Arte e Memória: é Preciso Relembrar o Antes para Inventar o Depois?

Projeto Institucional

Na assembleia do ano passado, nossos adolescentes nos surpreenderam após analisarem as sugestões trazidas pelas famílias e adotarem a Arte como foco para 2025.

Para além do valor que damos às linguagens artísticas, o processo nos encheu de orgulho e trouxe à Sá Pereira a certeza da maturidade do trabalho em arte-educação e pesquisa transdisciplinar.

O projeto nasceu do desejo coletivo de investigar o papel da arte como instrumento de conexão entre memória, identidade e transformação social. Queremos resgatar memórias para projetar futuros possíveis, e reconhecemos na arte um campo privilegiado de investigação e experiência.

Leia na íntegra a justificativa do projeto no link compartilhado.

 

 Rosana Paulino, Peixe, da série “Mangue”

Você Já Ouviu Falar Sobre a Gincana de Projeto?

É uma gincana que acontece todos os anos, durante a semana de planejamento, com todos os nossos professores, coordenadores, orientadores, direção geral e pedagógica, de todos os segmentos: da Educação Infantil ao Ensino Médio.

Nesse grande encontro, nossos professores são divididos em pequenos grupos e cada grupo propõe uma atividade de sensibilização para o Projeto Institucional, ampliando as discussões sobre o tema de acordo com as diferentes faixas etárias que trabalhamos, além de alimentar a própria equipe com sugestões de atividades, leituras, etc.

Começamos este ano sendo desafiados pela equipe de Linguagens de Fundamental II a escrever um lipograma sobre Arte e Memória sem usar as letras A e M. A equipe de Artes escreveu, respondendo ao desafio:

Por tudo que eu
Sonho
Sinto
Vivo
E sou
Eu pulso

No pulso
Existo
Resisto
Registro
E insisto

Em seguida, ouvimos e participamos das propostas das outras equipes: Educação Infantil, Ensino Médio, Artes, Ateliê, F2 e F3, F4 e F5, Ciências e Humanidades, todas diferentes, fazendo vínculo com suas especificidades, mas tendo em comum o propósito de nos inspirar e alimentar  para as semanas de sensibilização com nossos alunos e o ano que está por vir.

Bloco da Sá Pereira

Sá Pereira chegou
Com muita empolgação
Pra fazer brotar nesse mundo
As sementes da imaginação

Sá Pereira falou
Tem beleza por toda parte
A vida da gente é mais rica
Se a vida da gente tem arte!

Ao som do samba A arte é a flecha e o arco, composto por Manoela Marinho, nossa professora de Fundamental I, iniciamos as reflexões sobre o projeto institucional embalados por muita cantoria.

Preparem as fantasias, esquentem os tamborins e abram alas porque o bloco da Sá Pereira vai passar! 

As crianças já estão com o samba na ponta da língua, e aqui vão a letra e a melodia para que todos possam aprender a cantá-lo e cair na folia: 

Letra do Samba 2025

 

Chegada na Pereirinha

Que alegria chegar na escola depois das férias!

O ano começou com muita animação, brincadeiras e encontros na Pereirinha.

A escola preparou algumas novidades para este ano que foram apreciadas pelas crianças: abertura do solário com tanque de areia e chuveirão, salas novas do berçário e reforma dos banheiros. Aos poucos as crianças que já eram da escola foram recebendo os novos amigos, apresentando os espaços e o dia a dia divertido da Pereirinha.

Nesta semana muitos vínculos foram formados, começando a criar uma identidade para os novos grupos. As turmas participaram de rodas de conversas, jogos, atividades de Artes e ouviram muitas histórias na biblioteca. 

Agora estamos começando a nos preparar para o bloco de Carnaval da Sá Pereira. As crianças aprenderam a cantar o refrão do samba nas aulas de Música e alguns passos nas aulas de Dança. Esperamos todos para pular Carnaval no sábado dia 22 de fevereiro. Preparem suas fantasias, confetes e serpentinas!

Construção da Rotina da Turma 

Berçário

As aulas começaram e as crianças estão aos poucos criando vínculos entre elas e com os educadores da escola. Nossos dias estão planejados com atividades lúdicas e sensoriais, permeadas de muito afeto e musicalidade.

A construção da nossa rotina está acontecendo orientada pelas propostas vivenciadas em grupo, avaliações feitas pela equipe e pela demanda apresentada pelas crianças, que são as protagonistas da nossa caminhada.

Fizemos as silhuetas individuais iniciando o projeto Identidade. Durante essa atividade, indagamos às crianças sobre as partes do corpo desenhadas: De quem é esse corpo? O que tem no seu corpo? Cadê a cabeça? O nariz? O pé?, entre outras. Essas perguntas, aos poucos, vão construindo o nosso caminhar, na sequência das hipóteses alinhadas com as experimentações, como sentir a tinta no papel  e no corpo.

