanto tempo, os Ateliês da Manhã retornaram a um espaço muito querido, frequentado no ano passado, com as professoras mateiras, o Parque Lage! Ao descerem do ônibus, os pequenos já foram contemplados com um encontro riquíssimo com o Plínio, que informou estar organizando um treinamento para os brigadistas. As crianças, curiosas, perguntaram quem são os brigadistas, e ele explicou que são pessoas que atuam na prevenção e combate aos incêndios. Ao se deslocarem pelo parque, o grupo pode conhecer um pouco da Língua Guarani com um indígena que estava passeando pelo arvoredo, nesse encontro, descobriram que a palavra curumim significa criança. Em seguida, para conseguirem se localizar pelo Parque Lage, os Ateliês contaram com a ajuda de um mapa para chegarem ao destino final, a gruta! Para finalizar o passeio, a turma se organizou para lanchar.
Ateliê Manhã
Na Oficina de Cultura Popular, nosso querido professor Jean, que ainda estava no clima do carnaval, desenvolveu em formato de história o enredo de algumas marchinhas de carnaval. Em seguida, propôs ao grupo um desafio de ritmos, em que os pequenos puderam usar tambores e baquetas.
No Ateliê da Educação Infantil, após a construção do pião, conhecido atualmente como beyblade, a turma observou o movimento que o brinquedo faz, o giro. Realizaram, então, pinturas utilizando bolinhas de gude e apenas o giro do brinquedo com tinta no papel.
Ateliê Manhã – F1
Na Oficina de Cultura Popular, nosso querido professor, Jean, que ainda estava no clima do carnaval, desenvolveu em formato de história o enredo de algumas marchinhas. Em seguida, propôs ao grupo um desafio de ritmos, em que os pequenos puderam usar tambores e baquetas.
No Ateliê da F1, continuamos nossa pesquisa sobre o teatro e fizemos a brincadeira Mímica. Foi uma farra! Estamos terminando o teatro de sombras, logo mandaremos notícias do nosso espetáculo.
Inglês – Ateliê Manhã – F1
Este ano, além de muitos novos desafios, estamos recebendo crianças que chegaram para enriquecer ainda mais as descobertas no Inglês do Ateliê!
Conforme vamos avançando no conhecimento de novos vocabulários, sempre separamos alguns momentos da semana para relembrar os conteúdos já consolidados pelo grupo, buscando, assim, que as crianças estejam sempre revisitando o que já conhecem da língua.
Essas atividades são feitas de forma lúdica, por meio de pequenos desafios em brincadeiras.
Nesta semana, utilizamos a massinha de modelar para relembrar os numbers. Separados em mesas, cada grupo recebeu alguns números e comandos em inglês para que reproduzissem com a playdooh. As crianças ficaram empolgadas em receber os challenges e, ao perceberem que estavam respondendo bem, pediam números diferentes!
É só o começo da grande jornada na consolidação dessa nova língua! Esperamos que os próximos passos também sejam cheios de euforia e ludicidade.
Com o intuito de aprimorar o vocabulário das atividades rotineiras In the morning, provocamos os pequenos com a pergunta What do you see out the window in morning?
Pedimos que pensassem e compartilhassem o que observam de suas janelas ao amanhecer. Em roda, trouxeram muitas informações, mas todos concordaram que viam o sol no céu, the Sun and the Sky.
Cantamos e dançamos a música Mr. Golden Sun que ajudou na oralidade. Depois, pedimos aos pequenos que em papel vegetal misturassem as cores yellow, red and orange, pintando um sol. Recortamos a pintura e com lápis e caneta desenharam os Sunbeams, raios de sol. Ao finalizar o projeto, pintamos um fundo imitando o Sky para que individualmente colocassem seus Suns in the Sky.
Os alunos do Ateliê do primeiro ano, que também participam desse projeto, foram instruídos a fazer as produções em seus cadernos, registrando as palavras aprendidas com o intuito de ampliar as suas habilidades.
Manhã
No primeiro passeio à pracinha do Largo dos Leões, o Ateliê da Manhã foi convidado pelas Mateiras Mariana e Lorraine a confeccionar tintas naturais, misturando água à flor do hibiscus e aos pós de alga, açafrão e páprica doce. Para conseguirem dar início às pinturas, os pequenos foram desafiados a procurar por galhos e plantas pelo chão do parque. Com esses elementos em mãos, as Mateiras compartilharam com a turma uma nova maneira de construir pincéis biodegradáveis! Nossas pinturas ficaram incríveis!
