O Grupo

F2TB

Os alunos que já se conheciam deram boas-vindas aos que chegavam. Com alegria, recebemos João, Caio, Stella, Nina Morena, Emília, Luísa e Antonio. 

 Curiosa e falante, a turma chegou ao segundo ano cheia de novidades e perguntas.

“Vamos ter aula de Teatro?” 

 “Para que servem estes livros?” 

“O que é esta imagem da agenda?” 

“O que é Tribo?” 

“Vamos estudar tecnologia?”

Durante as atividades de sensibilização para o tema do Projeto Institucional, o grupo se mostrou engajado e compartilhou, nas rodas de conversa, o que já sabia sobre tecnologia.  

A imagem, a fotografia e a forma como guardamos nossas memórias foram escolhidas como temas de pesquisa. Entre investigações e descobertas, os laços afetivos se estreitaram, dando à turma um perfil engajado e colaborativo.  

Estar de volta ao chão da escola trouxe as naturais confusões, gargalhadas e novos desafios. Se inicialmente estava “difícil conviver no coletivo”, como a turma  afirmava no início do ano, hoje é delicioso estar no coletivo da F2TB. E muitas conquistas estão por vir. 

Convidamos as famílias a acompanhar a retrospectiva do trabalho desenvolvido ao longo do semestre. 

Caça ao Tesouro

F2

O ano letivo das F2 começou cheio de energia boa e novas amizades. Para animar a semana e (re)conhecer os espaços da escola, fizemos uma caça ao tesouro um tanto diferente: no lugar das pistas comuns, apareceram pela escola QR codes!
Mas antes de sair em busca desses códigos, surgiram algumas perguntas: o que é um QR code? Para o que serve? Todos eles são iguais? Muitos já estavam familiarizados com a ferramenta e disseram: “Isso tem no cardápio de restaurante!”, “Também usamos para comprar coisas!”, “Eu já vi isso aqui na escola!”.
Em meio a muitas conversas, as crianças perceberam que cada QR code tem um desenho único, o que permitiu diferentes surpresas – áudio, ilustração, foto e até vídeo conduziram as crianças por diversos lugares da escola. A cada pista reuníamos uma peça de quebra-cabeça. Assim chegamos ao último desafio!
Quebra-cabeça montado, mistério desvendado: a imagem era correspondente à capa da nossa agenda.
Foi com essa e muitas outras brincadeiras que as turmas estreitaram os vínculos e exploraram os espaços da escola.

O que É Tecnologia?

F2 a F5

Nas aulas de Dança de F2 a F5, espalhamos diferentes objetos pelo auditório: caneta, papel, ventilador, cadeira, celular, sapato, casaco etc. Pedimos aos alunos que caminhassem entre esses objetos, atentos a forma, peso, textura e movimento que eles tinham. Seriam todos objetos tecnológicos?
“Esses óculos não são tecnologia! Não têm pilha nem bateria!”
“E esse aqui nem pensar é tecnologia, não tem fio nenhum!”
“O casaco não é tecnologia porque não carrega.”
Com a ajuda do vídeo What is Technology? começamos a discussão sobre o conceito de tecnologia que seguirá acontecendo nas aulas de Projeto.
Para encerrar, representamos e criamos movimentos para cada um dos objetos que estavam espalhados pela sala.
E você? Consegue representar um ring light ou uma caixinha de som com o seu corpo?

Jogos e Brincadeiras

F1 e F2

As F1 e as F2 iniciaram as aulas de Educação Física conhecendo os novos amigos e explorando a quadra.
Em roda, conversamos sobre as regras existentes e as atividades planejadas para aquele espaço.
As que já trouxemos têm a cooperação como elemento importante; instigamos as crianças a buscar formas de transpor obstáculos que venham a surgir.

Que Nome Você Daria?

F2

Após a observação da obra Antropofagia Musical, cuja reprodução ilustra a capa da agenda, aproveitamos para apreciar outras obras de Denilson Baniwa.
As F2 puderam conhecer um pouco mais do trabalho dele e um pedacinho da sua história, e aceitaram um desafio: que nomes dariam para aquelas obras?
Com olhares atentos, puderam exercitar a criatividade e registraram, pela escrita, os nomes escolhidos.

É Tecnologia?

