Mostra de Artes F1

Mostra de Artes

A Pereirinha compartilhou com toda a comunidade escolar os  trabalhos criativos e significativos relacionados aos projetos de pesquisa das turmas.

Foi um grande prazer partilhar com as famílias as produções que expressam todo o potencial criativo das crianças.

Nosso fio condutor foi o tema do projeto institucional, Entre nós, cuidado

Os visitantes percorreram os espaços apreciando os trabalhos e interagindo com as obras.

Foi um dia de casa cheia e muita alegria!

Primeiras Atividades

F1

A criançada do primeiro ano voltou animada e pronta para novas descobertas. Retomamos assuntos interessantes do projeto que surgiram antes de férias, como acessibilidade, e estamos dedicados à finalização de alguns trabalhos que estarão na nossa Mostra de Artes. 

As atividades plásticas, tão significativas para as crianças, são mais uma forma de registro desse processo intenso de pesquisa vivido pelas turmas.

Em Tempo, a Volta

F1 – Música

Na volta das aulas de Música neste segundo semestre, iniciamos a acolhida trabalhando e reforçando a ideia do pulso rítmico e como ele se diferencia do fraseado rítmico melódico e das levadas dos ritmos populares feitas a partir da subdivisão do mesmo. Buscando manter a constância, trabalhando com o metrônomo em andamentos variados, fizemos em roda a atividade de passarmos uns para os outros, em sequência, um compasso de quatro tempos, percutindo nossas baquetas no chão.

O desafio, além de buscarmos a precisão com o metrônomo, foi a nossa postura de atenção para acertarmos, assim que o amigo do lado acabasse de tocar, o primeiro e os demais tempos do compasso.

A ideia é nos prepararmos para o trabalho com o repertório de canções deste segundo semestre presentes inclusive na nossa Festa de Encerramento, na certeza de que tudo tem seu tempo, um passo de cada vez.

Dança das Mãos

F1 – Dança

Inspirados pela coreografia criada pelo francês Safecracker Waff para a divulgação dos Jogos Paralímpicos de Paris 2024, as turmas de F1 fizeram a sua Dança das Mãos.

Nessa coreografia, Safecracker reúne um amputado e 128 cadeirantes, que realizaram movimentos sincronizados com as mãos criando diferentes desenhos geométricos.

Em seguida, nossos alunos criaram pequenas sequências que  poderão ser apreciadas em uma videodança em nossa Mostra de Artes, no próximo sábado, dia 17 de agosto.

 

 

Visita Especial

F1

As turmas do Cuidado e dos Amigos receberam a visita da Bruna, mãe do amigo Marcel da F1TB, e da Cida, amiga dela.

Bruna é jornalista e trabalha com audiodescrição junto com a Cida, que é cega. Cida, além de parceira de trabalho, também foi sua professora. 

Nossas visitantes tiraram dúvidas das crianças e ampliaram nossos conhecimentos sobre acessibilidade. Bruna e Cida explicaram e mostraram vídeos com audiodescrição feitos por elas e outras colegas. Cida nos apresentou sua reglete, que usa para se comunicar em braille. Trouxe também um alfabeto em braille para as crianças conhecerem.

Pudemos conversar sobre o sentido do tato, tão importante quando não se tem a visão. Tateando é possível conhecer e reconhecer as coisas e até ler, como ela nos mostrou.

Foi uma visita rica e importante para os grupos!

Bruna e Cida gentilmente aceitaram o convite para voltar à escola e encontrar a Turma do Afeto, que também está abordando as questões sobre acessibilidade.

Agradecemos a parceria.

Olimpíadas da F1

Divididas em equipes por cores, as crianças da Educação Infantil e Primeiro Ano participaram das Olimpíadas da Pereirinha.

Juntas produziram cartazes e gritos de torcida para apresentar e animar os jogos.

