O Grupo

F3TB

Assim como a música Electricity, de Elton John e Lee Hall, que muito nos embalou, a F3TB – repleta de energia e que transborda afeto e alegria – é uma explosão de eletricidade e potência. 

Ainda precisa de ajuda com a organização de materiais, movimentação pela escola e atenção ao coletivo. 

Fã de desenhos e amante da escrita, esbanjou criatividade e boas ideias em suas produções e divertiu-se elaborando questões de Projeto e testando suas hipóteses em experimentos. 

Convidamos as famílias a apreciar alguns registros e se aproximar do que vivemos.

Máquinas Simples: Plano Inclinado

F3 – Matemática

As F3 estão pesquisando as primeiras máquinas inventadas.

O plano inclinado movimentou a cabeça da criançada. Por sua simplicidade, foram percebidos exemplos no cotidiano: o escorrega; as rampas de acesso; os telhados e as ladeiras.

Quando esse recurso foi pensado primeiro? Para que serviria?

Em pequenos grupos, os alunos foram desafiados a levar blocos de tijolos de um lugar para outro, acima.

Inicialmente utilizaram apenas barbantes e as mãos. Mas logo perceberam o esforço que seria necessário em uma obra de construção civil, em serviços domésticos ou nas atividades industriais.

Demonstramos, então, o recurso da rampa, questionando se ela poderia ajudá-los a vencer o desafio.

Os grupos puderam criar as próprias rampas, sob orientação, e também comparar como é o trabalho com e sem esse recurso, essa tecnologia.

Os experimentos utilizaram rampas de diferentes tamanhos e alturas.

Ao testar possibilidades, os estudantes trouxeram reflexões. Percebiam como essa máquina mudou a forma de lidar com pesos e com o transporte de grandes volumes, ao longo da história humana.

Quando registravam as ideias no caderno, a Pirâmide de Gizé foi lembrada como exemplo de emprego do plano inclinado na engenharia de grandes estruturas.

O papo e a empolgação foram longe. As turmas viajaram ao passado, observaram o presente e alguns alunos já tiveram muitas ideias para o futuro próximo, a Feira Moderna.

O que as F3 vão fazer com o plano inclinado para esse evento?

 

O que É Tecnologia?

F2 a F5

Nas aulas de Dança de F2 a F5, espalhamos diferentes objetos pelo auditório: caneta, papel, ventilador, cadeira, celular, sapato, casaco etc. Pedimos aos alunos que caminhassem entre esses objetos, atentos a forma, peso, textura e movimento que eles tinham. Seriam todos objetos tecnológicos?
“Esses óculos não são tecnologia! Não têm pilha nem bateria!”
“E esse aqui nem pensar é tecnologia, não tem fio nenhum!”
“O casaco não é tecnologia porque não carrega.”
Com a ajuda do vídeo What is Technology? começamos a discussão sobre o conceito de tecnologia que seguirá acontecendo nas aulas de Projeto.
Para encerrar, representamos e criamos movimentos para cada um dos objetos que estavam espalhados pela sala.
E você? Consegue representar um ring light ou uma caixinha de som com o seu corpo?

Uma Chegada e Tanto!

F3

As F3 começaram com tudo! Afinal, a recepção com uma caça ao tesouro pela escola, através de “pistas tecnológicas”, não podia ter sido melhor.
A atividade feita nas três turmas rendeu muitas risadas, parcerias e aquela gostosa sensação de estar diante de diferentes desafios. A brincadeira desafiou os alunos a descobrirem dicas em QR codes escondidos pelos cantinhos da escola. As dicas revelavam técnicas e tecnologias presentes em algum espaço da Sá Pereira e ajudavam a chegar a um tesouro escondido: as agendas do primeiro semestre de 2022. Assuntos como agricultura, código morse e o próprio QR code fizeram nossos pequenos pensarem através dessa caçada. Foram momentos intensos, que trouxeram bons indícios de como seguirão os estudos.
A semana também foi recheada de outras propostas feitas nas aulas de Artes Visuais, Inglês, Música, Educação Física e Dança. Todas buscaram o acolhimento dos alunos, junto ao estímulo de ideias para despertar interesses acerca do tema central do Projeto Institucional – tecnologia.
Aproveitamos para dar as boas-vindas aos novos amigos que chegaram para essas discussões e descobertas: na F3M recebemos Ana Clara e Rafael; na F3TA, Clara Dinola e Valentina Albuquerque; na F3TB, Julia e a Amanda.
Que tenhamos um 2022 cheio de descobertas e muitas aprendizagens!

Artes Visuais para as F3

F3

As F3 começaram o ano com muitas novidades, dentre elas uma sala bem espaçosa, exclusiva para as aulas de Artes Visuais, e uma professora especialista: a Rô.
Em nosso primeiro encontro, conversamos um pouco sobre o Projeto e fizemos um desenho no qual tínhamos que representar uma tecnologia, sem a qual não conseguiríamos viver nem um dia.
Propusemos uma atividade fora de aula, que consistia em andar pelos corredores da escola observando as imagens (reproduções de obras de arte) escolhidas para sinalizar cada sala. A intenção era provocar reflexões: por que elas foram escolhidas? O que elas têm em comum? O que elas estão representando?
Semana que vem tem mais!

Tec Aqui, na Biblioteca

F3

Começou a movimentação na biblioteca. As F3 foram incentivadas a pegar livros que as interessassem, independente do gênero textual.
A literatura, no Terceiro Ano, é ponto-chave na construção do processo de escrita, intimamente ligado à leitura.
A dinâmica dos empréstimos, as leituras individuais e compartilhadas e a seleção de títulos são cuidadosamente planejadas pela equipe pedagógica. O conjunto de propostas propicia a ampliação vocabular e literária e a familiarização com as atividades de pesquisa e seleção de títulos.
O acervo terá papel importante como subsídio para as discussões sobre tecnologia, tema do Projeto Institucional.
Além disso, boas histórias deixam as manhãs e tardes com aquela gostosa sensação de ter um compromisso com a imaginação.
Não por acaso, nestas turmas, o dia de biblioteca é esperado e celebrado!
Com certeza é um dos lugares mais incríveis da escola. Espaço acolhedor, onde nossos pequenos descobrem a magia das histórias e o encanto pela literatura

Diversão e Arte

F3, F4 e F5

Nas turmas de F3 a F5, jogos, brincadeiras, conversas e debates são estratégias e dinâmicas de sensibilização para o tema do Projeto.
A sinalização dos espaços da escola costuma ser feita com reproduções de obras de arte que, em algum nível, estabelecem relações com o tema de cada ano.
Nas aulas de Artes, ampliamos a discussão sobre as linguagens visuais. Os alunos, em grupos, classificaram aquelas imagens nas categorias Pintura, Desenho, Fotografia, Escultura, Grafite, Instalação e Desenho Digital.
Para relaxar, cada mesa brincou de Jogo da Memória e de Quem Sou Eu.
Diversão e arte, em qualquer parte!