F2

Depois das atividades de sensibilização, as F2 levantaram muitas hipóteses sobre o que é e para que serve a tecnologia.
Percebemos que, para as crianças, o tema estava sempre ligado ao que é digital e moderno, ao que precisa de eletricidade, aos fios e metais, ao que possui tela.
Para aprofundar a reflexão, sugerimos que elas apreciassem diversas imagens e em seguida escolhessem um critério para separá-las em grupos.
“E agora? O que o fogo tem a ver com a tecnologia?”
“Ele não pode ser tecnologia, porque sempre existiu na natureza.”
“As máquinas fotográficas ficam todas no mesmo grupo com os telefones, porque todas têm luz, como a lâmpada.”
“O que é de madeira não pode ser tecnológico!”
“As coisas antigas não tinham chip de memória!”
Depois de muita conversa e reflexão, as turmas criaram as seguintes categorias: objetos que guardam memória e os que não guardam; tecnologia antiga e nova; objetos que têm tela e que não têm.
Assim, perguntas importantes foram aparecendo: o que é digital? E manual? O que é analógico? O que é memória?

Boas-vindas e Timbre de Robô

F2

Começamos o ano matando as saudades, com muitas brincadeiras musicais e cantoria.
Depois das boas-vindas, fomos nos aproximando do tema tecnologia, buscando refletir sobre onde encontramos tecnologia na sala de Música e nos instrumentos musicais.
Assistimos ao vídeo da canção Robô, do grupo Pé de Sonho. Depois de aprender a cantá-la, inspirados no material de que são feitos os robôs, exploramos os instrumentos com timbres metálicos (metalofones, agogôs, pratos, ganzás, guizos…)
Nas próximas aulas faremos a prática de conjunto com esses instrumentos, criando um arranjo para aquela canção.

Começando o Ano com as F2

F2

As aulas de Teatro são novidade para estas turmas. Demos as boas-vindas e nos conhecemos.
Foi importante saber se os estudantes gostam de teatro, se têm o hábito de assistir a peças, quais delas guardam na memória.
Apreciamos a peça Por Quê?, de Diana Herzog.
As turmas assistiram a duas cenas em sala de aula. Uma de sombras e outra com o efeito visual de voo da bailarina.
Os alunos ficaram eufóricos quando a luz do auditório se apagou. A sensação de estar no teatro ou no cinema dá sempre um frio na barriga. Aprender a ser plateia, fazer silêncio e se concentrar são aspectos importantes das aulas de Teatro.
Com o teatro de sombras, começamos a sensibilização do segundo ano.

Carnaval Tecnológico

F1 a F5

Continuando a sensibilização para o tema do Projeto Institucional e entrando no clima de carnaval, as turmas de Fundamental I conheceram trabalhos de escolas de samba que usaram efeitos tecnológicos para incrementar seus desfiles.
Tapetes voadores, tecidos de led, drones e muito mais deram vida aos enredos e encantaram a plateia.
As crianças amaram assistir e, claro, quiseram brincar também. Usando uma bola com efeitos luminosos e um tecido redondo, elas exploraram possibilidades dos materiais e criaram sequências de movimentos ao som de sambas-enredo antigos da Sá Pereira.
Foi uma grande festa!

Caixa Misteriosa

F2

A chegada de uma caixa misteriosa deixou as crianças intrigadas: o que haveria lá dentro?
Objetos de diferentes tipos foram aparecendo: espelho, capa vermelha, relógio, tesoura, torre, maçã, feijões…
Mas o que teriam eles em comum?
Não demorou muito para as crianças perceberem que o conteúdo da caixa remetia a histórias já conhecidas: os contos de fadas.
Conversamos um pouco sobre as razões pelas quais essas histórias são tão familiares e listamos nossos contos favoritos.
Os próximos encontros na biblioteca prometem uma viagem em boa companhia!

Engenhoca Musical

F1, F2 e F3

As crianças de F1, F2 e F3 ficaram maravilhadas ao ver e ouvir o som que saiu de uma engenhoca movida a manivela.
A Marble Machine, desenvolvida pelo músico sueco Martin Molin, utiliza o sistema de engrenagens cuidadosamente sincronizadas para movimentar bolinhas que fazem a música acontecer.
A apreciação do vídeo nos inspirou a explorar pequenas células musicais que se complementam como em uma engrenagem, gerando assim uma máquina musical.
Wintergatan – Marble Machine (link)

Mural Guardador de Memórias

F2

Inspiradas na obra Curumim, o Guardador de Memórias, de Denilson Baniwa, as F2 começaram a produzir seu mural guardador de memórias.
As crianças trouxeram fotografias de momentos em que se sentiram felizes durante o recesso de carnaval, e contaram onde estavam, quem fotografou e qual recurso foi utilizado para fazer a fotografia.
Imagens obtidas em visitas a exposições, banhos de piscina, cachoeira, praia e muitos momentos em família agora colorem nosso corredor.
E o que é memória? Como podemos guardar nossas lembranças?
Parece que começa a surgir um caminho de pesquisa para nós.
Fiquem atentos!
As crianças que ainda não trouxeram suas fotografias podem trazê-las impressas, pela agenda.