Atentos às regras, se empenharam e se divertiram a valer. Com a ajuda das professoras, se organizaram para realizar corrida de revezamento, bola ao alvo e chute a gol.

E deram um show torcendo também para os amigos das outras equipes.

Tangram

F1

O que é o tangram? Instigadas, as crianças das F1 levantaram diversas hipóteses:

“São peças que juntas formam uma imagem.”

“As peças são formas geométricas.”

“É tipo um quebra-cabeça.”

“É mais difícil que um quebra-cabeça. É um jogo de perseverança.”

“É um jogo de matemática, mas sem números.”

“Com as peças dá pra criar várias coisas.”

Para matar a curiosidade das turmas sobre esse antigo jogo chinês, contamos a lenda sobre seu surgimento.

As crianças compararam tamanhos e quantidades, exploraram as formas geométricas e descobriram o nome de cada uma presente no jogo.

Registramos no caderno nossas descobertas e as crianças usaram as peças e muita imaginação experimentando  livremente criar formas.

Depois dessa primeira exploração, lançamos alguns desafios a partir de imagens conhecidas propostas pelo jogo. 

Diversão e muitas aprendizagens!

Tangram e Visita Especial

F1

O que é o tangram? Instigadas, as crianças das F1 levantaram diversas hipóteses:

“São peças que juntas formam uma imagem.”

“As peças são formas geométricas.”

“É tipo um quebra-cabeça.”

“É mais difícil que um quebra-cabeça. É um jogo de perseverança.”

“É um jogo de matemática, mas sem números.”

“Com as peças dá pra criar várias coisas.”

Para matar a curiosidade das turmas sobre esse antigo jogo chinês, contamos a lenda sobre seu surgimento.

As crianças compararam tamanhos e quantidades, exploraram as formas geométricas e descobriram o nome de cada uma delas presente no jogo.

Registramos no caderno nossas descobertas e as crianças usaram as peças e muita imaginação experimentando  livremente criar formas.

Depois dessa primeira exploração, lançamos alguns desafios a partir de imagens conhecidas propostas pelo jogo. 

Diversão e muitas aprendizagens!

As turmas do Cuidado e dos Amigos receberam a visita da Priscila e do Renato, mãe e pai da amiga Lis da F1TB. 

Foi uma aula de muitos aprendizados. As crianças tomaram conhecimento de um mundo “invisível” que está à nossa volta, atuando na nossa vida, especialmente na nossa saúde. É um tema complexo, mas Priscila e Renato foram muito didáticos, possibilitando um aprendizado importante para o dia a dia das crianças.

Após o encontro, as crianças prepararam textos coletivos para compartilhar as informações tão interessantes com a Turma do Afeto, que estuda no turno da manhã.

Uma oportunidade de organizar as ideias, o conhecimento e praticar a produção textual.

VIVA AS BACTÉRIAS!

RECEBEMOS MAIS UMA VISITA. O PAI E A MÃE DA LIS, AMIGA DA TURMA DO CUIDADO, VIERAM CONVERSAR SOBRE A IMPORTÂNCIA DAS BACTÉRIAS. 

APRENDEMOS QUE ELAS SÃO MICROORGANISMOS QUE AJUDAM MUITO O NOSSO CORPO E O PLANETA TERRA. 

PRISCILA E RENATO SÃO BIÓLOGOS E NOS CONTARAM QUE EXISTEM BACTÉRIAS QUE PODEM SER BOAS E OUTRAS QUE PODEM SER RUINS. 

FICAMOS SABENDO TAMBÉM QUE A BACTÉRIA FOI O PRIMEIRO SER VIVO DO MUNDO E QUE, ATRAVÉS DELA, FORAM SE DESENVOLVENDO OUTROS SERES VIVOS. 

ESSES MICRORGANISMOS TÊM UM PAPEL IMPORTANTE EM NOSSA VIDA, AJUDAM NA DECOMPOSIÇÃO DAS COISAS, A PRODUZIR O OXIGÊNIO E AJUDAM A MANTER O SOLO VIVO. SE ELAS NÃO EXISTISSEM, O MUNDO COMO CONHECEMOS NÃO TERIA VIDA. 

