My Amazing Body 

Inglês

Dando continuidade ao projeto, exploramos um pouco mais as formas do nosso corpo e suas possibilidades.

Em roda, contamos os dedos das nossas mãos e pés, relembrando os nomes dessas partes e exercitando a contagem dos números em inglês. 

Na leitura do livro My Five Senses, da autora Aliki, descobrimos que algumas partes do corpo são as responsáveis pelas nossas percepções do mundo através dos cinco sentidos.

Logo após a leitura, sentimos o aroma de uma essência e conversamos sobre quais aromas mais gostamos de sentir. Provocadas pela pergunta: “What do you like to smell?“, as crianças registraram coletivamente seus aromas favoritos através de desenhos. 

No Pereirão, juntamos os dois grupos fazendo “exercise”, nos alongando e explorando mais possibilidades do nosso corpo. Ao pedir que as crianças reproduzissem as ações, chamamos atenção para a parte do corpo que está sendo exercitada, apresentando as ações em inglês. Ao terminar, deixamos as crianças livres para explorar o espaço e socializar com o outro grupo. 

Como encerramento, produzimos um autorretrato. Nesse momento, pudemos consolidar nas crianças as percepções de si mesmas e do seu corpo, em especial das características que as tornam únicas. 

Vivemos uma semana de muitas reflexões e descobertas e estamos ansiosos pelos próximos passos do projeto de inglês no Ateliê.

É festa no Ateliê!

Ateliê Tarde

Mais um ano começou com muita alegria no Ateliê da Tarde. Em roda, conhecemos os novos amigos que se juntaram à turma e listamos os combinados do horário extensivo para organizar nosso dia a dia.

Através de muitas brincadeiras, contação de histórias e as diferentes aulas extras, pegamos o embalo da animação para comemorarmos a festa do Carnaval com um grande baile.

Vestindo fantasias ao som das marchinhas clássicas, preparamos um lança confete para agregar à nossa bagunça: usando tubinho de papel higiênico, balão de sopro e confetes, confeccionamos juntos esse item que trouxe uma explosão de alegria ao nosso baile.

Ao final, criamos máscaras carnavalescas bem coloridas feitas com a silhueta de nossas próprias mãos. Foram dias muito divertidos e de muita empolgação, enaltecendo essa festividade nacional tão especial!

Greetings 

Inglês

As aulas de Inglês se iniciaram  e as turmas chegaram animadas com participações e trocas. Rostinhos já conhecidos e muitas carinhas novas, todos bem acolhidos pelo grupo.

Começamos as aulas com uma roda de apresentação perguntando “What is your name?” e incentivando que respondessem com “My name is…”. 

Para auxiliar no desenvolvimento dessas perguntas e respostas, trouxemos uma música com a qual eles pudessem cantar, dançar e memorizar os Greetings e também apresentar alguns sentimentos: good, great, wonderful, tired, hungry.

No início de todas as aulas, cumprimentamos as crianças, “Hello, good morning!” e perguntamos como estavam se sentindo, “How are you today?”. Algumas das crianças já estavam íntimas com as  palavras e outras ainda precisavam do nosso auxílio para responder, mas todos participando, cada um do seu jeitinho.  

“Hello, hello, hello, how are you?

Hello, hello, hello, how are you?

I’m good.

I’m great!

I’m wonderful!

Hello, hello, hello, how are you?

Hello, hello, hello, how are you?

I’m tired.

I’m hungry.

I’m not so good.”

Para quem quiser cantar e dançar em casa com os pequenos segue o link: https://youtu.be/tVlcKp3bWH8.

Uma Visita Surpresa

Ateliê Tarde

Durante a aula do Moleque Mateiro, experimentamos mexer com diferentes elementos naturais e tivemos uma visita surpresa muito especial:

“A gente estava no Moleque Mateiro e encontramos uma lagartinha salamandra. A gente achou ela na folha em cima da mesa. Pegamos ela com a folha, porque não podia pegar com a mão porque ela queima. Fizemos um cantinho para ela e colocamos em um vidrinho. Depois do Carnaval ela ficou parada e camuflada no galho. Agora não sabemos o que vai acontecer” (texto coletivo da turma)

“Eu acho que ela está doente.” (Flor)

“Acho que ela vai ficar bem.” (Martin)

“Acho que ela vai ficar muito bem.” (Isabel)

“Será que ela vai virar uma borboleta?” (Aurora)

“Acho que ela vai morrer.” (Joaquim)

“Também acho que ela vai morrer.” (Vicente)

Cooking Lessons 

Ateliê – Inglês

Nas aulas do Ateliê, trouxemos duas receitas deliciosas para as crianças.

