O Grupo

Turma do Brinquedo

A chegada ao primeiro ano trouxe novos desafios para essa garotada querida: o cuidado com o material individual, as fichas, as tarefas de casa, os cadernos, o retorno ao ensino presencial para alguns… 

Essas mudanças foram sentidas pelas crianças, que aos poucos fortaleceram os novos  vínculos e  passaram a se reconhecer enquanto grupo,  realizaram avanços importantes e estão cada vez mais autônomas e familiarizadas com os procedimentos da nova rotina, embora ainda venha sendo necessária nossa mediação mais próxima.  Foi emocionante acompanhar de perto todo esse processo.

A partir do interesse da turma, chegamos ao Projeto A Boneca, o Robô e o Movimento. Com as visitas que recebemos e com nosso passeio ao Museu do Pontal, esse grupo curioso e sabido se aproximou de bonecos feitos de diferentes materiais. No próximo semestre, buscará saciar a curiosidade sobre o movimento desses bonecos. 

Relembrando os combinados, teremos um convívio ainda mais tranquilo e prazeroso.

Convidamos as famílias a acompanhar a retrospectiva do trabalho desenvolvido, através dos relatos do que vivenciamos neste semestre.

Bem-vindos ao Primeiro Ano!

F1

Alguns vindos da Pereirinha, outros de diferentes escolas, mas todos com sentimentos em comum: curiosidade e vontade de desvendar esse novo espaço!
Uma pontinha de timidez aqui, um friozinho na barriga acolá, mas nada atrapalhou esse momento tão especial de encontro com os novos amigos e professoras das F1.
Com alegria recebemos nossos pequenos com uma caça ao tesouro diferente: as pistas foram desvendadas com a leitura de QR codes que misteriosamente apareceram pela escola. Em cada espaço visitado, as crianças encontravam peças que, no final do trajeto, formavam a imagem da nossa agenda. De um jeito divertido, conheceram os espaços da escola e iniciaram as primeiras conversas em torno do tema do Projeto Institucional Tec Aqui, Tec Lá: o que Mais Podemos Inventar?.
Muitas descobertas ainda estão por vir!
Sejam todos bem-vindos ao Primeiro Ano!

Dançando os Nomes

F1

Nas aulas de Dança das F1, nos apresentamos e brincamos de dançar as sílabas de nossos nomes. Ao som de diferentes ritmos, caminhamos e dançamos pelo espaço, explorando cada pedacinho da nossa nova sala de aula!

Denilson Baniwa

F1

Após a caça ao tesouro, as F1 se dedicaram à apreciação da imagem da capa da agenda: a reprodução da pintura Antropofagia Musical, de Denilson Baniwa.
“Tem uma moça, um fone de ouvido e um celular.”
“Ainda existe indígena.”
“Atrás da menina também tem tecnologia, naqueles desenhos indígenas.”

Trouxemos para a conversa outras imagens do artista, observando o que elas têm em comum:
“Em todas as imagens eles estão usando tecnologia.”
“Todas têm objetos que transmitem som.”
“São crianças usando o que a gente usa pra falar, escrever e ouvir.”

Nas atividades de sensibilização para o tema do Projeto Institucional, ficamos atentos aos interesses das crianças, pois são esses interesses que nos indicam caminhos para os projetos das turmas.
Muitas coisas ainda vêm por aí. As crianças estão animadas.

Jogos e Brincadeiras

F1 e F2

As F1 e as F2 iniciaram as aulas de Educação Física conhecendo os novos amigos e explorando a quadra.
Em roda, conversamos sobre as regras existentes e as atividades planejadas para aquele espaço.
As que já trouxemos têm a cooperação como elemento importante; instigamos as crianças a buscar formas de transpor obstáculos que venham a surgir.

O que É Calendário?

F1

Com essa pergunta iniciamos nossa conversa e também o uso do calendário, instrumento importante para a inserção da Matemática no cotidiano das F1.
As crianças compartilharam seus conhecimentos prévios e aos poucos vão se apropriando do uso do calendário. Os de janeiro e fevereiro foram para o caderno junto com um desafio: descobrir os números que faltavam.
Aproveitamos para marcar datas importantes de cada mês e, juntos, construímos um mural com os aniversários, para ficar exposto na sala.

Bem-vindas, Cantorias e Brincadeiras!

