Os Ateliês da manhã iniciaram o ano com muitas emoções e novidades! Os reencontros foram preenchidos de afeto e animação para desbravarem, juntos, os novos espaços da escola.
Na aula de Capoeira estreamos o novo campinho da Pereirinha. Lá soltamos o corpo na ginga e nos saltos do sapo! Nas salas de Artes, a Educação Infantil desenhou suas fantasias de carnaval. Já o primeiro ano confeccionou diferentes tons de cores, compondo uma incrível pintura coletiva.
Fiquem atentos aos horários de entrada do Ateliê, para que os pequenos não percam nenhuma aula extra! Seguem os horários:
Segunda-feira: Ioga, às 8:40.
Terça-Feira: Capoeira, às 8:40.
Quarta-feira: Moleque Mateiro, às 7:35.
Quinta-feira: Capoeira, às 8:40.
Sexta-feira: Oficina de Cultura Popular, às 8:40.
A turma do Ateliê da Tarde iniciou o ano com muita animação e novidades. Amigos novos e sala nova despertaram a curiosidade nos pequenos.
As crianças antigas auxiliaram as demais a conhecerem nossa rotina, apresentando os professores de cada atividade extra, além dos diversos espaços da escola.
Juntos, montamos nossa lista de combinados da turma, compreendendo como apoiar os amigos em momentos de dificuldade e como ajudar o grupo para nossos dias fluírem com tranquilidade.
Aos pouquinhos fomos nos familiarizando com essa nova turminha, brincando bastante e compartilhando nossas tardes com muita alegria.
Foi dada a largada para o Inglês no Ateliê 2024! Nessa primeira semana de aula, recebemos amigos novos e reencontramos outros. No primeiro dia sentamos em uma roda, incentivando as crianças a se apresentarem em inglês usando “My name is…”. Conversamos sobre o período das férias e as crianças puderam compartilhar momentos especiais.
Ao longo da semana, reforçamos oralmente e visualmente alguns comandos importantes que são usados com frequência na sala de aula, assim os pequenos vão se familiarizando com as frases e compreendendo os pedidos com autonomia. Por exemplo:
Sit down
Organize the classroom
Make a line
Sit in a circle
Drink water
Wash your hands
Ao longo do semestre, as crianças serão estimuladas a usar essas frases para expressar vontades.
Foi dada a largada para o Inglês no Ateliê 2024! Nessa primeira semana de aula, recebemos amigos novos e reencontramos outros. No primeiro dia sentamos em uma roda, incentivando as crianças a se apresentarem em inglês usando “My name is…”. Conversamos sobre o período das férias e as crianças puderam compartilhar momentos especiais.
Ao longo da semana, reforçamos oralmente e visualmente alguns comandos importantes que são usados com frequência na sala de aula, assim os pequenos vão se familiarizando com as frases e compreendendo os pedidos com autonomia. Por exemplo:
Sit down
Organize the classroom
Make a line
Sit in a circle
Drink water
Wash your hands
Ao longo do semestre, as crianças serão estimuladas a usar essas frases para expressar vontades.
A turma do Ateliê da Tarde iniciou o ano com muita animação e novidades. Amigos novos e sala nova despertaram a curiosidade nos pequenos. As crianças antigas auxiliaram as demais a conhecerem nossa rotina, apresentando os professores de cada atividade extra, além dos diversos espaços da escola.
Juntos, montamos nossa lista de combinados da turma, compreendendo como apoiar os amigos em momentos de dificuldade e como ajudar o grupo para nossos dias fluírem com tranquilidade.
Aos pouquinhos fomos nos familiarizando com essa nova turminha, brincando bastante e compartilhando nossas tardes com muita alegria.
Aproveitando o calor do mês de fevereiro, o Ateliê experimentou brincar com o elemento água, mas em seu estado sólido. Para isso, conversamos sobre como podemos transformar a água líquida em gelo. Assim, utilizando panelinhas e potes, escolhemos pequenos brinquedos para colocar dentro e depois enchemos com água. Já em forminhas de gelo, misturamos algumas tintas e adicionamos novamente um pouco de água.