Hello, How Are You?

F1 e F2

Em início de ano, nada melhor do que nos apresentarmos.
Com o intuito de trazer para as F1 e F2 o vocabulário de greetings da língua inglesa, ouvimos Hello, How Are You?, apresentando a estrutura das frases interrogativas, para saber como alguém está e responder de forma correta.
A música apresenta alguns sentimentos: Im’ great, I’m wonderful, I’m tired.
Assim, os alunos puderam se expressar de acordo com o que estavam sentindo ao ouvir a pergunta.
Para fixar o vocabulário, eles conheceram obras da artista Linda Friedman. Apreciamos as imagens, compartilhando oralmente os sentimentos representados. E com elas fizemos um jogo da memória, em grupos, e uma colagem no caderno, seguindo a sequência pedida.
As turmas se divertiram ao cantar, compartilhar e perguntar aos colegas sobre os feelings.

Clone Dance

F1 a F4

Nas aulas de Dança de F1 a F4, conversamos sobre a diferença entre manual e digital.
Trouxemos exemplos de invenções manuais que anos depois tiveram sua versão digital.
Ouvir as crianças estabelecendo relações e refletindo sobre essas diferenças foi um bom início para nossa atividade corporal.
Conversamos também sobre o espelho: sua função, se ele é manual ou digital, o que reflete, como reflete, e brincamos de ser o espelho de um amigo, imitando seus movimentos, atentos à forma, ao peso, à velocidade…
Ao final, a conclusão foi unânime: a brincadeira de espelho é manual.
Sem revelar que estávamos utilizando o filtro Clone Dance, filmamos os alunos criando movimentos.
Quando eles viram os vídeos no telão, surgiram exclamações e palmas.
“Um espelho digital!”
“Um amigo imaginário!”
“Que maneiro!”
“Qual o nome desse efeito?”

Convidamos vocês a dançar com seus filhos usando o filtro Clone Dance, do Instagram, e marcar nossa escola. Vamos adorar ver essa brincadeira se espalhado por aí.
Clone Dance (link)

Contando Tampinhas

F2

As F2 receberam um desafio matemático: em pequenos grupos, decidir qual a melhor estratégia para contar uma quantidade grande de tampinhas.
Separar por cores? Contar de uma em uma? Separar em montinhos, um para cada grupo? Como somar tudo depois?
Após fazerem algumas tentativas se perderem na contagem, os grupos tiveram conversas que os ajudaram a organizar as ideias e a pensar nas estratégias.
“Contar de uma em uma demora muito”; “contar por cores não é bom, porque tem mais tampinhas vermelhas”; “e se contarmos de dez em dez?”
As crianças concluíram o desafio com sucesso e ainda experimentaram a contagem em grupos de 10 tampinhas, conhecendo assim a principal característica do sistema de numeração decimal.

Caminhos do Projeto

F2

As conversas sobre o projeto estão a todo vapor. Qual será o nosso tema de pesquisa?
Revisitando os registros feitos durante as semanas de sensibilização, vimos que muitos eram sobre fotografias, memórias e telas.
Retomamos a conversa: o que já sabemos? O que queremos saber? Algumas dúvidas surgiram, e muitas hipóteses também.
“Tem tinta dentro da câmera?”
“Tem foto que precisa de pouca luz!”
“Quem inventou as câmeras?”
“Como a foto aparece na tela e no papel?”
Parece que o caminho de pesquisa está começando a ser definido.
Materiais e visitas sobre o tema serão bem-vindos!

Sentidos, Imagem e Memória

F2

As F2 participaram de um circuito com os olhos vendados.
Usando o tato, a audição, o olfato e o paladar, os alunos puderam refletir e entrar em contato com suas memórias.
Que lembranças essa experiência trouxe? Que imagens vieram à cabeça? Em que parte do corpo estavam guardadas?
O cérebro foi citado como responsável por armazenar nossas memórias, nossas lembranças e as imagens das experiências que vivemos.
Como ele faz isso, e como guarda tanta coisa? Como as imagens se formam dentro da nossa cabeça? Se nosso cérebro é capaz de guardar informações e memórias, como a tecnologia pode nos ajudar nessa tarefa?
Assim, as câmeras e a fotografia vêm entrando em nosso caminho de pesquisa, como formas de nos ajudar a guardar imagens e lembranças.
Foi dada a largada para a nossa pesquisa!