F1

As aulas de Música têm trazido muitas novidades para as F1. Com jogos ritmados, fomos nos apresentando. Depois cantamos canções sugeridas pelas crianças.
Mais familiarizados, fizemos dinâmicas de exploração do espaço da nova sala de Música e jogos de sensibilização da escuta.
Para introduzir o tema tecnologia, assistimos ao vídeo da canção Robô, do grupo Pé de Sonho.
Depois de aprender a cantá-la, inspirados no material de que são feitos os robôs, exploramos os instrumentos com timbres metálicos (metalofones, agogôs, pratos, ganzás, guizos…).
Nas próximas aulas faremos prática de conjunto com esses instrumentos, criando um arranjo para aquela canção.

Carnaval Tecnológico

F1 a F5

Continuando a sensibilização para o tema do Projeto Institucional e entrando no clima de carnaval, as turmas de Fundamental I conheceram trabalhos de escolas de samba que usaram efeitos tecnológicos para incrementar seus desfiles.
Tapetes voadores, tecidos de led, drones e muito mais deram vida aos enredos e encantaram a plateia.
As crianças amaram assistir e, claro, quiseram brincar também. Usando uma bola com efeitos luminosos e um tecido redondo, elas exploraram possibilidades dos materiais e criaram sequências de movimentos ao som de sambas-enredo antigos da Sá Pereira.
Foi uma grande festa!

Brinquedo Favorito

F1

Trazer um brinquedo para a escola é trazer também um pedacinho da casa.
Nas F1 as crianças curtem muito trazer seus brinquedos para este espaço que é também de afeto.
No início do semestre, algumas combinações foram importantes: o brinquedo que vem para a escola precisa caber na mochila; só pode ser usado nos momentos combinados; e sempre poder ser compartilhado.
E não é que esse objeto tão querido se tornou motivo de investigação nas turmas?
Conhecemos o trabalho Toy Stories, do fotógrafo italiano Gabriele Galimberti, e combinamos com as crianças uma semana especial: cada uma trouxe seu brinquedo favorito.
Depois de brincar no pátio e compartilhar histórias falando dos objetos escolhidos, iniciamos uma pesquisa.
Tem tecnologia nesses brinquedos?
A conversa foi bem interessante. Em breve, teremos novidades.

Nome da Turma

F1

A escolha do nome da turma fortalece a identidade do grupo e também a construção de um caminho de pesquisa.
Para quem já era da Pereirinha, o momento é muito esperado. Para as crianças que chegaram à escola neste ano, foi a hora de sentir pela primeira vez a alegria que envolve essa escolha.
Depois de listar sugestões e votar, com direito a urna e voto secreto, fizemos a apuração e revelamos os vencedores.
A F1TA agora é a Turma do Robô e a F1TB é a Turma da Engrenagem.
A F1M em breve terá seu nome também. Estamos aguardando a volta de algumas crianças para realizar a votação final.
Será que vai dar Turma do Brinquedo, da Tecnologia ou da Invenção?
Que o escolhido, seja qual for, inspire e propicie muitas descobertas.

Engenhoca Musical

F1, F2 e F3

As crianças de F1, F2 e F3 ficaram maravilhadas ao ver e ouvir o som que saiu de uma engenhoca movida a manivela.
A Marble Machine, desenvolvida pelo músico sueco Martin Molin, utiliza o sistema de engrenagens cuidadosamente sincronizadas para movimentar bolinhas que fazem a música acontecer.
A apreciação do vídeo nos inspirou a explorar pequenas células musicais que se complementam como em uma engrenagem, gerando assim uma máquina musical.
Wintergatan – Marble Machine (link)

Brinquedo e Tecnologia

F1

A F1M votou e agora já tem nome: Turma do Brinquedo.
Com a vinda dos brinquedos preferidos para a escola, as F1 passaram a olhá-los de um jeito diferente: todos eles têm tecnologia?
“O avião tem por causa da hélice que roda.”
“O olho da boneca deve ter tecnologia.”
“Se não tivesse tecnologia não teria brinquedo nenhum.”
“Todos têm tecnologia porque precisam de algo para se mexer.”
“Pra ter tecnologia precisa se mexer e fazer som, então nem todos têm.”
“Eles têm tecnologia porque foram feitos na fábrica, em uma máquina.”
“A roda tem que ter tecnologia pra rodar.”
“Acho que não tem tecnologia porque é feito de pelúcia.”
“Esse dinossauro tem tecnologia, ele se mexe.”
A conversa rendeu e os brinquedos se tornarão nossos objetos de pesquisa.
Certamente muita investigação e muita brincadeira estão por vir.