Para refrescar os dias quentes, preparamos um watermelon juice. Além de apresentar o nome da fruta na língua inglesa, também falamos dos ingredientes e utensílios que seriam utilizados na preparação. Os comandos aparecem de um jeito leve, mas em inglês, até que as crianças tenham mais compreensão e autonomia no manuseio das ferramentas culinárias. Todos ajudando de seu jeito e colaborando com a atividade.

Propondo um vocabulário mais detalhado, fizemos carrot cupcakes para as crianças saborearem após o almoço como sobremesa. 

Depois das receitas, sentamos em roda e revisamos, por meio de ilustrações e conversas, tudo o que foi utilizado. Assim as crianças podem absorver de forma eficaz o novo vocabulário.

As atividades de culinária, além de divertidas e deliciosas, têm o intuito de convidar as crianças para essa nova língua de forma lúdica, através da vivência e participação.

O Pique-Borboleta

Ateliê Tarde

Depois do encontro com a lagarta, as curiosidades sobre o inseto não pararam de surgir. Fomos descobrindo juntos que a lagarta pode fazer casulo ou apenas uma pupa, e que lá dentro passa por uma transformação chamada metamorfose. Após sua transformação pode se tornar uma borboleta ou uma mariposa.

Inspirados em nossas explorações, conhecemos as canções “A borboleta e a lagarta”, do grupo Palavra Cantada, e “Pode virar”, do grupo Tiquequê, observando as diferentes fases do animal. Durante o pátio, aproveitamos o dia bonito para subir para o Pereirão e desenhar lagartinhas em nossos braços, que comeram muitas plantinhas dos canteiros.

Em uma adaptação ao pique-pega, conhecemos o pique-borboleta. Nessa brincadeira, o pegador se transforma em borboleta, usando asas de tecido, enquanto os outros participantes são as lagartas. Quando a borboleta pega a lagarta, ela deve entrar no casulo e, para sair de lá, outra lagarta deve ajudá-la, tocando em seu casulo.

A brincadeira com o tema de nossa pesquisa despertou ainda mais o interesse do grupo, que no brincar coletivo trouxe todos para pertinho, roubando boas risadas da criançada.

Insects and Nature

Inglês

Começamos o nosso primeiro projeto explorando o mundo dos insetos e alguns elementos da natureza. Ouvimos e cantamos juntos uma música que introduz alguns insetos: butterfly, ladybug e bumblebee

Para auxiliar a nova aprendizagem, fizemos a leitura do Waiting for Wings, escrito e lindamente ilustrado por Lois Ehlert. A história começa pelo nascimento das lagartas e passa pela alimentação, o processo do casulo e a viagem das borboletas à procura do néctar das flores. Aprendemos sobre as partes da borboleta e vimos que ela faz uso de sua língua para conseguir se alimentar.  

É só o início do nosso projeto, que além de trazer um vocabulário rico na língua inglesa abre novos horizontes para o mundo dos insetos na natureza.

Lâmpadas de Papel

Ateliê Tarde

“As mariposa, quando chega o frio/ Fica dando vorta em vorta da lâmpida pra si isquentá/ Elas roda, roda, roda e dispois se senta/ Em cima do prato da lâmpida pra descansá”.

Contemplando o samba “As mariposa”, do cantor e compositor Adoniran Barbosa, descobrimos que as mariposas voam em volta das lâmpadas não apenas para “se esquentarem”, mas por serem insetos que evoluíram com o instinto de seguir a luz da lua e das estrelas, e com isso acabam por se confundir com as luzes artificiais.

Assim nos inspiramos e criamos nossas próprias lâmpadas de papel, utilizando um balão, papel toalha, cola com água, flores e plantas para decorar. Com o balão cheio, colamos os papéis com muito cuidado em sua superfície, para não estourar, e aos poucos fomos cobrindo toda a bexiga, dando forma à nossa lâmpada. No dia seguinte, com as lâmpadas secas, os balões foram estourados e retirados de dentro. Ao colocarmos uma lanterna acesa dentro, iluminamos toda a nossa biblioteca.

Our Garden 

Inglês

Depois das brincadeiras, músicas e leituras sobre insects and nature, montamos um lindo painel intitulado Our Garden, nosso jardim. Relembramos o vocabulário dos elementos da natureza que vimos anteriormente, como flowers, grass, trees & leaves. No painel, as crianças foram estimuladas a usar a técnica de pintura com esponjas para dar um efeito especial na nossa produção. Pintamos as flores, o caule e as folhas, tudo bem colorido, usando como inspiração as ilustrações do livro Waiting for Wings.

No decorrer da semana, para incrementar a produção de Our Garden, trouxemos stencils com molde vazado de borboleta e as crianças aprenderam a estampar usando essa técnica. Aproveitamos esse trabalho para rever as cores, que para algumas crianças menores ainda são uma novidade, e é necessário ouvir e tentar pronunciá-las na língua inglesa. Depois que as borboletas secaram, recortamos e pedimos às crianças que escolhessem um lugar no nosso painel para colar as suas butterflies.  