Código Morse Musical

F3

Começamos o ano matando as saudades, com muitas brincadeiras musicais e cantoria. Depois das boas-vindas, começamos a nos aproximar do tema tecnologia, buscando refletir sobre onde encontramos tecnologia na sala de Música e nos instrumentos musicais.
Ainda explorando o tema do Projeto Institucional, conhecemos a história do telégrafo e de seu inventor, Samuel Morse.
Mais familiarizados com o código Morse, lançamos um desafio no qual a turma, em grupos, foi desafiada a escolher uma palavra e codificá-la no alfabeto Morse, substituindo o ponto por palma e o traço por batida na perna, criando uma sequência rítmica.
Cada grupo apresentou suas palavras codificadas, desafiando os demais colegas a descobrir a palavra escolhida.

Um Desenho Diferente

F3

Com o objetivo de conceituar noções de lateralidade, as F3 receberam a proposta de fazer um desenho.
Não um desenho qualquer, mas a partir de um ditado topológico, recurso que auxilia o trabalho de orientação espacial, entre outros aspectos.
As crianças foram orientadas a fazer duas dobraduras simples em uma folha, marcando-a em cima, embaixo, à direita e à esquerda. Em seguida, seguimos para o ditado: uma praça no centro, à esquerda dois carros azuis, à direita um prédio vermelho…
O que é o lado direito? O que é o lado esquerdo? Por que é importante saber isso?
Essas, entre outras questões, fizeram parte das nossas discussões.

Pensando com Andy Singer

F3, F4 e F5

A charge O Pensador, de Andy Singer, foi disparadora de uma breve discussão sobre acúmulo, excesso e descarte de lixo.
A imagem do homem sentado sobre uma pilha de objetos tecnológicos despertou nos alunos a reflexão sobre o consumo exagerado de produtos, e sobre que destino damos a eles.
Uns falaram sobre a dificuldade de se desfazer de brinquedos favoritos; outros falaram de doar os brinquedos e roupas que não usam mais.
Depois da conversa, cada aluno fez um desenho inspirado na charge: o autorretrato sobre uma pilha de objetos acumulados.
O trabalho uniu reflexão e criatividade.

Carnaval Tecnológico

F1 a F5

Continuando a sensibilização para o tema do Projeto Institucional e entrando no clima de carnaval, as turmas de Fundamental I conheceram trabalhos de escolas de samba que usaram efeitos tecnológicos para incrementar seus desfiles.
Tapetes voadores, tecidos de led, drones e muito mais deram vida aos enredos e encantaram a plateia.
As crianças amaram assistir e, claro, quiseram brincar também. Usando uma bola com efeitos luminosos e um tecido redondo, elas exploraram possibilidades dos materiais e criaram sequências de movimentos ao som de sambas-enredo antigos da Sá Pereira.
Foi uma grande festa!

Curadoria e Categorias

F3

A apreciação das imagens de sinalização das salas da escola provocou boas perguntas e aguçou a curiosidade das F3 pelo Projeto Institucional. Essas imagens são recursos valiosos para sensibilizar os alunos e incentivá-los a pensar sobre o que gostariam de estudar.
As crianças foram convidadas a procurar na escola imagens representativas de tecnologias conhecidas.
Conversamos sobre o trabalho dos profissionais que organizam as exposições nos museus e refletimos sobre a forma de organizar uma exposição.
Em um papo descontraído, Natália, museóloga e estagiária da F3TA e da F4TB, comentou o trabalho dos curadores nos museus.
Os alunos partiram, então, para a missão de organizar e categorizar imagens para montar suas exposições.
Os grupos dividiram as imagens oferecidas, realizando, assim, um trabalho de curadoria. No momento das apresentações, cada grupo explicou como pensou nas categorizações e conjuntos.
“Eu acho que esta imagem pode entrar na categoria preto e branco também.”
“Será que esta com as luzes não entraria também no grupo das tecnologias?”

A atividade rendeu bons frutos e apurou o olhar de nossos curadores mirins para a escolha do tema do projeto dessas turmas.
O que será que vem por aí?

Vamos Jogar?

F3

Jogos matemáticos são recursos potentes. As crianças constroem o raciocínio lógico matemático de dentro para fora, a partir de suas hipóteses.
As F3 colocaram seus conhecimentos em prática jogando bingo e batalha naval, e assim puderam dinamizar os conteúdos trabalhados.
No bingo, os conceitos de antecessor e sucessor, par e ímpar apareceram como charadas para as crianças desvendarem o número sorteado.
No batalha naval, elas ampliaram os conhecimentos sobre o quadro numérico ao indicar a escolha do número utilizando os conceitos de linha e coluna, dezenas e unidades, tentando acertar os barcos.
Em jogos com recursos visuais, como cartas de baralho, a manipulação de quantidades se torna natural, ativando importantes estratégias internas do indivíduo e contribuindo para o seu desenvolvimento.
Essas propostas, somadas à constante reflexão sobre a Matemática em situações diversas no cotidiano escolar, ampliam as possibilidades e auxiliam no processo de construção do conhecimento matemático lógico e social.