Hello, How Are You?

F1 e F2

Em início de ano, nada melhor do que nos apresentarmos.
Com o intuito de trazer para as F1 e F2 o vocabulário de greetings da língua inglesa, ouvimos Hello, How Are You?, apresentando a estrutura das frases interrogativas, para saber como alguém está e responder de forma correta.
A música apresenta alguns sentimentos: Im’ great, I’m wonderful, I’m tired.
Assim, os alunos puderam se expressar de acordo com o que estavam sentindo ao ouvir a pergunta.
Para fixar o vocabulário, eles conheceram obras da artista Linda Friedman. Apreciamos as imagens, compartilhando oralmente os sentimentos representados. E com elas fizemos um jogo da memória, em grupos, e uma colagem no caderno, seguindo a sequência pedida.
As turmas se divertiram ao cantar, compartilhar e perguntar aos colegas sobre os feelings.

Clone Dance

F1 a F4

Nas aulas de Dança de F1 a F4, conversamos sobre a diferença entre manual e digital.
Trouxemos exemplos de invenções manuais que anos depois tiveram sua versão digital.
Ouvir as crianças estabelecendo relações e refletindo sobre essas diferenças foi um bom início para nossa atividade corporal.
Conversamos também sobre o espelho: sua função, se ele é manual ou digital, o que reflete, como reflete, e brincamos de ser o espelho de um amigo, imitando seus movimentos, atentos à forma, ao peso, à velocidade…
Ao final, a conclusão foi unânime: a brincadeira de espelho é manual.
Sem revelar que estávamos utilizando o filtro Clone Dance, filmamos os alunos criando movimentos.
Quando eles viram os vídeos no telão, surgiram exclamações e palmas.
“Um espelho digital!”
“Um amigo imaginário!”
“Que maneiro!”
“Qual o nome desse efeito?”

Convidamos vocês a dançar com seus filhos usando o filtro Clone Dance, do Instagram, e marcar nossa escola. Vamos adorar ver essa brincadeira se espalhado por aí.
Clone Dance (link)

Alfabeto Ilustrado

F1

A construção do mural com as letras do alfabeto e fotos das crianças é uma atividade muito significativa no Primeiro Ano.
Em roda, começamos refletindo sobre o que é um alfabeto:
“É a sequência das letras.”
“Tem que saber o alfabeto para começar a escrever.”
“São as letras organizadas que vão fazendo uma música.”
As crianças sequenciaram as letras móveis e brincaram com as fichas de seus nomes, agrupando os que começam com a mesma letra. Foi uma diversão descobrir quem tinha a mesma letra no nome para depois fazer uma foto com seus pares.
Para as letras que ficaram sem nome, os pequenos escolheram outras palavras conhecidas.
Num outro momento, as turmas foram desafiadas a colar nos devidos lugares as fotos e as imagens representadas pelas palavras escolhidas.
O mural foi para a parede da sala, onde se tornará uma referência importante nas atividades de leitura e escrita de novas palavras.

A Boneca, o Robô e o Movimento

F1

Uma caixa surpresa cheia de tesouros da infância de muita gente detonou nossas primeiras investigações e conversas sobre o projeto das F1.
Bonecos e bonecas das mais variadas formas e materiais instigaram as crianças: do que são feitos? Como são feitos? Por quem? Como se movimentam?
Essas e outras perguntas se desenrolaram numa conversa gostosa e em observações muito interessantes sobre esses objetos tão presentes na vida das crianças.
Curiosidades envolvendo especialmente a movimentação desses brinquedos e também a de bonecos eletrônicos e de corda, que não estavam na caixa, foram o ponto alto da conversa.
Iniciaremos nossa pesquisa investigando essa diversidade de materiais e formas de movimento presente nos bonecos.
Materiais que possam contribuir com a nossa pesquisa serão bem-vindos!

