A Fantástica Máquina dos Bichos

F1 – Projeto

As F1, entre conversas e muitas novidades, foram apresentadas ao livro A Fantástica Máquina dos Bichos, de Ruth Rocha, de um jeito muito especial.
Os amigos que participaram do Apoio Pedagógico recontaram a história e mostraram a máquina que construíram, capaz de “produzir palavras”.
Com alegria, mostraram à turma como ela funciona e, nesse troca-troca de palavras, cada aluno foi ganhando um novo nome, misturado com o nome de um bicho.
O desafio de ler essas palavras malucas, metade nome de gente, metade nome de bicho, gerou empolgação e boas risadas.
O registro da brincadeira foi para o mural das salas, que ganhou novas cores e significados.

Alavancas

F1

Retomando os aprendizados e as pesquisas para o Projeto das F1, A Boneca, o Robô e o Movimento, as crianças trouxeram para a roda de conversa o que já sabiam sobre como as bonecas se movimentam e relembraram a conversa que tiveram com o professor Henrique sobre energia e alavancas.

Curiosas, foram desafiadas a sair pela escola investigando onde poderiam encontrar alavancas, e descobriram que elas podem estar presentes em diversos objetos e lugares, como portas, tesouras, alguns brinquedos e até nos nossos corpos!

Com uma pesquisa coletiva, aprenderam que os primeiros registros da utilização da alavanca remontam ao continente africano, no Kemet – Egito Antigo -, durante a construção das famosas pirâmides de Gizé.

É tanto aprendizado e interesse, que algumas crianças passaram a trazer para a escola brinquedos articulados com alavanca.

Seguimos nossas investigações, e em breve compartilharemos mais descobertas.

O Que É Poesia? 

F1 – Projeto

Instigadas, as F1 trouxeram seus conhecimentos prévios.

“Poesia é uma carta de amor.”

“Quando a gente ama uma pessoa.” 

“É um pensamento que fala o que a gente sente.”

“Quando uma pessoa gosta tanto de algo, que o coração bate mais forte.” 

“Brincar com os amigos.” 

“É uma história curtinha que rima e você fala como se estivesse se declarando.” 

“É um tipo de livro com palavras que rimam.”

A conversa sobre poesia nos levou aos poemas e, na biblioteca, descobrimos o lugar dedicado a esse gênero literário que estará presente no nosso dia a dia.

As crianças folhearam livros, reconheceram alguns, dos próprios acervos, e o poema Convite, de José Paulo Paes, abriu as portas para essa deliciosa brincadeira com as palavras.

“Vamos brincar de poesia?”

A criançada aceitou o convite!

 

Alfabeto Corporal

F1 – Dança

Nas aulas de Dança das F1, perguntamos se as crianças achavam possível escrever com o corpo.

A maioria disse que sim, e nos mostrou letras em posturas corporais.

Mostramos variadas formas de se escrever com o corpo, de palavras escritas pela companhia Pilobolus a posturas de ioga.

Trouxemos também um alfabeto produzido por outras turmas da escola.

Em grupos, passamos a construir nosso alfabeto.

Alavancas e Equilíbrio

F1 – Projeto

As F1, investigando o movimento dos bonecos e bonecas, revisitaram e aprofundaram conhecimentos sobre alavancas.
Construíram uma balança usando a régua e blocos de madeira e fizeram muitos experimentos testando o equilíbrio desses objetos.
Refletiram também sobre o peso desses materiais e o que acontece quando aproximamos o objeto mais pesado do ponto de apoio. No final fizeram registros no caderno de Matemática.
O assunto anda tão instigante, que vem ampliando o olhar e a curiosidade das crianças para os brinquedos e outros objetos do cotidiano.

O que É o Tangram

F1 – Matemática

O que é o tangram? Instigadas, as crianças das F1 levantaram diversas hipóteses.

“É um quebra-cabeça com triângulos e quadrados sem desenho, que a gente junta e cria a figura que quiser.”

“É um jogo de montar que não tem vencedor.”

Para matar a curiosidade dos pequenos sobre esse antigo jogo chinês, contamos a lenda que despertou atenção e curiosidade.

Pensando em registrar as maravilhas do mundo, um menino chinês ganhou de seu mestre uma placa de cerâmica. Mas sem querer deixou-a cair, e ela se partiu em sete formas geométricas, que juntas formam um quebra-cabeça.

