As crianças da F3 iniciaram o ano com muita brincadeira! Para receber as novas turmas, o desafio proposto foi: “Procure um amigo que…”. As crianças tiveram que procurar no grupo outros amigos que tinham alguma característica em comum. Dessa forma, fizemos uma integração da turma e descobrimos um pouco mais sobre cada criança.
Na brincadeira, elas tiveram que procurar amigos que tinham ido viajar para o mesmo lugar nas férias, que tinham visto o mesmo filme no cinema, que moram no mesmo bairro, que torcem para o mesmo time de futebol, que fazem aniversário no mesmo mês. Assim, puderam se conhecer um pouco mais, conversar e trocar experiências.
A apreciação da imagem da capa da agenda despertou a curiosidade dos alunos sobre o tema do projeto institucional: “Entre nós, cuidado”. Assim como o samba da Sá Pereira, que embalou nossa primeira semana dando boas vindas a todos.
A imagem e a letra do samba mobilizaram as crianças para uma boa conversa na qual compartilhamos ideias e observações e fizemos boas perguntas que irão nortear nossas pesquisas iniciais.
Seguimos animados, entre nós, neste caminho para novas descobertas!
“Aqui nesse mundão ninguém faz nada sozinho, se alguém te dá a mão fica mais fácil o caminho”
As turmas de terceiro ano estão estreando nas aulas de Artes com uma professora especialista. A partir de agora, toda semana, teremos um encontro muito bacana repleto de novidades e atividades criativas.
Nesses momentos os alunos apreciarão obras, sendo orientados a usarem um vocabulário adequado, a reconhecerem os diversos estilos e as diferentes técnicas, a observarem as temáticas, o traço característico de cada artista e quais as possibilidades de expressão dentro da área das Artes Plásticas.
A contextualização das obras escolhidas em relação ao projeto institucional e ao recorte feito pelas turmas também fará parte do trabalho, pois estimula a interpretação sob um olhar mais subjetivo.
E, por fim, o fazer! E haja trabalho: recorte, desenho, pintura e muito mais, apostando nas possibilidades de uma produção criativa e autoral.
Que venha um ano de parcerias e muitas criações!!
Pensando no projeto institucional “Entre Nós, Cuidado”, as crianças do terceiro ano foram convidadas a uma reflexão sobre o significado das palavras que compõem o título. Divididas em pequenos grupos, receberam separadamente as três palavras para análise: “Entre”, “Nós” e “Cuidado”.
Aos poucos as palavras foram ganhando novos contextos.
Entre – “Quando alguém entra em algum lugar.”; “Quando alguma coisa está no meio.”; “Entre ele e ela tem o eu.”; “A palavra entre é difícil de explicar. Quando tem três coisas está entre dois.”
Nós – “Um grupo de pessoas.”; “Vários nós de uma corda, um nó.”; “Pode ser nós de comida, nós de enrolar e nós de gente.”; “Alguma coisa embolada.”; “Outra palavra para gente.”
Cuidado – “Ajudar alguém.”; “Para não machucar alguém.”; “Cuidado é uma palavra que tem várias respostas, uma delas é: cuidado para não se machucar.”; “Cuidado com o corpo do outro.”; “É uma coisa que você precisa fazer com calma.”
O processo de sensibilização ganhou asas e se manifestou de forma artística, transformando-se também em poesia. Para encerrar a dinâmica, os grupos pesquisaram no dicionário o significado de cada uma dessas palavras. Aproveitaram para conhecer esse material que os acompanhará ao longo do ano, bem como seu uso e sua funcionalidade.
F2 e F3 – Educação Física
Nas aulas de Educação Física, as turmas de F2 e F3 iniciaram o ano dando boas-vindas aos recém-chegados e matando a saudade dos amigos.
Conversamos e reforçamos as regras de convivência e participação nas aulas e também sobre como podemos refletir sobre o projeto institucional “Entre nós, cuidado” a partir das atividades propostas.
Para animar os grupos, jogamos algumas partidas de queimado propondo regras que nos atentassem ao cuidado com o outro.
Lembramos a importância do uso do tênis, roupas que possibilitem a prática e a amplitude de movimentos, e do copo ou garrafa devidamente identificado com nome e turma.
Pedimos atenção ao horário de chegada para as turmas que têm aula no primeiro tempo, pois nesse momento as regras da atividade são explicadas e discutidas com os grupos.
O ano começou com a sensibilização para o tema do projeto institucional, “Entre nós, cuidado”.
As crianças cantaram o samba do bloco da escola, De semente em semente a gente planta uma floresta, e guiados pela letra conversaram sobre a importância do cuidado com o outro, com si mesmos e com o planeta. Falamos também sobre as profissões que envolvem cuidado e sobre as atitudes que demonstram cuidado. Fechamos a conversa com o “Bonde do cafuné”.