Ouvimos o samba do nosso bloco e também cantamos a música Com que roupa?, de Noel Rosa. Construímos um chocalho para embalar o nosso início de Carnaval!

É só o começo! 

Esperamos vocês neste sábado no nosso tão querido bloco!

Em Clima de Carnaval

Berçário

Nesta semana recebemos uma nova criança na nossa turma: Carolina. Estamos muito felizes com essa novidade! 

O nosso bloco foi lindo e demos continuidade ao clima carnavalesco ouvindo as músicas do “Samba pra crianças”. Cantamos bastante a  música Marinheiro só. Segue o link para vocês ouvirem com as crianças: https://youtu.be/cmO1DXRmygs?feature=shared.

Fizemos barcos de dobradura com a ajuda da nossa querida Fefê, e as crianças pintaram para que possamos navegar pelos espaços da escola. Depois, fomos brincar na banheira em formato de barco da escola e tomar um banho refrescante para limpar nosso corpinho da bagunça que fizemos com tinta guache! Para finalizar a semana, fomos visitar os nossos peixinhos no aquário da escola.

Desejamos um ótimo Carnaval para todos!

 

Bloco da Sá Pereira

Para todos

Há quem ame e há também quem não goste, mas independentemente das preferências pessoais, é inegável que o Carnaval brasileiro é uma das maiores e mais importantes manifestações populares do nosso país, e há quem afirme: do Brasil e do mundo!

Festa que atravessa a dança, a música, as artes visuais e o teatro, passeando pelas diferentes linguagens artísticas.

Em nossa escola, o bloco festeja e abre alas para o Projeto Institucional através da letra do samba, que é amplamente discutida em sala de aula por todas as séries. Com muita alegria, o samba composto pela Manu Marinho, nossa querida professora de Música, foi cantado com alegria por todos.  “A arte é a flecha e o arco” abriu nosso desfile e nosso ano de estudo.

Como Arte e Memória é nossa linha de pesquisa, fizemos questão de trazer para a decoração da sede da Capistrano fotos antigas de carnavais passados. Nessa memória, alunos e funcionários que já não estão na escola, alguns alunos do Ensino Médio ainda pequeninos e muita alegria estampada nas imagens. Recordações que aquecem nossos corações e dão ainda mais sentido ao nosso desfile anual. Olhar para trás, refletir sobre o presente e sonhar futuros possíveis.

Que todos tenham curtido nosso sábado!
Agora sim, Feliz Ano Novo!
Que seja um ano leve, feliz, de muito aprendizado e que traga boas recordações a todos nós!

Em tempo: Agradecemos imensamente ao Guto Pina, pai da Bia e do Caio, pelas fotos do nosso bloco!

Mar e Música 

Berçário

Após o feriado de Carnaval, a nossa turma voltou para a Sá Pereira e recomeçou o processo de adaptação. Aos poucos, foram se soltando e aproveitando todas as possibilidades do convívio escolar.

O caminhar dentro do projeto Institucional, “Arte e Memória”, já deu alguns passos. A música tem sido o nosso instrumento de Arte junto com o tema Mar. Essa semana apresentamos a música “Sardinha”, de Ana Moura. As crianças adoraram brincar com o trecho da música que fala sobre piscar os olhos. Compartilhamos a canção aqui para que vocês possam ouvir com eles:

https://drive.google.com/file/d/1LfwBbUlv4nFIc3BjUrXMoXM4f7ERiNlf/view?usp=drivesdk

O grupo conheceu a xilografia do artista J. Borges intitulada Os peixes. Conversamos sobre cores e tamanhos de diferentes peixes, e durante a atividade a criançada demonstrou bastante interesse e atenção. 

 

Escolha do Nome da Turma

Berçário

Chegou o grande momento da escolha dos nomes das turmas da Pereirinha! O Berçário pediu que as crianças das outras turmas sugerissem alguns nomes inspirados na cantiga de marujada Peixinhos do Mar, que faz parte do nosso caminho de pesquisa . Recebemos a Turma do Circo, que sugeriu muitas opções: mar, peixe, sereia, tubarão, baleia, tartaruga, caranguejo, cavalo-marinho, moreia, marinheiro, praia, polvo, água-viva, águas, algas marinhas, onda, enguia e peixe elétrico. 

Depois, recebemos a Turma da Memória, que participou de uma votação para selecionarmos cinco nomes para a votação final. E os nomes votados foram: onda, praia, sereia, tartaruga e mar.