Tarde
Depois da brincadeira do circuito das garrafas, a turma do Ateliê da Tarde aproveitou para conversar sobre o reaproveitamento de certos materiais. Juntos conversamos sobre o que seriam as sucatas e como poderíamos utilizá-las.
“São coisas que a gente reusa.”
“É uma coisa que a gente brinca às vezes.”
“Uma garrafa usada que a gente usa de novo.”
“Pode ser um brinquedo também.”
Curiosos com o assunto, assistimos ao vídeo “De onde vem o plástico?”, da série “Kika em De onde vem?” da TV PinGuim. Compreendemos como o plástico é feito e, atentamente, observamos a importância da reciclagem deste material, já que sua decomposição pode levar mais de quatrocentos anos. Desta maneira, pegamos nossas garrafas do circuito e pintamos, para que nas próximas semanas possamos usar novamente, mergulhando nesse universo do reaproveitamento.
Ateliê Manhã
Após apreciarem a obra Jogos infantis, de Pieter Bruegel, as crianças da Educação Infantil representaram no papel suas brincadeiras de pátio preferidas. Teve desenho de pique-pega, futebol, pipoca, entre outras.
Em seguida, deram continuidade à confecção de brinquedos para escola, e escolhido da vez foi o ioiô. Utilizando tampinha de garrafa pet, papelão, carretel e barbante, as crianças se tornaram verdadeiras artesãs ao transformarem as sucatas em diferentes modelos de ioiô!
Nas aulas de Ioga, as crianças do Ateliê, de forma lúdica, têm vivenciado diversas formas de perceber o próprio corpo. Buscando acalmar os pensamentos e emoções, temos experimentado voltar a atenção para nós mesmos e nos concentrar utilizando almofadas de espuma.
Brincadeiras com cartas têm, aos poucos, nos auxiliado a conhecer alguns asanas, as posturas da Ioga.
Ao som de “Sombra Boa”, poesia de Manoel de Barros, musicada por Márcio de Camillo, experimentamos transformar poesia em movimento.
F1 – Ioga – Ateliê
Nas aulas de Ioga, as crianças do Ateliê, de forma lúdica, têm vivenciado diversas formas de perceber o próprio corpo. Buscando acalmar os pensamentos e emoções, temos experimentado voltar a atenção para nós mesmos e nos concentrar utilizando almofadas de espuma.
Brincadeiras com cartas têm, aos poucos, nos auxiliado a conhecer alguns asanas, as posturas da Ioga.
Ao som de “Sombra Boa”, poesia de Manoel de Barros musicada por Márcio de Camillo, experimentamos também transformar poesia em movimento.
MANHÃ
As pesquisas sobre o cinema estão a todo vapor. Conhecemos o curta-metragem Viagem à lua, de George Méliès, lançado em 1902, e o filme O garoto, de Charlie Chaplin, que estamos assistindo em pequenos recortes. Ambos os filmes estão inspirando nossa produção cinematográfica, que será gravada na próxima semana. Para isso, pedimos que enviem na segunda-feira uma blusa, short ou vestidos na cor preta.
TARDE
A partir da nossa conversa sobre o reaproveitamento das sucatas, a turma do Ateliê da Tarde montou um boliche. As mesmas garrafas pet do circuito foram usadas como os pinos do jogo. Traçamos uma linha de distância, organizamos os pinos e cada criança teve duas chances para acertar o alvo. Com muita concentração, fomos compreendendo a quantidade de força que deveríamos colocar e em qual direção. Ao final, anotamos o número de garrafas que cada criança conseguiu derrubar por rodada e, juntos, contamos o total das pontuações.
Ateliê – Cultura Popular
Essa oficina no Ateliê se propõe a apresentar o universo da nossa cultura por meio do calendário das festas populares. Com o Carnaval no início de ano não foi diferente.
Investigando suas origens, nos deparamos com os Zé Pereiras, grupos de origem portuguesa que, sobretudo no norte de seu país, tocam bombos enormes e caixas, de maneira bem performática, incluindo a presença de bonecos gigantes. Essa tradição portuguesa teria influenciado o carnaval carioca. Nas aulas, aprendemos o toque marcial no tambor, característica da famosa marcha carnavalesca, que é respondida pelo grito de “Zé Pereira!”.
