As F2 participaram de uma dinâmica na qual, em pequenos grupos, foram desafiadas a observar e listar os elementos presentes em imagens variadas.
Cada grupo escreveu um roteiro de desenho para sua lista, e os grupos trocaram suas listas entre eles.
Os alunos liam as observações dos amigos e os grupos produziam seus desenhos. Os resultados ficaram divertidos. Ao observá-los, as turmas perceberam que as imagens eram reproduções das obras de Pawel Kuczynski, artista que já conheciam.
Quando receberam a agenda do segundo semestre, viram que a ilustração da capa é reprodução de uma das obras apreciadas na atividade que tinham acabado de realizar.
Que alegria!
As F2 foram surpreendidas com uma maleta misteriosa.
Depois de compartilhar palpites sobre o conteúdo, as crianças puderam abri-la e se depararam com câmeras de vários tipos.
Por que estavam ali? O que esses objetos têm a ver com nosso Projeto? Para que servem? Como funcionam? O que já sabemos sobre eles? Que diferenças e semelhanças há entre eles?
Começamos, então, a traçar uma nova etapa para nosso projeto de pesquisa: que relação podemos estabelecer entre fotografia, imagem e memória?
Nas aulas de Dança das F2, perguntamos o que os estudantes tinham aprendido com a visita do neurologista Roberto Lent.
Mostramos um trecho de The Brain Piece, da coreógrafa Jody Olbefelder, no qual os bailarinos simulam conexões neurais.
Depois os alunos criaram, com seus corpos, diferentes formas dessas conexões, trabalhando coletivamente e vivenciando corporalmente as teorias apendidas.
Qual é a diferença entre enxergar e ver?
Com essa provocação, Henrique, professor de Física, iniciou a conversa com as F2.
Os estudantes relembraram como funciona a visão e fizeram comparações com as câmeras fotográficas.
Desvendando os mistérios do corpo e da máquina, Henrique apresentou a Câmera escura, primeira grande descoberta da fotografia.
As crianças se divertiram ao longo do experimento e muitas perguntas surgiram.
“Como isso acontece?”
“Por que a imagem fica de cabeça para baixo?”
Depois, sistematizamos nosso conhecimento com um desenho esquemático, explicando melhor todo o processo.
As aulas de Dança das F2 aconteceram nos jardins do Mam.
Exploramos o espaço, ouvindo os sons e fotografando com os olhos diferentes paisagens.
Descrevemos partes do jardim para os amigos que, de olhos fechados, imaginavam o lugar descrito, para localizá-lo em seguida.
Apreciamos imagens do livro Desert Flower, do fotógrafo brasileiro Guilherme Licurgo, com as fotografias dos bailarinos da companhia de dança de Martha Graham ao redor do mundo.
Inspirados, convidamos nossos alunos a criar suas fotos do lugar e dos arredores.
As F2 vêm explorando um jogo novo, o Abre e Fecha.
Utilizando dados e peças numeradas, as crianças são desafiadas a fazer cálculos de adição e subtração para participar e tentar chegar ao objetivo, que é ficar sem nenhuma peça.
Os jogos matemáticos costumam envolver as turmas do Segundo Ano.
As F2 receberam fotografias famosas e consideradas importantes, e foram desafiadas, sem receber qualquer informação prévia, a criar enredos sugeridos pelas imagens.
Em duplas e trios, puderam refletir, elaborar e compartilhar textos com os amigos.
A próxima etapa será saber mais sobre a origem dessas fotos, pensando na imagem como registro que conta histórias e cria memórias.
As F2, nas aulas de Música, estão aprimorando o Rock da Memória, composição coletiva realizada no semestre anterior.
O novo arranjo terá tambores, pandeiros, xilofones, percussão corporal e – claro! – um animado naipe de vocalistas.
Os bichos resolveram agir como os humanos. O rato do campo ensinou uma lição ao rato da cidade; a cigarra anda cantando por aí; a formiga trabalhando bastante… Já sabem do que estamos falando?
Sim, as F2 estão mergulhando no mundo das fábulas. O livro Moral da História…Fábulas de Esopo, de Roseane Pamplona, será nosso aliado nessas descobertas.