Na votação final, contaremos com a participação de toda a comunidade escolar para fazermos essa escolha. Crianças e adultos poderão votar!

Bom voto!

Turma do Mar

Berçário – Turma do Mar

Essa semana a comunidade escolar pode nos ajudar a escolher o nome da nossa turma. Cada turma da escola escolheu um nome para entrar na lista de sugestões do futuro nome da Turma do Berçário. Ao longo da semana, as famílias escolheram e marcaram o seu voto no mural que estava no portão. É com muita alegria que anunciamos o nome da nossa querida Turma do Berçário deste ano: Turma do Mar

O Theo trouxe o livro Onda, como forma de pesquisa para enriquecer o nosso projeto. As crianças observaram atentamente as ilustrações, que provocaram falas e lembranças de idas à praia com a família.

Viva a Música

Berçário – Musicalização

Nas aulas de Musicalização, as crianças do Bercário despertam sua curiosidade para os sons e as diversas possibilidades de brincadeiras que a música proporciona!

Reco-reco de sapo, caxixis, ovinhos, pandeiros e tambores foram alguns dos instrumentos explorados pelos alunos nos  últimos meses.

Embaladas por canções de carnaval e por músicas do cancioneiro tradicional e contemporâneo infantil, a cada aula o vínculo entre elas e a música se fortifica, anunciando um 2025 repleto de aprendizados e descobertas.

Peixes de Água Doce e Peixes de Água Salgada

Turma do Mar (Berçário)

Essa semana a Turma do Mar ouviu a música Samba na Areia, de Pixinguinha. Segue o link: https://www.google.com/url?sa=t&source=web&rct=j&opi=89978449&url=https://www.youtube.com/watch%3Fv%3Dh8IrAbgtFWc&ved=2ahUKEwjkr4KN4rqMAxWzFLkGHfNKIwoQwqsBegQIChAG&usg=AOvVaw1MRawQIfPcnCoAxS8ffqX0.

Depois observamos a imagem da obra O peixe dourado, de Matisse. Conversamos sobre a cor laranja dos peixes e contamos quantos apareciam na imagem. Questionadas sobre o local onde os peixes da obra viviam, as crianças não souberam responder. Será que é na praia? Então, fomos pedir ajuda para a nossa comunidade escolar.

A professora Paulinha, a Taiane e a Turma de Ateliê da professora Amanda nos ajudaram a descobrir o nome do local: aquário. E juntos fomos ver o aquário que temos na escola. Será que todo peixe vive no aquário? Será que tem peixe no mar e na praia? A Turma do Ateliê nos contou que a água do aquário e do lago é doce. E a da praia é salgada.

Semana que vem vamos pegar essas informações e recorrer ao concreto para que eles possam entender melhor  brincando e experimentando essas descobertas. 

 

Onde Vivem os Peixes?

Berçário – Turma do Mar

O nosso amigo Francisco trouxe o livro Amigos do mar para compartilhar com a turma. A partir das imagens dos animais que observamos no livro, descobrimos outros livros da nossa Biblioteca que dialogam com o universo  do fundo do mar.

As crianças perceberam uma enorme variedade de peixes e cores, como o peixe palhaço, além de uma grandiosa diversidade marinha: cavalos-marinhos, golfinhos, baleias, água-viva, corais, tartarugas, polvos, conchas, entre outros. Apreciamos, bem de perto, na sala de Ciências, alguns desses elementos, como conchas e corais.

Surgiram as perguntas: Será que dá para ouvir algo nessa grande concha? Quais as texturas do coral e das conchas? É gostoso passar as mãos ou machuca?

Experimentaram água doce e salgada, moderadamente, e nessa vivência exploraram gosto e textura no tato e no paladar, constatando a descoberta da semana passada, de que peixes podem viver em águas doces ou salgadas.

Foi uma brincadeira muito divertida e repleta de significado!

O Amor pelas Baleias

Berçário – Turma do Mar 

Essa semana recebemos a professora Bruna junto com sua aluna Antônia, para nos contar curiosidades sobre as baleias. A Bruna tem um amor especial por esse animal marinho! Ela nos mostrou um quadro com um desenho que ganhou de uma amiga, trouxe imagens da baleia jubarte e nos apresentou a pintura de uma baleia, criada pela artista Estela Miazzi.

Entre as curiosidades que ela nos contou, disse que as baleias não têm dentes, que comem peixes, que elas têm um grande nariz e que “espirram” água. Brincamos de espirrar água com um borrifador e as crianças adoraram! Cantamos juntos a música “A baleia é amiga da sereia” e, por último, ouvimos a história que a Bruna nos emprestou: “A baleia e os amigos”.