Em seguida, iniciamos as primeiras aulas de flauta doce. As crianças estão aprendendo a postura correta para segurar a flauta, a melhor forma de emitir o som e como tapar os orifícios da flauta. Com essas informações iniciais, as crianças aprenderam as cinco notas da mão esquerda: sol, lá, si, dó e ré.
Nas próximas aulas vamos começar a introduzir os elementos da notação musical formal.
Começamos a nossa sensibilização para o projeto institucional pelo título “Entre nós, cuidado”.
Conversamos sobre o significado de cada uma das palavras para as crianças, começando pela palavra ENTRE:
“Entre é tipo no meio”
“Entre as coxias tem o palco”
“Entre eu e ele tem um espaço”
“O espaço que tem entre as coisas”
Nos propusemos, então, a explorar corporalmente essa palavra. Apreciamos um trecho do espetáculo 4 por 4, da companhia de dança Deborah Colker, no qual vasos estão espalhados pelo palco e os bailarinos dançam entre eles.
Por aqui, utilizamos macarrão de piscina cortados e montamos uma cena para também explorarmos os caminhos possíveis. As crianças puderam vivenciar diferentes direções, níveis e movimentações.
Demos início às atividades do terceiro ano com uma dinâmica de apresentação, para que pudéssemos nos conhecer um pouco mais. Usando vocabulário e estruturas já conhecidas dos nosso alunos, tivemos a oportunidade de fazer esse primeiro contato de maneira feliz e proveitosa.
Buscamos conhecer mais profundamente as características emocionais e as preferências de cada um. Essa abordagem não apenas enriqueceu nosso entendimento mútuo, como estabeleceu as bases para uma reflexão mais ampla sobre nossas semelhanças e diferenças. Ao compreendermos melhor uns aos outros, estamos mais preparados para abordar questões essenciais relacionadas ao nosso projeto institucional. São reflexões que nos lembram da necessidade contínua de cuidar de nós mesmos e dos outros, fortalecendo os laços que compartilhamos.
Será um 2024 de muita construção em Língua Inglesa! Desenvolveremos a segunda língua ao mesmo tempo em que refletiremos e nos divertiremos juntos.
As F3 fizeram uma pesquisa no laboratório de Ciências para investigar um pouco sobre o corpo, um dos assuntos que surgiram no nosso levantamento de temas do projeto institucional “Entre nós, cuidado”.
A F3C escreveu um texto coletivo sobre essa vivência do terceiro ano:
“Nós da F3C fomos ao laboratório de Ciências estudar o corpo humano. Vimos várias partes do Steve, o esqueleto. Tentamos montar o corpo dele, mas não conseguimos porque eram muitas partes e era muito difícil encontrar todos os pedaços do nosso camarada. Também tinham vários livros sobre anatomia.
Vimos estruturas de madeira em forma do corpo humano e em alto relevo com veias, ossos e órgãos. Elas mostravam os sistemas corporais. Tinham também outras estruturas de plástico representando os órgãos genitais feminino e masculino por dentro.
A gente olhou, mexeu nos objetos, anotamos no nosso caderno pessoal e depois fizemos uma roda para conversar sobre o que tínhamos descoberto e sobre o que não tínhamos entendido. Quando saímos do laboratório e voltamos para a sala, anotamos no caderno de projeto uma informação sobre o corpo, uma dúvida e ilustramos a atividade.
Nós achamos essa experiência bem legal e interessante.”
Durante o processo de sensibilização para o projeto anual, o samba-enredo De semente em semente, a gente planta uma floresta foi nosso aliado. Conversamos sobre a letra e fizemos uma atividade de improviso cênico guiado, com o objetivo de desenvolver o controle corporal, o foco e a capacidade de se organizar em grupo.
Transitamos entre a experiência coletiva e a individual. Nesse improviso teatral, o que ficou claro para as turmas é que o desejo individual muitas vezes precisou ser sublimado em prol do coletivo.
Qual ação escolher para ajudar na construção cênica? O que eu tenho vontade de fazer em cena? Se todo mundo fizer o que deseja, não teremos uma boa cena. Observar mais e fazer menos — esse foi o grande desafio.
Durante o processo de sensibilização para o projeto institucional de 2024, escolhemos as imagens de sinalização como ponto de partida para um melhor entendimento do que gostaríamos de abordar ao longo deste ano escolar.
Anualmente, todas as portas dos espaços coletivos da escola recebem uma indicação de qual será a utilização daquela sala e, junto a ela, uma imagem de alguma obra de arte. Esses trabalhos são escolhidos com muito cuidado, procurando atingir uma variedade estética, de estilos, técnicas e linguagens e, assim, orientar e ampliar o olhar para o projeto institucional.
Para estimular a observação das crianças, foi proposto que elas brincassem de detetive. Divididas em duplas, as turmas saíram pela escola munidas de “falsas” lupas de papel cartão. Cada lupa continha um recorte de parte das obras de arte espalhadas pelo prédio. As instruções do jogo pediam que achassem a obra e anotassem numa folha de papel as informações contidas na placa de sinalização: o nome do espaço, o nome da obra e o nome do artista. Foi uma farra boa! Eles precisaram percorrer todos os andares da sede da rua da Matriz com o olhar atento e curioso!