Amarelinha

F1

Nas aulas de Educação Física das F1, a pergunta “quem conhece a amarelinha?” foi o pontapé inicial para as nossas pesquisas sobre essa brincadeira que auxilia no desenvolvimento da noção espacial e também na organização corporal.
Pedimos que as crianças desenhassem uma amarelinha, e experimentamos diferentes formas de jogar.
Conversamos sobre a brincadeira e o que era necessário para aproveitá-la.
“Foco, atenção, concentração!”
“Saber os números.”
“Equilíbrio!”
“Pular!”
Foram algumas das observações feitas pelas crianças.
Alice S., da F1TA, nos contou que sua mãe a ensinou a jogar a amarelinha africana.
No salão, experimentamos essa outra possibilidade, na qual o ritmo da música guia a brincadeira.
Convidamos cada aluno a criar a própria amarelinha e suas regras.
Para finalizar nossa pesquisa, registramos numa ficha uma das amarelinhas e escrevemos sobre ela.

Costureiras

F1

As F1 iniciaram as pesquisas acerca dos materiais e movimentação das bonecas e dos bonecos que apareceram na caixa surpresa.
As crianças observaram e listaram os materiais que encontraram: tecido, madeira, plástico, palha…
Muitas são as perguntas e as hipóteses dos pequenos, e para começar as investigações elegemos as bonecas de tecido. Linha, agulha, mãos, máquinas… Como são costuradas? Quem costura? São todas feitas do mesmo jeito?
As turmas estão recebendo visitas muito especiais para ajudar a responder a essas perguntas, e aos poucos vamos dando notícias.
Apreciamos a obra Costureiras, de Tarsila do Amaral, e os pequenos atentaram para as cores, as personagens, e claro, os elementos relacionados à nossa pesquisa: máquinas de costura, carretéis e tecidos.
Elas partiram de uma parte da obra para recriá-la, em um momento prazeroso de fruição.

Articulações

F1

Com o auxílio da boneca de pano e do boneco articulado, conversamos com as F1 sobre como nosso corpo se sustenta e como as articulações possibilitam nossa movimentação.
Reconhecemos e nomeamos nossas articulações e dançamos pelo espaço, explorando suas diversas possibilidades de movimento.

Entrevista

F1

O cotidiano na escola e as pesquisas do Projeto proporcionam muitos pretextos reais e interessantes para o uso da escrita e da leitura.
Após conhecerem as obras A Boneca e Costureiras, de Tarsila do Amaral, as crianças do Primeiro Ano prepararam um roteiro, junto às professoras, e foram entrevistar funcionários e alunos da escola.
Nossa intenção é descobrir se outras pessoas conhecem a artista, se sabem o que ela fazia e se conhecem alguma de suas obras.
Os pequenos trabalharam em duplas, apoiando uns aos outros, e se empenharam bastante nessa leitura e escrita cheia de significado.
O resultado da pesquisa em breve será analisado pelas turmas.
O que será que vamos descobrir?

Gráfico e Tarsila

F1

A entrevista sobre Tarsila do Amaral, feita pelas F1 com funcionários e alunos da escola, trouxe informações interessantes para as crianças: a artista é bastante conhecida por aqui, e algumas obras foram citadas pelos entrevistados.
Qual é a obra mais conhecida? Para deixar essa informação mais organizada e aparente, as turmas fizeram um gráfico, e puderam visualizar com facilidade que Abaporu foi a mais lembrada.
O trabalho com gráficos ajuda as crianças a organizar informações, permite que elas estabeleçam relações comparativas e se aproximem da linguagem matemática.
E você? Conhece as obras da Tarsila?

Visita e Costura

F1M

“Oi, galera!
A Carol, mãe da Helena, veio nos mostrar como se faz uma boneca de pano, e nós começamos a confeccionar a nossa boneca.
Ela trouxe linha, agulha, alfinetes e até uma máquina de costura!
Primeiro ela nos mostrou os bonecos que fez com a Helena e sua irmã, Valentina. Depois ela usou um molde para desenhar no tecido. Então, ela prendeu o tecido com alfinetes e cortou. Aí chegou a nossa vez de participar!
Carol nos ensinou, e cada um costurou um pouquinho, prestando bastante atenção na marcação feita no tecido, e com cuidado para não furar o dedinho.
Em seguida, nossa visitante terminou de costurar usando a máquina, e nós descobrimos que, para ela funcionar, é necessário usar as mãos e os pés, que a máquina costura mais rápido que a gente, que o ponto é mais fechadinho, e que duas linhas são usadas ao mesmo tempo.
Aprendemos muitas coisas sobre como os bonecos de pano são feitos.
Em breve nossa boneca estará pronta e mostraremos para vocês.
Obrigada, Carol!
Beijos da Turma do Brinquedo.”

