Desafio brincante para F2

F2 – Projeto

A apreciação da capa da agenda é sempre um momento precioso para dar início ao ano letivo e às pesquisas do projeto institucional.

Aliando o projeto ao período de integração das crianças, as turmas de F2 iniciaram o ano desvendando um desafio brincante. Divididos em grupos, receberam algumas dicas que indicavam os nomes de 5 brincadeiras, uma de cada região do Brasil. Algumas delas, velhas conhecidas mas que recebem nomes diferentes em outras partes do país.

Em seguida, cada grupo recebeu uma peça de quebra-cabeça para juntos formarem uma imagem. Muito espertos, logo perceberam que se tratava do mapa do Brasil, e ao receberem as agendas confirmaram suas suspeitas: a capa da agenda de 2023 traz o mapa do Brasil dividido em 5 regiões e a pergunta que norteará nossas pesquisas iniciais: Brasil: é feito de quê? Cantos, contos e encontros.

Explorando o Espaço

F1 e F2 – Educação Física

Nas aulas de Educação  Física, as turmas de F1 e F2 iniciaram o semestre explorando o espaço em atividades nas quais todo o grupo tinha um único objetivo e a cooperação entre os participantes era fator importante. Aos poucos os desafios foram se tornando mais complexos.

A cada conquista, uma vibração!

Conhecemos os novos amigos e conversamos sobre as regras de convivência e uso da quadra/pátio e a importância delas para um deslocamento seguro no espaço e o bom aproveitamento dos jogos e brincadeiras.

Dançando o Carnaval

F2, F3, F4, F5 – Dança

As conversas sobre o carnaval invadiram as aulas de dança de F2 a F5. Começamos com uma brincadeira rítmica com bexigas na qual, seguindo o andamento musical, as crianças precisavam passar as bexigas de mão em mão sem deixar cair ou perder o ritmo. Esse desafio coletivo se intensificava conforme os comandos eram dados: a música acelerava, as bexigas se multiplicavam.

Ao final, as turmas estouraram as bexigas e encontraram papéis com as palavras Maracatu, Frevo, Samba e Afoxé. O que essas palavras diziam para as crianças? Rapidamente as danças populares brasileiras surgiram na conversa e, claro, o Carnaval também.

Aproveitamos para experimentar no corpo essas manifestações culturais através de suas características principais e passos marcantes. Assim, começamos nossa sensibilização para o projeto institucional “Brasil: é feito de quê? Cantos, contos e encontros”.

Cantos, Contos e Encontros

F1 e F2 – Projeto

As turmas de F1 e F2 se juntaram para uma grande experimentação.

As crianças  foram divididas em grupos, nos quais escolheram e participaram de diversas oficinas oferecidas pelas professoras. Artes, contação de histórias, música, jogos e brincadeiras, as oficinas trouxeram algumas brasilidades: cantos, contos e encontros para fazer refletir e encantar a criançada!

A proposta, além de sensibilizar para a escolha do tema do projeto de cada turma, oportunizou diálogos enriquecedores, valorizando e construindo relações entre crianças e professores de salas e séries diferentes.

Na próxima semana, o circuito continua com novas oficinas, encantando e ampliando repertórios para a escolha dos projetos. Aguardem! 

Tribo na F2

F2 – Tribo

A Tribo, encontro semanal das turmas com a Orientação, é uma das grandes novidades da F2. Na semana anterior ao Carnaval, nosso primeiro encontro, apresentamos alguns pontos importantes sobre este espaço de escuta e discussão coletiva. As crianças fizeram sua primeira prática de meditação e compartilharam suas sensações. Depois, todos foram conhecer a sala da Orientação, carinhosamente apelidada de “sala do amor” pela F2M.

Na Gram Tondon Müm Gri?

F1, F2 e F3 – Música

Recomeçamos as aulas de música das F1, F2 e F3 com a pergunta: Qual é a língua do Brasil? A maioria das respostas foi: “Português!”.

A partir dessa resposta, as crianças ouviram a seguinte pergunta: “Na gram tondon müm gri?”.

A pergunta, que está na língua krenak e significa “Vamos todos cantar juntos?”, nos levou a refletir: O que seria uma língua brasileira? Quem seriam os brasileiros? Por que falamos português?

Com essa provocação inicial, conversamos um pouco sobre quem estava no Brasil quando os portugueses chegaram e sobre quem os portugueses trouxeram para trabalhar nessa terra.

Assim as crianças puderam entender como as culturas indígena, europeia e africana são formadoras da nossa identidade cultural.

Então conheceram e aprenderam a canção de acolhimento “Po Hamek”, das tribos krenak. A canção foi vivenciada com desafios progressivos, somando palmas, pisadas e movimentos ao arranjo e tendo como último desafio a inserção de tubos sonoros. A dinâmica de roda, característica das culturas indígenas, nos possibilitou ressaltar a importância que o coletivo tem para esses povos.

Após nossa vivência com a canção “Po Hamek”, conhecemos a canção africana de boas-vindas “Funga Alafia” e as crianças aprenderam o significado dos gestos de acolhimento.

Inspirada pelo vídeo do grupo Mundo Aflora, a turma foi desafiada a criar uma percussão corporal para acompanhar a canção “Funga Alafia”.

 

Sensibilização Teatral

F2 – Teatro

Iniciamos o ano com exercícios teatrais para desenvolver o espírito de grupo, o foco e a concentração.