Dando continuidade ao assunto dos tambores grandes, decidimos investigar mais um pouco e encontramos os Maracatus. No seu formato em cortejo, dançante e percussivo, o Maracatu é tido como um auto dramático que celebra o coroamento do Rei e da Rainha, ligado à instituição do Rei do Congo. Acima de suas cabeças paira um pálio colorido, um enorme guarda-sol. À frente das bailarinas vão as Damas do Passo, segurando suas bonecas calungas, que representam os antepassados e a ancestralidade. Na parte de trás vêm os batuqueiros com suas enormes alfaias, tambores-treme-terra, caixas, xequerês, gonguês e mineiros.
Começamos tentando entender musicalmente uma clave tocada pelo gonguê, que parece perguntar: “Que é que tem Zé”? A ideia é pesquisar mais sobre as danças, as toadas e estandartes e, a partir desse conhecimento, construir nossos próprios elementos, como estandartes, coroas, calungas e pálios, para experimentarmos fazer o nosso próprio cortejo. Aguardem.
As crianças estão aprendendo sobre a rotina matinal e os objetos que fazem parte desse momento do dia. Em rodas de conversa, jogos e produções artísticas, os pequenos foram se familiarizando com algumas ações importantes que fazem parte das nossas manhãs, como: I wake up, I have breakfast, I brush my teeth. Uma vez que se sentiram mais seguras com o vocabulário, pedimos que cada criança ilustrasse esses três processos. Em seguida, apresentaram os desenhos aos colegas verbalizando em inglês a execução.
Para trabalhar os objetos que encontramos em nossos quartos, no Wake up, fizemos uso da obra The Bedroom, de Vincent Van Gogh, com o intuito de observar os móveis e detalhes na pintura. Para os que não conheciam o artista, conversamos sobre ele e mostramos mais algumas obras em que se observada In the Morning and At Night, vinculando as imagens ao projeto. Com essa inspiração, as crianças produziram uma colagem misturando elementos das pinturas do artista, podendo intervir em seus próprios desenhos e compondo uma releitura que mostrasse um pouco de como é o ambiente onde I wake up in the morning.
E seguimos dando ênfase ao momento do café da manhã, I have breakfast. Criamos uma lista ilustrativa com imagens do Google, e cada criança pôde compartilhar o alimento que faz parte do seu Breakfast. Aprendemos sobre os utensílios essenciais dessa refeição, como plate, glass, spoon, fork and knife. Em outro momento, os pequenos brincaram montando o seu breakfast plate. Imprimimos uma imagem com os utensílios e, em outra folha, as imagens dos alimentos listados por eles. Cada criança recortou e colou as comidinhas de sua escolha no prato, e finalizaram a atividade apresentando a produção à turma.
As crianças ficaram muito empolgadas em compartilhar as dinâmicas e o ambiente de casa para os amigos. Essas trocas são muito saudáveis e acessíveis a todos, abrindo um caminho tranquilo e divertido para mais independência na oralidade e audição na Língua Inglesa.
É muito bom
É bom demais
Ser capoeira é bom demais.
As aulas de Capoeira nos Ateliês acontecem às terças e quintas-feiras, nos turnos da manhã e da tarde.
O professor Jamal costuma iniciar a rotina com uma roda de cantoria, distribuindo chocalhos, pandeiros, tambores e agogôs. Para convocar o grupo, uma criança traz o brado “Alô, bateria!”. Ao som do atabaque, Jamal apresenta algumas cantigas em Iorubá; a mais comum no repertório é “Odékomorodé”. Explora os movimentos corporais através da ginga, balanço da árvore, caranguejo, urso e reloginho. Mas a hora preferida dos pequenos são os piques, em especial o Pique-Banana!
E você? Conhece algum movimento ou canção de capoeira? Compartilhe conosco!
É muito bom
É bom demais
Ser capoeira é bom demais.
As aulas de Capoeira nos Ateliês acontecem às terças e quintas-feiras, nos turnos da manhã e da tarde.