ELES TROUXERAM UMA REPRESENTAÇÃO DE BACTÉRIAS EM PELÚCIA PARA A GENTE VER O FORMATO DELAS. 

DESCOBRIMOS QUE EM NOSSA COMIDA TAMBÉM EXISTEM BACTÉRIAS. 

NO FINAL DA VISITA, PRISCILA E RENATO FIZERAM UM EXPERIMENTO QUE USAVA GELATINA E CALDO DE CARNE EM UM POTINHO DE VIDRO. ALGUMAS CRIANÇAS PEGARAM COTONETES E ESFREGARAM EM ESPAÇOS DA ESCOLA PARA TENTAR VER BACTÉRIAS SEM O USO DO MICROSCÓPIO, POIS SEM ESSE APARELHO NÃO DÁ PARA VER ESSES SERES VIVOS. 

COM ESSE EXPERIMENTO, AS BACTÉRIAS VÃO CONSEGUIR SE ALIMENTAR E CRESCER. ASSIM PODEREMOS VER UMA CULTURA DE BACTÉRIAS A OLHO NU. 

GOSTAMOS MUITO DESTA VISITA QUE FOI BEM DIVERTIDA E IMPRESSIONANTE. 

Texto coletivo da F1TA

 

VISITA DA PRISCILA E DO RENATO

AS TURMAS DO CUIDADO E DOS AMIGOS RECEBERAM A VISITA DA PRISCILA E DO RENATO, PAIS DA AMIGA LIS. ELES SÃO BIÓLOGOS E TRABALHAM NA PETROBRAS PESQUISANDO BACTÉRIAS E BICHOS DO MAR. DESCOBRIMOS QUE BACTÉRIAS SÃO MICRORGANISMOS, SERES MUITO PEQUENOS QUE SÓ CONSEGUIMOS VER COM MICROSCÓPIO. VIMOS QUE EXISTEM BACTÉRIAS QUE CAUSAM DOENÇAS, MAS TAMBÉM EXISTEM BACTÉRIAS LEGAIS E IMPORTANTES PARA O NOSSO CORPO E PARA O MUNDO. TEM BACTÉRIA DENTRO DA GENTE, EM COMIDAS COMO A PIZZA E O QUEIJO, NO FUNDO DO MAR E TAMBÉM NA FLORESTA. METADE DO NOSSO CORPO É FEITO DE BACTÉRIAS BOAS E ELAS TAMBÉM SÃO MUITAS NO NOSSO PLANETA. SEM ELAS NÃO ESTARÍAMOS VIVOS. NO MAR AS BACTÉRIAS PRODUZEM OXIGÊNIO QUE A GENTE RESPIRA, NA FLORESTA AS BACTÉRIAS FAZEM A PLANTAS CRESCEREM. TRANSFORMAM O LEITE EM IOGURTE E DEIXAM NOSSO CORPO SAUDÁVEL E PROTEGIDO. O SURGIMENTO DOS ANIMAIS ACONTECEU A PARTIR DE UMA BACTÉRIA. SEM AS BACTÉRIAS NÃO EXISTIRIA VIDA! NO FINAL DO ENCONTRO FIZEMOS UM EXPERIMENTO COM ELES: 10 CRIANÇAS, 5 DE CADA TURMA, GANHARAM UM COTONETE PARA PASSAR EM ALGUNS LUGARES: SAPATO, LIXO, DESCARGA, CHÃO, BOCA E PIA. DEPOIS ESFREGAMOS O COTONETE NO POTINHO, DENTRO DESSE POTE TINHA COMIDA PARA AS BACTÉRIAS: GELATINA INCOLOR, CALDINHO DE CARNE E ÁGUA. VAMOS OBSERVAR AS BACTÉRIAS CRESCENDO.

