Voltando às Aulas

Ateliê Tarde

A Turma do Ateliê da Tarde voltou bem animada para iniciar mais um ciclo do ano. Revivendo a nossa rotina com tranquilidade, matamos a saudade de todas as professoras, professores, parceiros e parceiras do Ateliê. Sentamos em roda para conversar sobre os trabalhos que produzimos e começamos a nos preparar para a Mostra de Artes. Observamos nossas produções prontas e com a ajuda de algumas fotos fomos lembrando das brincadeiras que marcaram nosso primeiro semestre. Ao final, conhecemos mais duas brincadeiras: “Mamãe posso ir” e “Maria Viola”.

Uma Visita Bem Gostosa

Ateliê Tarde

Em nosso primeiro “Recipe day” do segundo semestre, recebemos uma visita especial do chef de cozinha Esteban, pai do Martin. Com muita empolgação, descobrimos que faríamos biscoitinhos de queijo. Ouvimos com atenção as orientações de Esteban e fomos medindo os ingredientes, misturando tudo em uma tigela. Com a massa pronta, separamos alguns pedaços em formato arredondado e usamos rolos de cozinha para abrir. Modelamos nossos biscoitinhos usando forminhas de coração e levamos ao forno. Além de lindos, nossos biscoitos ficaram uma delícia.

Nossa visita foi muito divertida e gostosa. Segue abaixo a receita completa para as famílias que quiserem testá-la em casa: 

1 xícara de farinha de trigo

1/2 xícara de parmesão ralado

1/2 xícara de queijo minas padrão ralado

2 1/2 colheres de sopa de manteiga em temperatura ambiente

1 colher de sopa de chia

1/2 colher de café de sal

3 colheres de sopa de água fria (se for preciso dar ponto na massa)

Misturar tudo em uma tigela, amassando a massa até ficar lisa.
Abrir a massa com o rolo e cortar usando forminhas da sua preferência.
Levar ao forno pré-aquecido a 180° por aproximadamente 15 minutos. 

Moleque Mateiro e Visita Especial

Ateliê F1

Manhã

De volta à escola, durante as aulas do Moleque Mateiro, as Turmas do Ateliê colocaram a mão na massa e plantaram novos vasos com diferentes ervas. Também visitamos nossos canteiros do Pereirão para botar a rega em dia e cuidar de nossas plantinhas. Experimentamos usar argila em pó, que misturada com água vira um ótimo creme hidratante natural. Passamos em nossa pele sentindo o geladinho da argila e fazendo uma bagunça gostosa. 

Tarde

Em nosso primeiro “Recipe day” do segundo semestre, recebemos uma visita especial do chef de cozinha Esteban, pai do Martin. Com muita empolgação, descobrimos que faríamos biscoitinhos de queijo. Ouvimos com atenção as orientações de Esteban e fomos medindo os ingredientes, misturando tudo em uma tigela. Com a massa pronta, separamos alguns pedaços em formato arredondado e usamos rolos de cozinha para abrir. Modelamos nossos biscoitinhos usando forminhas de coração e levamos ao forno. Além de lindos, nossos biscoitos ficaram uma delícia. Nossa visita foi muito divertida e gostosa.

Segue abaixo a receita completa para as famílias que quiserem testá-la em casa: 

1 xícara de farinha de trigo

1/2 xícara de parmesão ralado

1/2 xícara de queijo minas padrão ralado

2 1/2 colheres de sopa de manteiga em temperatura ambiente

1 colher de sopa de chia

1/2 colher de café de sal

3 colheres de sopa de água fria (se for preciso dar ponto na massa)

Misturar tudo em uma tigela, amassando a massa até ficar lisa.
Abrir a massa com o rolo e cortar usando forminhas da sua preferência.
Levar ao forno pré-aquecido a 180° por aproximadamente 15 minutos. 

Ioga

Ateliê

Retornamos à nossa rotina de aulas relembrando as posturas aprendidas no primeiro semestre. Com o auxílio de cartas ilustradas, histórias e brincadeiras foram sendo criadas, propondo não só os desafios corporais como também de atenção e concentração.