Teatro de Sombras

F3

As F3 vêm desenvolvendo a sensibilidade com o teatro de sombras, excelente recurso para trabalhar a noção espacial e o controle corporal.
As crianças estão se divertindo ao descobrir possibilidades corporais em conjunto.
Com o tema carnaval trabalhamos o improviso. Cada grupo tinha que escolher um conflito que iria aparecer no meio de um bloco. As músicas criavam o clima.
Os estudantes estão trazendo questões importantes: como se posicionar em cena? Não pode tapar o colega! Que tipo de sombra querem fazer? Grande ou pequena?
Perceberam que devem se afastar ou se aproximar do projetor, de acordo com o intuito cênico, e que as escolhas feitas antes de entrar em cena são decisivas.
Pequena edição – imagens da F3TB (link)

Convite Poético

F4

Convite
José Paulo Paes
Poesia
é brincar com as palavras
como se brinca com bola, papagaio, pião.

Só que bola, papagaio, pião
De tanto brincar, se gastam.
As palavras, não (…)

Mobilizadas pelo poema de José Paulo Paes, as F4 foram convidadas a brincar com as palavras.
A primeira etapa foi a desconstrução do poema. Em grupos, os alunos receberam as estrofes de Convite fora de ordem e as arranjaram como achavam que fazia sentido.
Em seguida, apresentaram para a turma.
A etapa seguinte foi ler o poema em sua forma original, discutir sobre o sentido de brincar com as palavras e pensar de que formas podemos fazer isso.
Vamos brincar de poesia?

Engenhoca Musical

F1, F2 e F3

As crianças de F1, F2 e F3 ficaram maravilhadas ao ver e ouvir o som que saiu de uma engenhoca movida a manivela.
A Marble Machine, desenvolvida pelo músico sueco Martin Molin, utiliza o sistema de engrenagens cuidadosamente sincronizadas para movimentar bolinhas que fazem a música acontecer.
A apreciação do vídeo nos inspirou a explorar pequenas células musicais que se complementam como em uma engrenagem, gerando assim uma máquina musical.
Wintergatan – Marble Machine (link)

Bilhete Especial

F3

Com o objetivo de disparar discussões sobre as características do gênero textual bilhete, pedimos às famílias das F3 uma ajuda muito especial: escrever mensagens para seus filhos.
As crianças foram presenteadas com bilhetes carinhosos, registrados no caderno. Declarações de amor, charadinhas, convites para lanches… Mensagens carregadas de afeto, escritas de próprio punho, o que desafiou os pequenos a apreciar caligrafias dos mais variados tipos.
Aproveitamos para conversar sobre a função da escrita e também sobre a letra cursiva e suas vantagens, como a agilidade na escrita.
Outras novidades estão por vir.

 

A Fantástica Fábrica de Chocolate

F3TA e F3TB

O Sr. Willy Wonka, um dos mais incríveis inventores do mundo, abriu os portões de sua fábrica para a F3TA e a F3TB.
E, como toda literatura potente, A Fantástica Fábrica de Chocolate, de Roald Dahl, encantou.
Essas turmas, adoradoras de histórias deliciosas, foram embaladas pelas aventuras de Charlie Bucket e outras crianças, nessa narrativa recheada de doces e travessuras.
As crianças apreciaram ouvir os relatos das invenções do curioso chocolateiro. A cada capítulo, iam se surpreendendo por salas interessantes e supertecnológicas.
Notamos, porém, que eram tecnologias bem esquisitas e diferentes daquelas sobre as quais temos conversado.
A ideia de escolher essa obra surgiu da curiosidade dos alunos em conhecer histórias que inspiraram filmes famosos, e da relação do enredo com nosso Projeto.
Todos ficaram entusiasmados com a leitura em capítulos. Mobilizaram-se tanto com os encontros literários, que já querem escolher o próximo livro.

Clone Dance

F1 a F4

Nas aulas de Dança de F1 a F4, conversamos sobre a diferença entre manual e digital.
Trouxemos exemplos de invenções manuais que anos depois tiveram sua versão digital.
Ouvir as crianças estabelecendo relações e refletindo sobre essas diferenças foi um bom início para nossa atividade corporal.
Conversamos também sobre o espelho: sua função, se ele é manual ou digital, o que reflete, como reflete, e brincamos de ser o espelho de um amigo, imitando seus movimentos, atentos à forma, ao peso, à velocidade…
Ao final, a conclusão foi unânime: a brincadeira de espelho é manual.
Sem revelar que estávamos utilizando o filtro Clone Dance, filmamos os alunos criando movimentos.
Quando eles viram os vídeos no telão, surgiram exclamações e palmas.
“Um espelho digital!”
“Um amigo imaginário!”
“Que maneiro!”
“Qual o nome desse efeito?”

Convidamos vocês a dançar com seus filhos usando o filtro Clone Dance, do Instagram, e marcar nossa escola. Vamos adorar ver essa brincadeira se espalhado por aí.
Clone Dance (link)

Caminhos do Projeto

F3

As conversas e atividades de sensibilização renderam boas discussões entre as turmas e várias possibilidades de escolha do tema do Projeto.
Hipóteses sobre os significados de técnica e tecnologia; atualização de objetos tecnológicos; funcionamento de máquinas; presença da eletricidade nesses processos.
Os alunos listaram assuntos de interesse e perguntas sobre o que desejam pesquisar e descobrir.
“Como as máquinas funcionam?”
“Quais tipos de energia existem?”
“Como são feitos os robôs?”
“O que é energia mecânica?”
“Como a eletricidade passa pelos fios?”

As questões foram classificadas em categorias que auxiliarão na definição das primeiras pesquisas do Projeto que, ao que tudo indica, deve girar em torno do funcionamento das máquinas e da energia.
As crianças, entusiasmadas que só, já estão começando a desenhar o Projeto das F3. Quem arrisca o que virá por aí?

É Verdade Esse Bilhete!