A leitura do livro Waiting for Wings, de Lois Ehlert, nos mostrou o processo da lagarta virando borboleta, com o uso de lápis aquarela desenhamos pequenas caterpillars sobre os dedões das mãos das crianças. Elas foram incentivadas a escolher e verbalizar o nome das cores de seus caterpillars, favorecendo mais uma vez o uso do vocabulário da língua inglesa, inserido na produção de cada um. 

Essas fotografias, futuramente, serão recortadas e coladas para finalizar o nosso painel Our Garden. 

O Que Será Que Tem Dentro Desta Caixa? 

Ateliê Tarde

Esta semana criamos a caixa surpresa do Ateliê. Usamos uma caixa de papelão com uma abertura redonda do lado, pintamos toda a sua superfície, colorindo com capricho a nossa nova invenção. No dia seguinte, ao secar, começamos a brincadeira. Amanda colocou um objeto misterioso dentro da caixa e deveríamos descobrir o que era usando apenas as nossas mãos.

Aproveitamos o momento do jogo para discutir sobre os cincos sentidos do nosso corpo – visão, olfato, audição, paladar e tato –, o que nos auxiliou na descoberta do elemento misterioso. Manuseando texturas, formatos e pesos, vários objetos foram sendo descobertos.

Na primeira rodada, desvendamos o rolo de papel higiênico, carrinhos de brinquedo e fita adesiva. O que será que poderíamos criar com eles? Observando os materiais diante de nós, fomos testando e formando novos objetos.

“Fiz um carro voador. Dentro do rolo sai um turbo que faz o carro voar!”

Dando asas à nossa imaginação, construímos muitos carros voadores que saíram voando por aí.

Flower Tapiocas 

Inglês

Fazendo vínculo com o nosso projeto de Inglês, Our Garden, na receita do dia preparamos deliciosas tapiocas de flores comestíveis. Durante a preparação, as crianças observaram as pétalas e as diferenças entre as flores e folhas, separando-as do caule. Antes de colocar as mãos na massa, relembramos e recontamos a história Waiting for Wings, sobre as borboletas e sua jornada para encontrar as flores e alimentarem-se do seu néctar. 

Ouvindo os comandos com atenção, separamos os utensílios necessários, depois os ingredientes. Com a ajuda de todos, fomos tirando as pétalas devagarinho para deixá-las de molho no vinagre, explicando a importância da higiene quando o produto é adquirido no comércio, diferente do colhido diretamente da horta. 

Com a  frigideira pronta, estimulamos as crianças verbalmente: “Sift the tapioca flour”, “Be careful!”, “Slowly”, auxiliando alguns na hora de peneirar a farinha de tapioca. 

As crianças se deliciaram com a receita e até brincamos que, de tanto comermos flores, nos transformaremos em butterflies, e todos começaram a “flap their wings”, bater as asas. 

Castelo à Vista!

Ateliê da Tarde

No primeiro passeio do Ateliê, nos juntamos ao Moleque Mateiro e fomos visitar o Parque Lage. Caminhamos pelo terreno olhando atentamente as árvores, o chão de pedra e os macacos pulando de galho em galho. Com um mapa na mão, observamos os principais pontos do parque, pensando onde poderíamos iniciar nossas explorações.

Passamos pela casa central, o famoso palacete, e de lá avistamos o chafariz. Continuamos andando, adentrando pelos caminhos do parque, até que avistamos a torre de um castelo! Com muita curiosidade, decidimos subir até lá, nos perguntando quem devia morar ali.

“Rei batata”

“Eu acho que é a Niara”

“O saci”

“A rapunzel”

Lá em cima, as professoras, Mari e Lorrane, nos contaram a história do castelo e descobrimos que Henrique Lage, o antigo proprietário do parque, havia pedido que construíssem uma torre acústica, semelhante à de um castelo, para que sua esposa Gabriella Besanzoni ensaiasse, pois ela era uma cantora lírica. Com os ecos das paredes da torre ouvimos seu canto, apreciando o som.

Ao longo de todo o trajeto fomos admirando cada cantinho do parque e observando outros pelo caminho, com muita curiosidade, para futuras descobertas. 

Boliche Iogue

Ateliê Manhã e Tarde

Nas aulas de Ioga, as crianças têm experimentado diferentes formas de perceber o corpo e suas emoções.

Temos também, através de diversos jogos e de forma lúdica, explorado alguns Asanas (posturas), nos beneficiando de seus efeitos e desafiando o corpo. 

O Boliche Iogue foi disputado e cada alvo derrubado era comemorado!