O professor Jamal costuma iniciar a rotina com uma roda de cantoria, distribuindo chocalhos, pandeiros, tambores e agogôs. Para convocar o grupo, uma criança traz o brado “Alô, bateria!”. Ao som do atabaque, Jamal apresenta algumas cantigas em Iorubá; a mais comum no repertório é “Odékomorodé”. Explora os movimentos corporais através da ginga, balanço da árvore, caranguejo, urso e reloginho. Mas a hora preferida dos pequenos são os piques, em especial, o Pique-Banana!
E você? Conhece algum movimento ou canção de capoeira? Compartilhe conosco!
Em nossas primeiras aulas com o Moleque Mateiro, as turmas do Ateliê foram apresentadas a diferentes materiais com elementos da natureza.
Para apurar os nossos sentidos, observamos suas texturas e cheiros. Usando folhas, tintas naturais e argila, nossas professoras, Mari e Lorrane, organizaram propostas de artes para resignificarmos esses elementos em nossas mãos.
Durante as atividades, conceitos sobre a ecologia foram introduzidos para as crianças de forma lúdica, trazendo mais familiaridade com a natureza, o que as ajuda a construir a concepção do cuidado e do respeito com o meio ambiente.
Em toda última quarta-feira do mês, visitamos o Parque Lage junto às meninas mateiras, ampliando a nossa relação com os espaços verdes para além da escola.
Firmes na pisada do Maracatu, vamos conhecendo algumas de suas toadas, como o “Maracatu da Coroa Imperial”, de Paulo e Sebastião Lopes, 1937. Com essa toada é possível experimentarmos a dinâmica do cortejo, onde os personagens Reis, Rainhas, Dama do Passo e Batuqueiros são chamados a evoluírem dançando e se destacando nos seus respectivos momentos da música.
Outra toada cantada foi “Verde Mar de Navegar”, do Capiba, que cita vários Maracatus famosos, como o Leão Coroado, fundado em 1863, e o Maracatu Elefante. Estamos também confeccionando nossas Coroas, nossos estandartes que trarão escritos o nome do Maracatu escolhido por eles.
Enquanto isso, vamos trabalhando no tambor um pouco do baque de arrasto, com uma batida na cabeça do compasso seguida de três toques deslocados nos segundos tempos das semicolcheias. Embora trabalhando só com uma baqueta, o baque começa a sair. Baqueta, mão-baqueta, mão-baqueta, mão-baqueta; baqueta… vai dar muito o que falar, esse trabalho.
Depois de aprender sobre as rotinas in the morning and in the afternoon, chegamos ao último momento do dia, at night. Para essas atividades, focamos em brincadeiras e produções artísticas, introduzindo novos vocabulários e práticas de conversação.
Exploramos hábitos e coisas diferentes que fazemos na rotina noturna, ligando essas atividades ao aprendizado da língua inglesa. A leitura de Papa, Please Get the Moon for Me, de Eric Carle, encantou os alunos com sua trama envolvente sobre como trazer a lua para que a personagem Monica pudesse brincar e observar suas fases. A história provocou boas conversas e serviu como ponto de partida para discussões e produções criativas.
Realizamos atividades interativas e discussões em grupo sobre as fases da lua e por que elas ocorrem, enriquecendo o vocabulário e o entendimento dos alunos sobre temas astronômicos. Essa troca de informações é extremamente enriquecedora, permitindo que os alunos compartilhem seus pensamentos e dúvidas.
Para fechar o projeto, trouxemos o filme A Trip to the Moon, de Georges Méliès. Discutimos como, na época, não se tinha o conhecimento de hoje sobre a lua, o que abria espaço para a imaginação e a criatividade. Aproveitamos para conhecer mais sobre o cinema mudo e em preto e branco. Um trabalho inspirador, que envolve muito o aprendizado na língua inglesa.
Esse projeto não só enriquece o vocabulário e o conhecimento dos alunos em inglês, como os envolve em uma experiência de aprendizado interdisciplinar, integrando ciências, artes e história de uma forma divertida e educativa.
Manhã
Em nossas descobertas e trocas sobre routines, as crianças têm feito o exercício de revisitar o dia a dia, explorando, em inglês, as palavras e comandos que usamos no cotidiano.
Após compartilharmos o que fazemos in the morning e at night, cada um de nós desenhou o próprio bedroom e expôs ao grupo semelhanças e diferenças no nosso circle time.
Traçando o caminho dos nossos hábitos, estamos pensando no cuidado com o corpo e na importância da higiene bucal, a partir do comando brush your teeth.