My Invention

F2

Como sensibilização para o Projeto Institucional, as F2 exploraram invenções nada convencionais.
Observaram imagens de weird inventions. E estiveram atentas, também, aos nomes, em inglês, dos objetos na sala de aula.
Alguns nomes já eram conhecidos; outros chegaram como novidades.
Os estudantes registraram as palavras nos cadernos, o que os ajudou reconhecer grafia e pronúncia. Brincadeiras e jogos, como adivinhação e memória, e também músicas contribuíram para a memorização do novo vocabulário.
Como produção final do projeto My Invention, propusemos aos alunos que pensassem na invenção de um material escolar capaz de facilitar a vida deles.
Vieram ideias incríveis! Mochila que se transforma em guarda-chuva ou máquina de teletransporte; estojo que faz delivery de comida; tênis com foguete; apontador que transforma o lápis na cor desejada…
As crianças desenharam suas criações, compartilharam e explicaram suas funcionalidades.
As aulas foram divertidas. Os estudantes puderam abusar da criatividade e trocar ideias que poderiam, mesmo, facilitar nossas vidas.

O Abre-alas da Tribo

F2, F3 e F4

Tivemos, com as turmas de F2 a F4, muitas conversas sobre o que é e para que serve a Tribo.
Não demorou muito para a palavra convivência aparecer nesses encontros.
Perguntamos aos estudantes quais acordos precisam ser feitos para garantir a boa convivência no ambiente escolar.
Algumas regras da escola apareceram na ponta da língua e foram anotadas no quadro.
O que são regras e para que servem? O que significa convivência ou, simplesmente, conviver? Compreender as regras, ao invés de somente acatá-las, é essencial. Pensar, analisar e escutar o ponto de vista do outro sobre uma situação de conflito é o que dá sentido às regras.
Com jogos e brincadeiras, as turmas refletiram sobre a importância de respeitar regras para alcançar objetivos comuns.

Os Segredos do Quadro Numérico

F2

O quadro numérico chegou às turmas, recheado de mistérios que aos poucos estão sendo desvendados.
“Olha! Aqui sempre termina com o algarismo 0!”
“E aqui sempre termina com o algarismo 9.”
“É porque dá pra contar de 10 em 10.”
Essas e muitas outras discussões foram revelando alguns dos tantos segredos do nosso sistema de numeração decimal.
Para adentrar as brincadeiras, as crianças foram desafiadas a encontrar o lugar correto de determinados números em um quadro inicialmente vazio.
Conversaram sobre as possibilidades, levantaram suas hipóteses, perceberam algumas regularidades e discutiram a utilidade do quadro numérico nas caminhadas matemáticas.

Teatro de Fantoche

F2

Nas aulas de Teatro das F2 estamos planejando representar bonecos com a mão, com os dedos, com papel, com pregador de roupas e com meia.
Para começar, os alunos experimentaram manipular um fantoche feito de meia, levando em consideração as características de um personagem já construído: Joaquina, uma menina muito sensível, preguiçosa, de voz fina, que gosta de dormir bastante e se irrita com facilidade.
O manipulador se relaciona também com a plateia.
As crianças tiveram o desafio de fazer ambos, a Joaquina de voz fina e o manipulador com a voz dele.
Os olhares, tanto do boneco quanto do manipulador, são importantes para que a plateia entre no jogo cênico e acredite no fantoche.
As crianças se divertiram muito! A plateia era ativa e fazia muitas perguntas para a Joaquina.
Na próxima etapa faremos fantoches de papel.
Compartilhamos aqui um trechinho da aula.
Fantoche de Meia (link)

Memórias Corporais

F2

Nas aulas de Dança das F2, conversamos sobre memórias gravadas em nossos corpos.
Cicatrizes, histórias, sinais de família.
Com fotos trazidas pelos alunos, para compartilhar os movimentos que essas lembranças nos trazem, experimentamos as sensações que nossos amigos viveram em cada um daqueles momentos ali registrados.

Como os Olhos Veem?

F2

Após passar por um circuito sensorial e reviver algumas lembranças, as F2 conversaram sobre nossos cinco sentidos.
Surgiu, então, uma dúvida: se estávamos de olhos vendados, como a imagem apareceu na nossa cabeça?
Muitos estudantes disseram que o cérebro já tinha guardado coisas que vimos. Mas como nossa visão está ligada ao cérebro?
Para compreender melhor todo esse mecanismo, as turmas assistiram a um episódio da série Pergunte aos Storybots, cuja pergunta principal era “como os olhos veem?”.
Fizeram suas anotações, e depois de muitas conversas elaboraram um desenho esquemático exemplificando o que descobriram com a série animada.