O objetivo principal era se conhecer e entender qual relação cada aluno tem com o teatro. As crianças têm hábito de ir ao teatro? Gostam de teatro? Já fizeram aula de teatro antes?

No processo de sensibilização, fomos para o palco para o primeiro improviso cênico. O objetivo era representar o bloco de carnaval da Sá Pereira, utilizando o samba-enredo deste ano. Transitamos entre a experiência coletiva e a individual.

Toda vez que a música parava e a luz mudava, todos deviam congelar a cena. Apenas um aluno de cada vez se dirigia para debaixo do foco de luz e dizia em voz alta o nome de seu personagem, o que ele estava fazendo naquele bloco e de qual região do Brasil ele vinha.

Quais estados e cidades do Brasil os alunos da F2 conhecem? A maioria escolheu Rio de Janeiro, São Paulo e Bahia.

A experiência de estar em cena de forma coletiva, com luz e música, é muito divertida, mas para não virar uma grande confusão é necessário saber observar o colega. Estar em cena não é só falar. Ao contrário, quanto mais observamos e reagimos ao outro, melhor a cena fica.

Walter Firmo

F2 – Projeto

De olho no tema do projeto institucional “Brasil: é feito de quê?”, as crianças das turmas da F2M e F2TB fizeram uma visita ao CCBB para conhecer a exposição de Walter Firmo, importante fotógrafo brasileiro, e assim sensibilizar o olhar para o projeto.

Lá descobriram algumas curiosidades sobre Walter e conheceram alguns dos seus objetos de trabalho, mas o que realmente chamou a atenção das crianças foi a grandeza das fotografias, suas cores vivas e as muitas festas populares retratadas. Ficaram encantadas com a cultura brasileira ali registrada.

Outro dado que despertou a curiosidade foi a quantidade de cidades e estados brasileiros em que Walter Firmo esteve para fazer seus registros fotográficos. Lugares que as crianças não conheciam e que desencadearam perguntas como “Onde fica?”, “É no Brasil?”, “Fica perto do Rio?”, “Tem praia nesse lugar?”.

Assim, por meio desse momento de sensibilização, ampliamos nosso repertório e abrimos caminhos para os possíveis projetos de pesquisa dos grupos.

Os Números do Brasil e os Números da Turma

F2 – Matemática

As primeiras atividades matemáticas levaram as crianças a pensar sobre o que são números e algarismos. Depois foram desafiadas num pequeno quiz, cujo objetivo era descobrir um pouco sobre os números do Brasil compartilhados pelo IBGE.

Você sabe quantas línguas são faladas em território Brasileiro? Quantas pessoas moram no Brasil? E no Rio? Ficaram surpresos com a diversidade! Para finalizar, listaram no caderno os números presentes na rotina da F2. As crianças foram bem criativas! Contaram mesas, tomadas, dedos, mochilas, pincéis e por aí foram, estreitando suas relações com os números.

Brazilian Carnival at Sá Pereira

F1 e F2 – Inglês

Para entrar no espírito do Carnaval e estabelecer um vínculo com o projeto institucional, as turmas fizeram trabalhos sobre essa festa popular. Aproveitamos o tema para apresentar as cores na língua inglesa e algumas fantasias e acessórios sugeridos pelas crianças. 

No caderno, registramos em desenhos o que as crianças apreciaram nos blocos de rua e os apresentamos em uma roda de grupo, chamando atenção para os nomes em inglês.

Fizemos o nosso Carnival Ball, o baile de carnaval dentro da escola. Ouvimos marchas, nos fantasiamos, colocamos acessórios e repetimos o nome de cada elemento que havia sido apresentado nas aulas anteriores.

Para auxiliar no vocabulário das cores, levamos bambolês coloridos  para o ambiente da festa. Nomeamos os espaços onde se encontravam os bambolês de cores específicas como se fossem nomes de diferentes blocos de rua. As crianças ficaram atentas à chamada para ir até os blocos, obedecendo os comandos exatos para chegar até eles: “Everyone, march to the Red Bloco!”, “Now, run to the Green Bloco!”, “Walk to the Yellow Bloco!”. 

A nossa festa foi muito colorida e animada. Um jeito bem Brazilian

Qual o Limite das Nossas Movimentações?

F2 a F5 – Dança

O que é importante para dançar?

As turmas conversaram sobre os elementos estruturantes da dança, então a palavra direção surgiu na roda e engajou as crianças. Começamos explorando as direções Frente, Trás, Direita e Esquerda com o jogo Rua e Avenida, no qual, ao mudar a direção do corpo, mudam também os caminhos abertos para os colegas passarem, ora horizontais ora verticais.

Seguimos nossas conversas conhecendo a Kinesfera de Laban, uma “bolha imaginária” que delimita o limite natural do espaço pessoal no entorno do corpo e nos mostra seu tamanho a partir da extensão de nossas movimentações.

As crianças exploraram se mover projetando as diferentes partes do corpo em muitas direções e utilizando os planos baixo, médio e alto, experimentando ainda mais as possibilidades corporais de cada um.

Contos de Fadas e Brasilidades

F2- Projeto

Os contos de fadas fazem parte do imaginário das crianças desde muito pequenas: atmosfera mágica, personagens encantados, cenários que remetem aos mistérios das florestas e dos mares… Além disso, os marcadores de início e fim do gênero – como “era uma vez” e “felizes para sempre” – funcionam como organizadores e aparecem frequentemente nos primeiros textos autorais das crianças.