Circuits and Games 

Ateliê – Inglês

Para aprimorar os campos de aprendizagem apresentados durante as aulas, de uma forma divertida e lúdica, as turmas do Ateliê têm praticado circuitos e brincadeiras na quadra de esportes. Todos os divertimentos fazem vínculo com as propostas ocorridas nas aulas de Inglês. As crianças adoram os desafios! Ficam atentas às instruções dadas e repetidas ao longo das brincadeiras. Nessas atividades ressaltamos  palavras familiares, opostos (up-down, fast-slow, go-stop, etc.) e também os números de 1 a 10.

A Casinha

Ateliê Tarde

Nos últimos dias, a escola ganhou uma casinha de boneca, cheia de detalhes, com divisão de cômodos e feita de madeira. O brinquedo despertou nossa curiosidade e o desejo de brincar. Decidimos observar bem o que havia por lá; encontramos diversos móveis, como geladeira, cama, cadeira e até piscina na varanda. Conversamos sobre o que eram os cômodos e abrimos uma discussão comparando a nova casinha com as nossas próprias casas: o que elas têm em comum? Como é a nossa casa? O que tem nela?

“Minha casa tem muitos brinquedos” (Isabel)

“É muito alta, ela tem Mickey e gatinhos” (Tarsila)

“Minha casa tem milhão de andares, sete janelas e duas camas” (Vicente)

“A cozinha é pequenininha, o meu quarto tem uma cama que abre” (Joaquim)

“É muito grande” (Olivia)

“Tem uma porta de entrada” (Nicolas)

“A minha casa tem um quarto floresta” (Flor)

“Tem uma cama nova” (Filipa)

“A minha casa tem um quarto que tem uma lua e estrelas” (Martin)

“A minha casa tem uma cama baixinha e o meu pai e minha mãe tem uma cama alta” (Aurora)

Para dar mais vida à nossa casinha, usamos caixinhas pintadas e canetinha preta para criar outros móveis. Para serem os novos moradores desse lar, confeccionamos bonequinhas e bonequinhos usando barbante e tecidos bem coloridos.

Teeny-Weeny Ants

Inglês 

Dando continuidade ao nosso projeto sobre os insetos, exploramos os canteiros da escola para descobrir quais insetos habitam nossas plantas.

Durante a investigação encontramos muitas formigas de diferentes tamanhos, andando pelas plantas e na terra. Mas o que vocês conhecem da formiga?

Para trazer mais informações para as crianças, apresentamos o livro Busy Ants, de Kanchan Bannerjee, contendo adjetivos e seus opostos e descrevendo a vida e a rotina de uma formiga. 

Sentados em roda, conversamos sobre o nosso aprendizado, respondendo a algumas perguntas em inglês:

Are ants big or small?

Are they strong or weak?

What do ants like to eat?

What color can ants be?

Are ants dangerous? 

Ao longo do projeto, vimos muitos vídeos e ouvimos músicas que auxiliaram no conhecimento e na ampliação do vocabulário. Exploramos a anatomia do inseto (head, legs, torax, eyes and mouth) e o formigueiro por dentro. Fizemos jogos e brincadeiras imitando o alinhamento de formigas e ouvindo e simulando comandos uns dos outros. 

Para explorar as formigas no entorno da escola, fizemos um passeio pelo quarteirão, observando seus tamanhos e cores e podendo vê-las em ação, carregando flores e folhas. 

A receita trazida, vinculada ao projeto, foi a de um bolo formigueiro, de banana com passas. As crianças se divertiram ao imaginar que cada passinha no bolo era uma formiga e como seria experimentá-las de verdade! 

Uma Caixa, Uma Televisão

Ateliê Tarde

No embalo das últimas conversas sobre nossas casas, seus cômodos e móveis, encontramos pela escola uma caixa de papelão com uma tela quadrada transparente no meio, e esse objeto nos lembrou a televisão. Observamos seu formato e experimentamos colocar nossos rostos atrás da tela, trazendo de forma lúdica algumas representações de programas de TV. Começamos então a conversar sobre as televisões, levantando algumas perguntas:

 Sempre existiu televisão?
Quando será que elas foram criadas?
Será que as televisões sempre foram assim, iguais às de hoje em dia?

Mergulhamos juntos nas pesquisas e aprendemos que na década de 1920 diversos inventores ajudaram a criar o aparelho, mas apenas em 1950 ela chegou ao Brasil. Observamos imagens de diferentes televisões, desde as mais antigas até as atuais, e fomos descobrindo que as primeiras tevês transmitiam a programação em preto e branco e que não possuíam som. Para funcionar, também precisavam das antenas, que captavam as imagens dos programas por meio de ondas eletromagnéticas, além dos botões que se encontravam no próprio aparelho televisivo, uma vez que não existia o controle remoto.

Inspirados com o novo conhecimento, fomos dando forma à nossa própria caixa-televisão, pintando e desenhando seus botões.

The Ant’s Anatomy  

Inglês

Encerrando o projeto sobre os insetos, exploramos um pouco mais sobre o corpo das formigas e sua anatomia. 