Ao retornarem para sala, as obras estavam sobre as mesas e projetadas no quadro. Uma por uma, as duplas relataram para o grupo as suas descobertas e foi feita uma breve apreciação das obras com a participação de todos.
Durante esse segundo momento, as turmas refletiram sobre o porquê daquelas imagens terem sido escolhidas para representar o projeto “Entre nós, cuidado” e quais referências elas trazem para o percurso que será traçado em 2024.
Dando continuidade às atividades de sensibilização para o projeto, as turmas de F3 fizeram um passeio para o jardim do MAM. A ideia era proporcionar às crianças uma experiência com a natureza e ampliar suas reflexões sobre nossa relação com a natureza e o cuidado com o meio ambiente.
Ao retornar para a escola, elas produziram um texto coletivo que conta como foi essa tarde deliciosa ao ar livre.
“Pegamos o ônibus escolar e fomos direto para o MAM. Chegando lá, tivemos aula de dança. A Tata leu um livro que contava uma história sobre um menino que fazia os movimentos da natureza com o corpo.
A atividade era dançar os movimentos do livro enquanto outro colega registrava com desenho, depois invertia as duplas. Foi bem divertido e interessante fazer esses movimentos, e no final percebemos que os registros eram desenhos abstratos.
Em seguida, lanchamos e apareceu uma abelha cachorro, alguns acharam bonitinha e outros ficaram assustados.
Fomos fazer uma busca por coisas interessantes da natureza, achamos folhas, gravetos, muitas frutinhas, sementes, galhos, pedras e flores. Usamos alguns potes, frascos, peneiras e forminhas de gelo para fazer essa coleta. Foi muito divertido ficar procurando esses materiais, mas também achamos muito lixo pelo caminho, como fone de ouvido, tampinhas e outras coisas.
Depois da coleta fomos brincar no caminho de pedras, dançamos, pulamos, brincamos de aventuras, cavamos buracos e criamos armadilhas, brincamos de one piece com as frutinhas, de zumbi, e até tinha uma pedra que parecia um banquinho.
Nossa tarde no MAM foi muito maravilhosa!”
Dialogando com o projeto institucional nas aulas de Educação Física, as crianças de F2 e F3 apreciaram a obra “La flor”, de Eduardo Kingman. Depois conversaram sobre suas impressões e pensaram em diferentes objetos relacionados aos esportes que poderiam substituir a flor.
Foram várias as sugestões: peteca, colete, raquete, bola de basquete, garrafa de água, rede… As crianças foram convidadas a descobrir um dos objetos citados tocando-o dentro de uma caixa surpresa. Após perceberem que se tratava de vários tipos de bolas, em grupos, experimentaram quiques e lançamentos.
As famílias do terceiro ano receberam a missão de escrever um bilhete para as crianças. Os bilhetes variaram em conteúdo, alguns lembrando de não esquecer algo, outros mais convidativos, outros com piadas e brincadeiras, mas todos carregados de afeto!
Ao compartilharem esses bilhetes, as crianças começaram a identificar elementos comuns a todos eles. Observaram as variações de letras, a formatação sempre semelhante, comentaram sobre as pontuações utilizadas, desvendando assim algumas das regularidades desse gênero textual.
Em seguida, foi a vez de as turmas escreverem bilhetes direcionados às pessoas da escola, e construíram um mural coletivo para compartilhar a saudade dos colegas de outras turmas, expressar o carinho e chamá-los para brincadeiras.
Nessa conversa toda sobre bilhetes, fizemos a brincadeira do bilhete chinês:
Se Es ren
rá se te!
que bi
vo lhe
cês te
con é
se um
guem pou
des co
co di
brir? fe
Recebemos nas tribos a visita da coordenadora e especialista de Educação Especial e Inclusiva, Lena Viegas, para conversarmos sobre como podemos contribuir com as diferentes formas de conviver e aprender dentro da escola.
Do segundo ao quinto ano, os alunos assistiram a vídeos informativos sobre as diferentes habilidades de cada um, as variadas formas de se comunicar e as diversas condições do neurodesenvolvimento. As discussões incluíram a forma com que lidamos, nos jogos e nas atividades em geral, com os colegas que necessitam de algum tipo de apoio.
Ao final do encontro, os alunos foram motivados a construir um mural com pequenos recados sobre como podemos incluir as diferentes formas de ser e de aprender na escola.
Nas aulas de Dança, as crianças estão vivenciando propostas de sensibilização para o projeto institucional “Entre nós, cuidado”. Fizemos um passeio aos jardins do MAM no qual pudemos refletir sobre o nosso corpo, dando ênfase às partes que o compõem, pensando nos movimentos que podemos fazer com ele e, claro, conversando sobre a importância de cuidar do nosso corpo e do corpo do outro.