Para explorar ainda mais as regularidades do gênero que acompanha a F2, as turmas iniciaram o trabalho com contos de fadas abrindo uma caixa-surpresa com referências muito conhecidas: maçã, abóbora, feijões, entre outros elementos.

A novidade deste ano é que a caixa traz uma coleção completa de recontos ambientados no Brasil! Quais frutas a Chapeuzinho brasileira levará para a vovozinha? Será que a Cachinhos Dourados encontrou uma casa de ursos? Existem ursos no Brasil?

Conhecendo o Mapa do Brasil

F2- Projeto

Após o período de sensibilização para o projeto e a visita à exposição de Walter Firmo, as  crianças das F2 inauguraram o Altas e apreciaram o mapa do Brasil: nossas fronteiras políticas, nomes das cidades, climas, relevos, a imensa costa atlântica e as bandeiras de cada estado foram observados.

Curiosos, listaram tudo o que gostariam de saber e pesquisar:

Por que as águas dos rios Negro e Solimões são tão diferentes? É esgoto?

O estado mais populoso é o Pará?

O que é Cerrado e Caatinga?

Quantas pessoas vivem no Amazonas?

Como dividiram o Brasil?

Quais são as frutas da Amazônia? E os bichos? 

Quais são os times de futebol que temos no Brasil? 

Quantos povos indígenas existem?

Qual o tamanho das cidades brasileiras? 

As perguntas, tão diferentes quanto interessantes, despertaram um questionamento: e se pudéssemos viajar pelo Brasil em busca de respostas, por onde deveríamos começar? Em breve arrumaremos as malas e partiremos nessa viagem de conhecimento!

Maracatu

F1 e F2 – Música

As aulas de música das últimas semanas foram dedicadas ao ritmo popular Maracatu. Depois de conhecer um pouco sobre a história desse gênero pernambucano e os instrumentos usados para tocá-lo, chegou o momento de vivenciá-lo cantando e tocando tambores e agogôs. Para isso as crianças aprenderam a toada “Coroa Imperial” (Toada do Maracatu de Baque Virado).

Para aprofundar a contextualização desse ritmo, as crianças assistiram a uma reportagem sobre a história das Calungas. Conheceram as Calungas mais antigas e descobriram que essas bonecas passam por um ritual no terreiro de candomblé para que se tornem “mágicas” e possam proteger os integrantes do Maracatu durante o cortejo.

Em sala, também criamos o nosso ritual mágico com a Calunga, cantando a toada “Pega na Calunga”, na qual, por meio de um jogo rítmico, a boneca vai passando de mão em mão. Esse processo foi somado às aulas de dança, que também estão abordando o Maracatu, e virou um alegre cortejo que percorreu os corredores da escola.

Bingo!

F2- Matemática

As turmas criaram suas próprias cartelas de bingo e vivenciaram o processo dessa construção em etapas.

Primeiro, em pequenos grupos, pensaram em numerais de 1 a 50, escolheram apenas dez e os registraram no papel. Nesse momento tiraram dúvidas com os próprios amigos, com as professoras e muitos utilizaram o quadro numérico para fazer consultas. Em seguida, colocaram os numerais registrados em ordem crescente e, só depois, passaram os numerais para as cartelas.

Com tudo pronto, partimos para a brincadeira! As crianças vibraram bastante a cada número sorteado e ainda mais quando faziam o esperado “Bingo!”. Assim, por meio de um jogo que adoram, puderam exercitar a escrita, a leitura e a identificação dos numerais de 1 a 50, além da memória, da escuta, da atenção e do respeito aos outros jogadores. 

Dançando pelas Regiões do Brasil

F2 a F5 – Dança

As turmas exploraram o mapa do Brasil por meio das danças populares brasileiras.

A partir das nossas conversas iniciais, percebemos que para entender o mapa também é preciso falar sobre direções. Nos questionamos onde seriam a frente e as costas do Brasil, assim como o lado direito e o lado esquerdo, chegando aos pontos cardeais (norte, sul, leste e oeste).

Percorremos esse mapa e separamos algumas danças populares pelas regiões, conhecendo sua origem, as influências que tiveram, o contexto em que se manifestam e, claro, colocando o corpo para dançar! Coco, Afoxé e Carimbó estiveram presentes nessa experimentação e as crianças adoraram.

Finalizamos assim o período de sensibilização para o projeto institucional “Brasil: é feito de quê? Cantos, contos e encontros”.

Once Upon A Time

F2 – Inglês

Fazendo vínculo com o projeto das turmas, pesquisamos sobre Fairy Tales, contos de fadas na língua inglesa. Conversamos sobre as características presentes nessas  histórias: fadas, bruxas, magia, encantamento, e as crianças registraram esse banco de palavras no caderno para que possam consultá-las sempre  que precisarem.

Para iniciar o trabalho com esse gênero literário, perguntamos aos alunos como toda história de conto de fadas deveria começar. A resposta foi unânime: “Era Uma Vez…”. E como vamos começar o conto em Inglês? “Once Upon A Time…”! 

A primeira história escolhida foi a da Little Red Riding Hood, a Chapeuzinho Vermelho. Contamos a história e trocamos as diferentes versões conhecidas pelos alunos. 