Através dessa vivência lúdica, as crianças podem desenvolver o autoconhecimento e estratégias para lidar com suas emoções.

Ioga

Ateliê – F1

Retornamos à nossa rotina de aulas relembrando as posturas aprendidas no primeiro semestre. Com o auxílio de cartas ilustradas, histórias e brincadeiras foram sendo criadas, propondo não só os desafios corporais como também de atenção e concentração.

Através dessa vivência lúdica, as crianças podem desenvolver o autoconhecimento e estratégias para lidar com suas emoções.

Capoeira

Ateliês

Nossos amigos Chácara do Céu e Cigano estão animando as aulas de Capoeira! Nessas últimas semanas conhecemos instrumentos como a panela de mão e relembramos os toques do berimbau e pandeiro, explorando as partes que os compõem, como arame, couro, arco e pratos. Desafiamos nossos corpos em circuitos de equilíbrio. A ginga esteve presente e ficamos craques nos movimentos do escorpião e do jacaré! Quantas novidades rolaram por aqui! Até logo!

Capoeira

Ateliê – F1

Nossos amigos Chácara do Céu e Cigano estão animando as aulas de Capoeira! Nestas últimas semanas conhecemos instrumentos como a panela de mão e relembramos os toques do berimbau e pandeiro, explorando as partes que os compõem, como arame, couro, arco e pratos. Desafiamos nossos corpos em circuitos de equilíbrio. A ginga esteve presente e ficamos craques nos movimentos do escorpião e do jacaré! Quantas novidades rolaram por aqui! Até logo!

Nature: Trees and Its Elements

Ateliê – Inglês

O projeto institucional, nas aulas de Inglês, partiu do estudo da árvore e seus elementos (como trunk, branches, leaves e roots), proporcionando às crianças um vocabulário específico relacionado à natureza. A leitura do livro The Giving Tree, de Shel Silverstein, ofereceu uma oportunidade rica para a turma trabalhar a compreensão, introduzir e praticar verbos de ações humanas relacionadas às árvores (como swing, climb e eat fruits) e refletir sobre a nossa relação com a natureza.

Observamos o tronco de uma árvore por dentro e as crianças ficaram fascinadas com o padrão de cores que se revelava. Cada anel apresenta tons distintos, variando entre o bege claro e o marrom mais profundo, formando camadas que contam a história da árvore. A diversão ficou ainda maior quando começamos a misturar várias cores de tinta, tentando reproduzir com precisão aqueles tons naturais. Entre risadas e pinceladas, experimentamos diferentes combinações até finalmente alcançarmos as cores de que precisávamos, celebrando a descoberta criativa no processo.

O projeto tem como objetivo ampliar o vocabulário dos alunos na língua e, ao mesmo tempo, promover uma discussão crítica sobre a importância das árvores e o cuidado com o meio ambiente.

Windows and Trees

Ateliê – F1

Manhã

Após a construção da nossa Mostra de Artes, em que as produções se voltaram para a descoberta dos diferentes tipos de moradia e as possibilidades artísticas que encontramos nelas, começamos a ampliar nosso olhar para os diferentes tipos de paisagens. 

From my window I see…

A partir desta frase as crianças registraram o que veem das suas janelas e quais elementos naturais podemos encontrar através delas. 

A discussão sobre elementos naturais e não naturais se deu a partir da leitura do livro Nature Made, de Anne Montgomery. Conhecemos elementos como sunlight, rocks, trees, plants e sand, essenciais para nossa existência e sobrevivência.

Tarde

O projeto, nas aulas de Inglês, partiu do estudo da árvore e seus elementos (como trunk, branches, leaves e roots), proporcionando às crianças um vocabulário específico relacionado à natureza. A leitura do livro The Giving Tree, de Shel Silverstein, ofereceu uma oportunidade rica para a turma trabalhar a compreensão, introduzir e praticar verbos de ações humanas relacionadas às árvores (como swing, climb e eat fruits), e também refletir sobre a nossa relação com a natureza.