Afinal, será que a cigarra não trabalha? E a raposa, sempre se dá bem?
Para dar continuidade ao trabalho iniciaremos na próxima semana o Leitor do Dia, atividade na qual cada criança sorteia uma fábula para ler em voz alta para a turma.
A apresentação será marcada e sinalizada nas agendas com antecedência.
As famílias poderão ajudar na criação de suportes artísticos, como fantoches, cartazes, slides ou outras produções plásticas.
Nas aulas de Educação Física, as F2 têm realizado estafetas envolvendo fundamentos do futebol, do basquete e do handebol.
Essas atividades têm auxiliado as crianças a perceber a importância da organização, da concentracão, da noção de sequência, das regras, da noção de pertencimento ao grupo e da escuta, para que os objetivos propostos sejam cumpridos.
Nas aulas de Dança das F2, dando continuidade ao trabalho realizado no passeio aos jardins do MAM, pedimos que cada criança usasse tinta e pincel para registrar o movimento feito com tecido pela sua dupla.
Sabidas e envolvidos com o Projeto, elas disseram:
“Primeiro a gente fotografou o rastro de luz que o movimento deixava. Depois a gente fotografou com os olhos lá naquele passeio e hoje vamos fotografar com o pincel o rastro do movimento.”
“Se é só o rastro, não pode consertar o desenho, né?”
As crianças criaram movimentos que foram registrados pelo amigo; em seguida, registraram o movimento que o amigo criou, experimentando os dois aspectos da atividade.
Provocadas a refletir sobre as funções que a fotografia pode ter, as F2 visitaram a exposição Amazônia, de Sebastião Salgado, no Museu do Amanhã.
Atentos aos detalhes, os estudantes puderam perceber os diferentes hábitos e culturas dos povos indígenas retratados pelo olhar cuidadoso do artista.
As turmas adoraram apreciar a imensidão da floresta, os reflexos das nuvens e das árvores no espelho d’água.
Observaram o mapa da região amazônica, que se estende a vários estados, e o avanço do desmatamento.
Encerram o passeio refletindo sobre a importância dos povos indígenas para a preservação do bioma amazônico.
Já faz tempo que as F2 conheceram a história de dois amigos chamados Pedro e Tina. Depois de pensar sobre aquela amizade especial, a turma foi apresentada a uma carta de uma criança a outra.
Nessa carta apareceu a tal letra cursiva que, de tão desenhada e trabalhosa, despertou a curiosidade das turmas.
Alguns alunos se arriscaram a dizer:
“Essa é fácil, já sei fazer!”
Outros ficaram mais reflexivos:
“Mas essa letra é muito difícil de ler…”
Para iniciar o trabalho com o novo tipo de letra, as F2 exploraram bastante os movimentos: papel, caderno de desenho, quadro branco, tinta… Tudo fez parte da nossa rotina, para soltar o traço e trazer mais leveza às mãos.
Já, já as escritas terão um novo visual, e as leituras, novos desafios.
Tempo e técnica são muito importantes. Por isso, vamos com calma!
Nas aulas de Dança, as turmas leram os textos das Festas Pedagógica e de Encerramento, conhecendo as história que as F1, as F2 e as F5 vão contar.
As F1 vão apesentar um trabalho inspirado em Alexander Calder e dançar coreografias que dialogam com o trabalho do artista.
As F2 trazem para a cena os segredos da memória, com temas trabalhados em Projeto ao longo do ano.
As F5 encenam Os Meus Balões, de Karen Acioly, e já estão trabalhando na construção gestual e corporal dos personagens e em pequenas inserções coreográficas que ajudarão a contar a história.
As F3 e F4 também ajudam as F5 a contar essa história, dançando coreografias ao longo da peça.
Estão todos animados e com a cabeça fervilhando de ideias, ansiosos e felizes com as festas.
Os ensaios do Rock da Memória estão cada vez mais animados e organizados.
As F2 vêm se apropriando de suas partes individuais e também entendendo como sua participação impacta na sonoridade coletiva.
Com essa percepção mais amadurecida, as crianças conseguem seguir com mais segurança a pulsação e a forma da música; e também ter maior controle sobre a intensidade com que tocam o instrumento.