(Texto Coletivo)

Abayomi – O Encontro Precioso

F1

As F1 estão envolvidas com a canção Abayomi, de Helio Machado e Beth Cruz.
Aprenderam a cantar, conheceram a lenda da boneca feita de nós, começaram a pesquisar instrumentos musicais africanos e foram ver os que temos na sala de música.
Para nos auxiliar na pesquisa, utilizamos o Kalendário Sons da Áfrika, organizado por Djalo Musica Nomad.
Conhecendo melhor a origem desses instrumentos, selecionaremos alguns para nosso arranjo.
Na próxima aula, vamos aprender a fazer a bonequinha, ao som de canções vindas do continente africano.

Pulando Corda

F1

Brincar com a corda – objeto atual da pesquisa das F1 – auxilia no desenvolvimento das habilidades motoras, sincronia de movimentos, ritmo e atenção.
Em nossas conversas, as crianças trouxeram exemplos de brincadeiras que vêm sendo exploradas nas aulas, como cabo de guerra, cobrança, reloginho, passar por cima e por baixo, atravessar a corda…

Coppélia

F1

Nas aulas de Dança das F1, dialogando com o Projeto da turma, trouxemos o balé Coppélia.
Contamos o enredo e assistimos às montagens do balé Bolshoi e do American Ballet Theatre.
Encantados com a história, os alunos experimentaram movimentos do balé e se divertiram com a confusão criada por Swanilda e suas amigas na casa de Dr. Coppelius.
Vamos começar a montar um trecho de Coppélia para apresentar na Mostra de Artes.
Estamos entusiasmados com o desafio.

Pesquisa no Museu do Pontal

F1

As F1 fizeram um passeio no Museu da Casa do Pontal. Foi uma alegria voltar a passear com os amigos da escola.
As aulas-passeio enriquecem muito nossas pesquisas, ampliam nosso repertório e nosso olhar para o mundo.
As três turmas fizeram textos coletivos para contar como foi a experiência.

“Oi, pessoal!
Nós fizemos um passeio bem legal para o Museu do Pontal, para ajudar nas nossas pesquisas sobre os bonecos e seus movimentos. Chegando lá, encontramos uma moça que se chama Lena e ela nos guiou cantando!
Primeiro, encenamos a peça do boi da festa junina, e em seguida fomos conhecer o museu. Logo que entramos vimos muitos bonecos de barro e conhecemos muitos artistas que trabalham ou já trabalharam com esse material, como a Noemisa Batista e o Mestre Vitalino. Com a ajuda da Lena, percebemos as diferenças entre as obras desses artistas. Seguindo a visita, conhecemos as geringonças e achamos muito divertidas. Conseguimos olhar embaixo de uma delas, vimos a engrenagem e percebemos que uma peça faz a outra mexer. Agora queremos pesquisar para fazer a nossa própria geringonça. Conhecemos os mamulengos, que são feitos de papel machê, vimos bonecos e navios de madeira, e algumas obras que têm a ver com as religiões. No finalzinho, aprendemos que o barro, por exemplo, é utilizado para fazer bonecos e outros objetos há muitos e muitos anos pelos povos indígenas.
Antes de ir embora, conseguimos ir até o bondinho de ‘mentira’, do artista Getulio Damado, e nos divertimos!
Adoramos esse passeio e já queremos outros!
Beijos da Turma do Brinquedo.”

“Nós, da Turma do Robô, fomos ao Museu do Pontal ver bonecos e bonecas. Chegamos lá, lanchamos e ficamos encantados com o teatro do Boi Bumbá. Nós conhecemos o Luiz e a Lena e eles nos convidaram para fazer o teatro com eles. Muitas crianças participaram!
Depois entramos no museu e vimos muitos bonecos e bonecas de barro. Mas não era só de barro, não! Tinha também de madeira e papel machê. Alguns bonecos se movimentavam quando apertava o botão e nós vimos as engrenagens. Luiz nos contou que esses bonecos se chamam geringonça.
Conhecemos vários artistas como o mestre Vitalino e a Noemisa.
Vimos também crianças fazendo brinquedos no vídeo e fizemos mais um teatro, mas dessa vez com mamulengos. Já no finalzinho, vimos bonecas indígenas, chamadas bonecas karajás.
Nós gostamos tanto do passeio que queremos ir lá de novo!”