As turmas escutaram a história Conversa de corpo, de Priscila Freire, observando as ilustrações de Marcos Coelho Benjamin, e participaram de uma proposta em que o objetivo era registrar o movimento do outro.
Sem tirar o lápis pastel do papel, as crianças registraram todo o percurso corporal que estavam observando, e só podiam terminar quando a sua dupla fizesse a pose final. Foi uma experiência muito significativa.
Na escola, demos sequência a essa proposta e cada um escolheu apenas um movimento para realizar e ser registrado. Dessa vez, o resgistro foi feito apenas com uma pincelada, fazendo aparecer a movimentação.
F3 – Matemática
As crianças do terceiro ano enfrentaram um desafio intrigante: organizar uma variedade de elementos de maneira que outro grupo pudesse replicar sua disposição o mais fielmente possível. Cada grupo tinha à sua disposição um grupo de elementos: tampinhas, formas geométricas, madeiras de diferentes tamanhos, cordas e até sons.
Esse desafio provocou discussões fascinantes sobre sequências, definidas pelos alunos como “vários objetos que têm algo em comum e são agrupados de forma repetitiva e ordenada, permitindo visualizar a ordem”.
Para aprofundar nosso entendimento sobre sequências, mergulhamos no livro Lobo Bolo: o livro das coleções, de Renata Bueno, que apresenta coleções organizadas em sequências e desafia o leitor a descobri-las e completá-las.
Além disso, exploramos as sequências numéricas e nos divertimos com um novo jogo, chamado Pin. Nele, as crianças devem dizer “Pin” após uma contagem estabelecida. Por exemplo, no Pin do 5, elas devem dizer “Pin” a cada intervalo de 5 números. O desafio está em manter a contagem dos números enquanto o jogo avança: “1, 2, 3, 4, Pin, 6, 7, 8, 9, Pin”, e assim por diante.
Também utilizamos a reta numérica para explorar diversas operações matemáticas, enriquecendo nossa compreensão das sequências.
Entregamos para os alunos a adaptação feita para o teatro do livro A Cicatriz, de Ilan Brenmanm — lido e trabalhado em sala de aula na fase de sensibilização para o projeto institucional “Entre nós, cuidado”.
Juntos, lemos a adaptação, fizemos um trabalho de compreensão de texto e distribuímos os personagens, conversando e orientando as crianças a pensarem: quais os estados emocionais de cada personagem?
Um dos maiores desafios para a maioria das turmas é falar alto e bem articulado, e essas habilidades são desenvolvidas ao longo das vivências, praticando, tanto nas aulas como em casa.
Agora vamos começar a montar a nossa peça, a primeira montagem dessas turmas. A estreia, no teatro dentro da escola, acontecerá na Mostra de Artes.
Contamos com a parceria dos pais com o estudo e o treino do texto em casa.
No primeiro bimestre, as turmas do terceiro ano focaram em explorar características físicas das crianças do grupo, bem como suas atividades favoritas. Durante esse período identificamos o que temos em comum e o que nos diferencia.
Como parte final dessa proposta, realizamos uma leitura coletiva do livro It’s Okay To Be Different, de Todd Parr, para estimular a reflexão sobre a diversidade e a aceitação das diferenças. A atividade proporcionou descobertas e reflexões significativas em Língua Inglesa, ao utilizar o vocabulário e as estruturas que temos consolidado em nossas aulas por meio de vídeos, atividades no caderno e jogos pedagógicos.
Essa experiência não apenas reforçou o aprendizado do idioma, mas também os instigou a pensar sobre a importância do respeito, da tolerância e da valorização das diferenças entre eles. Estamos orgulhosos do engajamento e do progresso que eles alcançaram durante o processo.
Depois de muitas conversas, pesquisas e investigações, as turmas de F3 definiram o tema para o projeto deste ano. As crianças estão curiosas para conhecer o corpo humano e seu funcionamento, pesquisar sobre como o corpo se mantém saudável e como podemos nos cuidar e buscar nosso bem-estar.
Com o tema definido, era hora de escolher o nome para o Projeto que conduzirá nossas pesquisas. As três turmas trouxeram muitas sugestões e depois decidiram por algumas opções que foram para a votação.
As crianças estavam muito animadas para participarem, afinal era a primeira tarefa de casa no Classroom! Para isso, inauguramos o uso dessa ferramenta em sala de aula. Cada criança usou um chromebook, fez o login com o seu e-mail, criou uma nova senha e depois entrou em nossa sala de aula virtual. Estavam todos animados, escrevendo recados no mural e descobrindo as possibilidades de uso do Classroom, que será mais uma ferramenta de trabalho do 3° ano.
A votação foi aberta e, em casa, com a participação das famílias, cada um votou em uma das opções. Hoje chegou o dia de descobrirmos qual será o nome do nosso Projeto. Aguardem!
Os terceiros anos já estão firmes nas cinco primeiras notas da flauta doce (sol, lá, si, dó e ré). Após muitos exercícios e jogos para consolidar essas notas, chegou a hora de aprenderem a primeira música: Asa Branca, de Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira.