A partir da observação das formigas em zoom, com o auxílio de alguns vídeos, pudemos perceber com mais precisão como funciona seu corpo e quais são as estruturas que o compõem. Enquanto observamos a anatomia do inseto, as crianças eram estimuladas a responderem questões como: “quantas pernas tem a formiga?”, “como é a sua boca?”, “quantos olhos ela tem?” e “como são suas antenas?”.

Como consequência dessa observação, construímos, em coletivo, uma ant em grande proporção, na qual cada criança foi desafiada a desenhar uma parte do corpo da formiga a partir dos comandos em inglês: 

Draw a leg

Draw the head 

Draw the eyes 

Draw the mounth 

Pintamos o desenho coletivo utilizando uma técnica de tinta guache e terra. As crianças escolheram quais cores gostariam de usar, relembrando o vocabulário de cores em inglês (red, blue, green, yellow, etc.) e após finalizarmos nossa big ant o lugar votado pelo grupo para expô-la foi o refeitório. 

O livro escolhido para leitura coletiva foi The Ant’s Party, de Nick Bare. Por meio da história pudemos conhecer um pouco mais sobre os alimentos que mais atraem as formigas e como acontece sua organização dentro do formigueiro. 

Dando continuidade à proposta, encerramos a semana preparando uma receita de biscoito amanteigado com a qual as crianças utilizaram a massa para construírem, cada uma, suas ants, consolidando assim sua percepção para as partes do corpo da formiga. 

É Capoeira!

Ateliê Tarde

Com mais um ano de aulas de Capoeira no Ateliê, nosso professor Jamal trouxe algumas novidades para turma. Além de novas músicas para aumentar nosso repertório, tivemos um novo desafio: aprender a tocar um dos toques básicos da capoeira.

Começamos marcando as quatro notas, no ritmo “tum tum tá tum”, usando nossas duas mãos. Experimentamos tocar de início no djembê e depois passamos para o atabaque, duas das variações de tambor. Com os ouvidos atentos e o corpo concentrado, fomos aos poucos pegando o ritmo e percebendo os diferentes sons que saíam pela velocidade e força de nossas batidas.

Na semana passada, também tivemos uma aula de Capoeira muito especial na pracinha dos Largo dos Leões. Segurando na palma da mão, fomos cantando as canções de roda, agregando outras crianças que passavam por lá. Com o espaço aberto e o chão de terra, aquecemos nosso corpo por meio dos movimentos e jogamos bastante capoeira.

Head, Shoulders, Knees and Toes

Inglês

Depois de conhecer a anatomia da formiga, passamos a observar a anatomia do nosso copo. Será que o nosso corpo é igual ao da formiga? Começamos observando e reconhecendo o que temos em comum com o inseto:

We have eyes, we have legs and feet. 

We don’t have antennas. We have ears.  

We have a nose and a mouth.

Com a música Head, shoulders, knees and toes, as crianças se aproximaram mais do vocabulário, cantando, dançando e imitando os movimentos.

Durante esse projeto, pintamos silhuetas do corpo humano. Relembrando as cores, pedimos aos pequenos para pintar determinadas partes com a cor pedida:

Paint the head blue.

Paint the knees green

Paint the ears purple

Ao terminar, deixamos as crianças livres para pintar e decorar o restante do seu jeito, caprichando nos detalhes! 

Para praticar a oralidade e compreensão, usamos massinha de modelar para a construção de bonecos, formando o corpo humano. Ao terminarem a produção, apresentaram aos colegas, apontando e comunicando na língua inglesa todas as partes que compunham o boneco. 

Para a receita da semana, em vez de massinha de modelar, os pequenos puderam elaborar e se deliciar com biscoitos amanteigados, formando um corpo humano revisitando o aprendizado da atividade  anterior.

Luz, Câmera, Ação!

Ateliê da Tarde

Com a nossa televisão à moda antiga pronta, nos sentamos em roda para listar todos os tipos de programa que conhecemos. Dentre desenhos animados, jogos de futebol, jornal, filmes e outros citados, tivemos a ideia de criar nosso próprio programa.

De início, organizamos uma entrevista e conversamos sobre tudo o que sabemos relacionado à TV e sua programação. Entendemos que as entrevistas são conversas entre os entrevistadores e entrevistados, com o objetivo de esclarecer determinado assunto. Com isso, o entrevistador elabora perguntas para o entrevistado responder.

Dividimos o grupo e cada um escolheu sua função. Juntos, votamos em um tema para a entrevista, e o mais votado foi “as comidas”. Simulando um estúdio, ligamos a televisão, aumentamos seu volume, ajustamos suas antenas e ficamos todos bem atentos. Depois dos comandos – “luz, câmera, ação, gravando!” – o silêncio tomou conta e a entrevista começou a ser filmada.