“As crianças da Turma da Engrenagem chegaram mais cedo à escola para ir ao passeio no Museu do Pontal.
Depois de organizar todo o lanche, entramos no ônibus e fomos para o Museu. No caminho fomos cantando várias músicas.
Chegando lá fizemos uma roda e fomos lanchar.
Depois ouvimos uma história contada pelo Luizão e pela Lena. Foi uma história bem engraçada!
A Lena convidou a gente pra conhecer o acervo do museu. Conhecemos várias obras da cultura popular brasileira e ouvimos mais uma história. Algumas crianças participaram da história usando fantoches e mamulengos.
Vimos vários bonecos e bonecas feitos de madeira e barro, e também algumas engenhocas que moviam-se através de engrenagens.
Depois de ver toda a exposição fizemos uma foto coletiva com o Luizão e a Lena.
Saímos felizes, pegamos o ônibus e voltamos para a escola!”

Artes e Costura

F1

Ao longo do nosso Projeto as crianças entraram em contato com trabalhos de Denilson Baniwa e Tarsila do Amaral, observaram traços, elementos, temas, e se inspiraram para fazer as próprias obras de arte.
Após atentarem para os materiais utilizados na confecção de diversos bonecos, os pequenos estão se aproximando de tecidos, linhas, botões, tintas etc.
Com diferentes propostas, as turmas estão experimentando suportes, texturas, formas, e soltando a criatividade.

Movimento

F1

Para aguçar ainda mais a curiosidade das crianças sobre o nosso projeto, as F1 receberam a visita do Henrique, físico e professor do Ateliê da Sá Pereira.

Para esse encontro, Henrique trouxe um brinquedo muito legal, parecido com os bonecos e geringonças, que vimos no Museu do Pontal.

Numa conversa entusiasmada, instigou as turmas a pensar no mecanismo que faz o brinquedo se mexer.

Muitas hipóteses foram levantadas pelas crianças, e através de exemplos interessantes fomos nos aproximando de palavras como braço de alavanca e ponto de apoio, e dos conceitos de força e de energia

Depois da visita tão empolgante, registramos algumas falas dos pequenos:

 “Henrique trouxe uma geringonça: uma moto com rodas que faziam dois bonecos mexerem.”

“Entre a energia e o movimento tem a força.”

“O braço da alavanca tem em quase tudo, inclusive no nosso corpo.”

“Há energia física e força física.”

“A comida dá energia e força pra gente e a força faz o brinquedo se mexer “

Mostra de Artes

Fundamental I e II

Nossa Mostra de Artes nasceu no início dos anos 2000, com o objetivo de dar visibilidade ao trabalho de arte educação, que é um dos destaques da nossa proposta pedagógica.
Queríamos mostrar como as atividades artísticas dialogavam com o Projeto Institucional, com os estudos e pesquisas das diferentes disciplinas, ampliando a leitura de mundo e o sentido do conhecimento que se produz na escola; como nossas crianças e adolescentes desenvolviam seu potencial criativo, sua sensibilidade e sua capacidade de conectar e relacionar diferentes saberes.
O antigo evento, agora, depois do intervalo forçado pela pandemia, é novidade para muitos de nossos alunos.
Apresentar o processo vivido e as produções para a comunidade escolar e para as famílias é uma forma de exercitar inúmeras habilidades, mas também de perceber a importância de se compartilhar as conquistas individuais e coletivas.
O respeito aos limites e a valorização do resultado apresentado por cada aluno, por cada grupo, são ingredientes importantes para que os estudantes desenvolvam a autoestima, a segurança e a confiança para se expressarem com liberdade.
Esperamos por você para curtirmos juntos essa Mostra que foi construída com a energia e a dedicação coletiva de alunos e professores.

Bonecos de Barro

F1

As F1 receberam a visita da Cecília, avó da amiga Luísa, da Turma do Robô.

Com muito carinho, ela preparou uma oficina com barro. Trouxe vários tipos de argila, peças de sua coleção pessoal, instrumentos usados no trabalho com a argila e muita história pra contar sobre esse material tão instigante.

Entre as peças havia algumas do Mestre Vitalino, escultor cujas obras conhecemos no Museu do Pontal, e outras da cultura popular brasileira.

Cecilia apresentou também a imagem de uma escultura muito antiga, feita de argila, a Vênus de Willedorf, de apenas onze centímetros e com muitos detalhes.