O ENCONTRO NÃO FOI LEGAL: FOI MARAVILHOSO E MANEIRO!

Texto coletivo da F1TB

 

Biblioteca Parque

F1

As turmas de primeiro ano visitaram a Biblioteca Parque,  biblioteca pública estadual que recebe esse nome por reunir num mesmo lugar diferentes espaços culturais, como sala de teatro, de dança e espaço para exposição.

Nosso foco durante a visita foi a acessibilidade, percebida logo na chegada ao espaço. As crianças reconheceram o piso tátil, presente em todo o ambiente e também as rampas  e elevadores, importantes para  a locomoção de pessoas cegas e cadeirantes. A presença de uma intérprete de Libras também foi notada e ela gentilmente nos ensinou algumas palavras. As crianças conheceram também diferentes equipamentos que tornam acessível a leitura para quem possui alguma necessidade especial, como a impressora de Braille. 

Durante a visita, tivemos uma surpresa. Fomos recebidos por uma autora de livros infantis que possui publicações também em Braille. Ela nos contou uma de suas histórias, criando uma dinâmica divertida com as crianças. Foi um passeio rico e importante para os grupos. Uma oportunidade de estar num lugar realmente pensado para que todos tenham garantido o seu direito de acesso à cultura e ao entretenimento.

Cruzadinha

F1

A cruzadinha é uma ótima maneira de aperfeiçoar a escrita e a leitura. As crianças das F1 estavam curiosas para usá-la, e agora, com hipóteses mais avançadas, ela se tornou um novo desafio. 

Ao escrever, muitos percebem que faltam letras, e repensam suas hipóteses, ampliando saberes e descobertas.

A interação com os amigos e professoras tem sido rica e estimulante nesse processo.

Conhecendo a Escala de Dó Maior

F1 – Música

As turmas de primeiro ano estão se preparando para a Festa de Encerramento. Apreciamos a história dos saltimbancos através da escuta do disco “Os Saltimbancos”, de Chico Buarque, adaptação da fábula dos Irmãos Grimm, “Os Músicos de Bremen”.

É um repertório de músicas cativantes, e coube às turmas a performance musical da Minha Canção, uma verdadeira aula de música.

Para tal, estamos conhecendo a escala de dó maior, o som e o nome das notas musicais e a utilização do metalofone e dos boomwhackers, tubos sonoros, para entendermos os movimentos de ascendência e descendência da escala, enquanto cantamos a letra inspirada no nome de cada nota.

“Os Saltimbancos” é uma obra que fala sobre cuidado, companheirismo e a força do coletivo.

Aguardem!

O Que é um Problema? 

F1

 Foi com essa pergunta que iniciamos  nossa conversa. Algumas respostas:

“Uma briga é um problema entre pessoas.”

“Quando alguém esquece de fazer alguma coisa no trabalho.”

“É quando você não encontra alguma coisa que precisa.” 

Brincamos com algumas situações-problema vivenciadas pelas professoras  e usamos o desenho para solucioná-las. Nessa atividade foi possível perceber que podemos  usar estratégias diferentes para obter uma solução. 

Depois as crianças conheceram o livro Poemas Problemas, de Renata Bueno, que de um jeito divertido, usando rimas, propõe alguns problemas matemáticos. 

Cada um experimentou colocar no papel suas ideias e foi uma boa oportunidade de refletir sobre os métodos usados por cada criança.

Seguiremos explorando alguns problemas presentes no livro e o próximo passo será criar uma caixa de desafios matemáticos da turma, criados pelas crianças. 

Interpretar o enunciado, explorar estratégias, socializar o raciocínio e organizar os registros são alguns dos objetivos com essas atividades.

Manual de Mão em Mão 

F1

As F1 adotaram o livro De Mão em Mão, do Guto Lins, que conversa com diferentes assuntos pesquisados pelas turmas. 