F3

As F3 começaram um trabalho de sensibilização para a escrita a partir da observação de diferentes gêneros textuais.
Entre os muitos textos apresentados, o bilhete foi selecionado. Os pais foram convidados a escrever bilhetes para seus filhos, e a proposta gerou grande mobilização.
Os grupos se debruçaram sobre as características e funções deste tipo de escrita, e sugerimos que as turmas fizessem contato umas com as outras usando essa forma de comunicação.
Cada aluno escreveu para um colega desconhecido, escolhido nas listas de alunos das turmas, e os bilhetes foram para um mural no corredor.
Há perguntas sobre comidas preferidas, elogios, piadas, charadas e até convites para encontros.
A expectativa tomou conta dos pequenos, que estão empolgadíssimos para responder e propor novos bilhetes.
Está sendo uma gostosa maneira de exercitar a escrita e descobrir sentidos das palavras.
O mural é interativo e tem objetivo de aproximar os alunos de seus amigos de série, proporcionado futuras parcerias nas atividades das turmas.

School’s Routine

F3

As F3 estão empolgadas com as aulas de Inglês.
Relembramos as férias com o divertido Holiday’s Bingo, criado pelas crianças.
Foi uma oportunidade de brincar e aprender a dizer em inglês várias das atividades de lazer e momentos em família.
Concentrados nas atividades do novo ano escolar, temos explorado as partes da escola (parts of the school), os dias da semana (days of the week) e áreas de estudo (Maths, English, Arts), trazendo mais familiaridade com a nova rotina.

Sequências Lógicas

F3

O aprendizado da Matemática está ligado à curiosidade, à pesquisa, às deduções, às discussões, aos experimentos e também ao desenvolvimento do raciocínio lógico.
Com desafios de sequências lógicas, as F3 dispararam o trabalho de raciocínio lógico. Os alunos foram desafiados individualmente e também em pequenos grupos.
Aguçaram os olhares e colocaram a “cachola” para trabalhar, identificando padrões e descobrindo as “charadas” de cada desafio.
Depois da apropriação de algumas estratégias, criaram sequências lógicas para os amigos solucionarem.
Desequilibraram certezas e confrontaram hipóteses nessa brincadeira para lá de séria.

A Arte do Deslocamento

F3

As F3 passaram as últimas semanas trabalhando no projeto deslocamento.
Depois de conversarmos um pouco sobre esse conceito, os alunos foram orientados a pensar em algo que se deslocasse.
Muitas foram as ideias que, depois de desenhadas com bastante capricho, se transformaram em uma colagem de papel colorido, na qual os elementos eleitos para se deslocar o fazem por meio de um mecanismo construído com barbante.
Os trabalhados ficaram lindamente animados!

Brincando para Valer

F3T, F4T e F5T

Nas aulas de Educação Física das F3, F4 e F5 do turno da tarde resgatamos os piques que os estudantes conhecem.
Depois, outras ideias surgiram, e novos piques foram criados, movimentando as aulas.
Além dos piques, ampliamos o repertório do jogo queimado, importante para o desenvolvimento da agilidade, do raciocínio lógico, da resolução de problemas, da cooperação e da competição, entre outros aspectos que serão, mais adiante, fundamentais para a prática dos jogos desportivos.
Variações do queimado como ajuda, coringa, escudo, rei e rainha, xadrez e guerra foram experimentadas em nossas aulas.

O Abre-alas da Tribo

F2, F3 e F4

Tivemos, com as turmas de F2 a F4, muitas conversas sobre o que é e para que serve a Tribo.
Não demorou muito para a palavra convivência aparecer nesses encontros.
Perguntamos aos estudantes quais acordos precisam ser feitos para garantir a boa convivência no ambiente escolar.
Algumas regras da escola apareceram na ponta da língua e foram anotadas no quadro.
O que são regras e para que servem? O que significa convivência ou, simplesmente, conviver? Compreender as regras, ao invés de somente acatá-las, é essencial. Pensar, analisar e escutar o ponto de vista do outro sobre uma situação de conflito é o que dá sentido às regras.
Com jogos e brincadeiras, as turmas refletiram sobre a importância de respeitar regras para alcançar objetivos comuns.

Entrando no Piano

F3

As aulas de Música trouxeram a história do Piano para as F3.
Os alunos souberam como a mudança do mecanismo do cravo, de cordas pinçadas, para o do pianoforte, de cordas percutidas, criou novas sonoridades e ampliou as possibilidades expressivas da execução musical.
Estudamos o mecanismo de funcionamento do piano, pesquisando o que acontece ao tocar uma tecla ou pisar num pedal.
Depois as crianças conheceram as experiências de Piano Preparado, desenvolvidas pelo músico norte-americano John Cage, que utilizou parafusos, borrachas e outros objetos nas cordas do piano, gerando sons surpreendentes.
Assistiram também a uma performance grupo Piano Orquestra: cinco músicos tocam ao mesmo tempo um piano, usando o teclado, percutindo a estrutura ou golpeando as cordas.
Munidos de tantas informações, fomos ao salão para conhecer, explorar e tocar o antigo piano da escola, que pertenceu a um de seus fundadores, o músico e professor Antônio Sá Pereira. Encerrando essa pesquisa, as crianças ouvirão, na próxima semana, a icônica obra de John Cage – 4’33”.

Nome do Projeto

F3

Conversa vai, conversa vem, máquinas surgem e dúvidas pipocam nas F3, que começam a dar corpo ao projeto.
Energia e máquinas apareceram nas discussões de todas as turmas. Cada grupo, com suas especificidades, trouxe materiais para ampliar as discussões e manter acesa a chama da curiosidade sobre as pesquisas.
Chegou o momento de pensar em um título para o projeto que conduzirá nossas investigações. As três turmas participarão da votação.
Ao longo da próxima semana as crianças votarão no mural interativo. Depois, contarão os votos e, utilizando um gráfico, analisarão o resultado.
Aguardem as novidades!

Energy!

F3

Nas aulas de Inglês das F3, dispararam conversas sobre as origens da energia.
A partir das hipóteses e dos conhecimentos dos alunos, montamos um pictionary com as fontes de energia que sustentam a vida na Terra: the sun, lava, water, the trees, the ground… Nos nossos corpos: sun, water, food, trees…. E nas máquinas do dia a dia: fuels, electricity, machinery…
Os desenhos representativos desse novo vocabulário foram registrados nos cadernos, com o resgate do desafio de utilizar a ordem alfabética.

O que É Dividir?