As crianças compararam tamanhos, formas e quantidades. Usando  as peças e muita imaginação,  criaram bichos, casas, figuras humanas…

Houve até uma pequena encenação da lenda.

Quanto aprendizado e diversão!

Aula no Parque

F1 – Educação Física

As F1 tiveram a aula de Educação Física no Parque dos Patins.

Pusemos nosso corpo em movimento, brincamos de amarelinha, piques, corda, jogamos um divertido futebol de tecido.

No turno da tarde, contamos com a presença do Felipe, professor das F3, F4 e F5, que ajudou a animar as brincadeiras.

Brincando de Adoleta

F1 – Música

Inspiradas pela brincadeira adoleta, as F1 criaram a própria parlenda, a sequência de movimentos das mãos e até uma melodia. Primeiro compartilharam as que conheciam. Depois, inspiradas por essa troca, criaram os versos para a versão autoral:
Tecnologia eu vejo todo dia,
na escola, no parque ou na casa da minha tia.
Tecnologia nasceu de uma invenção
e faz andar o carro e voar o avião.
Tic tac, tic tac, vai fazendo a engrenagem,
convidando a criançada pra curtir essa viagem.”
O desafio seguinte foi criar a sequência da batida das mãos, atentas à rítmica das palavras.
Para incrementar, a nova adoleta ganhou melodia e arranjo com tubos sonoros.

Engrenagens

F1 – Projeto

As F1 encontraram novamente o Henrique, dessa vez para investigar outro mecanismo que faz muitos brinquedos ganharem movimento: as engrenagens.

Numa conversa instigante, desvendaram características e puderam observá-las no jogo que ele levou para as turmas.

No fim do encontro, as crianças organizaram suas descobertas para deixá-las registradas no caderno de Projeto

Quando a engrenagem grande dá um volta inteira, a pequena dá mais de uma volta.” 

“Uma engrenagem gira no sentido horário, igual ao relógio, e a outra no sentido anti-horário.”

“No carro as engrenagens giram em diferentes direções para ele conseguir ir para frente e para trás.”

“Quando tem engrenagens de tamanhos diferentes a menor sempre vai girar mais rápido.”

“Quanto mais dentes a engrenagem tiver, mais vai demorar pra dar uma volta inteira”

O Arame do Alexandre

F1 – Projeto

As F1 receberam a Moema, coordenadora de Artes, que veio nos contar a história O Arame de Alexandre, de Sieb Posthuma, sobre a vida de Alexandre Calder. Ela apresentou imagens de móbiles do artista e também um vídeo sobre seu famoso circo.

Moema mostrou bonequinhos de arame, feitos por ela, que chamaram a atenção das crianças.

Elas ficaram atentas ao mecanismo da movimentação e se empolgaram com a possibilidade de brincar com arame, material bem explorado por Calder.

A visita das turmas à exposição Calder + Miró, na Casa Roberto Marinho, certamente ampliará a experiência e o olhar, já sensibilizado, das crianças.

Notícias em breve.

The Very Hungry Caterpillar

F1- Inglês

Nas aulas de Inglês, as turmas conheceram The Very Hungry Caterpillar, do escritor e ilustrador Eric Carle.

Na leitura compartilhada, que trouxe o vocabulário já conhecido e também palavras novas, acompanhamos a história de uma lagarta faminta, que devora grandes quantidades de frutas em apenas uma semana.

Os alunos foram apresentados aos dias da semana, aos números de 1 a 10 e a algumas frutas, entre outras palavras da língua inglesa.

Músicas, brincadeiras e registros artísticos deram à propostas de aprendizagem o tom divertido e lúdico, para aproximar as crianças do vocabulário, deixando-as mais confortáveis, com autonomia para se arriscar na oralidade.

Calder+Miró

F1 – Projeto

A visita à exposição Calder+Miró,  na casa Roberto Marinho, foi muito instigante para as turmas de F1.

Descobriram que os dois artistas eram amigos e que as obras deles tinham muito em comum.

Observaram as formas e cores nas produções, buscaram semelhanças e descobriram que Calder também tem trabalhos de pintura.

Os móbiles chamaram especial atenção das crianças, que repararam nas alavancas, nos pontos de apoio e levantaram inúmeras hipóteses sobre como todas aquelas formas se  equilibravam.  