O Espelho Falso

F2

Ainda pesquisando a relação entre visão, formação da imagem e cérebro, as F2 conheceram a obra surrealista O Espelho Falso, de René Magritte, e também um pouco da vida do artista.
E compartilharam suas reflexões:
“Ela tem esse nome porque nosso olho é um espelho também.”
“Quando eu olho no olho de outro pessoa eu me vejo nele.”
“Se tem nuvens na íris com certeza esse olho estava vendo céu.”
Após conversar sobre as observações, as crianças passaram a desenhar o que viam.
O que os falsos espelhos poderiam refletir?

Rock’n’roll!

F2

As F2 estão pesquisando o rock‘n’roll nas aulas de Música. Após assistirem a vídeos sobre a história do rock e conhecer roqueiros como Rosetta Tharpe, Chuck Berry, Elvis Presley, The Beatles, Rolling Stones e Jimi Hendrix, entre outros, estudamos a importância da tecnologia para o desenvolvimento da guitarra elétrica.
Após essa introdução, iniciamos uma composição musical coletiva abordando os conteúdos estudados nas aulas de Projeto.

Queimado

F2

As F2 ampliaram suas experiências com o jogo queimado.
Experimentamos diferentes formas de jogar: tradicional, com coringa, com o pé…
E criamos outras possibilidades de jogo, transformando as regras.
Partiremos para a exploração do pique-bandeira.
Aguardem notícias.

Carimbos

F2 a F5

Para estimular a construção da postura de estudante responsável e favorecer a autonomia, resgataremos nossa antiga prática de usar carimbos na agenda, sinalizando esquecimento do dever de casa; de materiais e do atraso à aula.
Esse procedimento foi interrompido nos anos de 2020 e 2021, com as aulas remotas e híbridas.
Sentimos ser necessário retomar o hábito.
Convidamos as F5 a criar novos desenhos, que foram submetidos a votação nas Tribos de F2 a F4.
Nesses encontros, além de os estudantes votarem no desenho que lhes parecesse mais adequado ao objetivo do carimbo, discutimos o significado e a importância desse registro.
Envolver as crianças com a participação no processo é fundamental.
Em breve, os desenhos escolhidos serão transformados em carimbos e começarão a aparecer nas agendas, quando necessário.

Máquina Fotográfica

F2

Nas aulas de Dança das F2, começamos a pesquisar a câmera fotográfica.
O que é o obturador? Como a fotografia fica registrada?
Para responder a essas e outras perguntas, apreciamos um vídeo sobre o funcionamento da máquina digital e manipulamos uma câmera analógica, na qual pudemos explorar os movimentos existentes ao utilizá-la, e observar como eles mudam ao modificarmos a configuração.
Em seguida trouxemos esses movimentos para o corpo, criando uma pequena sequência coreográfica.

Jogos e Conceitos Matemáticos

F2

Nas F2, os jogos matemáticos são um sucesso!
Para compreender os conceitos da decomposição em dezenas e unidades, as crianças brincaram de Nunca 10.
A regra é simples: a cada rodada, cada participante joga os dados e soma a pontuação. Quando a soma de palitos chega a 10, é necessário fazer com eles um “amarradinho” de elástico.
Para saber quantos pontos cada criança obteve, foi usada a contagens de 10 em 10.
Jogo concluído, é a hora de contar os grupos de 10 de cada pontuação.
Assim a meninada constrói conceitos matemáticos de forma lúdica e divertida!

O que É a Luz?

F2

Para refletir sobre os caminhos do Projeto e direcionar os próximos passos, as F2 revistaram seus cadernos e construíram uma linha do tempo com as etapas registradas até aqui.
Já sabem que a imagem, para ser percebida pelo cérebro humano, depende da incidência de luz.
Questionada sobre o que sabe sobre a luz, a meninada revelou conhecimentos prévios e levantou hipóteses.
“Luz são partículas chamadas de fotons.”
“Tem a luz articulação, a elétrica, a natural e a manual, das velas.”
“A luz natural dos raios pode gerar luz artificial e elétrica.”
“A luz do Sol é emitida por uma bomba de fusão nuclear.”
“A luz são raios ultravioletas e ultravermelhos.”
“A luz são raios claros emitidos por eletricidade ou pelo Sol.”
Eureca! Temos um caminho iluminado de pesquisa e experimentos pela frente!