F3

Afinal, o que é dividir?
Essa pergunta disparou boas discussões nas F3. As crianças compartilharam seus conhecimentos e deram exemplos do que significa dividir.
“Dividir uma borracha com um amigo que está sem é compartilhar com ele.”
“Distribuir e dividir nem sempre são a mesma coisa.”
“Eu posso dividir minhas 4 canetas com a minha amiga. Cada uma ficará com duas.”

Aproveitando a discussão, as turmas foram convidadas a dividir uma determinada quantidade de tampinhas.
Em um tom descontraído, foram construindo estratégias para realizar a divisão. Dividindo em duas partes, três, quatro…
As crianças descobriram como essa operação pode auxiliar em outras estratégias matemáticas e também a compreender melhor o conceito de divisão.

Diversidade Através da Literatura

F3

O poder da literatura não tem limites. Palavras e imagens são capazes de apresentar um novo mundo para o leitor.
Imaginem unir a diversidade das regiões brasileiras a gostosos momentos de histórias. Essa é a mágica trazida por Ricardo Azevedo em Cultura da Terra, livro adotado nas F3.
Os contos desvendam costumes, crendices e outras tantas formas de ser do nosso povo, fazendo a aproximação de universos familiares ao dia a dia das turmas.
É comum ouvir comentários como “Ah, minha mãe falou desse bolo, de onde ela morava.” “Minha avó já contou essa história.” “Eu conheço esse lugar.” Relatos como esses adentram nossas manhãs e tardes.
Entre lendas e mistérios, receitas, adivinhas e quadras regionais, as crianças se divertem e ampliam seu conhecimento da literatura popular.
Nossas conversas e as produções textuais dos alunos têm sido invadidas por seres como Chupa Cabra, Velha Pisadeira, Mula Sem Cabeça, Matinta Pereira…
Consultas ao atlas geográfico reforçam o conhecimento sobre os territórios sociais brasileiros e suas múltiplas manifestações culturais.

Eu, Robô

F3

As F3 projetaram, dobraram e personalizaram robôs de origâmi. A tarefa levou algumas semanas.
Cada aluno recebeu uma folha colorida, quadrada. A técnica tem certa complexidade, e alguns precisaram de ajuda. A maioria demonstrou coordenação e foco.
Em um segundo momento, colamos recortes para servirem de olhos, botões, engrenagens, braços e antenas.
O ponto auge foi a Grande Corrida de Robôs! Fomos para o pátio de cima e, em duplas, os alunos puseram seus robôs para competir no escorrega.
Muito divertido!
Eu, Robô (link)

O Mistério das Máquinas

F3

A votação está encerrada e nosso Projeto já tem nome.
Em um mural interativo, cada aluno do Terceiro Ano votou em seu nome favorito para o Projeto das F3, e O Mistério das Máquinas foi o eleito.
Os experimentos e as pesquisas de agora em diante vão se encaminhar para desvendar segredos de máquinas, robôs, brinquedos e outras tecnologias.
Curiosidade não falta. Os pequenos pesquisadores estão trazendo muitas colaborações, objetos para observação e informações para enriquecer nossas conversas.
As famílias estão convidadas a participar da investigação.
O que haverá dentro das máquinas para fazê-las funcionar?
Vamos descobrir com as F3!

O Mistério das Máquinas: a Energia

F3

Durante as investigações de Projeto, as F3 se depararam com importantes questões relacionadas ao que compõe e faz funcionar as máquinas.
Um dos itens mais fascinantes foi a energia. Depois das discussões e hipóteses que as crianças levantaram, as investigações partiram para a observação e a experimentação.
Seria possível ver a energia? Percebê-la? Como?
Propusemos o experimento para observação da manifestação de energia através da estática.
Em pequenos grupos, as crianças utilizaram tubos de canetas e papel picado.
A experiência consistiu em friccionar o tubo no cabelo e depois colocá-lo em contato com os pedacinhos de papel. Os papéis, atraídos pelos tubos, moveram-se.
Os grupos ficaram empolgadíssimos, e muitas perguntas surgiram.
O objetivo do experimento era comprovar um princípio defendido por Antoine Lavoisier, químico que viveu no século 18 e um dos precursores do estudo do conceito de energia.
Um dos seus postulados diz que “a energia não surge do nada, é sempre resultante de transformações”.
As turmas continuarão em busca dos mistérios que envolvem as máquinas, construindo saberes e conhecendo melhor o fascinante mundo das ciências e suas ligações com as tecnologias presentes em nosso cotidiano.

Na Era do Rádio – Jingles Antigos

F3

Entrando na atmosfera dos programas de rádio dos anos 1940, as F3 conheceram, nas aulas de Música, alguns “reclames” da época.
Selecionamos dois jingles para criarmos os arranjos musicais.
Os arranjos farão parte da peça que está sendo ensaiada nas aulas de Teatro.
Aguardem!

Carimbos

F2 a F5

Para estimular a construção da postura de estudante responsável e favorecer a autonomia, resgataremos nossa antiga prática de usar carimbos na agenda, sinalizando esquecimento do dever de casa; de materiais e do atraso à aula.
Esse procedimento foi interrompido nos anos de 2020 e 2021, com as aulas remotas e híbridas.
Sentimos ser necessário retomar o hábito.
Convidamos as F5 a criar novos desenhos, que foram submetidos a votação nas Tribos de F2 a F4.
Nesses encontros, além de os estudantes votarem no desenho que lhes parecesse mais adequado ao objetivo do carimbo, discutimos o significado e a importância desse registro.
Envolver as crianças com a participação no processo é fundamental.
Em breve, os desenhos escolhidos serão transformados em carimbos e começarão a aparecer nas agendas, quando necessário.

Dicionário

F3

As F3 foram apresentadas a um livro curioso: o dicionário. A apresentação trouxe descobertas importantes:
“No topo da página tem duas palavras, a primeira palavra é a que está aparecendo primeiro na folha.”
“Tem mais de um significado em algumas palavras.”
“O dicionário está organizado em ordem alfabética!”

Registramos as observações no caderno de Língua e, aos poucos, as crianças se familiarizam com esse material de consulta, compreendendo sua organização e sua importância para esclarecer dúvidas.