E o que tem mais a ver com a rotina do que a alimentação? Nosso tradicional recipe day tem sido o momento de hands on! No começo da semana, escolhemos uma receita, que pode ser doce ou salgada, pensando nos alimentos que podem nos satisfazer e nutrir, numa alimentação balanceada, e que possamos participar de cada etapa.
Ao final da semana, em dias ensolarados, nos organizamos para ter um momento de free play na pracinha próxima à escola. Nesses dias, levamos algumas brincadeiras coletivas em roda para exercitar a pronúncia de forma lúdica, musicalizada e descontraída.
Daqui pra frente, quais descobertas na língua inglesa esse passeio pela rotina nos trará?
Tarde
Depois de aprender sobre as rotinas in the morning and in the afternoon, chegamos ao último momento do dia, at night. Para essas atividades, focamos em brincadeiras e produções artísticas, introduzindo novos vocabulários e práticas de conversação.
Exploramos hábitos e coisas diferentes que fazemos na rotina noturna. A leitura de Papa, Please Get the Moon for Me, de Eric Carle, encantou os alunos com sua trama envolvente sobre como trazer a lua para que a personagem Monica pudesse brincar e observar suas fases. A história provocou boas conversas e serviu como ponto de partida para discussões e produções criativas.
Realizamos atividades interativas e discussões em grupo sobre as fases da lua e por que elas ocorrem, enriquecendo o vocabulário e o entendimento dos alunos sobre temas astronômicos. Essa troca de informações é extremamente enriquecedora, permitindo que os alunos compartilhem seus pensamentos e dúvidas.
Para fechar o projeto, trouxemos o filme A Trip to the Moon, de Georges Méliès. Discutimos como, na época, não se tinha o conhecimento de hoje sobre como é a lua, o que abria espaço para a imaginação e a criatividade. Aproveitamos para conhecer mais sobre o cinema mudo e em preto e branco, um trabalho inspirador que envolve muito o aprendizado na língua inglesa.
Esse projeto não só enriquece o vocabulário e o conhecimento dos alunos em inglês, como os envolve em uma experiência de aprendizado interdisciplinar, integrando ciências, artes e história de uma forma divertida e educativa.
Ginga, legal,
Ginga legal,
Ginga legal,
Capoeira, ginga legal
Na última terça-feira, o professor Jamal trouxe um incrível circuito. Antes de tudo, aquecemos nossas vozes numa roda de cantoria, ao som do atabaque e do pandeiro.
Começamos nos bambolês com os movimentos do reloginho, balanço da árvore e o pulo da cocorinha. Na corda, fizemos o auê e finalizamos com a meia-lua de frente.
Por utilizar todo o corpo, a capoeira fortalece a coordenação motora, exercitando a flexibilidade, a agilidade e o equilíbrio. Ensina os pequenos, de maneira lúdica e potente, a enxergarem e a sentirem seus corpos.
Viva a Capoeira!
Gostaríamos de pedir sucatas ou materiais que possam ser reciclados, para uma atividade com o grupo Moleque Mateiro.
Ginga, legal,
Ginga legal,
Ginga legal,
Capoeira, ginga legal.
Na última terça-feira, o professor Jamal trouxe um incrível circuito. Antes de tudo, aquecemos nossas vozes numa roda de cantoria, ao som do atabaque e do pandeiro.
Começamos nos bambolês com os movimentos do reloginho, balanço da árvore e o pulo da cocorinha. Na corda, fizemos o auê e finalizamos com a meia-lua de frente.
Por utilizar todo o corpo, a capoeira fortalece a coordenação motora, exercitando a flexibilidade, a agilidade e o equilíbrio. Ensina os pequenos, de maneira lúdica e potente, a enxergarem e a sentirem seus corpos.
Viva a Capoeira!
Gostaríamos de pedir sucatas ou materiais que possam ser reciclados, para uma atividade com o grupo Moleque Mateiro.
Nas aulas com o Moleque Mateiro, iniciamos uma conversa sobre a nossa cidade, e algumas perguntas foram surgindo: O que tem na nossa cidade? Do que ela é feita? Onde estão seus espaços verdes?
A partir dessas reflexões, as professoras nos sensibilizaram sobre o problema da poluição, muito presente em nossa região. Com essa informação, fomos explorando mais a fundo a temática do lixo, reconhecendo seus diferentes resíduos, de onde vêm e para onde vão.