Os Problemas da Família Gorgonzola

F2

As crianças conheceram Os Problemas da Família Gorgonzola, de Eva Furnari.

O livro conta histórias de uma família pra lá de diferente e problemática, e agora as crianças têm um desafio: ajudá-la a resolver situações que envolvem muita Matemática.

Habilidades como leitura, seleção dos dados dos problemas e registro das estratégias também estão em jogo.

Antes de começar a desbravar caminhos para solucionar os problemas dos Gorgonzola, os alunos experimentaram o queijo que tem esse nome.

Alguns fizeram caretas e outros nem quiseram provar. Mas houve também os que não queriam parar de comer!

Light Painting

F2

Nas aulas de Dança, perguntamos às F2: como fotografar o movimento?

Depois de algumas hipóteses e de uma boa conversa, trouxemos o grupo Pika Pika, que desenvolve um trabalho de Light Painting, no qual os rastros de luz são captados enquanto os integrantes dançam.

De lanternas em punho, os alunos foram convidados a dançar e a desenhar no espaço, e fotografamos seus passos.

Quando mostramos o resultado, todos ficaram entusiasmados.

Daqui para a frente vamos seguir nesse caminho, construindo nosso trabalho de Light Painting, que será apresentado na Mostra de Artes.

Mostra de Artes

Fundamental I e II

Nossa Mostra de Artes nasceu no início dos anos 2000, com o objetivo de dar visibilidade ao trabalho de arte educação, que é um dos destaques da nossa proposta pedagógica.
Queríamos mostrar como as atividades artísticas dialogavam com o Projeto Institucional, com os estudos e pesquisas das diferentes disciplinas, ampliando a leitura de mundo e o sentido do conhecimento que se produz na escola; como nossas crianças e adolescentes desenvolviam seu potencial criativo, sua sensibilidade e sua capacidade de conectar e relacionar diferentes saberes.
O antigo evento, agora, depois do intervalo forçado pela pandemia, é novidade para muitos de nossos alunos.
Apresentar o processo vivido e as produções para a comunidade escolar e para as famílias é uma forma de exercitar inúmeras habilidades, mas também de perceber a importância de se compartilhar as conquistas individuais e coletivas.
O respeito aos limites e a valorização do resultado apresentado por cada aluno, por cada grupo, são ingredientes importantes para que os estudantes desenvolvam a autoestima, a segurança e a confiança para se expressarem com liberdade.
Esperamos por você para curtirmos juntos essa Mostra que foi construída com a energia e a dedicação coletiva de alunos e professores.

Cruzadinha

F2

O livro Cruzadinhas está fazendo sucesso nas F2.

Esse recurso nos faz refletir sobre questões ortográficas da nossa língua, de forma lúdica e descontraída. Possibilita também diversos desdobramentos e questionamentos sobre a escrita convencional.

Com a vantagem de promover a interação entre as crianças, durante a tentativa de desvendar os verbetes.

A cruzadinha é diversão garantida!

 

Mergulho nas Emoções e Sentimentos

F2 a F4

 

Nas últimas semanas, as turmas de F2 a F4 realizaram nas Tribos exercícios de reflexão sobre as emoções e sobre os sentimentos com os quais se relacionam.

Qual a diferença entre ciúme e inveja? O que significa arrependimento? Cuidado tem mais a ver com medo ou com amor?

Essas perguntas foram surgindo e ajudaram no processo  de autoconhecimento.

 

Passeio ao Jardim Botânico

F2

Em busca de luz e sombra, as F2 fizeram o primeiro passeio do ano.

O Jardim Botânico foi o cenário escolhido para as turmas vivenciarem sua aula de campo.

Logo na entrada do parque, as crianças conheceram o relógio solar e adoraram entender como o movimento da Terra e a posição correta do relógio registram a hora do dia com precisão.

Conheceram também um painel solar e tiraram suas dúvidas sobre como a placa capta a luz do Sol e gera energia.

Para dar continuidade às pesquisas, fizeram registros fotográficos contemplando a presença da luz e da sombra. E brincaram com a luz usando duas formas geométricas  para fazer sombras iguais. Um desafio e tanto!

Pique-bandeira

F2

Iniciamos nossa pesquisa buscando compreender o espaço e as funções de defesa e ataque do pique-bandeira.

Formando equipes, o grupo experimentou cada uma dessas funções separadamente.

Fomos introduzindo as regras e elementos – bandeiras de diferentes tipos – para que o jogo acontecesse.