Máquinas Corporais

F3

Nas aulas de Dança das F3, depois de assistirmos ao espetáculo Time Takes the Time Time Takes, de Guy Nader e Maria Campos, conversamos sobre como representar corporalmente o funcionamento das máquinas e quais seriam as qualidades de movimentos necessárias para a plateia reconhecer nossa engrenagem corporal.
A turma formou pequenos grupos, que passaram a criar suas máquinas corporais.

O Mágico de Oz

F3T

Encantada com as leituras em capítulos, as F3T conheceram mais um título envolvente: O Mágico de Oz, clássico do escritor L. Frank Baum.
A narrativa nos convida a viver as aventuras da pequena Dorothy para retornar a sua casa, e levou as crianças a embarcar no texto e se identificar com os personagens.
A leitura em capítulos coloriu nossas tardes. As crianças gostaram tanto da obra, que já estão especulando sobre qual será a próxima.
Que venham novas histórias!

Jogos Pré-desportivos

F3 a F5

As F3, F4 e F5 estão experimentando jogos de introdução aos desportos.
O objetivo da atividade não é aprender um esporte específico e sim, através da brincadeira, realizar movimentos e compreender regras que se assemelham às dos esportes oficiais.
Essas aulas são inspiradas em esportes tradicionais, como basquete, handebol, futebol e vôlei.
Criamos formas diferentes de marcar um ponto ou passar a bola para um amigo dentro da área; acertar os bambolês; realizar 10 passes, entre outras possibilidades que foram surgindo com a prática.

Botafogo Através dos Mapas

F3

As F3 conheceram Botafogo e Humaitá um pouco melhor, observando mapas do Google e também físicos.
Os alunos observaram e compararam elementos que compõem as paisagens e os aspectos culturais do espaço geográfico.
As ruas e as principais avenidas foram vistas sob diferentes ângulos.
Qual o caminho a percorrer se estivermos de carro? E a pé?
Fizemos, também, um tour virtual. Muitos estudantes tinham pontos de referência e reconheciam ruas, lojas e espaços diversos. Perceberam a importância desse conhecimento para orientar nossos deslocamentos.
Os prédios históricos, tão comuns no bairro, também foram observados. Conversamos sobre a importância desse patrimônio arquitetônico e sobre o contraste com os prédios contemporâneos.
A atividade ocorreu em diferentes etapas. A que mais empolgou foi a construção de mapas da sala de aula, usando conceitos básicos de direção, comuns na Cartografia.
Esses mapas da sala foram usados, depois, para uma brincadeira de encontrar objetos escondidos. As crianças utilizaram comandos simples, como “esquerda”, “direita”, “na frente” e “atrás”.
Foi um momento divertido, no qual pusemos os conceitos em prática.

Saborzinho do Norte

  F3TA e F3TB

Fomos apresentados ao livro Saborzinho do Norte, de Alice Granato, com ilustrações de Bianca Smanio. A autora do texto é mãe de Valente (F3TB).

O livro conta a história de Tupi, um menino indígena que explora a região com sua família, experimenta os sabores, aprecia as cores…

Tivemos o privilégio de receber as autoras em uma visita na qual elas compartilharam suas descobertas sobre essa região cheia de sabores marcantes.

O encontro foi rico em curiosidades sobre a confecção do livro, as memórias da viagem e das inspirações elas que tiveram para compor as imagens e a história.

Tarde alegre, com cheiros, texturas, experimentações e degustação da próxima obra à qual se dedicarão.

Alice doou dois exemplares de Saborzinho do Norte para a biblioteca da escola, e Bianca, durante o encontro, ilustrou, ao vivo e a cores, uma onça bem parecida com uma das que desenhou para o livro, e nos deu de presente!

Agradecemos à Alice e à Bianca pelo carinho e pela atenção e contribuição com nossos estudos.

Qual será o próximo destino das F3?

Villa Lobos

F3TA e F3TB

Desta vez foram as F3T que visitaram o Museu Villa-Lobos.

Depois de algumas tardes de trabalhos artísticos embalados pelas composições de Tuhu, apelido de infância de Villa-Lobos, e também de estudos sobre a Semana de 22, as crianças caminharam até o casarão que abriga o museu e até aproveitaram para colocar em prática conceitos sobre direção, estudados em sala de aula.

Recepcionadas por Joice, educadora do museu, as crianças conheceram o espaço e aprenderam mais histórias sobre a vida de Heitor Villa-Lobos.

Dauá Puri, arte-educador indígena da etnia puri, contou histórias, falou das tradições e instrumentos indígenas em nossa cultura e explicou como Villa-Lobos buscava inspiração nos povos originários. Foi um encontro encantador entre a curiosidade musical e as obras do compositor.

A tarde foi especial!

Reta Numérica

F3

No trabalho com a Matemática, utilizamos jogos, quadros numéricos, baralhos, dados e outros instrumentos que ajudam as crianças na compreensão dessa linguagem abstrata.

Estamos construindo juntos uma reta numérica, material que apresenta os números organizados de maneira crescente e consecutiva, e pode auxiliar na resolução de problemas sem o uso do algoritmo, priorizando estratégias de cálculo mental.

No Terceiro Ano, utilizamos na reta apenas os números naturais, começando no zero.

Esse recurso permite também compreender as ideias de acrescentar, reunir e adicionar, contidas na adição, e de tirar, completar e comparar, contidas na subtração.

Futuramente esse material poderá auxiliar a compreensão de outros conceitos e assuntos matemáticos.

Mecanismos de Papel

F3

As F3 estão trabalhando com dobraduras e pop ups nas aulas de Artes Visuais, que se transformaram em um verdadeiro estúdio no qual os alunos, com muita autonomia e criatividade, estão preparando trabalhos muito interessantes.
Os mecanismos que permitem o movimento das peças, por sua vez, estimulam a criação de miniprojetos.
Tem sido bem divertido!

Billy Elliot

F3

Nas aulas de Dança, perguntamos às F3: movimento gera energia ou energia gera movimento?

“Ihhh! Isso é um paradoxo!”