A Walk to Cobal for Fruit Salad 

Inglês

Com o encerramento do projeto do corpo humano, as turmas de Ateliê começaram a explorar as frutas e os seus benefícios para a saúde do corpo. 

Como disparador do projeto utilizamos a obra “O Vendedor de Frutas”, da Tarsila do Amaral, para as crianças examinarem os elementos apresentados.

“What do you see?” . Algumas respondiam “A boat”. Outras reconheceram primeiro as frutas: “Oranges!”, “Pineapple!”, “Bananas!”. Gostamos tanto do que vimos na obra que pensamos “Será que ele está vendendo essas frutas na feira?”. E, se sim, “O que poderíamos fazer com as frutas?”. Depois de muitas ideias de receitas, optamos por fazer uma fruit salad. 

What fruits do we need? 

Incentivando o uso dos  nomes e as quantidades necessárias na língua inglesa, planejamos quais frutas fariam parte da receita e montamos uma lista de compras. No dia seguinte, fizemos um delicioso passeio à Cobal do Humaitá, com a listinha na mão de cada um, procurando os ingredientes escolhidos. 

Chegou o dia de fazer a receita! Revisitamos a lista e conferimos as quantidades, e, antes do preparo, reforçamos a importância da higiene tanto das frutas quanto das mãos: “Time to wash your hands and the fruits!”.

Ouvindo os comandos em inglês, as crianças ajudaram na montagem : “Cut the apple” ,”Peel the mango”, “Mix the fruits”…

As crianças se deliciaram com o resultado, que foi servido de sobremesa depois do almoço.

Cultura Popular

Ateliê Tarde

Jean, professor da Oficina de Cultura Popular, começou a nos apresentar algumas brincadeiras tradicionais. Inspiradas no livro Kakopi Kakopi! Brincando e jogando com as crianças de vinte países africanos, do autor Rogério Andrade Barbosa, fomos conhecendo jogos e brincadeiras vindos da África. Percebemos que muitos deles possuem variações aqui no Brasil e que já faziam parte do nosso repertório.

Sempre acompanhado de cantigas populares, Jean nos ensina suas músicas e melodias, enquanto nos divertimos. Em sua última aula, aproveitamos para listar todas as brincadeiras que havíamos conhecido, lembrando uma por uma: “Bate o pilão”, “Jogo do limão”, “Passa anel”, “Arsherez” (pique-caranguejo), “Tum tum”, “Gadidé” e “Lá na curva da estrada”. Relembrando suas regras e comandos, ao final da construção da lista escolhemos algumas brincadeiras e voltamos a brincar. 

Era Uma Vez

Ateliê Tarde

Empolgados com nossa televisão e o sucesso das entrevistas, tivemos a ideia de inventar nossa própria história para passar na TV. Decidimos que cada um escolheria um personagem, e rapidamente unicórnios, dragões e diferentes animais foram surgindo. Aproveitamos para colocá-los no papel, dando formas e muitas cores aos personagens. Em roda, pensamos juntos onde nossa história poderia se passar e aos poucos nosso enredo foi ganhando vida. Com viagens, batalhas e muita emoção, deixamos nossa criatividade correr solta, enchendo nossa história de fantasias.

Close Your Eyes and Guess The Fruit 

Inglês

Ainda consolidando as descobertas sobre as frutas, um dos grupos do Ateliê realizou uma leitura participativa do livro “The Very Hungry Caterpillar” (Eric Carle) na Biblioteca. 

As crianças puderam manipular a caterpillar e algumas frutas feitas de feltro conforme avançava a narração da história em inglês. 

Após a leitura do livro, nos perguntamos sobre as frutas mencionadas. Quais são seus sabores? Quais das crianças já experimentaram todas? 

Fizemos, então, um dia de experimentação! Juntamos as frutas compradas na Cobal na semana anterior e, com os olhos fechados, experimentamos tentando adivinhar seus nomes a partir dos sabores. 

Close your eyes and guess the fruit.” 

Apple!”

Pear!” 

As crianças, a partir dos comandos, eram estimuladas a falar seus palpites em inglês enquanto sentiam os gostos, cheiros e texturas das frutas. 

Também aproveitamos esse momento para cantarmos juntos a música “I like to eat apples and bananas”. 

A pedido das crianças, fechamos a  semana com a preparação coletiva do nosso orange juice, que foi saboreado após o almoço. 

Tem sido um caminho delicioso explorar as frutas com as crianças do Ateliê e estamos ansiosos pelas próximas descobertas! 

No Escuro

Ateliê Tarde

Depois de lermos o livro Sombrinhas, do cartunista Jean Galvão, ganhamos inspiração e decidimos fazer um teatro de sombras.