Depois de tudo pronto, nossas professoras levaram para o congelador do refeitório. No dia seguinte, a ansiedade com o resultado tomou conta e na hora do pátio corremos para descobrir o que havia acontecido. Observamos o gelo “escondendo” os brinquedos e, com o passar do tempo, reparamos como ele derretia, virando líquido e soltando os objetos. Com a tinta de gelo, realizamos uma pintura coletiva bem colorida e divertida.
Aproveitando o calor do mês de fevereiro, o Ateliê experimentou brincar com o elemento água, mas em seu estado sólido. Para isso, conversamos sobre como podemos transformar a água líquida em gelo. Assim, utilizando panelinhas e potes, escolhemos pequenos brinquedos para colocar dentro e depois enchemos com água. Já em forminhas de gelo, misturamos algumas tintas e adicionamos novamente um pouco de água.
Depois de tudo pronto, nossas professoras levaram para o congelador do refeitório. No dia seguinte, a ansiedade com o resultado tomou conta e na hora do pátio corremos para descobrir o que havia acontecido. Observamos o gelo “escondendo” os brinquedos e, com o passar do tempo, reparamos como ele derretia, virando líquido e soltando os objetos. Com a tinta de gelo, realizamos uma pintura coletiva bem colorida e divertida.
Em nosso primeiro passeio com o Moleque Mateiro, voltamos ao nosso querido Parque Lage. Começamos nosso trajeto passando em frente ao palacete e nossas professoras mateiras nos contaram a história do Parque, quem morava por lá e quando passou a ser um patrimônio público. Continuando a caminhada, entramos na gruta. Observamos atentamente o seu entorno e, sem fazer barulho para não assustar os animais, encontramos diversas famílias de morcegos dormindo. Para fechar nosso passeio com chave de ouro, corremos para o parquinho e terminamos a tarde com muita diversão.
Nas turmas do Ateliê, iniciamos o projeto em torno dos horários das rotinas matinais e noturnas. Para começar, instruímos as crianças com a estrutura In the Morning and At Night, chamando atenção para as diferentes preposições usadas nas expressões.
Para aprimorar o novo vocabulário e, principalmente, incentivar o uso oral das palavras em inglês, trouxemos músicas e brincadeiras fora de sala de aula. Um dos jogos propostos foi uma espécie de “Morto e Vivo”: todas as crianças, sentadas numa roda, quando ouviam In the Morning levantavam do chão e se esticavam, como se estivessem acordando de manhã; quando ouviam At Night, deitavam no chão imitando estar dormindo. Depois que entenderam a proposta, eles mesmos puderam usar os comandos para que os outros seguissem.
Através das brincadeiras, tanto as crianças menores quanto os mais velhos se sentem desafiados e seguros, colocando em prática a autonomia da fala.
Nas turmas do Ateliê, iniciamos o projeto em torno dos horários das rotinas matinais e noturnas.
Para começar, instruímos as crianças com a estrutura In the Morning and At Night, chamando atenção para as diferentes preposições usadas nas expressões.
Para aprimorar o novo vocabulário e, principalmente, incentivar o uso oral das palavras em inglês, trouxemos músicas e brincadeiras fora de sala de aula. Um dos jogos propostos foi uma espécie de “Morto e Vivo”: todas as crianças sentadas numa roda, quando ouviam In the Morning levantavam do chão e se esticavam, como se estivessem acordando de manhã; quando ouviam At Night, deitavam no chão imitando estar dormindo. Depois que entenderam a proposta, eles mesmos puderam usar os comandos para que os outros seguissem.
Através das brincadeiras, tanto as crianças menores quanto os mais velhos se sentem desafiados e seguros, colocando em prática a autonomia da fala.
Em nosso primeiro passeio com o Moleque Mateiro, voltamos ao querido Parque Lage. Começamos o trajeto passando em frente ao palacete e nossas professoras mateiras nos contaram a história do Parque, quem morava por lá e quando passou a ser um patrimônio público. Continuando a caminhada, entramos na gruta. Observamos atentamente o seu entorno e, sem fazer barulho para não assustar os animais, encontramos diversas famílias de morcegos dormindo. Para fechar nosso passeio com chave de ouro, corremos para o parquinho e terminamos a tarde com muita diversão.