Trouxemos a música Electricity, de Elton John, do musical homônimo, trabalhada também nas aulas de Inglês.

O protagonista diz que, quando dança, sente que seu corpo produz eletricidade!

Assistimos a trechos de dança do filme e do musical, conversamos sobre as qualidades de movimento presentes nessas cenas e convidamos os alunos a dançar a música.

Ao fim da aula, eles escreveram o que sentiram e, na Mostra de Artes, teremos um mural sobre esse trabalho.

Aguardem!

Mostra de Artes

Fundamental I e II

Nossa Mostra de Artes nasceu no início dos anos 2000, com o objetivo de dar visibilidade ao trabalho de arte educação, que é um dos destaques da nossa proposta pedagógica.
Queríamos mostrar como as atividades artísticas dialogavam com o Projeto Institucional, com os estudos e pesquisas das diferentes disciplinas, ampliando a leitura de mundo e o sentido do conhecimento que se produz na escola; como nossas crianças e adolescentes desenvolviam seu potencial criativo, sua sensibilidade e sua capacidade de conectar e relacionar diferentes saberes.
O antigo evento, agora, depois do intervalo forçado pela pandemia, é novidade para muitos de nossos alunos.
Apresentar o processo vivido e as produções para a comunidade escolar e para as famílias é uma forma de exercitar inúmeras habilidades, mas também de perceber a importância de se compartilhar as conquistas individuais e coletivas.
O respeito aos limites e a valorização do resultado apresentado por cada aluno, por cada grupo, são ingredientes importantes para que os estudantes desenvolvam a autoestima, a segurança e a confiança para se expressarem com liberdade.
Esperamos por você para curtirmos juntos essa Mostra que foi construída com a energia e a dedicação coletiva de alunos e professores.

Preparativos para a Mostra de Artes

F3

As F3 se debruçam sobre os preparativos para a Mostra de Artes.

Entre os ensaios da radionovela O Tempo Não Para, os grupos se dividem em atividades variadas, na preparação de espaços e finalização de atividades para receber os visitantes.

Os estudantes articulam organização, trabalho coletivo e autonomia. É uma ótima oportunidade de pôr em prática conhecimentos procedimentais e atitudinais, imprescindíveis nesse momento.

As aulas, deveres de casa e jogos contemplam assuntos diversos, de forma interdisciplinar, e os conceitos explorados em Dança, Artes Plásticas, Música e Teatro se expandem e ganham sentido, transpondo os conteúdos específicos.

Em Língua Portuguesa, os alunos redigem textos sobre os personagens da peça; em Projeto, fazem pesquisas relacionadas aos assuntos da radionovela; em Dança, praticam conceitos de Matemática; nos trabalhos de Artes Plásticas um apanhado de toda essa aprendizagem vem à tona.

É assim que as turmas se motivam e se engajam na preparação conjunta deste momento escolar, quando a multiplicidade das atividades ganha sentido nos conteúdos construídos ao longo do semestre.

Mergulho nas Emoções e Sentimentos

F2 a F4

 

Nas últimas semanas, as turmas de F2 a F4 realizaram nas Tribos exercícios de reflexão sobre as emoções e sobre os sentimentos com os quais se relacionam.

Qual a diferença entre ciúme e inveja? O que significa arrependimento? Cuidado tem mais a ver com medo ou com amor?

Essas perguntas foram surgindo e ajudaram no processo  de autoconhecimento.

 

Enatural Eletrobicho Verde

F3

Denilson Baniwa é um artista já conhecido das crianças. Suas obras estiveram presentes em conversas, trocas e inspirações para trabalhos plásticos.

A exposição Teimosia Amazônida, com trabalhos repletos de criatividade e crítica, e que provocam os sentidos, brinca com objetos como serrinhas e anzóis.

Apreciamos imagens dessa exposição, e as crianças refletiram sobre a palavra Amazônida que, segundo o artista, designa a floresta como um ser, que deve ser compreendido e não explorado, e está conectado às mudanças que vêm ocorrendo ao longo do tempo.

Abastecidas com essas referências, as turmas trouxeram sucatas tecnológicas para torná-las mais “vivas”, aproximando-as de suas origens, já que todas utilizam recursos que vêm da natureza.

Assim nasceu a ideia de produzir com sucata um monstrengo coletivo, inspirado nos trabalhos de Baniwa.

Os monstrengos penetraram a imaginação dos pequenos pela leitura de Cultura da Terra, de Ricardo de Azevedo, que fala de seres mágicos de diferentes regiões brasileiras.

O monstrengo Enatura Eletrobicho Verde é um ser feito de sucata tecnológica e usa seus poderes mágicos em favor da natureza.

Será uma das atrações que estarão esperando por vocês na Mostra de Artes, amanhã.

Mostra de Artes Presencial

Fundamental I – Artes Visuais

Que alegria receber os alunos com suas famílias e compartilhar os trabalhos deste primeiro semestre!
A escola estava linda e colorida.
Terceiro, Quarto e Quinto Anos mostraram  dedicação e comprometimento nos trabalhos apresentados.
Encerramos o semestre com um sentimento de realização muito grande e de muito orgulho!

Sons e Canções da Radionovela

F3 – Música

Após a pesquisa de jingles dos anos 1940, escolhemos dois para preparar arranjos.

As crianças se dividiram entre cantores e instrumentistas, alternando a função em cada jingle.

Metalofones, tambores e pandeiros foram escolhidos para a empreitada.

Com os jingles ensaiados, passamos a nos dedicar à sonoplastia da radionovela, buscamos no texto os momentos que pediam sons.

Experimentando vários timbres da sala de música, fomos encontrando os sons que serviriam para cada momento.

Batidas de porta, barulhos de máquina, vinhetas, passos etc. ganharam sons, deixando o texto mais rico e dinâmico.

O processo de parceria com as aulas de Teatro foi rico e desafiador. As crianças se muniram de bastante concentração e empenho para que tudo desse certo na apresentação.

O resultado desse processo foi alegremente apresentado na Mostra de Artes.

Medindo o Tempo

F3

As F3 já tinham conversado sobre instrumentos para medir comprimentos, como a régua, a trena e a fita métrica.