Observamos o tronco de uma árvore por dentro e as crianças ficaram fascinadas com o padrão de cores que se revelava. Cada anel apresenta tons distintos, variando entre o bege claro e o marrom mais profundo, formando camadas que contam a história da árvore. A diversão ficou ainda maior quando começamos a misturar várias cores de tinta, tentando reproduzir com precisão aqueles tons naturais. Entre risadas e pinceladas, experimentamos diferentes combinações até finalmente alcançarmos as cores de que precisávamos, celebrando a descoberta criativa no processo.

O projeto tem como objetivo ampliar o vocabulário dos alunos na língua e, ao mesmo tempo, promover uma discussão crítica sobre a importância das árvores e o cuidado com o meio ambiente. 

Charadas no Ateliê 

Ateliê Tarde

Nos últimos dias, a turma do Ateliê da Tarde começou a compartilhar algumas charadas desafiadoras. Por meio de piadas e adivinhas, conhecidas ou inventadas, as crianças foram propondo à turma descobrir os enigmas das diferentes charadas.

Conhecemos o livro O que é o que é? (2), de Ruth Rocha, que traz uma coletânea de adivinhas interessantes. Descobrimos que as charadas contêm respostas engraçadas com um segundo significado, muitas vezes através de trocadilhos de palavras.

Juntos, listamos uma série de adivinhações. Foi muito divertido!

Charadas no Ateliê 

 Ateliê F1

Nos últimos dias, a turma do Ateliê da Tarde começou a compartilhar algumas charadas desafiadoras. Por meio de piadas e adivinhas, conhecidas ou inventadas, as crianças foram propondo à turma descobrir os enigmas das diferentes charadas.

Conhecemos o livro O que é o que é? (2), de Ruth Rocha, que traz uma coletânea de adivinhas interessantes. Descobrimos que as charadas contêm respostas engraçadas com um segundo significado, muitas vezes através de trocadilhos de palavras.

Juntos, listamos uma série de adivinhações. Foi muito divertido!

Compostagem na Pereirinha

Ateliês

As turmas do Ateliê receberam as novas composteiras da escola. Nossas professoras Mateiras relembraram os cuidados necessários para a manutenção desse equipamento: alimentar as composteiras de tempos em tempos, mexer a terra e, se necessário, adicionar ferragem para não deixar a terra mofar. Desenhamos quadros com os alimentos que são permitidos e os que não são, compreendendo quais deles não fazem bem para as minhocas. Já sabemos que esse animal é essencial nas composteiras para produzir de forma mais acelerada um adubo saudável para nossas plantinhas da escola. 

Compostagem

Ateliê – F1

As turmas do Ateliê receberam as novas composteiras da escola. Nossas professoras Mateiras relembraram os cuidados necessários para a manutenção desse equipamento: alimentar as composteiras de tempos em tempos, mexer a terra, e, se necessário, adicionar ferragem para não deixar a terra mofar. Desenhamos quadros com os alimentos que são permitidos e os que não são, compreendendo quais deles não fazem bem para as minhocas. Já sabemos que esse animal é essencial nas composteiras para produzir de forma mais acelerada um adubo saudável para nossas plantinhas da escola. 

Aumentando o Repertório

Ioga – Ateliê

Com a participação das crianças, as turmas do Ateliê vêm aumentando seu repertório de brincadeiras e jogos iogues.

Após nossos momentos iniciais, nos quais nos conectamos e voltamos a atenção para o nosso corpo, é o momento de nos aquecermos com posturas já conhecidas enquanto nos preparamos para a brincadeira a seguir.

Bladeioga, Ioga Pião, Pique-alto e Pique-parede iogues foram algumas das atividades sugeridas e experimentadas pelas crianças.

Na próxima semana, pedimos que cheguem cedinho, para que possamos dar início à construção coletiva do próximo jogo do nosso repertório iogue.