Nas últimas aulas, aprenderam os elementos da notação musical formal: pentagrama, clave de sol e a posição das notas na pauta musical, conhecimentos importantes para que pudessem interpretar a partitura de Asa Branca.
Junto à partitura, as crianças também receberam uma apostila contendo todas as informações estudadas até aqui.
Os alunos do terceiro ano tiveram a oportunidade de se familiarizar com o livro Cultura da Terra, de Ricardo Azevedo, e, dentre tantas histórias e gêneros literários presentes na obra, um deles em especial chamou a atenção das crianças: os textos sobre os monstrengos.
Ricardo Azevedo apresenta três monstros por região do Brasil, descrevendo esses personagens e contando um pouco sobre suas façanhas. As turmas leram, escolheram seus preferidos e desenharam. Posteriormente, voltamos a esses textos para analisar sua pontuação. Aproveitamos o momento para pedir que marcassem com um iluminador todas as pontuações observadas. Eles descobriram que, estranhamente, nesses textos não aparecia muita variedade de pontuação; a que mais apareceu foi a vírgula.
Discutindo coletivamente, descobriram que, como eram textos que descreviam os personagens e traziam listas de características, o autor precisou usar a vírgula para isso.
Depois de todas essas observações, eles foram convidados a criar seus próprios monstros. Os alunos adoraram pensar em suas criaturas e escrever sobre elas. Em outro momento, divididos em duplas, puderam revisar seus textos a partir da perspectiva do leitor, que no caso eram seus colegas. Suas duplas indicaram o que faltava em termos de pontuação e pensaram juntos em como pontuar um texto.
Nos últimos meses, as turmas de F3 discutiram o conceito de subtração. Para aprofundar o assunto, os alunos foram organizados em pequenos grupos e receberam diferentes jogos, todos abordando a temática da subtração.
Após a realização dos jogos, as crianças compartilharam suas experiências e estratégias. Algumas enfatizaram a ideia de “tirar quantidades”, outras optaram pela contagem regressiva, enquanto outras destacaram a importância de encontrar a diferença entre os números. As discussões em grupo permitiram que as turmas explicassem suas estratégias, promovendo reflexões sobre o processo de subtração.
Em 1982, o Comitê Internacional da Dança (CID) da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) criou uma data para comemorarmos mundialmente a Dança. O dia 29 de abril foi escolhido como Dia Internacional da Dança em homenagem à data de nascimento de Jean-Georges Noverre (1727-1810), um mestre do balé francês.
Para comemorar esse dia em nossa escola, nos horários do recreio recebemos o professor de Street Dance Mac Rodrigues, da escola The Jazz, para uma aula no Teatro. Nossos alunos saíram desse encontro felizes e entusiasmados com o estilo de dança e até quem não quis participar, mas ficou sentado assistindo, bateu os pezinhos no ritmo da música.
Agradecemos à escola The Jazz e ao Mac pelos encontros e pela parceria, e lembramos a todos que os alunos da Sá Pereira estão isentos de matrícula e têm 10% de desconto nas mensalidades de qualquer curso da The Jazz.
Dando continuidade ao estudo sobre autocuidado, apreciamos algumas imagens que apresentam o corpo e a complexidade de seus sistemas, articulações e estruturas.
Os desenhos de anatomia de Leonardo da Vinci chamaram a atenção dos alunos, despertando curiosidade sobre seu trabalho de pesquisa. Houve quem questionasse: artista ou cientista?
Para ilustrar um pouco mais, encontramos no artista Ben Lewis Gilles uma interpretação divertida e colorida de imagens anatômicas. Por meio da colagem, Ben ilustra corpos e paisagens.
Não precisou muito para que, munidos de pincéis e tintas, os pequenos criassem interpretações de flores e insetos, transformando imagens impressas de representações do corpo humano em composições criativas!
Com a parceria de mães que são médicas e pesquisadoras da UFF (Universidade Federal Fluminense), e seus alunos, experimentamos diversas atividades sobre o corpo humano.
Os universitários propuseram atividades lúdicas nas quais as crianças puderam compreender um pouco mais sobre o funcionamento do corpo humano e conhecer alguns seres que podem habitá-lo.
A partir de jogos, intervenções e modelos de tecidos e células, os pequenos aprenderam muitas novidades para o projeto de pesquisa das F3, “Bem-estar de um, bem-estar de todos”. Tiraram várias dúvidas sobre o tema e fizeram inúmeras anotações e desenhos científicos em seus cadernos.
A equipe da Sá Pereira agradece a participação de todos nesse evento, especialmente da Eliete, mãe do Eduardo (F3C), e da Rafaella, mãe da Sofia (F3B).
Nas mais recentes aulas de Inglês, as turmas de F3 iniciaram uma conversa sobre a importância dos cuidados com a higiene pessoal para nossa saúde e felicidade. Pretendemos seguir de acordo com o recorte do projeto escolhido para os terceiros anos, pelos caminhos do cuidado consciente com nosso corpo.