A partir disso, provocamos as crianças com as seguintes perguntas: 

E se a Chapeuzinho Vermelho fosse brasileira, como seria a história? Onde se passaria? Como seriam as personagens? 

Juntos, pensamos nas referências da história que conhecemos e iniciamos a adaptação para um conto “abrasileirado”, usando as figuras do folclore brasileiro como inspiração.

Escolhemos então:

Her Name: Iara 

Place: The Amazon Forest 

Vilan: Guará Wolf 

Hero: Curupira

As crianças ilustraram em seus cadernos a paisagem e as personagens da nossa criação. Depois, as deixamos à vontade para  trazerem as suas próprias versões da história, fazendo uso de alguns adjetivos  apresentados, mudando o final e até o papel das personagens, com referências bem Brazilian!

Fazendo as Malas

F2 – Projeto

Após o período de sensibilização para o projeto institucional e de levantarem muitas perguntas sobre o que gostariam de saber sobre o nosso país, as turmas decidiram fazer as malas e viajar pelo Brasil. Mas, para organizar uma viagem por esse território tão grande, o primeiro passo é pensar no roteiro.

Por onde começamos e o que pretendemos descobrir nesse lugar? Qual será o meio de transporte para chegar? Quanto tempo leva o deslocamento? Por quanto tempo ficaremos no primeiro destino?

Com essas perguntas em mente, as crianças receberam uma caixa com vários objetos reunidos: uma canga, um par de chinelos, conchas, mate leão, biscoito Globo, feijão preto, um Riocard e uma camiseta do Cacique de Ramos.

As referências, muitas já conhecidas por eles em uma roda de conversa a respeito da identidade carioca, rapidamente os levaram à conclusão de que nosso ponto de partida não poderia deixar de ser a cidade maravilhosa. Juntos, refletiram e registraram o que sabem sobre o Rio, e listaram o que gostariam de saber.

Chegou a hora de pegar a estrada. Ou, quem sabe, trilhos…

Quadro Numérico

F2 – Matemática

As turmas participaram de uma atividade de detetives na qual tiveram que desvendar os segredos do quadro numérico.

As crianças começaram analisando o quadro e compartilhando suas ideias sobre o que observavam. Perceberam que as linhas avançavam de forma crescente, de 1 em 1, enquanto as colunas sempre terminavam com o mesmo algarismo. Após realizarem alguns cálculos, chegaram à conclusão de que isso ocorria porque estavam avançando de 10 em 10.

Essa dinâmica auxiliou na compreensão do sistema de numeração decimal, ampliando o conhecimento das turmas e introduzindo uma nova estratégia de cálculo para auxiliar na resolução de outras situações-problema.

Alguns se arriscaram e tentaram descobrir o porquê de uma das diagonais do quadro só apresentar números com algarismos iguais, e para a nossa surpresa descobriram! E você, sabe por quê? Pergunte para as crianças do segundo ano.

Fairy Tales In The Rainforest

F2 – Inglês

Envolvidos com as histórias dos Contos de Fadas, convidamos as crianças do segundo ano para um passeio no Jardim Botânico. Inspiradas pelas histórias, vivenciaram um dia na mata e se encantaram com o Caminho da Mata Atlântica. Durante o percurso observaram as árvores e folhagens, sentiram o cheiro das flores e frutas caídas pelo chão e ouviram os sons das aves. 

Juntos, escolhemos um cantinho muito especial no meio das árvores, sentamos e relembramos a nossa versão da história de Little Red Riding Hood

Para a surpresa das crianças, levamos para o passeio uma caixa cheia de fantasias e acessórios e organizamos pequenos  grupos para a apresentação do reconto da história. Animados, escolheram os  figurinos e apresentaram seus personagens individualmente em inglês. 

As apresentações foram divertidas e criativas, recheadas de personagens folclóricos em um ambiente diferente e muito agradável.

Meios de Transporte e Deslocamento

F2 – Dança

Após o período de sensibilização para o projeto institucional, as turmas de F2 decidiram fazer uma viagem pelas regiões do Brasil. Nas aulas de dança, conversamos sobre a palavra deslocamento e surgiram muitas perguntas e observações.

“O que é se deslocar?”

“Para a gente ir de um lugar ao outro precisamos se deslocar, pode ser de carro ou avião.”

“Pode ser de barco também!”

“Ou só na imaginação.”

“E quando desloca o ombro?”

“Ele sai de um lugar e vai para outro. Dói muito.”

A partir de um percurso com fita crepe no chão, as crianças exploraram o deslocamento andando na ponta do pé, de costas, de lado, só com o calcanhar e sem tirar o pé do chão. Conversamos sobre o conceito de deslocamento na dança, e sobre como podemos explorá-lo em uma coreografia ao nos movimentarmos pelo palco, utilizando caminhos e formas diferentes, de forma individual ou coletiva.

Em um segundo momento, pesquisamos movimentações corporais inspiradas nos meios de transporte. O girar da roda nos fez explorar movimentos circulares no corpo a partir das nossas articulações, e, observando o funcionamento do barco, as crianças se dividiram em duplas e usaram o peso do próprio corpo e o contrapeso para achar um ponto de equilíbrio entre elas, em diversas posições. Foi uma exploração muito enriquecedora!

Brincadeiras

F2 – Educação Física

A partir de uma conversa sobre brincadeiras realizada pela F2M, as turmas de segundo ano foram desafiadas a descobrir como se chamam, em outras regiões, algumas brincadeiras que conhecemos.