Ela contou muitas curiosidades sobre as características, a temperatura, a consistência da argila, a queima no forno e a pintura após a secagem.

As crianças acharam as peças muito bonitas e ficaram empolgadas para criar os próprios bonecos. Cada uma ganhou um pedaço de argila e com ele pôde fazer experimentações antes de criar seu boneco.

Cecília foi ajudando uma a uma e dando muitas dicas sobre as técnicas de trabalhar com o material.

Depois de tantas experimentações e informações, todos ficaram muito felizes com suas produções.

Finalizada a oficina, Cecília levou as peças para seu ateliê, para fazer a queima no forno apropriado.

Foi um encontro muito divertido e gostoso, e todos adoraram sair com as mãos sujas de argila.

Agradecemos à Cecília pela oportunidade tão rica!

Brown Bear, What Can You See?

F1

Brown Bear, Brown Bear, What Can You See?, de Eric Carle, foi nossa primeira leitura em grupo.

Com esse livro cheio de ilustrações incríveis, os alunos revisitaram o vocabulário dos animais e das cores, aprenderam a perguntar o que o interlocutor consegue ver e a responder a essa pergunta.

Fizemos brincadeiras e jogos de encontrar e descrever objetos, usando os nomes das cores e adjetivos como big e small.

Para demonstrar os aprendizados, os alunos, em grupos, ensaiaram e apresentaram um teatrinho de palitinhos com os animais mencionados no livro, repetindo e respondendo à pergunta Brown Bear, Brown Bear, what do you see?

Preparativos para a Mostra de Artes

F1

Ao longo do semestre, as F1  fizeram muitas descobertas motivadas pelo Projeto A Boneca, o Robô e o Movimento. Tudo foi registrado  de inúmeras maneiras, inclusive plasticamente. 

Reunimos os trabalhos de artes e começamos a ocupar as paredes e murais da escola para compartilhar com as famílias as tantas aprendizagens. 

Deparar-se com essa  produção ocupando os espaços, ensaiar a coreografia, cantar  e ver o vídeo pronto encheu os pequenos de orgulho. 

Aguardamos as famílias no sábado, para compartilhar conosco esse momento tão alegre  para todos nós!

Pulando Corda

F1

Finalizamos nossas pesquisas sobre as brincadeiras com corda.

Relembramos e aprendemos algumas ladainhas e propusemos que as crianças pulassem corda individualmente e em pequenos grupos.

Elas foram percebendo que o ritmo, a letra e a coordenação de braços e pernas para pular auxiliam no aprendizado, favorecendo o desenvolvimento da noção espaço-temporal.

Registramos a brincadeira através de diversos desenhos. Agora é só treinar!

Seguem algumas ladainhas para brincar em casa:

“Salada, Salgadinho,

Bem temperadinha,

Sal, pimenta, salsa e cebolinha,

É um, dois, três!”

“Quantos anos você tem?

1, 2, 3, 4, 5 …”

“Um homem bateu em minha porta

E eu abri,

Senhoras e senhores,

Ponham a mão no chão,

Senhoras e senhores,

Pulem de um pé só,

Senhoras e senhores,

Deem uma rodada á

E vão… pro olho… da rua!”

Encontro e Arte

F1

O coração bateu mais forte no sábado, dia da tão aguardada Mostra de Artes. 

Crianças e famílias felizes, circulando pela  escola, comemorando juntos tantas aprendizagens.

Poder movimentar a escola de novo através da arte, reunir gente, carinho e criação fez um bem danado.

As famílias das F1 deixaram recadinhos especiais sobre esse momento também especial:

“Ver os pequenos tão gigantes, concentrados e felizes no palco, deu um orgulho e uma alegria sem igual.” (Maria Carolina, mãe da Helena – F1M)

“Ver a escola se transformar em uma grande exposição, tão cuidada, foi demais. Fiquei muito feliz de ver tanta coisa linda, criativa, caprichada. Parabéns!” (Taís, mãe do Francisco B. – F1M)

“…Ver a emoção flagrante nos rostos das professoras, representando o dever cumprido e o orgulho eufórico das crianças é o que há de mais rico no que experimentamos no sábado…” (Bernardo, pai da Ana, F1TA, e da Maria, F3TA)

“…Fiquei encantada com a riqueza dos trabalhos das turmas, abordando com diferentes materiais o conceito de tecnologia. O trabalho da Turma da Engrenagem foi de uma delicadeza sem tamanho com suas bonecas, expressando bem a nossa arte popular brasileira…Viva a arte, viva a escola e nossos pequenos artistas.” (Carolina, mãe do Bruno – F1TB)

Festa Junina

Ensino Fundamental

Estamos muito animados com o nosso Arraial Sá Pereira, que será no sábado, 9/7, no Instituto Isai, R. Ipiranga, 70 – Laranjeiras. Aqui queremos contar o que nos mobiliza para essa festa.