Por meio de recursos como imagens, mímica, vídeos, jogos e atividades de consolidação no caderno, realizamos debates sobre diversos hábitos e cuidados essenciais, buscando compreender como eles impactam nosso bem-estar. Além disso, seguimos discutindo e listando os materiais de higiene necessários para a realização de cada um desses rituais.
Essas atividades não apenas enriqueceram nosso vocabulário e repertório de estruturas em inglês, mas também nos trazem várias reflexões necessárias, como incentivo para que todos mantenham hábitos saudáveis.
Dando continuidade ao estudo sobre autocuidado, apreciamos algumas imagens que apresentam o corpo e a complexidade de seus sistemas, articulações e estruturas.
Os desenhos de anatomia de Leonardo da Vinci chamaram a atenção dos alunos, despertando curiosidade sobre seu trabalho de pesquisa. Houve quem questionasse: artista ou cientista?
Para ilustrar um pouco mais, encontramos no artista Ben Lewis Gilles uma interpretação divertida e colorida de imagens anatômicas. Por meio da colagem, Ben ilustra corpos e paisagens.
Não precisou muito para que, munidos de pincéis e tintas, os pequenos criassem interpretações de flores e insetos, transformando imagens impressas de representações do corpo humano em composições criativas!
As turmas do 3º ano embarcaram em mais um desafio: a divisão! Cada criança recebeu 24 tampinhas e o desafio era dividir esse número por 2, 4, 6, 8 e 12. E o resultado? Foi uma profusão de ideias e estratégias para distribuir essas tampinhas.
Esse desafio provocou boas discussões e as crianças puderam compartilhar suas experiências e estratégias para realizar a divisão. Algumas trouxeram a ideia de distribuição das tampinhas em grupos iguais, outras optaram pela contagem de um em um até chegar ao resultado, e o uso de um material concreto auxiliou nesse processo.
Aos poucos, as turmas se aproximam de novos conceitos matemáticos e reconhecem o quanto essa operação faz parte do nosso dia a dia.
F3 – Projeto
Os alunos embarcaram em um desafio ortográfico empolgante. No jogo do Stop!, todos mergulharam na tarefa de pensar a escrita em diferentes contextos.
Enquanto se divertiam, refletiram sobre as regularidades na escrita de palavras com sons semelhantes mas grafias distintas. Após as partidas, cada criança criou seu próprio Banco de Palavras no caderno de língua portuguesa.
Essa ferramenta será um recurso para consultarem sempre que precisarem de palavras com “ss”, “ch”, “x”, “ç” e outras variações. Mesmo diante da competição e do medo de errar, as turmas aproveitaram ao máximo o jogo!
Após as turmas se envolverem com o livro Conversa de Corpo, de Priscila Freire, vivenciaram algumas propostas inspiradas pela história.
Conversamos sobre o conceito de videoarte e sobre como a dança pode se aproveitar desse recurso. A partir das experimentações e criações corporais desenvolvidas pelos alunos, começamos a preparar uma videodança tendo como roteiro esse livro.
As sequências coreográficas que irão compor esse projeto foram desenvolvidas por eles, em pequenos grupos. Os alunos estão orgulhosos e felizes com o resultado desse trabalho, que será compartilhado com todos em nossa Mostra de Artes.
As turmas de F2 e F3 foram à Lagoa Rodrigo de Freitas para uma aula de Educação Física diferente.
No local, conversamos sobre a importância da prática de atividades físicas para a saúde e o cuidado com o corpo. Em seguida, partimos para observar o entorno e listamos as diversas práticas corporais observadas naquele ambiente.
Também aproveitamos para colocar o corpo em movimento, realizando atividades relacionadas aos objetos de investigação das turmas durante o semestre e explorando o espaço do parque.
Os alunos do terceiro ano demonstraram uma grande disponibilidade em ajudar as crianças afetadas pelas enchentes no Rio Grande do Sul, envolvendo toda a comunidade escolar nesse propósito. Iniciamos discutindo o tema e explorando o que eles já sabiam, e como estavam compreendendo a situação.
Utilizamos uma matéria do JOCA, um jornal voltado para o público infantil, como fonte para compreender melhor a situação da região Sul. Os alunos criaram cartazes para incentivar as doações, compartilharam informações com outras turmas e redigiram cartas acolhedoras para acompanhar os brinquedos. Atualmente, estão organizando todas as contribuições recebidas com entusiasmo e dedicação.
É gratificante testemunhar o engajamento e a colaboração deles ao longo desse processo. Ainda há tempo para contribuir, pois as doações serão enviadas no dia 27 de maio, para Eliete, mãe do aluno Eduardo, que está organizando o envio dos brinquedos.
As turmas do terceiro ano receberam a visita do Henrique, professor da Oficina de Construção do Ateliê, para um bate-papo sobre sistema imunológico, vírus e bactérias.