Ioga

Ateliê – F1

Com a participação das crianças, as turmas do Ateliê vêm aumentando seu repertório de brincadeiras e jogos iogues.

Após nossos momentos iniciais, onde nos conectamos e voltamos a atenção para o nosso corpo, é o momento de nos aquecermos com posturas já conhecidas e nos prepararmos para a brincadeira a seguir.

Bladeioga, Ioga Pião, Pique-alto e Pique-parede iogues foram algumas das atividades sugeridas e experimentadas pelas crianças.

Na próxima semana, pedimos que cheguem cedinho, para que possamos dar início à construção coletiva do próximo jogo do nosso repertório iogue.

Capoeira na Firjan

Ateliê

No dia 28 de setembro, nossa escola foi convidada para participar do evento Festival Distrito de Educação Firjan. Na programação foram realizadas algumas oficinas oferecidas por escolas públicas e privadas, entre elas a Oficina Corpo e Movimento, Jogos de Dama, a apresentação do Grupo de Palhaçaria da Sá Pereira, o Coral da escola e nossa querida roda de Capoeira. 

As crianças do Ateliê da Educação Infantil e Ensino Fundamental marcaram presença e mostraram ser grandes capoeiristas ao gingarem ao som do atabaque. Foi um momento muito animado entre crianças, escola e família!

Capoeira

F1 – Ateliê

No dia 28 de setembro, nossa escola foi convidada para participar do evento Festival Distrito de Educação Firjan. Na programação foram realizadas algumas oficinas oferecidas por escolas públicas e privadas, entre elas a Oficina Corpo e Movimento, Jogos de Dama, a apresentação do Grupo de Palhaçaria da Sá Pereira, o Coral da escola e nossa querida roda de Capoeira. 

As crianças do Ateliê da Educação Infantil e Ensino Fundamental marcaram presença e mostraram ser grandes capoeiristas ao gingarem ao som do atabaque. Foi um momento muito animado entre crianças, escola e família!

Explorando o Mundo dos Insetos

Ateliês

Em nosso projeto recente, mergulhamos no mundo fascinante dos insetos. Exploramos onde eles vivem, suas características únicas e o que define um inseto. Estudamos a anatomia dessas criaturas tão curiosas, aprendendo sobre seus corpos e como eles se movem, se alimentam e sobrevivem.

Como parte das atividades práticas, fizemos uma caça aos insetos ao redor da escola. Observamos abelhas, formigas, mosquitos e joaninhas em seus ambientes naturais, registrando seus comportamentos e habitats. Fizemos um passeio à pracinha em busca de espécies diferentes, o que nos ajudou a entender a diversidade desse grupo de animais.

Para dar vida ao nosso aprendizado, criamos máscaras e figurinos para uma peça de teatro sobre os insetos. Essas máscaras nos ajudaram a encarnar os personagens que estudamos, transformando nosso projeto em uma experiência divertida e imersiva. Assim, enriquecemos nosso conhecimento sobre o mundo dos insetos enquanto tornamos o aprendizado empolgante e interativo.

Brincadeiras, Receitas e Insetos

Ateliê F1 – Inglês

Manhã

Let’s play? 

No Ateliê de F1 temos conhecido e praticado cada vez mais brincadeiras coletivas na escola e em nossas idas à pracinha. 

O grupo, muito atento à organização das brincadeiras e jogos, tem conhecido diferentes formas de brincar em contextos múltiplos e distintos dos nossos. 

Temos nesse projeto a oportunidade de construir na prática um ambiente cada vez mais respeitoso e empático, além de ser uma forma divertida de explorar a língua inglesa e as muitas possibilidades de brincadeiras que temos Brasil afora.

Em nossos Recipe Days, seguimos aprendendo e nos deliciando com as receitas que  as crianças preparam e compartilham orgulhosas. 

Tarde

Explorando o mundo dos insetos

Em nosso projeto recente, mergulhamos no mundo fascinante dos insetos. Exploramos onde eles vivem, suas características únicas e o que define um inseto. Estudamos a anatomia dessas criaturas tão curiosas, aprendendo sobre seus corpos e como eles se movem, se alimentam e sobrevivem.