Em seguida, realizamos uma votação e cada turma escolheu 3 delas para explorar. Queimado e Pato Pato Ganso foram as mais votadas! Conversamos sobre as escolhas, suas regras, variações e o que seria necessário para brincar. E, numa sequência de aulas, temos experimentado cada uma na prática.

Cruzadinha

F2 – Projeto

A chegada da cruzadinha apresenta um novo desafio para as crianças: a linguagem das instruções. Por utilizar verbetes de dicionários, as crianças exercitam a leitura e a interpretação enquanto se divertem.

Em duplas ou pequenos grupos, compartilham a leitura e desafiam-se a compreender o verbete sem olhar a resposta.

O momento da escrita costuma ser o preferido pelo conforto que a autonomia proporciona. Os diagramas possibilitam o controle da escrita pelo número de quadrinhos disponíveis e  a percepção de questões ortográficas evidenciadas nos cruzamentos entre palavras.

E se a ortografia da palavra ainda for uma dúvida, vale conferir com os amigos, vale pedir ajuda, vale até olhar na seção de respostas. Só não pode desistir!

Teatro de Sombras

F2 – Teatro

Após a semana de sensibilização, iniciamos o trabalho com o teatro de sombras. Exibimos um pequeno vídeo da Cia Pilobolus de dança para nos inspirar. Pilobolus Dance Theatre é uma companhia americana criada em 1971 que utiliza o corpo humano como meio de expressão. Com a ajuda de alguns objetos, cada grupo teve o desafio de formar na sombra imagens sugeridas pela professora. Para construir as imagens era necessário a junção dos corpos de cada grupo. Os objetos estavam disponíveis para auxiliar essa construção cênica. A música foi utilizada como inspiração para criar uma atmosfera lúdica.

O objetivo do trabalho era desenvolver o controle corporal, a noção espacial, a criatividade e o espírito de grupo. Como foco do trabalho estava a distância dos corpos do tecido. Se eles se aproximassem do tecido a sombra diminuía, e se afastassem a sombra aumentava.

As crianças ficaram muito animadas querendo experimentar várias vezes o exercício. Aqui era necessário abrir mão do desejo individual de experimentar sozinho o jogo lúdico para conseguir construir algo em conjunto.

Estação Madureira

F2 – Projeto

Nossa primeira parada levou as turmas à Zona Norte do Rio de Janeiro. Com o Riocard em mãos fomos a Madureira – “capital” do subúrbio carioca e berço do samba.

Para chegar até lá, com as mochilas e malas organizadas, foi necessário pensar no transporte que nos levaria ao destino. Carro? Ônibus? Metrô? Qual deles seria o mais rápido? Quanto custaria? Partimos para a pesquisa e descobrimos que o transporte mais rápido variava de acordo com o horário da viagem.

Para a F2M e a F2TB os transportes utilizados foram metrô e trem, e para a F2TA foram metrô e ônibus. As passagens ficaram em torno de R$ 11,50 e o trajeto durou cerca de 1 hora e 8 minutos.

As crianças ficaram animadas com a descoberta e registraram todas as informações no caderno, além de desenharem o trajeto percorrido. Mas o que encontramos em Madureira? Perguntem às crianças, pois elas vão adorar compartilhar!

Os Problemas da Família Gorgonzola

F2 – Matemática

As crianças conheceram o livro Os Problemas da Família Gorgonzola, de Eva Furnari. O livro conta a história de uma família pra lá de diferente e problemática, e agora as crianças têm um desafio: ajudar a família a resolver situações que envolvem muita matemática! Nessa divertida jornada, serão trabalhados procedimentos importantes de organização do pensamento e formalização da resposta, além de habilidades como leitura, seleção dos dados dos problemas e registro das estratégias de cálculo. 

Temos um longo caminho pela frente pra ajudar essa família divertida!

Até Logo, Rio!

F2 – Projeto

A viagem pelo Rio de Janeiro foi um sucesso!

As turmas de F2 encerraram sua viagem pelo bairro de Madureira, aprendendo sobre sua história, cultura e importância para a cidade. Precisamos destacar que o Baile Charme foi o que mais envolveu as crianças.

Durante a viagem, realizaram entrevistas com funcionários da escola para descobrir outros bairros da nossa cidade, tempos de deslocamento e os meios de transporte mais utilizados.

Para finalizar, no site do IBGE pesquisaram números e dados sobre o Rio de Janeiro: sua população, gentílicos, biomas e extensão territorial.

Assistiram ao vídeo “Como seria se o Brasil tivesse 100 pessoas”, provocando reflexões sobre a diversidade do nosso país.

Essa jornada continua e  a próxima parada é na região Sul do Brasil!

Exposição O Bastardo

F2 – Projeto

Muito envolvidas pela pesquisa sobre a identidade brasileira e carioca, as crianças conheceram dados sobre a nossa população no site do IBGE e ficaram muito surpresas ao saber que nossa população é majoritariamente negra. Em seguida conheceram o artista carioca O Bastardo, morador de Mesquita que começou a pintar no Parque Lage, lugar tão conhecido por eles.

A exposição “O retrato do Brasil é preto” conquistou o coração das crianças, retratando a identidade negra do brasileiro aliada a elementos muito presentes no dia-a-dia dos pequenos. Marcas famosas de roupa e camisa de time de futebol trouxeram luz a questões como acesso e oportunidades.