Sobre esse encontro, a F3B construiu um texto coletivo:
“Henrique, nosso professor de Ciências, veio às turmas de F3 para nos explicar sobre o sistema imunológico. Ele falou das bactérias, dos vírus e sobre a importância de manter as mãos limpas. Ele usou uma tinta de caneta marca-texto para ‘simular’ um vírus em suas mãos. Em seguida, tocou nas maçanetas, no Pedro Colin e em outras pessoas próximas. Com uma luz semelhante à ultravioleta, conseguimos visualizar as manchas de marca-texto nas pessoas que ele tocou. Percebemos como os vírus podem se espalhar facilmente de pessoa para pessoa. Lavar as mãos direito é essencial para evitar doenças, especialmente quando tocamos a boca, o nariz, os olhos e até alimentos. Aprendemos que lavar as mãos com água e sabão é mais eficaz do que apenas usar álcool, pois isso remove toda a sujeira, até as mais escondidas. Também é importante lembrar que não devemos lavar as mãos o tempo todo, pois algumas bactérias são benéficas para nós. Assistimos a um vídeo explicando como o detergente é eficaz na eliminação de germes. Foi muito legal!”
Texto coletivo F3B
Os alunos dos terceiros anos tiveram a oportunidade de conhecer mais sobre um importante artista e cientista que dedicou grande parte de seu trabalho ao estudo e registro do corpo humano: Leonardo da Vinci.
Inspirados por suas contribuições, decidimos criar um espaço especial no qual as crianças pudessem mergulhar nas obras anatômicas. Preparamos um ambiente enriquecido com cópias de alguns dos desenhos anatômicos de Da Vinci, livros de anatomia, réplicas de órgãos e espelhos, além de papéis e diversos materiais para desenhar. A proposta era permitir que os alunos discutissem as contribuições ali presentes e vivenciassem a obra de Da Vinci, inspirando-se para criar seus próprios desenhos e registros gráficos sobre o corpo humano.
Os registros dessa atividade serão exibidos na Mostra de Artes, que ocorrerá no dia 22 de junho. Estamos ansiosos para compartilhar com todos a criatividade e o aprendizado dos nossos alunos, celebrando essa interseção entre arte e ciência.
No início do ano, as turmas do terceiro ano começaram a fazer uma coleção de objetos e resíduos que provavelmente seriam descartados, com o objetivo de aproveitarmos esse material em alguns trabalhos artísticos.
Foram organizadas três coleções distintas. As duas primeiras relacionadas ao cuidado do corpo (interna e externamente): uma de caixas de remédios, sabonetes e outros materiais; outra de caixas e embalagens de alimentos saudáveis. A terceira coleção, escolhida pelos grupos, foi de embalagens de doces e chocolates. A proximidade com o feriado da Páscoa influenciou a escolha.
Quando chegou o momento de começarmos a preparar um trabalho com todo esse material, a artista Beatriz Milhazes e sua obra serviram como uma ótima inspiração. Seus trabalhos coloridos, com formas circulares, florais e o uso de embalagens nas composições, orientaram as turmas para criarem três belas montagens coletivas.
Finalizamos nossas descobertas em inglês sobre hábitos de higiene e materiais utilizados para realizá-los, com uma divertida brincadeira em que os alunos tinham que colocar a mão numa caixa misteriosa e, pelo tato, descobrir dentro dela um objeto usado na sua higiene pessoal, sorteado previamente pela professora. E assim nos divertimos bastante enquanto consolidávamos o nome de cada um desses objetos e as ações a que remetem.
Estamos agora focando na importância de uma boa alimentação para a manutenção da saúde do corpo. Temos discutido como uma alimentação saudável contribui para a nossa saúde e bem-estar, explorando os alimentos ricos em açúcares e gorduras que não beneficiam nosso corpo. O processo tem proporcionado aos alunos a oportunidade de aprender e praticar enquanto se expressam sobre sua alimentação cotidiana.
Na última semana, além das atividades orais, com o suporte de imagens, músicas e histórias infantis, conversamos sobre os lanches que os alunos trazem, debatendo sobre serem opções saudáveis ou não.
Seguimos construindo no coletivo, além das reflexões necessárias, um apanhado de palavras e estruturas pertinentes para que possamos avançar nos estudos de Língua Inglesa de forma significativa.
Na pesquisa sobre o corpo e suas representações, as crianças da F3 foram apresentadas a artistas que exploraram as proporções humanas, como Leonardo da Vinci. Também aprenderam sobre o conceito matemático de simetria e se desafiaram a retratar a si mesmas prestando atenção a esses dois novos conceitos: proporção e simetria.
Ao longo da semana, as crianças do terceiro ano conheceram e exploraram uma calculadora milenar: o Ábaco. Nesse primeiro contato as turmas observaram e tentaram descobrir as regularidades ali envolvidas.