Foi um passeio muito enriquecedor, que certamente trará desdobramentos interessantes para os grupos.

 

Festas Pedagógica e de Encerramento

Fundamental I – Dança

Nas aulas de Dança, as turmas leram os textos das Festas Pedagógica e de Encerramento, conhecendo as história que as F1, as F2 e as F5 vão contar.

As F1 vão apesentar um trabalho inspirado em Alexander Calder e dançar coreografias que dialogam com o trabalho do artista.

As F2 trazem para a cena os segredos da memória, com temas trabalhados em Projeto ao longo do ano.

As F5 encenam Os Meus Balões, de Karen Acioly, e já estão trabalhando na construção gestual e corporal dos personagens e em pequenas inserções coreográficas que ajudarão a contar a história.

As F3 e F4 também ajudam as F5 a contar essa história, dançando coreografias ao longo da peça.

Estão todos animados e com a cabeça fervilhando de ideias, ansiosos e felizes com as festas.

O Encontro com o Saci

F1 – Música

Em um passeio pela floresta, as F1 encontraram um Saci bagunceiro, que tem medo de escuro…

Como termina a história desse encontro?

As crianças mostraram ao Saci um jeito de clarear a escuridão cantando, fazendo adoleta e tocando com os tubos.

Tudo terminou com muita música, brincadeira e tecnologia!

Pares de 10

F1 – Matemática

As F1 conheceram O Sonho de Dam Dam e do Senhor Gom Gom, de Ji yun Shin

Para evitar que o lobo Gom Gom devore suas ovelhas, Dam Dam cria maneiras de enganá-lo. 

Sua estratégia é separar suas dez ovelhas em dois grupos diferentes, para confundir o lobo. 

Depois de conhecer  essa história com desfecho surpreendente, as crianças usaram tampinhas para experimentar, como Dam Dam, maneiras de formar dez, e fizeram registros no caderno.

A junção dos pares de números para formar dez se torna grande aliada para as crianças entenderem a base do nosso sistema de numeração decimal.

Jogos

F1- Matemática

Os jogos fazem parte  da rotina das F1 e  estão  presentes em diferentes momentos do dia. 

Além de  estimular o raciocínio lógico,  trazem desafios interessantes:  ajudam a  ampliar o campo numérico; a perceber as regularidades do nosso sistema numérico; exploram a contagem e o reconhecimento dos números.

O jogo de trilha tem feito sucesso entre as crianças, que estão preparando uma especial com a temática do nosso projeto.

Elaborar os obstáculos e avanços  pensando em situações relacionadas às nossas pesquisas tem sido estimulante e muito divertido.

 

Cruzadinha

F1 – Projeto

A cruzadinha é uma ótima maneira de aperfeiçoar a escrita e a leitura. As crianças das F1 estavam curiosas para usá-la, e agora, com hipóteses mais avançadas, ela se tornou um novo desafio. 

Ao escrever, muitos alunos percebem que faltam letras, e repensam suas hipóteses, ampliando saberes e descobertas.

A interação com os amigos e professoras tem sido rica e estimulante nesse processo.

Arames e Elásticos

F1 – Dança

Nas aulas de Dança das F1, depois de ler o texto da Festa de Encerramento, inspirado na obra de Calder, e aprender um pouco mais sobre arames, cores e formas que o artista usava para construir seus móbiles e esculturas, começamos a pensar em objetos que pudessem representá-los cenicamente.

Na F1M, optamos pelos elásticos neons, sob a luz negra, para representar os arames.

Ao verem o efeito da luz negra sobre os elásticos, os alunos exclamaram: “Uau! A gente ficou invisível, viu? Que maneiro!”

Para F1TA, escolhemos bolas de led; para F1TB, tecidos nas cores usadas por Calder em suas obras.

Em pequenos grupos, os estudantes experimentaram os elementos escolhidos, criando movimentos que serão integrados à coreografia, de forma que eles sejam coautores do trabalho.

Vamos montar nossa coreografia. Os alunos precisarão trazer a roupa preta nos dias das aulas de Dança.

Dia das Crianças

Fundamental I

A comemoração do Dia das Crianças foi intensa!

As turmas de Fundamental I assistiram à apresentação da peça teatral Bisa Bia, Bisa Bel, dirigida e adaptada por Joana Libreiro.