A bola tem sido nossa bandeira, e passá-la trocando passes e quicando tem sido nosso desafio.

Os Olhos São a Câmera do Corpo

F2

A Mostra de Artes coroou o processo de pesquisa das F2 que, curiosas a respeito das memórias digitais, iniciaram o ano revisitando o arquivo de memórias guardado no nosso corpo através das experiências sensoriais.

Entre neurônios, cérebros, olhos, imagens, luzes e sombras, trouxeram para a Mostra de Artes referências em obras de René Magritte, Pawel Kuckynski, Gabriella Crisso, Claude Monet, Rashad Alakbarov, Giorgio de Chirico e do grupo japonês Pika Pika.

Foi muito emocionante reabrir as portas da escola para esse evento recheado de amor. As famílias compartilharam suas observações e sentimentos:

“Estou orgulhosa e impressionada com a qualidade dos trabalhos. Foi lindo ver o envolvimento das crianças.”

“A mostra de artes foi simplesmente emocionante. Lágrimas e emoções vieram à tona e saímos de lá maravilhados.”

“Foi muito divertido participar da criação do vídeo com efeitos luminosos.”

Unanimidade entre os visitantes: “A oficina Pika Pika foi o ponto alto! Muito bacana criar esse vídeo junto com as crianças!”

Festa Junina

Ensino Fundamental

Estamos muito animados com o nosso Arraial Sá Pereira, que será no sábado, 9/7, no Instituto Isai, R. Ipiranga, 70 – Laranjeiras. Aqui queremos contar o que nos mobiliza para essa festa.

É uma das poucas festas do calendário oficial que comemoramos na Sá Pereira.

Nossa escolha é pautada na crença de que essa comemoração mantém vivas as tradições da cultura popular brasileira, na culinária, nas brincadeiras, na música, na dança, na dramaturgia… Tradição que faz parte da nossa história e que se reinventa ano a ano com o nosso Projeto Institucional.

Mas, claro, é momento de socializar, de brincar junto, de criar e de compartilhar. Por isso, nossa festa é colaborativa. Não é preciso pagar ingresso e nada é vendido ou comercializado.

Fazemos sempre uma mesa de lanche comunitária. Cada família leva um prato junino, um refrigerante de dois litros ou duas caixinhas de suco, mate, água de coco etc.

O mais importante é preparar seu traje típico, aproveitando o que tem em casa; pensar numa boa receita para compartilhar e vir com muita alegria para brincar.

Vocês receberão um comunicado detalhando horários, comes e bebes etc.

Once upon a Time

F2 – Inglês

Começamos, nas aulas de Inglês das F2, a estudar os contos de fadas.
Conversamos sobre as características importantes desse gênero, como a presença de fadas, bruxas, magia, encantamento…
Os alunos registraram nos cadernos essas palavras, em inglês, para servirem não apenas como material de consulta e apoio à memorização, mas também para auxiliar a segurança na oralidade.
Conversamos sobre “Era uma vez…”, forma tradicional de os contos de fada começarem. Como se diz isso em inglês? “Once upon a time…”
A primeira escolhida foi Little Red Riding Hood, a história da Chapeuzinho Vermelho.
Depois da leitura, os alunos criaram as próprias versões da história, fazendo uso de adjetivos  apresentados, mudando o final e até os papéis dos personagens.
Mas perceberam que, mesmo alterando os enredos, os personagens permaneciam.
“Será que todos poderiam ser da mesma família?”
Não! Afinal, um personagem era lobo!

Então conversamos sobre diferentes modelos de família. Para enriquecer a troca e trazer palavras novas ao vocabulário, fizemos a leitura compartilhada de The Family Book,  de Todd Parr, livro rico em ilustrações coloridas e palavras significativas. Refletindo, concluímos que há diferentes tipos de famílias, e em todas pode haver muito amor.

Pedimos que cada aluno desenhasse a família da Chapeuzinho Vermelho, apresentando os integrantes e sua função no enredo criado.
Para as apresentações, sentamos em roda, imaginando estar ao redor de uma fogueira, para ouvir histórias. Tivemos até sonoplastia: o crepitar do fogo!

E as histórias começavam sempre com “Once upon a time…”

Assim Eu Vejo

F2 – Projeto

As F2 iniciaram suas aventuras pelo livro adotado Assim Eu Vejo.

Com muitas informações científicas e curiosidades um tanto poéticas, a leitura tem sido bem divertida, e continuará no próximo semestre.

As crianças estão descobrindo, aos poucos, as tantas possibilidades da visão.