As cores vibrantes, os traços e símbolos presentes nas obras foram o ponto alto!

Maracatu

F2 – Dança

As turmas começaram a se envolver no universo do Maracatu, dança popular brasileira típica da região Nordeste.

Conheceram a organização do cortejo, os personagens que estão presentes nele e, claro, pesquisaram algumas movimentações corporais que fazem parte dessa vivência.

Perceberam as partes do corpo que guiam os movimentos e puderam explorar de forma individual o repertório apreciado.

Aos poucos, as crianças estão se apropriando dessa dança e se preparando para a nossa festa junina, onde poderão apresentar todo o caminho percorrido.

Caminho da Mata Atlântica

F2 – Projeto

Para continuarmos nossa viagem pelo Brasil e seguirmos para a região Sul, as turmas foram desafiadas a pensar como chegar até lá. De carro, ônibus ou avião? Para a surpresa de todos, descobrimos uma trilha que nos levaria a pé até o Rio Grande do Sul: o Caminho da Mata Atlântica.

É um longo percurso de mais de 3000 km, saindo do Parque Estadual do Desengano, no estado Rio de Janeiro, e chegando ao Parque Nacional de Aparados da Serra, no Rio Grande do Sul, passando pelos estados de São Paulo, Paraná e Santa Catarina.

As crianças preparam suas mochilas de acampamento e aproveitaram uma brincadeira de trilha, com barraca e tudo! Assim, chegamos à cidade de Cambará do Sul, terra dos cânions e um dos lugares mais frios do Brasil. Vamos descobrir o que mais tem por lá?

Mostra de Artes

Fundamental I – Artes

No último sábado, compartilhamos com toda a comunidade escolar, em nossa Mostra de Artes, as experiências proporcionadas pelo trabalho de Projeto, através de diferentes linguagens artísticas.

Acreditamos que esse encontro entre as linguagens artísticas e o Projeto amplia a leitura de mundo e o sentido do conhecimento que se produz na escola; auxilia que nossas crianças e adolescentes desenvolvam seu potencial criativo, sua sensibilidade, a capacidade de se conectar e de relacionar diferentes saberes.

Ficamos muito felizes em receber as famílias e seus convidados e esperamos que todos tenham saído sensibilizados pelas vivências artísticas.

Agradecemos imensamente a parceria e a presença de todos e já estamos ansiosos para nosso próximo encontro, dia 8 de julho, em nossa Festa Junina! Na próxima semana enviaremos o horário da festança!

Fotos:
https://drive.google.com/drive/folders/15TslsTY3RsuKdUNnVw5y2Ua0m5VHtZuF

Que História é Essa?

F2 – Projeto

Durante todo o semestre os contos de fadas, clássicos e adaptações, permearam nossos dias. Estiveram presentes nas ilustrações que enfeitaram as salas, nas leituras da biblioteca e também nos jogos pedagógicos.

Para refletir sobre os elementos comuns ao gênero, as turmas da F2 participaram de um jogo muito divertido. Divididos em grupos, receberam o desafio de pensar em um conto de fadas e listar personagens, lugares e objetos presentes na história. O objetivo da brincadeira era desafiar os outros grupos a descobrirem que história era aquela só pela lista de palavras.

Durante o processo de escolha dos contos, tentaram pensar em histórias menos populares, com o objetivo de aumentar o grau de dificuldade do desafio. Então, contos como Pinóquio, A Princesa e a Ervilha e O Pequeno Polegar estiveram entre as histórias escolhidas. No entanto, durante o jogo perceberam que quanto mais comuns fossem os elementos, como Floresta, Castelo, Bruxa, Princesa, mais difícil seria descobrir.

E assim, lendo e brincando, se apropriaram das regularidades do gênero, escreveram contos de fadas, exercitam a leitura e a atenção ao ouvir uma história.

Para fechar o semestre nesse clima de encantamento, as F2 organizarão um banquete real inspirado nos contos de fadas. O detalhe importante sobre  o cardápio é que as princesas, os príncipes, as bruxas, Chapeuzinho Vermelho, João e Maria… enfim, todos os personagens dessa grande história, são brasileiros e adoram a nossa culinária!

Visita do Marcelo Moutinho

F2TB – Projeto

O Marcelo Moutinho, pai da Lia, nasceu em Madureira e veio na escola conversar com a gente sobre este bairro. Ele também é diretor da escola de samba Império Serrano e trouxe várias camisas legais para mostrar na nossa turma.

O Marcelo trouxe a miniatura da bandeira em homenagem a Madureira que ele e uma artista plástica fizeram. Na bandeira está escrito MADUREIRA É O MEU CENTRO e a bandeira grande e original fica no Parque de Madureira. Ele escolheu essa frase porque a gente vê o mundo a partir da nossa casa e, para ele, Madureira é a casa dele, o lar natal.  

Texto Coletivo da F2TB

Visita na F2TB

F2 – Projeto

A turma recebeu mais uma visita! Thais, mãe da nossa querida Helena, é de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, e veio compartilhar com a turma algumas curiosidades e costumes gaúchos.

As crianças conhecerem e experimentaram o chimarrão, bebida feita com erva mate e muito apreciada e consumida no sul do Brasil. Thais preparou a bebida na hora usando a cuia, a erva mate, água quente e a bomba. Trouxe também o pinhão cozido, alimento muito comum na mesa dos gaúchos.