A peça, baseada no premiado livro infanto-juvenil de Ana Maria Machado, trata de questões sensíveis, como memória e identidade, e ainda traz à tona o lugar da mulher ao longo do tempo.

A narrativa atendeu a todo o público do Fundamental I. 

Para completar, esticamos a farra com um lanche coletivo.

Que venham muitos outros dias das crianças tão alegres quanto esse, para comemorarmos coletivamente!

Marionetes

F1 – Projeto

As F1 conheceram A Pequena Marionete, de Gabriele Vicent,  e se encantaram com a  história. 

Trouxemos uma marionete para as crianças manipularem e observarem  de perto sua movimentação.

Com rolinhos de papel, palitos de sorvete e barbante, as turmas estão empenhadas na construção de marionetes. 

Em breve, as crianças poderão fazer teatro com esses bonecos tão especiais.

Engrenagem

F1 – Projeto

Depois da pesquisa sobre as alavancas,  F1 saíram pela escola à procura de engrenagens.

Onde encontramos esse mecanismo no nosso dia a dia ? 

Os alunos anotaram tudo que imaginavam se movimentar através de engrenagens: elevador,  relógio, impressora, computador e  bicicleta foram algumas hipóteses da criançada. 

Quem tiver algum objeto ou brinquedo com engrenagem pode trazer para a escola e compartilhar com a gente.

Festa Pedagógica

F1 – Projeto

Comemorar aprendizados faz parte da cultura da nossa escola e, dessa vez, foi a hora das crianças das F1 receberem suas famílias para compartilhar descobertas e suas produções.

Na biblioteca elas fizeram o lançamento do livro de poesias das turmas, com direito a autógrafo,  e depois seguiram para as salas onde apresentaram e jogaram diversos jogos confeccionados por elas  ao longo do semestre. 

Foi muito especial ver as famílias circulando felizes pelas escola,  brincando ao lado dos filhos e vivenciando um pouco da nossa rotina de um jeito lúdico e divertido.

Jogo dos Pontinhos

F1- Matemática

As F1 produziram muitos jogos e estão conhecendo outros.

Dessa vez foi o jogo dos pontinhos, que está fazendo o maior sucesso entre a criançada.

Jogando em duplas, as crianças traçam estratégias para fechar o maior número de quadradinhos em uma malha cheia de pontinhos e, assim, ganhar um ponto.

O caderno está indo pra casa neste fim de semana e a tarefa é bem divertida: jogar com a família.

Mas tem um desafio extra. Cada quadradinho fechado vale 10 pontos!

A criançada pode contar com a ajuda dos familiares nessa contagem desafiadora.

Um Pensamento que Quer Brincar

F1 – Música

Nas aulas de Música, fizemos uma composição musical inspirados na obra de Alexander Calder.

O tema foi pesquisado nas aulas de Projeto e alimentou o texto da Festa de Encerramento.

Concluímos o processo de composição e estamos nos dedicado a cantar a melodia, atentos à altura de cada nota.

Para enriquecer nosso arranjo, estamos construindo instrumentos com a sucata de metal trazida pelas crianças.

Calder

F1 – Projeto

As F1 se depararam com uma mala misteriosa. Para abri-la era preciso desvendar uma charada.

Cada dica levava a uma letra, e as letras juntas formavam uma palavra. Mexe para cá, mexe para lá, descobriram: móbile.

Na mala havia um móbile e um livro sobre a obra do artista Alexandre Calder.

As crianças se encantaram com o pequeno móbile, que se equilibrava e dançava com nosso sopro. Folheando o livro,  descobriram  muitos outros trabalhos do artista.

As esculturas  de arame  chamaram especial  atenção.

Recebemos a visita da Vanessa, que nos trouxe arame, material tão convidativo.

Cada criança ganhou um pedaço  para criar a própria escultura, que primeiro foi desenhada no papel.

Assim como o artista, dobraram, torceram, esticaram e formas muito interessantes foram surgindo.

 

Mil Macacos e Muitos Problemas 

F1- Matemática

Uma História com Mil Macacos, de Ruth Rocha, fez sucesso nas F1.

Doutor Quaresma, cientista, e Zeca, telegrafista, vivem muitas confusões por não conseguirem se comunicar com clareza.

A divertida história serviu de inspiração para a criação de uma nova apostila de desafios matemáticos.

As crianças vão se deparar com problemas que envolvem as quatro operações e poderão continuar  explorando maneiras  de registrar e compartilhar suas ideias.