Relacionamos instrumentos de marcar o tempo: calendário, ampulheta, relógio de ponteiro, digital e de Sol.

As crianças lembraram do modo como alguns povos se baseavam nas fases da Lua para demarcar os meses.

Conversa vai, conversa vem, listamos o modo como organizamos nossa rotina ao longo do tempo e, em seguida, cada aluno construiu seu relógio e foi desafiado a ler as horas.

 

Festa Junina

Ensino Fundamental

Estamos muito animados com o nosso Arraial Sá Pereira, que será no sábado, 9/7, no Instituto Isai, R. Ipiranga, 70 – Laranjeiras. Aqui queremos contar o que nos mobiliza para essa festa.

É uma das poucas festas do calendário oficial que comemoramos na Sá Pereira.

Nossa escolha é pautada na crença de que essa comemoração mantém vivas as tradições da cultura popular brasileira, na culinária, nas brincadeiras, na música, na dança, na dramaturgia… Tradição que faz parte da nossa história e que se reinventa ano a ano com o nosso Projeto Institucional.

Mas, claro, é momento de socializar, de brincar junto, de criar e de compartilhar. Por isso, nossa festa é colaborativa. Não é preciso pagar ingresso e nada é vendido ou comercializado.

Fazemos sempre uma mesa de lanche comunitária. Cada família leva um prato junino, um refrigerante de dois litros ou duas caixinhas de suco, mate, água de coco etc.

O mais importante é preparar seu traje típico, aproveitando o que tem em casa; pensar numa boa receita para compartilhar e vir com muita alegria para brincar.

Vocês receberão um comunicado detalhando horários, comes e bebes etc.

Preparativos para a Festa Julina

F3 – Projeto

Todos estávamos com saudades das festividades juninas.
As F3 conheceram melhor as origens, os tipos de dança, as músicas, comidas e costumes tradicionais dessa festa.

O livro Cultura da Terra, de Ricardo Azevedo, nos conduziu em mais uma viagem.

Visitamos a região Nordeste, palco dos maiores arraiais do Brasil.
Trouxemos músicas que embalam essa festa e apresentamos Luiz Gonzaga às crianças. Este ano comemoramos 110 anos do nascimento do Rei do Baião.

Enquanto aguardamos a chegada de nossa Festa Julina, preparamos a ornamentação do local onde a festa acontecerá e continuamos ensaiando nossas danças: coco, jongo e boi.

Problemas Julinos

F3 – Matemática

Envolvidas com as festividades julinas que se aproximam, as F3 trabalharam em grupos e criaram situações-problema com essa festa tão animada como tema.

O desafio era elaborar questões envolvendo as quatro operações, para resgatar os conhecimentos já adquiridos.

Os alunos trocaram as situações elaboradas, para uns resolverem as dos outros.

Teve aluno assumindo lugar de professor, para explicar a situação criada, e professor se divertindo com as trocas.

O trabalho ainda não terminou. As situações estão sendo resolvidas aos poucos e se desdobrando em novas reflexões.

Viva São João II!

F3 – dança

Após a Mostra de Artes, vem o São João, festa tão rica de ritmos, histórias e brincadeiras.
Conhecemos melhor o xote, o baião, o galope, o coco, a ciranda e o jongo.
As crianças assistiram a vídeos e experimentaram os ritmos nos próprios corpos. Puderam também conhecer melhor a sanfona, a zabumba e o triângulo.
Conheceram e exploraram a sanfona da escola, ouviram e cantaram Asa Branca.
Pula a fogueira!

Aprender a Jogar

F3 a F5 – Educação Física

Terminamos o semestre brincando de pique, algo que as crianças muito apreciam.
Relembramos alguns queimados que fizemos no início do ano. Agora que todos já sabem as regras, o jogo aconteceu de forma mais competitiva e atenta.
Como é de se esperar, à medida que a competitividade aumenta, os conflitos também se intensificam.
A oportunidade de aprender a lidar com isso, contando com nossa mediação, é imperdível. Dialogar, ceder e lidar com as perdas são habilidades que entram em cena nesses momentos.

June and July Parties

F3 – Inglês

As F3 deram uma pausa na confecção do projeto da maquete da casa, no qual estão trabalhando, para relembrar os nomes das brincadeiras, decoração e comidas típicas das festas juninas e julinas – June and July parties.

Os alunos se alternaram para responder aos jogos eletrônicos propostos, praticaram a pronúncia e depois fizeram, no caderno de Inglês, os registros plásticos com o vocabulário aprendido.

Festa Junina

F1, F2, F3, F4 e F5 – Dança

Para encerrar o semestre, nas aulas de Dança do Fundamental I, nos dedicamos a conhecer nosso repertório junino, entendendo a origem dessa festa tão importante na nossa cultura. Ao som de diferentes ritmos, coco, baião, xote, jongo, quadrilha etc, cada turma experimentou e soube um pouquinho sobre esses ritmos. O resultado desse trabalho pôde ser visto no nosso Arraiá, onde nossos alunos dançaram com muita alegria! Desejamos a todos boas férias e já estamos ansiosos para o que vamos dançar no próximo semestre! Avancê!

Reflexões Sobre Agir

F3 e F4 – Tribo

Em conversa com as F3, na Tribo, notamos queixas importantes que conduziram à discussão sobre o espaço do outro.

Cutucar, irritar, responder, gritar e até mesmo empurrar foram comportamentos discutidos. 

“O que acontece, que eu não consigo lidar com uma situação, a ponto de gritar ou empurrar alguém?” 

“O que significa esse grito ou empurrão?

Propusemos algo novo às crianças. Demarcamos, com fita crepe, um quadrado no chão, e orientamos, de variadas formas e em segredo, que uma criança ficasse dentro do quadrado e outra tentasse entrar no quadrado do amigo.

Depois de observar diferentes situações, fizemos o exercício de identificar as estratégias utilizadas: pedir, implorar, conversar, negociar, empurrar, intimidar, ceder…

O que nos leva a escolher? Quais são as consequências das nossas escolhas?

A proposta se desdobrou em muita conversa, e  foi experimentada também pelo Quarto Ano.