Como parte das atividades práticas, fizemos uma caça aos insetos ao redor da escola. Observamos abelhas, formigas, mosquitos e joaninhas em seus ambientes naturais, registrando seus comportamentos e habitats. Fizemos um passeio à pracinha em busca de espécies diferentes, o que nos ajudou a entender a diversidade desse grupo de animais.

Para dar vida ao nosso aprendizado, criamos máscaras e figurinos para uma peça de teatro sobre os insetos. Essas máscaras nos ajudaram a encarnar os personagens que estudamos, transformando nosso projeto em uma experiência divertida e imersiva. Assim enriquecemos nosso conhecimento sobre o mundo dos insetos enquanto tornamos o aprendizado do inglês empolgante e interativo.

Maracatu de Baque-Virado

Ateliê

Fruto do trabalho de meses, numa oportunidade rara de conhecer e vivenciar os elementos da tradição do Maracatu de Baque-Virado, também conhecido como Maracatu Nação, as crianças do Ateliê de Cultura Popular deram um show em seu cortejo dentro e fora da escola.

Gravaram as vozes e alguns instrumentos da toada Maracatu da Coroa Imperial. Apreciaram as histórias do tempo dos Reis do Congo, seu auto dramático com os principais personagens: Rei, Rainha, Dama do Passo, Batuqueiros, Catitas, Pálios, Calungas e todos os elementos da Corte Real. Confeccionaram coroas, Calungas, Estandarte, Pálio. E, é claro, aprenderam o baque das alfaias (3 e 4 e 1) e do gonguê (“Que é que tem Zé”).

Com uma vontade artística incrível e arrebatados pela beleza e força dessa manifestação popular pernambucana, as crianças de fato foram longe, com muita beleza e verdade.

Maracatu de Baque-Virado

Ateliê F1

Fruto do trabalho de meses, numa oportunidade rara de conhecer e vivenciar os elementos da tradição do Maracatu de Baque-Virado, também conhecido como Maracatu Nação, as crianças do Ateliê de Cultura Popular deram um show em seu cortejo dentro e fora da escola.

Gravaram as vozes e alguns instrumentos da toada Maracatu da Coroa Imperial. Apreciaram as histórias do tempo dos Reis do Congo, seu auto dramático com os principais personagens: Rei, Rainha, Dama do Passo, Batuqueiros, Catitas, Pálios, Calungas e todos os elementos da Corte Real. Confeccionaram coroas, Calungas, Estandarte, Pálio. E, é claro, aprenderam o baque das alfaias (3 e 4 e 1) e do gonguê (“Que é que tem Zé”).

Com uma vontade artística incrível e arrebatados pela beleza e força dessa manifestação popular pernambucana, as crianças de fato foram longe, com muita beleza e verdade.

O Ciclo da Compostagem

Ateliê

Depois de cuidar e alimentar bem nossas novas composteiras, tivemos uma surpresa: as minhocas haviam trabalhado muito decompondo os alimentos e deixaram a terra bem fértil.

Nossas professoras mateiras nos explicaram que essa terra fértil se chama húmus e que ela é rica em nutrientes, ideal para o plantio. Assim, conseguimos observar a terra seca que depositamos nas caixas transformando-se em uma terra úmida e forte, que utilizamos para plantar novas mudas para a escola, completando todo o ciclo da compostagem.

O Ciclo da Compostagem

Ateliê – F1

Depois de cuidar e alimentar bem nossas novas composteiras, tivemos uma surpresa: as minhocas haviam trabalhado muito decompondo os alimentos e deixaram a terra bem fértil.

Nossas professoras mateiras nos explicaram que essa terra fértil se chama húmus e que ela é rica em nutrientes, ideal para o plantio. Assim, conseguimos observar a terra seca que depositamos nas caixas transformando-se em uma terra úmida e forte, que utilizamos para plantar novas mudas para a escola, completando todo o ciclo da compostagem.