Até aqui, a luz, as cores e as ilusões de óptica foram disparadoras de muitas perguntas.

Na biblioteca ou em sala, o livro tem sido um importante aliado em nossas pesquisas.

Magia e Tecnologia

F2 – teatro

As F2 estão na etapa final da minipeça Um Bruxo É Mais que um Bruxo. Magia É Mais que Tecnologia.
A produção é resultado da criação coletiva das três turmas.
As crianças não precisarão decorar suas falas de forma tradicional.
O importante é compreender o enredo e o que acontece em cada cena.
Os alunos ficarão livres em cena para falar ao seu modo, com as suas palavras.
A ordem das cenas e o que acontece de mais importante em cada uma, isso sim tem que ser memorizado.
O trabalho é conduzido pelas músicas. A trilha sonora explora climas e atmosferas.

Eleição do Nome do Projeto

F2 – Projeto

Experimentando o processo democrático de uma eleição, as F2 finalmente escolheram o nome do Projeto das turmas.
Cada turma pensou em uma sugestão de nome, e os alunos escolheram individualmente o de sua preferência. Por meio de voto secreto, depositaram suas escolhas em uma urna na sala ao lado.
Depois de muita expectativa pela contagem dos votos, o nome vencedor foi Segredos da Memória: o Corpo e a Máquina.

Brincadeiras Juninas

F1 e F2 – Educação Física

As turmas de F1M, F2M, F1TB, F2TA e F2TB realizaram uma aula diferente.

Desafiando o equilíbrio e a pontaria, brincaram de bolinha na colher e bola na lata em forma de estafeta.

Viva São João I!

F1 e F2 – música

Estamos explorando o universo de ritmos e histórias das festas juninas.
Com o xote Respeita Januário, de Luiz Gonzaga, falamos sobre a sanfona e sobre a história de Luiz Gonzaga e seu pai, Januário.
Os alunos ouviram o som da sanfona da escola, conheceram seu mecanismo e ouviram Asa Branca.
Em um vídeo, apreciaram a arte de Luiz Gonzaga e Dominguinhos tocando juntos.
Depois foi a vez da ciranda. Conhecemos a experiência rítmica de acentuar o tempo um, dos quatro tempos do compasso, de forma gradativa, até conseguirmos fazer isso em roda.
Conhecemos a história da cirandeira Lia de Itamaracá e os instrumentos que acompanham esse ritmo.
Inspiradas por Preta Cirandeira, de Nery e Saúde, ainda na cadência da ciranda, as crianças aprenderam a música Ciranda das Mãos, de Manoela Marinho, e acompanharam com palmas.
E viva São João!

Festa Junina

F1, F2, F3, F4 e F5 – Dança

Para encerrar o semestre, nas aulas de Dança do Fundamental I, nos dedicamos a conhecer nosso repertório junino, entendendo a origem dessa festa tão importante na nossa cultura. Ao som de diferentes ritmos, coco, baião, xote, jongo, quadrilha etc, cada turma experimentou e soube um pouquinho sobre esses ritmos. O resultado desse trabalho pôde ser visto no nosso Arraiá, onde nossos alunos dançaram com muita alegria! Desejamos a todos boas férias e já estamos ansiosos para o que vamos dançar no próximo semestre! Avancê!

Aula de Guitarra

F2 – Música

Depois de conhecer um pouco da história do rock e ouvir roqueiros famosos, chegou o momento de ver e ouvir uma guitarra elétrica mais de perto.
Para matar a curiosidade da criançada, o professor Vítor veio mostrar às F2 sua guitarra e vários pedais de efeito.
Além de tocar e exemplificar o uso de cada pedal, Vítor preparou uma apresentação e mostrou vários modelos de guitarra e um pouco da história desse instrumento. Uau!

Nesse estudo do rock’n’roll e da tecnologia da guitarra elétrica, as turmas fizeram uma composição coletiva. A canção conta um pouco do que os alunos estudaram nas aulas de Projeto e de Música:

Tenho medo de me queimar com seus olhos de fogo
Minha pupila diminui com tanta luz
Rock and roll é minha sina
Grave na sua retina
Eu vou pegar minha guitarra e sair por aí
Em cada canto que passo vivo uma história
E depois que eu vou embora fica na memória
Eu filmo, eu fotografo eu guardo na cachola
E depois eu faço o rock com a minha viola
A guitarra evoluiu com tecnologia
Ligo no amplificador e canto a poesia
Junto cérebro e coração
Pra fazer essa linda canção
E a criatividade surge como uma explosão