Para fechar o encontro, nossa querida visitante brincou com expressões e palavras faladas em Porto Alegre. Mumu, pechada, sinaleira, atucanado… o que será que quer dizer? As crianças se divertiram muito tentando adivinhar os significados e puderam ampliar seus conhecimentos.

Obrigada, Thais!

Three Little Piggies

F2 – Inglês

Can you guess the story? Com essa pergunta provocamos os alunos a adivinharem a história que passaria a ser trabalhada nas aulas de Inglês. No quadro escrevemos algumas palavras relevantes para ajudar: House, Straw, Wood, Brick. 

Só com essas poucas palavras as crianças já adivinharam:  “É a história dos três porquinhos!”. O vocabulário dos materiais escrito no quadro foi apresentado e estudado no ano anterior, o que contribuiu para a compreensão com autonomia. 

Adicionamos mais duas palavras importantes: Wolf e Piggies. Em uma roda de conversa falamos sobre a história e, claro, todos queriam trazer as diferentes versões conhecidas. Como eram muitas, resolvemos focar na versão mais comum e conhecida por todos. Assistimos a um curta da história, registrando por escrito no caderno referências importantes, desde os materiais e personagens a objetos, aguçando os novos aprendizados.

Estimulando sempre a leitura e oralidade na língua inglesa, também incorporamos um foco especial na audição. Ouvindo falas e expressões fundamentais na história, com o uso de  palavras-chave, conseguiram identificar os personagens e em qual situação da história eram faladas. 

As crianças, aos poucos, vêm se  familiarizando com os eixos da língua inglesa por meio de estímulo e propostas divertidas, passando confiança e segurança na hora de colocá-las em prática. 

Peteca

F1 e F2 – Educação Física

As turmas conheceram um pouco mais sobre um antigo brinquedo de origem indígena: a peteca.

Aprenderam que seu nome varia entre as diferentes etnias, que pode ser confeccionada com vários materiais (como palha de milho, folha de bananeira e sementes) e que a palavra peteca significa “tapear ou golpear com as mãos”.

Contamos para as crianças que durante os Jogos Olímpicos da Antuérpia (Bélgica), em 1920, os atletas de outros países se encantaram com o brinquedo levado pelos brasileiros para os momentos de lazer. Bem mais tarde, essa brincadeira foi reconhecida como um esporte e as crianças puderam apreciar o trecho de uma final de campeonato. Teve até torcida!

Conversamos sobre quem conhecia e quem já havia feito uma peteca. Em seguida, confeccionamos nossa própria peteca e partimos para a brincadeira. Inicialmente sugerimos que fizessem uma exploração do objeto de forma individual, depois em duplas, e finalmente partimos para uma espécie de queimado com peteca, chamada Tobdaé. A diversão foi garantida!

Mostra de Artes

F1 a F5 – Artes

No sábado, 17 de junho, reunimos toda a comunidade escolar no prédio da rua da Matriz para a Mostra de Artes do Fundamental I.

Cada espaço da escola foi preenchido com bastante cor e muita criatividade!

Foi o artista Heitor dos Prazeres que deu o pontapé inicial durante os momentos de sensibilização para o projeto “Brasil: é feito de quê?”. Do primeiro ao quinto ano, os alunos apreciaram e criaram trabalhos inspirados por suas temáticas bem cariocas e carnavalescas.

Dando continuidade aos estudos, cada turma seguiu um caminho buscando seus interesses dentro da riqueza desse projeto. E o resultado foi apresentado nos espaços de cada turma.

A sala do terceiro ano, muito colorida e divertida, convidava os visitantes a brincar com jogos de tabuleiro e outros produzidos pelos próprios alunos. Foi bonito ver pais, avós e crianças brincando e se divertindo ao longo do dia! Também foram homenageados dois artesãos de mão cheia: Getúlio Damado, mineiro bem carioca que tem seu ateliê em Santa Teresa, e o Mestre Jasson, alagoano, que com suas carrancas divertiu e inspirou os grupos.

O quarto ano trouxe as cores e a música dos festejos brasileiros! Mestre Vitalino nos emprestou seu talento para que os alunos se expressassem através da matéria argila. O boi bumbá estava bem representado em todo seu esplendor em 3D e em pequenos recortes de papel e chita. Os bois feitos pelas turmas ora estavam em repouso na sala, ora desciam para participar dos festejos do Cavalo Marinho.

A areia e as ondas do mar embalaram as salas do quinto ano com movimento, luz e muita reflexão: “O mar é feito de quê?”, indagaram os grupos sobre a poluição marítima. E a Mata Atlântica, sua fauna e flora, serviram de inspiração para os pequenos artistas elaborarem padrões gráficos orientados pela grandiosidade dos padrões da etnia Asurini. Foram meses de trabalho, dedicação e muita arte!

Foi lindo!

Oficina de Artes

F1 a F5 – Artes

Este ano os pais e alunos do Fundamental I foram convidados para uma atividade de interação e criação com as professoras de Artes.

Essas oficinas aconteceram no mesmo dia da Mostra de Artes e tinham como objetivo a elaboração de cartazes para enfeitar a Festa Junina da Escola Sá Pereira, que acontecerá no dia 8 de julho.