Com algumas sucatas, aproveitamos para criar brinquedos e um jogo de tabuleiro, introduzindo o conceito da reciclagem e seu reaproveitamento para as crianças.
Os Ateliês da Manhã receberam a visita de Rafael, pai da Giovanna (F1TA), que junto ao grupo Moleque Mateiro nos ensinou uma nova maneira de fazer compostagem. Rafa faz parte de um grupo de conscientização ambiental que promove oficinas em espaços públicos, nas quais ensinam como confeccionar composteiras caseiras.
Na escola, já conhecemos uma forma de reutilizar os resíduos orgânicos por meio de uma composteira com minhocas. Nesse recipiente as crianças depositam as cascas de frutas não ácidas, que são decompostas num espaço com terra, serragem e as queridas minhocas. No encontro com o Rafael, preparamos individualmente as composteiras, utilizando garrafas PET, terra, serragem e toda e qualquer sobra de alimento. Ele nos ensinou que devemos misturar os materiais diariamente, para que possamos observar o processo natural de degradação da matéria orgânica, tendo que nos atentar aos possíveis invasores.
Obrigada pela visita, Rafa!
As brincadeiras coletivas cumprem papel fundamental para o intuito de aproximar cada vez mais as crianças da turma. Por meio das regras e propostas, os pequenos elaboram estratégias e juntos vão se aventurando a testá-las. Nesses momentos, as crianças fortalecem outros pares por meio da organização do jogo, o que lhes ajuda a conhecer melhor diferentes amigos e a construir novos laços de amizade. Com um repertório amplo de brincadeiras, a criatividade das crianças aumenta e, durante o pátio, podemos observá-las juntando o grupo e reproduzindo os jogos por iniciativa própria, acolhendo a todos. Este ano, em nossa turma, estamos adorando brincar de Passa-anel, História da Serpente, Cabra Cega, Teatro de Fantoches, Adoleta, entre outras.
Quando nos debruçamos para conhecer o universo do Maracatu de Baque-Virado, ou Maracatu Nação, sabíamos da riqueza de detalhes que acompanha essa manifestação cultural por séculos. Na sua corte real existe a figura da Dama do Passo, uma dançarina principal, que assume seu destaque de princesa e carrega um totem em forma de boneca chamada Calunga. A Calunga ou as Calungas de um Maracatu representam a ancestralidade, os antepassados de todos nós. Sinalizam de onde viemos.
Depois de construirmos nossos estandartes e coroas, iniciamos as confecções das nossas Calungas com jornal amassado e fita crepe. Para acompanhar esse processo, ouvimos e logo aprendemos a cantar a música “Calunga”, de Itaércio Rocha, compositor e mestre pesquisador da cultura popular, do seu disco Caboclo.
A música diz “Nossa Calunga vem do tempo do tempo que o tempo tem”. Logo as crianças estavam cantando e se perguntando: quanto tempo que o tempo tem?
Quando nos debruçamos para conhecer o universo do Maracatu de Baque-Virado, ou Maracatu Nação, sabíamos da riqueza de detalhes que acompanha essa manifestação cultural por séculos. Mas na sua corte real existe a figura da Dama do Passo, uma dançarina principal, que assume seu destaque de princesa e carrega um totem em forma de boneca chamada Calunga. A Calunga ou as Calungas de um Maracatu representam a ancestralidade, os antepassados de todos nós. Sinalizam de onde viemos.
Depois de construirmos nossos estandartes e coroas, iniciamos as confecções das nossas Calungas com jornal amassado e fita crepe. Para acompanhar esse processo, ouvimos e logo aprendemos a cantar a música “Calunga”, de Itaércio Rocha, compositor e mestre pesquisador da cultura popular, do seu disco Caboclo.
A música diz “Nossa Calunga vem do tempo do tempo que o tempo tem”. Logo as crianças estavam cantando e se perguntando: quanto tempo que o tempo tem?
Nas nossas aulas de Inglês, depois de aprender sobre os tipos de casas e seus materiais, como brick (tijolo), straw (palha) e wood (madeira), avançamos para falar sobre nossas próprias casas em inglês. Compartilhamos detalhes de nossas moradias, praticando a descrição e o vocabulário aprendido.