As F2 conheceram o Dominó da Subtração. Em pequenos grupos, os alunos precisaram organizar as peças, distribuí-las e decidir quem o jogo iria começar o jogo.
Para jogar é necessário primeiro calcular mentalmente o resultado da peça que está na mesa, para depois formar o par necessário.
Ganha o jogo quem conseguir colocar todas as peças na mesa primeiro.
Assim, as crianças têm a oportunidade não só de efetuar operações mentalmente, mas também de refletir sobre as melhores estratégias e exercitar o respeito aos limites e as regras para conviver em grupo.
Em uma conversa sobre a história da fotografia, as crianças voltaram a observar as câmeras fotográficas trazidas no início do semestre e perceberam como a máquina mudou ao longo do tempo.
Os termos câmera analógica e câmera digital apareceram e despertaram a curiosidade das crianças. Para investigar suas hipóteses, pesquisaram as características de ambas e registraram no caderno de Projeto.
“Na câmera analógica as fotos ficam armazenadas em em um rolo de filme.”
“ O filme passa por uma revelação química.”
“O filme não pode ser aberto na luz.”
“Na câmera digital dá pra ver a foto na hora.”
“As fotos ficam armazenadas em um cartão de memória.”
“A imagem digital tem pixel.”
O próximo passo será descobrir o que acontece quando o filme é aberto em ambiente iluminado, o que é revelação química e o que significa pixel.
Vem mais pesquisa por aí!
Para introduzir a conversa sobre nosso Sistema Monetário, as F2 listaram coletivamente o que sabem sobre dinheiro.
Falaram da diferença entre o dinheiro do Brasil e os de outros países; sobre a importância de gastá-lo de maneira consciente; e até sobre instituições bancárias.
Brincaram com cédulas, explorando valores, equivalências e simulando compras e vendas.
Outros conceitos surgiram: lucro, gasto, juros, trabalho, economias… Essa meninada está engajada!
Para as famílias, vai uma dica: as crianças podem ir à feira, contar as economias do cofrinho, pagar o supermercado com dinheiro.
Quanto mais experiências tiverem com moedas e notas, melhor.
Alerta de spoiler: combinaremos o dia da Cantina.
Aguardem!
Nas aulas de Dança das F2M, depois de ler Os Segredos da Memória: o Corpo e a Máquina, texto da Festa de Encerramento, entendermos o que nossa coreografia vai representar no espetáculo e começamos a criar pequenos movimentos, ouvindo a sugestão dos alunos, com o intuito de inseri-los no processo de criação.
Ao som de Cérebro Eletrônico, na voz de Marisa Monte, demos início à coreografia, e os alunos estão ansiosos para o grande dia.
A comemoração do Dia das Crianças foi intensa!
As turmas de Fundamental I assistiram à apresentação da peça teatral Bisa Bia, Bisa Bel, dirigida e adaptada por Joana Libreiro.
A peça, baseada no premiado livro infanto-juvenil de Ana Maria Machado, trata de questões sensíveis, como memória e identidade, e ainda traz à tona o lugar da mulher ao longo do tempo.
A narrativa atendeu a todo o público do Fundamental I.
Para completar, esticamos a farra com um lanche coletivo.
Que venham muitos outros dias das crianças tão alegres quanto esse, para comemorarmos coletivamente!
As F2, com a ajuda do Henrique, professor de Ciências da escola, experimentaram a cianotipia, técnica de impressão fotográfica artesanal.
Refletiram sobre o papel da luz no processo de revelação, conversaram sobre oxidação e conheceram duas substâncias químicas que, juntas, se tornam fotossensíveis.
Usando luvas e óculos de proteção, misturaram e aplicaram as soluções no papel, e puderam observar na prática um dos princípios da revelação fotográfica.
Finalizamos, com as F2, o trabalho de sensibilização para a construção corporal dos personagens da peça que será apresentada na Festa de Encerramento, inspirada no livro Guilherme Augusto Araújo Fernandes, de Mem Fox.
Cada criança pôde experimentar os corpos de todos os personagem e opinar sobre a melhor forma de representá-los.