As famílias que se inscreveram para participar desses encontros se divertiram bastante desenhando e pintando em grupo. Três artistas pernambucanos foram apreciados e serviram de inspiração durante o processo. Foram eles: J. Borges, Gilvan Samico e Derlon.

Observar o trabalho desses artistas e perceber suas similaridades e diferenças impulsionou a todos com uma dose extra de criatividade. Os integrantes das famílias se dividiram em funções e conseguiram finalizar seus projetos com muita dedicação e capricho!

Os trabalhos estarão expostos na Festa Junina. Até lá!

Desmontando os Números

F2 – Matemática

Durante todo o semestre, as turmas de F2 mergulharam nas jornadas numéricas, explorando a estratégia da decomposição. Durante o jogo Batalha da Composição, por exemplo, surgiram algumas dúvidas intrigantes: qual número é maior: 59 ou 95?

Para descobrir a resposta usamos a decomposição dos números em dezenas e unidades. As crianças foram desafiadas a desmontar os números em grupos de dez e um. Quantos grupos de dez podem ser formados com o número 59? E com o número 95? Quantos números 1 cabem dentro do número 59? E do 95?

Além da diversão, essa atividade permitiu que os alunos compreendessem a importância da decomposição como estratégia matemática, mais um recurso para ser usado na resolução de situações-problema.

Banquete Real à Brasileira

F2 – Projeto

As turmas encerraram o trabalho com contos de fadas em grande estilo: escreveram um conto coletivo, atentas a todos os elementos que não podem faltar nesse gênero. Em seguida,  para celebrar todo o trabalho do semestre, vestiram suas fantasias e roupas de festa para receber as turmas de F1 em um lindo banquete de comidas brasileiras previamente listadas e selecionadas por elas. Foi um dia para guardar na memória! 

Agradecemos a parceira das famílias que embarcaram na magia da animação dos pequenos e proporcionaram essa grande festa para as crianças! No próximo semestre tem mais; as fadas saem de cena e entram os animais! 

Chapeuzinho

F2 – Teatro

Estamos ensaiando a peça Chapeuzinho Vermelho e o Boto-Cor-De-Rosa, uma adaptação da história escrita por Cristina Agostinho e Ronaldo Simões Coelho.

Essa versão da Chapeuzinho se passa no Pará e tem elementos típicos da região, como a cesta que a menina leva para a vovó, cheia de tacacá e abius, entre outros elementos, como o próprio boto-cor-de-rosa.

Como as crianças da F2 vivenciam o primeiro contato com as aulas de Teatro este ano, a montagem é feita de forma intuitiva, com muita liberdade de criação. Ainda não é o momento de levar um texto impresso com o desafio de memorizá-lo. O mais importante é o entendimento da história, saber suas entradas e saídas, a ordem das cenas, criar sua fala e participação.

Apresentaremos o resultado do processo dentro da escola para outras turmas. Um dos grandes desafios para a F2 é conseguir ficar na coxia em silêncio. Tudo ainda é muito novo para eles, aos poucos vão conhecendo as regras do teatro e desenvolvendo o espírito de grupo, a voz e descobrindo esse corpo teatral.

Brincadeiras Juninas

F1 e F2 – Educação Física

Com a proximidade da nossa festa junina, as crianças têm se divertido nas aulas de Educação Física com diferentes brincadeiras típicas dessa festa e suas adaptações. Bola na boca do palhaço, bola na lata, jogos das argolas, bolinha na colher e dança da vassoura foram algumas das modalidades exploradas.

Festa Junina

Fundamental I

No último sábado, celebramos juntos a nossa Festa Junina, evento tão importante no calendário brasileiro e que diz tanto sobre nossa identidade cultural.

Cada série dançou um ritmo diferente,  que também dialogava com os recortes de projeto escolhidos por eles. Ao final das apresentações, dançamos todos juntos: frevo, ciranda e o nosso hino, Olha pro céu!

Foi um dia de muita alegria para todos nós da equipe e esperamos que tenha sido igualmente alegre para todos vocês.

Agradecemos a parceria e a colaboração na construção de nosso arraiá, já ansiosos para a festa do ano que vem!

Avancê!
 

Visita na F2TB

F2TB – Projeto

Com a chegada dos festejos juninos e nos preparando para nossa terceira parada, a turma recebeu a visita da Marcella, mãe da nossa querida Gabriela. Marcella é antropóloga e professora da UFJF e veio nos contar um pouquinho sobre a cultura de Pernambuco. Aprendemos que existe o Maracatu Nação e o Maracatu Rural, vimos os caboclos de lança e sua roupa de festejo, conhecemos a rabeca e a história de Lampião e Maria Bonita. Marcella também nos mostrou Olinda, com o frevo e seus bonecos gigantes! A visita terminou com gostinho de bolo de rolo e ao som de Maracatu Atômico.

As crianças adoraram. Obrigada, Marcella!

Qual é a Música?

F2 – Projeto

As turmas entraram no clima do Arraiá e as músicas de quadrilha não poderiam ficar de fora! Para dar continuidade às brincadeiras juninas, algumas imagens foram apresentadas. As crianças precisavam analisá-las para tentar descobrir qual música estava sendo representada. A cada descoberta, registraram no caderno o nome da música e caíram na dança. Além de resgatar memórias juninas, a brincadeira trouxe boas gargalhadas!

Com toda essa animação daremos uma pausa para recarregarmos as nossas energias para novas aprendizagens no retorno.

Até logo!