Rapidamente, compreenderam o valor posicional dos números e ampliaram o campo numérico até a unidade de milhar. Durante a proposta, manipularam as miçangas do ábaco para representar diferentes números, observando como cada posição tem um valor específico, desde as unidades até os milhares.
Em breve, os alunos construirão seus próprios ábacos para realizar operações de adição e subtração.
Passada a linda culminância que foi a Mostra de Artes de 2024, as turmas de F3 a F5 imediatamente se envolveram em produções para ornamentar o Arraial da Sá Pereira!
O ritmo está intenso! As turmas do terceiro ano estão produzindo bandeirinhas, as do quarto ano estão elaborando estandartes festivos. Todas buscaram inspiração em artistas brasileiros que usaram os festejos juninos em algumas de suas pinturas, como Anita Malfatti, Guinard e Portinari.
Já a galera do quinto ano, inspirada pelos pernambucanos J. Borges, Samico e Derlon, está pintando painéis com temáticas relacionadas aos temas do sertão registrados nos cordéis e às lendas do folclore brasileiro!
Todos esses trabalhos estarão à espera de toda a comunidade escolar no sábado, 13 de julho, para festejarmos a cultura e encerrarmos o semestre de mãos dadas em um linda ciranda!
Durante o semestre, as turmas de F3 utilizaram uma variedade de textos informativos para explorar as questões surgidas no projeto “Bem-estar de um, bem-estar de todos”, focando principalmente no funcionamento do corpo humano.
As crianças tiveram acesso a livros científicos voltados para o público infantil, enciclopédias, artigos e revistas científicas, além de participarem de leituras e discussões sobre as características desse gênero textual.
Vejam as hipóteses levantadas pelas crianças na tentativa de aproximar-se do que é um texto informativo:
“Um texto informativo é quando a gente pesquisa para escrever sobre alguma coisa corretamente.”
“Ele informa as pessoas. Elas ficam atualizadas.”
“Um texto informativo, eu acho que é um texto que explica muito bem as coisas. Um texto informativo tem coisas que podem te ajudar, tem informações diferentes, palavras diferentes e novas informações.”
“É um texto que explica informações para a gente aprender coisas novas.”
“Um texto informativo, pelo contrário do texto comum, ele te dá informações. Encontramos esse tipo de texto em escolas, museus, shoppings.”
Gradualmente elas estão construindo habilidades e desenvolvendo procedimentos de pesquisa para se tornarem cada vez mais autoras de seus processos de aprendizagem.
No próximo semestre seguiremos com nossas pesquisas sobre o corpo humano e com as investigações sobre esse gênero textual.
Estamos encerrando o primeiro semestre com a Festa Junina! Ótima oportunidade para cantarmos, tocarmos e nos aprofundarmos nos ritmos da Cultura Popular.
Foi um semestre cheio de trocas e aprendizados. Com muita cantoria e fazer musical.
Os segundos anos experimentaram a alegria de fazer música de coletivamente. Juntos, cantaram e tocaram de forma fluida e atenta.
Os terceiros anos aprenderam flauta doce e agora já dominam as notas da mão esquerda. Além disso, se arriscaram nas rimas da composição coletiva para o encerramento do teatro apresentado.
Os quartos anos se aprofundaram nos elementos que formam um arranjo musical e puderam experimentar suas ideias criando seus próprios arranjos para música Emoriô. Também consolidaram o conteúdo estudado em projeto com uma composição coletiva.
Os quintos anos, assim como os quartos anos, também puderam criar seus arranjos e se aprofundaram nas possibilidades sonoras do próprio corpo.
Seguimos para o próximo semestre com o desejo de mais aprendizados, sons e canções para explorar.
Depois de uma Mostra de Artes especial, da qual as crianças saíram orgulhosas pelo trabalho desenvolvido, finalizamos nosso semestre em clima junino!
Com a proximidade da nossa festa junina, nas aulas de Dança as crianças puderam conhecer o repertório escolhido para embalar esse dia e criar coreografias para cada uma das músicas.
Juntos, dançamos, cantamos e, com alegria, curtimos os últimos momentos do semestre.
Nos vemos na festa!
As turmas de terceiro ano finalizaram o semestre voltando ao nome do projeto institucional “Entre nós, cuidado” e na escolha do nome do projeto das F3 “Bem-estar de um, bem-estar de todos”. Durante a conversa propomos um desafio: produzir um mural coletivo que representasse a pesquisa das F3 e que pudesse estar na capa do caderno de Projeto.
Com o desafio proposto, cada criança se posicionou no papel e e teve seu corpo contornado e depois fizeram a pintura para compor sua imagem. Durante este trabalho, conversaram sobre a importância do lugar de cada um no coletivo e como buscar o bem-estar de todos em uma proposta em que todas crianças teriam que dividir o mesmo espaço.
Depois, pensamos no que há entre nós, e as crianças pintaram alguns elementos para compor o centro do mural. Foi um momento de reflexão e muito aprendizado.
Agora é hora de se preparar para o arraiá e aproveitar as férias.
Até a volta!