Lemos o livro juntos e experimentamos cenicamente o asilo onde vive Dona Antônia, uma das personagens.
Trabalhamos o improviso de situações corriqueiras naquele asilo, utilizando diferentes músicas para enriquecer a experiência.
Com luz cênica, mudamos o foco da cena várias vezes, para que todos pudessem olhar para o mesmo lugar.
Pensamos juntos no trabalho de investigação. O que é memória? Por que esquecemos de algumas experiências e guardamos outras? Quais objetos podem nos ajudar a resgatar vivências esquecidas?
Percebemos a importância do resgate da memória como parte do processo de desenvolvimento e conscientização de cada ser.
Chegou o tão esperado dia da Festa Pedagógica.
Animadas, as crianças preparam jogos que sistematizaram as pesquisas em torno do projeto das turmas: Os Segredos da Memória, o Corpo e a Máquina.
Foi um dia para festejar o que aprenderam, em um ambiente nutrido de investimento e estudo.
Os estudantes ficaram entusiasmados ao ver seus familiares conhecendo o resultado de tanto trabalho.
Na Reunião de Responsáveis das F2 tivemos a oportunidade de conversar sobre as características dos grupos, sobre as relações estabelecidas, sobre o trabalho pedagógico e as expectativas para o próximo ano letivo.
Durante o encontro lançamos um desafio para as famílias. Inspiradas pelo jogo A Fábrica de Histórias, as crianças criaram inícios de histórias irreverentes e inesperadas.
Coube aos adultos dar continuidade a essas histórias, desenvolvendo o enredo e criando um final.
O resultado não poderia ter sido mais divertido.
Compartilhar as histórias em sala de aula proporcionou momentos de muita euforia e gargalhada.
As F2 estão nos preparativos para o mercadinho, e as F1 vão entrar na brincadeira como clientes.
Ideias borbulham: qual será o nome do nosso mercado? O que precisamos fazer?
Organizar um mercadinho exige muito trabalho. Separar as embalagens por seções; pesquisar preços; etiquetar produtos; pensar em promoções; fazer um folheto de ofertas bem bonito.
Além do aprendizado sobre o sistema monetário, a atividade envolve a Matemática no arredondamento de preços e no cálculo de troco; a observação e análise das embalagens, relacionando-as aos sólidos geométricos; a apreciação estética na criação da propaganda; a criatividade na escolha do nome.
Vale ainda o olhar sobre o que consumimos em nossas casas, que é apurado quando atentamos para os lugares de origem dos produtos, a composição, os ingredientes, as receitas que podem ser preparadas com eles…
Nos ensaios para a Festa de Encerramento, temos reunido as turmas de Segundo Ano para cantar e tocar o Rock da Memória.
As crianças já aprenderem suas partes individuais do arranjo e estão mais seguras para tocar em grupo, sem se perder e sem deixar de perceber o arranjo como um todo.
Costumamos assistir, nas Tribos, a alguns episódios de Minha Escola do Outro Lado do Mundo, do canal Futura.
A série apresenta escolas de diferentes partes do mundo com práticas e realidades muito distintas.
Nossa expectativa, por meio dessa “viagem”, é que as crianças ampliem sua concepção de escola ao identificar semelhanças e diferenças em relação à nossa.
Inspirada pela série, a F2TB quis fazer um episódio sobre a Sá Pereira.
Buscando responder às perguntas que surgiram nas últimas pesquisas, as F2 descobriram que pixel, ou elemento da imagem, são pequenos quadrados sem uma medida definida, baseados nas três cores primárias, e que juntos formam a imagem digital.
Para ampliar essa descoberta, as crianças foram apresentadas a um recurso muito utilizado na matemática: a malha quadriculada.
Identificaram o padrão geométrico, relacionaram a altura e a largura do papel com a tela digital, usaram régua para medir as laterais e calcularam quantos quadrados de 2x2cm caberiam em uma folha de 20x28cm.
Depois de toda essa matemática, compuseram lindas colagens usando papéis coloridos cortados em quadradinhos, considerando a linearidade entre a malha quadriculada e os recortes.