Utilizamos a história dos “Three Little Pigs” (“Os Três Porquinhos”) como base para reforçar esses conceitos. Fizemos um teatrinho em inglês com fantoches, no qual enfatizamos os materiais das casas. Cada aluno teve a oportunidade de participar, ajudando a encenar a história e a fixar o vocabulário de forma divertida e interativa.
Para complementar, aprendemos e cantamos músicas como “Who’s Afraid of the Big Bad Wolf?” (“Quem tem medo do lobo mau?”), que tornaram as aulas ainda mais dinâmicas e ajudaram na fixação do vocabulário. Realizamos brincadeiras e cantorias que estimularam a prática oral e a memorização das palavras em inglês, tornando o processo de aprendizagem mais prazeroso e eficaz.
Manhã
Nosso Ateliê está cada vez mais envolvido nas descobertas e trocas acerca da rotina de cada um.
Como forma de consolidação do vocabulário novo que estamos adquirindo, temos realizado, em nosso dia a dia, atividades como desenhos, em fichas, jogos e rodas de conversa.
Ao longo das nossas semanas, além de mergulhar no projeto, as crianças estão cada vez mais empolgadas e envolvidas no recipe day; seja sugerindo novas receitas e trocas por ingredientes mais saudáveis ou fazendo uso com propriedade dos ingredientes com os quais já temos familiaridade.
E finalizando a semana com chave de ouro, temos utilizado na free friday o espaço da pracinha para fazer brincadeiras coletivas ao ar livre e ter um tempinho de free play mais conectados à natureza e ao bairro que nos acolhe.
Nossos próximos passos serão explorar os diferentes tipos de moradias que existem ao redor do mundo, pensando na diversidade de climas e geografias. Estamos ansiosos para descobrir quais serão as contribuições das crianças.
Tarde
Nas nossas aulas de Inglês, depois de aprender sobre os tipos de casas e seus materiais, como brick (tijolo), straw (palha) e wood (madeira), avançamos para falar sobre nossas próprias casas em inglês. Compartilhamos detalhes de nossas moradias, praticando a descrição e o vocabulário aprendido.
Utilizamos a história dos “Three Little Pigs” (“Os Três Porquinhos”) como base para reforçar esses conceitos. Fizemos um teatrinho em inglês com fantoches, no qual enfatizamos os materiais das casas. Cada aluno teve a oportunidade de participar, ajudando a encenar a história e a fixar o vocabulário de uma forma divertida e interativa.
Para complementar, aprendemos e cantamos músicas como “Who’s Afraid of the Big Bad Wolf?” (“Quem tem medo do lobo mau?”), que tornaram as aulas ainda mais dinâmicas e ajudaram na fixação do vocabulário. Realizamos brincadeiras e cantorias que estimularam a prática oral e a memorização das palavras em inglês, tornando o processo de aprendizagem mais prazeroso e eficaz.
Recentemente recebemos a notícia de que Jamal não poderia continuar nos dando aula de Capoeira, mas deixou em seu lugar o amigo “Braço”.
Braço, que na verdade se chama Thiago, começou a roda cantando e nos ensinando a tocar pandeiro, seguindo o ritmo “Café com pão” e “ Quero Nescau!”. As crianças se transformaram em caranguejos e, no desafio de andar de lado, tentavam pegar as professoras. Depois, relembramos os movimentos da Cocorinha, Au e Ginga. Ainda fugimos da bola “bomba”, treinando nosso reflexo! Por último, fizemos uma roda de cantoria.
Nesse dia, a Turma do Coração nos acompanhou e conversou com Braço sobre cuidados com o corpo e a importância das atividades físicas nesse processo. Foi muito legal!
Agradecemos ao querido Jamal, que esteve conosco todos estes anos, e desejamos muito sucesso em seus novos projetos!
Recentemente recebemos a notícia de que Jamal não poderia continuar nos dando aula de Capoeira, mas deixou em seu lugar o amigo “Braço”.
Braço, que na verdade se chama Thiago, começou a roda cantando e nos ensinando a tocar pandeiro, seguindo o ritmo “Café com pão” e “Quero Nescau!”. As crianças se transformaram em caranguejos e, no desafio de andar de lado, tentavam pegar as professoras. Depois, relembramos os movimentos da Cocorinha, Au e Ginga. Ainda fugimos da bola “bomba”, treinando nosso reflexo! Por último, fizemos uma roda de cantoria.