Depois de explorar o livro, as crianças fizeram um fichamento e algumas atividades que envolveram as ilustrações e as muitas expressões presentes no texto.

Depois chegou um momento muito especial: contar a história para os amigos da Educação Infantil, as Turmas do Cafuné, da Amizade e do Coração. 

Cada criança leu uma página do livro e depois convidaram os amigos para as brincadeiras presentes no manual.

Por fim, ensinaram o alfabeto em Libras e a cantar a “Ciranda das Mãos” também na linguagem de sinais. 

Foi um encontro muito legal e uma oportunidade de exercitar  a leitura de um jeito muito significativo. As crianças ficaram muito felizes e orgulhosas de vivenciar essa experiência.

Os Saltimbancos

F1 – Dança

Nas turmas de F1, iniciamos o processo de montagem do nosso espetáculo de fim de ano: “Os Saltimbancos”, peça de teatro musical inspirada no conto “Os Músicos de Bremen”, dos irmãos Grimm. Na peça original, em italiano, as canções têm letra de Sergio Bardotti e música de Luis Enríquez Bacalov. A versão em português teve adaptação, tradução e ganhou canções adicionais por Chico Buarque.

A história e suas canções têm envolvido as crianças, e para sensibilizá-las e inspirá-las, apresentamos algumas montagens deste espetáculo, observamos a movimentação de animais e assistimos ao ensaio de uma das coreografias do musical Cats.

Em seguida, demos início à pesquisa de movimentos, e a partir de algumas sugestões das crianças começamos a construir nossas sequências coreográficas, fazendo com que se sintam também autoras neste processo.

Pares de 10

F1

As F1 conheceram o livro O sonho de Dam Dam e do Senhor Gom Gom, de Ji yun Shin. Para evitar que o lobo Gom Gom devore suas ovelhas, Dam Dam cria maneiras de enganá-lo. Sua estratégia é separar suas dez ovelhas em dois grupos diferentes, para confundir o lobo. 

Depois de conhecer essa história com desfecho surpreendente, as crianças usaram tampinhas para experimentar, como Dam Dam, maneiras de formar o dez, e fizeram registros no caderno. Depois conheceram o jogo do palpite e de um jeito divertido continuaram explorando essas combinações. 

A junção dos pares de números para formar dez se torna grande aliada para as crianças entenderem a base do nosso sistema de numeração decimal.

Almanaque das Mãos

F1

Para finalizar o projeto, as turmas de primeiro ano produziram um almanaque com diversos assuntos pesquisados pelos grupos tendo as mãos como foco.

O livro ainda ganhou poemas, gênero textual explorado nas F1, um convite delicioso para brincar com palavras e rimas. 

Em breve, os livros serão impressos e cada criança levará para casa um pouquinho do que foi explorado  na escola. 

Pesquisa, leitura e escrita vivenciadas com tanto significado por nosso pequenos.

Dois Passeios e Muito Cuidado 

F1

As turmas do primeiro ano fizeram dois passeios com o foco no cuidado com a cidade. 

Primeiro fomos ao jardim do Museu da República, descobrir quem e como se cuida desse lugar tão agradável da nossa cidade. Conversamos com jardineiros, seguranças e funcionários de serviços gerais e descobrimos como o trabalho deles é importante para a manutenção daquele espaço.  

Num outro momento demos uma volta no quarteirão com o olhar atento aos cuidados presentes na cidade. As crianças viram lixeiras, ambulâncias, bicicletário, ponto de reciclagem e lembraram dos garis, bombeiros, guardas de trânsito e prefeito. 

Tudo isso virou anotação no caderno de projeto.

A cidade ideal dos bichos da história dos Saltimbancos tem nos ajudado a pensar na nossa cidade ideal. O que não pode faltar?

Dia das Crianças

F1

Para comemorar o Dia das Crianças do jeito que elas merecem, as F1 fizeram uma caça ao tesouro no Parque Lage com o Moleque Mateiro. 