Envolvidas com a colagem, as crianças se inspiraram em alguns jogos digitais, nos quais cenários e personagens são pixelados.
A prática interdisciplinar, além de revelar pontos comuns entre diferentes áreas do conhecimento, favorece a contextualização da experiência escolar nas vivências do cotidiano.
Enfim chegou o Dia da Cantina, e as F2 puderam, mais uma vez, entrar em contato com nosso sistema monetário.
Com a quantia estipulada em mãos, as crianças precisaram consultar a tabela de preços, verificar o que era possível comprar dentro do orçamento, realizar somas e conferir o troco.
Trabalharam individual e coletivamente. Foram lanchar nas mesinhas do pátio e adoraram a novidade.
Em sala, registraram no Caderno de Matemática o que compraram, quanto gastaram, se houve troco, de quanto, e o que acharam da experiência.
Foi muito interessante vivenciar a matemática em contextos sociais reais.
Com a proximidade dos jogos da Copa, trouxemos em nossas aulas o tão esperado futebol, porém com abordagem diferente.
Realizamos um divertido e disputado torneio de totó e, após finalizá-lo, tivemos a oportunidade de experimentar o jogo na nossa quadra.
Observar a mesa de totó, transpor para a quadra as posições dos bonecos jogadores, refletir sobre os movimentos realizados por eles e quais movimentos poderiam realizar nesta nova proposta, além de buscar fazer o gol, foram alguns dos desafios da atividade.
Recebemos a visita do fotógrafo Guilherme Gonçalves, tio do Tomás (F2TB), que veio construir com as F2 a pinhole, máquina fotográfica analógica artesanal.
Surpresas ao saber que tirariam fotos de verdade, as crianças queriam partir para a ação.
Orientadas por Guilherme, elas se entusiasmaram com o passo a passo para transformar em câmera uma caixa de fósforos.
Marcaram os cortes das caixinhas, pintaram, colocaram o alumínio, o papel cartão, ajudaram a vedar para garantir que não entraria luz e, quando finalmente viram o filme sendo bobinado manualmente para dentro da câmera escura, compreenderam o funcionamento da máquina.
Tiveram oportunidade de conhecer também outra câmera artesanal, feita de madeira, e que registra as imagens em pequenos pedaços de papel fotográfico.
Finalizaram a atividade tão especial fotografando.
As F2 convidaram as F1 a participar da brincadeira do mercadinho.
Com empenho e planejamento, fizeram pesquisas e compararam preços; arrecadaram embalagens; classificaram e arredondaram valores para facilitar o troco. Produziram os folhetos de propaganda.
As crianças da F1 foram às compras levando dinheirinho de brinquedo e sacolinhas.
Tinham que estar atentas aos preços dos produtos, à quantia de que dispunham e ao troco recebido. Um aprendizado e tanto!
Esse contato com nosso sistema monetário tem rendido conversas e atividades instigantes.
Depois de ver tantas comidas e receitas incríveis, convidamos os alunos para uma aula especial de culinária.
Antes de saber o que iríamos preparar, trouxemos a receita, mostrando apenas os ingredientes e os utensílios, para que os alunos deduzissem do que se tratava.
Is it something for lunch or dinner?
Maybe breakfast or snack?
Como muitos adivinharam, a receita era de banana pancakes with honey.
Trouxemos uma música do cantor havaiano Jack Johnson cujo título é justamente esse.
Ouvimos algumas vezes e tentamos encontrar palavras-chave. Depois as crianças ouviram novamente, preenchendo as lacunas da letra.
No dia de preparar as tais panquecas, muita diversão. Todos ajudaram e se deliciaram.
Para finalizar o projeto escolhido pelas F2, Os Segredos da Memória: o Olho e a Máquina, visitamos o caderno de Projeto das turmas.
Memória, imagem e fotografia caminharam juntas nessa trajetória, e as crianças puderam relembrar as descobertas e os aprendizados que fizeram coletivamente.
Analisar todo o trabalho feito até aqui despertou muita curiosidade.
“O que vamos pesquisar no ano que vem?”
E assim, cheias de (re)descobertas e possibilidades, as F2 encerraram um ciclo e aguardam o próximo com alegria.