É uma das poucas festas do calendário oficial que comemoramos na Sá Pereira.

Nossa escolha é pautada na crença de que essa comemoração mantém vivas as tradições da cultura popular brasileira, na culinária, nas brincadeiras, na música, na dança, na dramaturgia… Tradição que faz parte da nossa história e que se reinventa ano a ano com o nosso Projeto Institucional.

Mas, claro, é momento de socializar, de brincar junto, de criar e de compartilhar. Por isso, nossa festa é colaborativa. Não é preciso pagar ingresso e nada é vendido ou comercializado.

Fazemos sempre uma mesa de lanche comunitária. Cada família leva um prato junino, um refrigerante de dois litros ou duas caixinhas de suco, mate, água de coco etc.

O mais importante é preparar seu traje típico, aproveitando o que tem em casa; pensar numa boa receita para compartilhar e vir com muita alegria para brincar.

Vocês receberão um comunicado detalhando horários, comes e bebes etc.

Eva Furnari

F1 – Projeto

As F1 foram apresentadas à obra de Eva Furnari de um jeito muito gostoso: na biblioteca.
Nossa bibliotecária Paula preparou o espaço com muito carinho e, de forma instigante, apresentou personagens e histórias.
Os nomes tão originais, os traços inusitados e os enredos divertidos criados pela autora passaram a fazer parte da nossa rotina.
Lemos juntos o livro adotado Você Troca?
As crianças criaram as próprias trocas, brincando com rimas.
Muitas histórias ainda vêm por ai! Continuamos nos deliciando com esse convite para brincar com as palavras.

Arraial

F1

As F1 se envolveram com os preparativos para o Arraial da Sá Pereira.
A arte de Mestre Vitalino foi a inspiração para fazer o painel que enfeitará a festa.
As turmas se empenharam na confecção de bonecos de argila pintados, que formaram um animado trio nordestino, com sanfona, zabumba e triângulo.
A chita, tecido cheio de história, também chegou colorindo a festa e o nosso painel.

Brincadeiras Juninas

F1 e F2 – Educação Física

As turmas de F1M, F2M, F1TB, F2TA e F2TB realizaram uma aula diferente.

Desafiando o equilíbrio e a pontaria, brincaram de bolinha na colher e bola na lata em forma de estafeta.

Viva São João I!

F1 e F2 – música

Estamos explorando o universo de ritmos e histórias das festas juninas.
Com o xote Respeita Januário, de Luiz Gonzaga, falamos sobre a sanfona e sobre a história de Luiz Gonzaga e seu pai, Januário.
Os alunos ouviram o som da sanfona da escola, conheceram seu mecanismo e ouviram Asa Branca.
Em um vídeo, apreciaram a arte de Luiz Gonzaga e Dominguinhos tocando juntos.
Depois foi a vez da ciranda. Conhecemos a experiência rítmica de acentuar o tempo um, dos quatro tempos do compasso, de forma gradativa, até conseguirmos fazer isso em roda.
Conhecemos a história da cirandeira Lia de Itamaracá e os instrumentos que acompanham esse ritmo.
Inspiradas por Preta Cirandeira, de Nery e Saúde, ainda na cadência da ciranda, as crianças aprenderam a música Ciranda das Mãos, de Manoela Marinho, e acompanharam com palmas.
E viva São João!

Festa Junina

F1, F2, F3, F4 e F5 – Dança

Para encerrar o semestre, nas aulas de Dança do Fundamental I, nos dedicamos a conhecer nosso repertório junino, entendendo a origem dessa festa tão importante na nossa cultura. Ao som de diferentes ritmos, coco, baião, xote, jongo, quadrilha etc, cada turma experimentou e soube um pouquinho sobre esses ritmos. O resultado desse trabalho pôde ser visto no nosso Arraiá, onde nossos alunos dançaram com muita alegria! Desejamos a todos boas férias e já estamos ansiosos para o que vamos dançar no próximo semestre! Avancê!