As crianças também participaram da oficina de bonecos feitos com gravetos e argila e da oficina de biogliter.  Quando chegaram à escola tiveram uma surpresa: picolés de frutas!

Viva as crianças!!!

Mil Macacos e Muitos Problemas 

F1

Uma História com Mil Macacos, de Ruth Rocha, fez sucesso nas F1.

Doutor Quaresma, cientista, e Zeca, telegrafista, vivem muitas confusões por não conseguirem se comunicar com clareza.

A divertida história serviu de inspiração para a criação de uma apostila de desafios matemáticos.

As crianças vão se deparar com problemas que envolvem as quatro operações e poderão continuar  explorando maneiras  de registrar e compartilhar suas ideias.

Mil macacos e muitos problemas pela frente!

Jogo dos Pontinhos

F1

As F1 produziram muitos jogos matemáticos ao longo do ano e estão conhecendo outros.

Dessa vez foi o Jogo dos Pontinhos, que está fazendo sucesso entre a criançada.

Jogando em duplas, as crianças traçam estratégias para fechar o maior número de quadradinhos em uma malha cheia de pontinhos e, assim, ganhar um ponto.

O caderno está indo pra casa neste fim de semana e a tarefa é bem divertida: jogar com a família.

Mas tem um desafio extra: cada quadradinho fechado vale 10 pontos!

A criançada pode contar com a ajuda dos familiares nessa contagem desafiadora.

Os Saltimbancos 

F1

As turmas de primeiro ano estão empolgadas com os ensaios para a Festa de Encerramento, inspirada na história Os Saltimbancos, de Chico Buarque. 

As músicas estão fazendo especial sucesso entre as crianças, e estão indo para o caderno com desafios instigantes de leitura e escrita. Ler pequenos trechos da “Cidade Ideal” de cada bicho e desenhá-la, escrever o refrão de “Todos Juntos”, cantado com toda animação pelos grupos, e completar a letra de “Minha Canção” com as palavras que faltam são alguns exemplos. 

Nossos pequenos mostram-se orgulhosos das conquistas que fizeram até aqui e seguem praticando de forma significativa a leitura e a escrita, misturando saber e muita  alegria!

O Que Sabemos Sobre o Dinheiro?

F1

Foi com essa pergunta que introduzimos a conversa sobre nosso sistema monetário nas turmas de F1.

“Não podemos gastar dinheiro à toa, senão depois falta para o que você precisa.”

“Nosso dinheiro se chama Real. Tem também os centavos, que são as moedas.”

“Tem gente que acha que as moedas não valem nada, mas elas valem sim. Principalmente para dar troco.”

“O dinheiro de cada país é diferente. No Brasil é o Real.”

“As notas de dinheiro também são chamadas de cédulas.”

“O pix é uma forma de transferir dinheiro.”

“Em cada país o dinheiro tem um nome diferente: Dólar, Euro, Real, Peso, Coroa.”

Depois dessa conversa, observaram detalhes das cédulas, descobriram seus valores, cores  e também os bichos impressos em cada uma delas. 

Depois as turmas receberam a visita da Vanessa, coordenadora das F2, que nos trouxe um convite especial das turmas de segundo ano: visitarmos o mercadinho que estão organizando para fazermos compras! Trouxe também os encartes do mercado, feitos pelas crianças, com alguns preços e produtos que seriam vendidos.

Foi uma tarde cheia de alegria. As turmas foram às compras levando dinheirinho de brinquedo e sacolas retornáveis. Tinham que estar atentas aos preços dos produtos, à quantia de que dispunham e ao troco recebido. Um aprendizado e tanto!

Além disso, as crianças aproveitaram para conhecer o prédio onde estudarão no próximo ano. Visitaram as salas, conheceram os funcionários e brincaram no pátio, numa integração gostosa com as turmas de lá.

Muitos aprendizados e diversão!