Juntamos as lanternas da escola, fechamos a porta, todas as janelas da sala e apagamos as luzes. Com a lanterna acesa, fomos experimentando brincar com nossas sombras ao posicionar as mãos em frente à luz. Criamos formas de cachorros, passarinhos e coelhos, testando também reproduzir alguns elementos das sombras da história.

Em outro momento, produzimos desenhos mágicos usando rolo de papel, fita adesiva transparente e caneta futura. Colocamos a fita em uma das bases do rolo e desenhamos sobre ela. Com o salão todo escuro, direcionamos a luz da lanterna atrás da imagem dos desenhos, apontamos o rolo para a parede branca e logo a mágica aconteceu: nossos desenhos foram projetados na parede. Muito entusiasmados com a nova invenção, fomos descobrindo que os desenhos também apareciam no teto e no chão, e a bagunça se estendeu. 

Olha a Pescaria!

Ateliê Tarde

Embalados com a chegada do mês das Festas Juninas, conversamos sobre as tradições da comemoração, relembrando os momentos que vivemos em festas passadas.

Além da música, dança e comida boa, nos recordamos das brincadeiras: boca do palhaço, rabo do burro, pescaria, jogo de argolas, corrida de saco, entre outras.

Com a ideia de realizarmos uma oficina de uma das brincadeiras juninas, começamos pela pescaria, usando pedaços de papelão e palitos de churrasco. Com o papelão nas mãos, desenhamos a silhueta de peixes, recortamos e em seguida pintamos. Já os palitos de churrasco foram unidos pelas professoras para moldar um anzol com clips na ponta, criando as varas de pescar. Em uma bacia, colocamos terra e posicionamos nossos peixinhos para começar a brincadeira.

Com concentração e delicadeza, nos desafiamos a encaixar o anzol no buraquinho do peixe, alcançando o sucesso na nossa pescaria!

Jumping Rope From 1 to 10! 

Inglês

Os grupos do Ateliê juntaram-se para fazer um gostoso passeio à pracinha do Largo dos Leões. Para brincarmos por lá, levamos cordas e propusemos às crianças que pulassem contando até dez na língua inglesa. Para alguns, contar até dez ainda é um desafio, mas com a ajuda dos colegas e incentivo das professoras todos conseguiram pular bastante e ainda exercitar o vocabulário dos números. 

No finalzinho, as crianças brincaram à vontade no parque e aproveitamos  a oportunidade para aprendermos os nomes dos brinquedos em inglês: slide, swing and playhouse. 

Os Sanfoneiros

Ateliê Tarde

“O candeeiro se apagou/ O sanfoneiro cochilou/ A sanfona não parou/ E o forró continuou” (Luiz Gonzaga).

Muito tradicionais nas festas juninas, apreciamos durante a semana diversas músicas ao ritmo do forró e do baião. Aprendemos que esse ritmo quase sempre vem acompanhado do trio instrumental da zabumba, sanfona e triângulo.

Conversamos mais sobre a sanfona, sua origem e como chegou ao Brasil, popularizando-se muito no Nordeste. Observamos imagens de diferentes sanfonas, até as antigas feitas de madeira, e percebemos que esse instrumento possui muitos botões, um fole e até um teclado de piano.

Conhecemos também alguns dos principais sanfoneiros brasileiros: Luiz Gonzaga, Dominguinhos e Sivuca. Enquanto ouvíamos muitas de suas músicas, nossa professora Ju nos ensinou a montar pequenas sanfonas, desafiando-nos a modelar o papel no efeito sanfonado. Com muitas cores e capricho nos desenhos, brincamos de ser sanfoneiros também.

I Like To Eat Apples And… Beets??

Ateliê – Inglês

Dando continuidade às nossas descobertas sobre os alimentos, nesta semana um dos grupos do Ateliê iniciou a exploração dos vegetables, seus sabores, gostos e diferenças. 

Para iniciar esse novo desafio, juntamos os dois grupos no Pereirão para que uns trocassem com os outros o que sabiam sobre as frutas e os vegetais. Quais são as diferenças entre eles? Quais comemos com frequência no almoço? Os vegetais podem vir da terra? Por que as frutas têm sementes? O tomate é uma fruta? 

Foi com essas perguntas que as crianças puderam ser introduzidas aos novos vocabulários de vegetables em inglês: broccoli, cauliflower, carrot, potato, onion, and others… 

Para consolidação dessas palavras, ao final da conversa brincamos de tag food: uma brincadeira similar ao pique em português, em que cada criança, para escapar do pegador, deve falar o nome de uma fruta ou vegetal em inglês. 

As crianças se divertiram muito juntas e puderam relembrar algumas palavras já conhecidas no Ateliê. 

E como encerramento desta semana de tantas novas descobertas, fizemos um orange, carrot and beet juice! A grande novidade dessa receita foi a mistura entre uma fruta e dois vegetais. Com ela, pudemos relembrar um pouco o gostinho cítrico da laranja – já conhecido por nós – e perceber melhor como a cenoura e a beterraba o modificaram com sua cor, cheiro, textura e sabor. 