Nesse dia, a Turma do Coração nos acompanhou e conversou com Braço sobre cuidados com o corpo e a importância das atividades físicas nesse processo. Foi muito legal! Agradecemos ao querido Jamal, que esteve conosco todos estes anos, e desejamos muito sucesso em seus novos projetos!
O Ateliê da Manhã teve uma semana recheada de novidades. Em parceria com as professoras do Moleque Mateiro, a criançada ajudou a plantar uma bananeira no canteiro do pátio da escola; confeccionaram enfeites para nossa festa junina e, para fechar com chave de ouro, transformaram o refeitório num grande restaurante. Buscando criar um cenário parecido com o de um restaurante, as crianças escreveram o cardápio do almoço, decoraram o ambiente e produziram suas próprias carteiras com dinheiro e/ou cartões, para então conseguirem “pagar” pelo almoço e pelo serviço que desfrutaram.
Foi uma farra e tanto!
Bom recesso e até logo!
Em nossos últimos dias de aula do semestre, em parceria com nossa querida teacher Clara, a Turma do Ateliê da Tarde elaborou um teatro baseado no clássico conto “João e Maria”, recriado em uma nova versão. Com as diversas fantasias da escola, fomos ensaiando todos os dias, pensando em cada cena da peça. Nosso amigo Martin e sua avó Cláudia criaram enfeites de doces para enriquecer o nosso cenário. No dia do espetáculo, convidamos as turmas do Cafuné, do Colo e da Amizade para assistir, e nosso teatro foi um sucesso!
No último passeio do semestre, fomos conhecer a lavanderia do Parque Lage. Nossas professoras, Mari e Lorrane, contaram a história do local, que antes de se tornar o parque que conhecemos era um grande engenho. Por meio de importantes reflexões, fomos entendendo que ali, durante um grande período da história do Brasil, trabalharam diversos negros escravizados, que eram muito maltratados e viviam em situações precárias.
Palco de um infeliz passado, atualmente podemos perceber como o parque está bem cuidado, com sua natureza preservada e de livre acesso a todos. Ao final do encontro, fomos ao Lajedo e aproveitamos para brincar um pouco.
Esperamos ansiosamente pelos passeios do segundo semestre!
Manhã
Finalizamos o primeiro semestre com muita diversão e cinema. Nossas descobertas nos levaram ao encontro de Chaplin, Georges Méliès e Dawley, através das obras The Kid, Viagem à lua e Frankenstein, todas da era do cinema mudo. Nesse período, escrevemos o roteiro do curta “A bruxa Jobefalda”, que foi exibido numa sessão matinal para as turmas da escola.
E pelo caminho em preto e branco chegamos ao primeiro teatro do mundo, o de sombras. As brincadeiras de luz e sombra nos encantaram tanto que produzimos todo o aparato para nossas encenações, fantoches e desenhos, criamos histórias, jogo de mímica e até um jogo da memória com as sombras.
Ufa, muita coisa aconteceu por aqui! E novas aventuras esperam por nós! Boas férias!
Tarde
Em nossos últimos dias de aula do semestre, em parceria com nossa querida teacher Clara, a Turma do Ateliê da Tarde elaborou um teatro baseado no clássico conto “João e Maria”, recriando a história em uma nova versão. Com as diversas fantasias da escola, fomos ensaiando todos os dias, pensando em cada cena da peça. Nosso amigo Martin e sua avó Cláudia criaram enfeites de doces para enriquecer o nosso cenário. No dia do espetáculo, convidamos as turmas do Cafuné, do Colo e da Amizade para assistir, e nosso teatro foi um sucesso!
No último passeio do semestre, fomos conhecer a lavanderia do Parque Lage. Nossas professoras, Mari e Lorrane, contaram a história do local, que antes de se tornar o parque que conhecemos era um grande engenho. Por meio de importantes reflexões, fomos entendendo que ali, durante um grande período da história do Brasil, trabalharam diversos negros escravizados, que eram muito maltratados e viviam em situações precárias.
Palco de um infeliz passado, atualmente podemos perceber como o parque está bem cuidado, com sua natureza preservada e de livre acesso a todos. Ao final do encontro, fomos ao Lajedo e aproveitamos para brincar um pouco.
Esperamos ansiosamente pelos passeios do segundo semestre!