Torneio de Totó

F1 e F2 – Educação Física

Com a proximidade dos jogos da Copa, trouxemos em nossas aulas o tão esperado futebol, porém com abordagem diferente.

Realizamos um divertido e disputado torneio de totó e, após finalizá-lo, tivemos a oportunidade de experimentar o jogo na nossa quadra.

Observar a mesa de totó, transpor para a quadra as posições dos bonecos jogadores, refletir sobre os movimentos realizados por eles e quais movimentos poderiam realizar nesta nova proposta, além de buscar fazer o gol, foram alguns dos desafios da atividade.

Mercadinho

F1 e F2 – Matemática

As F2 convidaram as F1 a participar da brincadeira do mercadinho.

Com empenho e planejamento, fizeram pesquisas e compararam preços; arrecadaram embalagens; classificaram e arredondaram valores para facilitar o troco. Produziram os  folhetos de propaganda.

As crianças da F1 foram às compras levando dinheirinho de brinquedo e sacolinhas.

Tinham que estar atentas aos preços dos produtos, à quantia de que dispunham e ao troco recebido. Um aprendizado e tanto!

Esse contato com nosso sistema monetário tem rendido conversas e atividades instigantes.

Textures and Elements from Nature

F1- Inglês

Depois de aprender sobre materiais que podem compor um boneco, trouxemos o vocabulário das texturas.

Caminhando pela sala e pelos corredores da escola, fomos procurando e sentindo objetos, com o intuito de ouvir as palavras em inglês e entender seu significado pela vivência.

Trouxemos uma caixa contendo gravetos, folhas, sementes e flores, e introduzimos o vocabulário de elementos orgânicos e insetos: tree, sticks, leaf, flower, roots, ants, spider, bugs.

Os alunos capricharam nos registros no caderno, fazendo desenhos e colagens que estimularam o interesse pelo aprendizado.

Apreciamos jardins de Claude Monet, procurando  elementos já conhecidos.

Percebemos que, vistos de perto, parecem borrões de tinta; mas aumentando a distância percebemos a grandeza da obra.

Conhecemos a técnica e observamos as cores usadas para dar a impressão de reflexo, luz do sol e sombra. Assim  as crianças se inspiraram para ter as próprias percepções e criar suas obras.

As produções, caprichadas, foram executadas com aquarela e tinta guache.

Fizemos uma pequena exposição para a turma, e cada pequeno artista pôde apontar detalhes importantes, como os water lilies.

Os trabalhos foram coladas no caderno, para as familiares poderem apreciar.

Caixa Sensorial

F1 – Inglês

Em sintonia com o projeto da turma, apresentamos às crianças straw, wood, plastic e metal, materiais utilizados na produção de brinquedos.

Os alunos perceberam que muitas palavras em inglês se parecem com suas versões em português, o que os deixou mais seguros para se arriscar na leitura e na escrita.

A música e as brincadeiras ajudaram a fixar o vocabulário com autonomia e confiança.

Brinquedos de diferentes materiais entraram em uma caixa sensorial. As crianças deveriam tirar uma carta com o nome de um brinquedo e, sabendo de que material é feito, encontrá-lo na caixa utilizando apenas o tato.

Gostamos tanto dessa brincadeira cheia de diversão e aprendizado, que trouxemos para Festa Pedagógica. Assim os responsáveis puderam participar.

Finalizando

F1- Projeto

Chegamos no fim do ano com nossos pequenos mais crescidos e podendo ver o mundo com novas lentes.

Tornar- se leitor e escritor é um marco percebido com muito entusiasmo pelas crianças do  Primeiro Ano.  

Nosso projeto A Boneca, o Robô e o Movimento criou contextos significativos para o exercício desses conhecimentos. A poesia chegou, tornando a brincadeira com as palavras ainda mais divertida.

Investigamos materiais e mecanismos que fazem os bonecos se mover.

Calder trouxe beleza para essas investigações, que envolveram até conceitos de Fisica.

O canto do vento e a dança do ar fizeram balançar móbiles e também nossos corações. 

As crianças se empenharam na construção da Festa de Encerramento, livremente inspirada na vida do artista. 

Finalizamos o ano com grandes aprendizados sociais, pessoais e pedagógicos.

Que venham as férias, descanso merecido para essas crianças que,  juntas, trabalharam um bocado.