Essas aventuras têm sido deliciosas e esperamos muitas outras pela frente! 

Na Boca do Palhaço

Ateliê Tarde

Continuamos conhecendo e explorando as brincadeiras juninas, montando também nossa Boca do Palhaço. Em uma caixa, desenhamos seu rosto, pintando o nariz redondo e vermelho, além de lhe dar um cabelo maluco bem colorido. Nos momentos de pátio, aproveitamos para realizar outras brincadeiras, como a nossa pescaria e o jogo de argola, utilizando potes de tinta com água no lugar das garrafas. Em cada uma dessas bricadeiras encaramos seus diferentes desafios, praticando nossa mira e a concentração para acertar o alvo. Ainda ao som de muito forró, passamos as tardes nos divertindo com as tradicionais brincadeiras de São João.

Vegetable Soup

Inglês – Ateliê

O projeto sobre fruits and vegetables anda a todo vapor nas turmas do Ateliê! 

Ao aprenderem sobre as diferentes frutas e vegetais, as crianças puderam aprimorar o vocabulário, permitindo a construção de pequenas frases para expressar as suas preferências relacionadas aos alimentos. Com listas ilustradas ao apresentar para os  colegas, estimulamos as crianças a verbalizar os seus gostos através da frase “I like…” e suas reprovações com “I don’t like…”.

Vendo as listas, pensamos juntos em diferentes formas de consumir legumes que não são do nosso interesse, argumentando sobre a importância de cada um para o nosso crescimento. 

Que tal fazer uma deliciosa vegetable soup? A partir dessa proposta, produzimos um panelão gigante de papel e nele as crianças desenharam e pintaram em aquarela os legumes para colocar na nossa sopa. Ao finalizar os desenhos e o colorido dos ingredientes, combinamos em fazer uma sopa de verdade.

No dia da receita, as crianças ajudaram a descascar e cortar os legumes escolhidos, reservando as cascas para colocar na composteira. Para a nossa sopa usamos carrots, potatoes, arracacha e squash. Depois de cozinhar, batemos tudo no liquidificador e finalizamos com green onion, para dar aquele gostinho especial. Alguns estranharam inicialmente, mas a maioria adorou, pedindo para repetir. Our vegetable soup was a success!

Encerrando Ciclos

Ateliê Tarde

Finalizando o primeiro semestre do ano, chegamos à escola com uma surpresa.

Semanas atrás, nosso amigo Nicolas encontrou uma lagarta em um pedaço de milho da sua casa e trouxe para a escola. Criamos um lar para ela, aguardando ansiosamente por sua transformação. Alguns dias depois, notamos que a lagarta havia sumido, reviramos sua casa e nada dela aparecer. Nesse momento, decidimos pedir ajuda para a Mari e a Lorrane, nossas professoras do Moleque Mateiro, que nos explicaram que algumas lagartas gostam de fazer casulos debaixo da terra.

Dias e dias passaram, até que, nesta segunda-feira, vimos a grande surpresa. Estava lá a pequena mariposa, doidinha, doidinha para sair voando por aí. Rapidamente subimos para o Pereirão, muito animados para soltá-la. Abrimos sua casa e juntos a observamos voar alegremente pelo céu, encerrando seu ciclo.

Agora, depois de muita brincadeira, aprendizados e uma boa bagunça, vamos voando também para nossas férias, finalizando o nosso primeiro ciclo do ano! Boas férias!

See You Later Alligator! 

Inglês – Ateliê

O fim do semestre está se aproximando! 

Até este momento, quais descobertas fizemos e o que gostaríamos de conhecer mais? 

Pensando nisso, juntamos os dois grupos do Ateliê para um Dancing Day! Vamos relembrar todas as músicas que já conhecemos desde fevereiro até julho? 

As crianças se divertiram, mexeram o corpinho e puderam, então, consolidar todo vocabulário construído até aqui. 

Pensando em novos caminhos para o semestre que vem, um dos grupos realizou sua primeira receita usando alguns vegetables que conhecemos bem. Mas, quais serão os seus gostos? E juntos e misturados, como ficaria esse sabor? Assim fizemos nosso omelete de carrot and broccoli. 

Durante a receita, pudemos sentir seus cheirinhos e até experimentar um pouquinho desses alimentos separadamente.

E nada melhor do que a hora do almoço para experimentar essa receita! 

Acompanhados de todo o cardápio do nosso almoço, que já é recheado de legumes, verduras e vegetais, acrescentamos também nossa omelete de cenoura e brócolis às opções de refeição, com um gostinho especial do preparo das crianças. 

Quais serão os novos rumos desse projeto para o próximo semestre? De uma coisa temos certeza: ele vem recheado de novos sabores!