Revisitando Aprendizagens

F4

No Quarto Ano retomamos conhecimentos matemáticos que fundamentam as aprendizagens seguintes.
As F4 vivenciaram desafios das contas armadas de adição e subtração, garantindo a revisão, passo a passo, dessas operações. Revisamos também ordem e classe do Sistema de Numeração Decimal.
Com muita leitura e interpretação de problemas, foi possível trabalhar o vocabulário matemático com conceitos e termos já conhecidos, como par e ímpar; antecessor e sucessor; dobro e metade; e a tão querida decomposição.
Mais confiantes, os estudantes já podem aceitar desafios maiores.

O Grupo

F4TB

Não tenhamos pressa, mas não percamos tempo.” 

                                                       José Saramago

Fortes parcerias  e engajamento no aprendizado científico são características marcantes da F4TB. 

O olhar aprimorado pela vivência artística, somado à disponibilidade para a experimentação, engendram a essência do grupo. 

A produção de textos – poéticos, ficcionais ou teóricos -, as aulas de Artes, as conversas mediadoras de conflitos, tudo recebeu adesão e propiciou momentos de reflexão sobre as relações e a busca de equilíbrio. 

Os estudantes trabalharam intensamente para que o Projeto ganhasse corpo, e fizeram conquistas importantes em Língua e Matemática. 

Convidamos as famílias a compartilhar nosso percurso, nesta retrospectiva do trabalho desenvolvido.

O que É Tecnologia?

F2 a F5

Nas aulas de Dança de F2 a F5, espalhamos diferentes objetos pelo auditório: caneta, papel, ventilador, cadeira, celular, sapato, casaco etc. Pedimos aos alunos que caminhassem entre esses objetos, atentos a forma, peso, textura e movimento que eles tinham. Seriam todos objetos tecnológicos?
“Esses óculos não são tecnologia! Não têm pilha nem bateria!”
“E esse aqui nem pensar é tecnologia, não tem fio nenhum!”
“O casaco não é tecnologia porque não carrega.”
Com a ajuda do vídeo What is Technology? começamos a discussão sobre o conceito de tecnologia que seguirá acontecendo nas aulas de Projeto.
Para encerrar, representamos e criamos movimentos para cada um dos objetos que estavam espalhados pela sala.
E você? Consegue representar um ring light ou uma caixinha de som com o seu corpo?

Chegada ao Quarto Ano

F4

As F4 inauguraram o ano com muita alegria e disposição para o trabalho. Logo nas primeiras discussões, os alunos se mostraram sensíveis e capazes de tecer reflexões profundas. Reencontraram os amigos e receberam com carinho os alunos novos. Conheceram os materiais da série, refletiram sobre o que foi estudado no ano anterior e discutiram sobre a imagem que ilustra a capa da agenda, relacionando-a com o título do Projeto Tec Aqui, Tec Lá: o que Mais Podemos Inventar?. A partir dessa reflexão, pensamos sobre tudo que pode ser tecnologia e sua presença em nosso cotidiano.
Demos os primeiros passos para um ano cheio de descobertas e aprendizagens!

Nova Sala de Artes Visuais

F4 e F5

As F4 e F5 começaram o ano com uma novidade: a nova sala de Artes Visuais!
A sala é bem bacana, grande e espaçosa. Tem até dois tanques para lavar pincéis e potes!
Em nosso primeiro encontro, conversamos um pouco sobre o Projeto e o significado da palavra tecnologia. Durante o bate-papo, surgiram algumas frases bem interessantes, que nos fizeram pensar:
“Quando o homem passou a controlar o fogo, surgiu a tecnologia.” (Laura – F4M)
“Tecnologia é uma resolução para resolver problemas, mas que pode também causar outros problemas.” (Cecília – F5TA)
“A tecnologia está ligada às invenções mas nem sempre está relacionada às telas. Mas está sempre evoluindo.” (F4TB)
Em seguida, fizemos um desenho no qual tínhamos que representar uma tecnologia, sem a qual não conseguiríamos viver nem um dia.
Propusemos também uma atividade fora de aula, que consistia em andar pelos corredores da escola observando as imagens (reproduções de obras de arte) escolhidas para sinalizar cada sala. A intenção era provocar reflexões: por que elas foram escolhidas? O que elas têm em comum? O que elas estão representando?
Na aula que vem continuaremos a conversar e a criar!

Diversão e Arte

F3, F4 e F5

Nas turmas de F3 a F5, jogos, brincadeiras, conversas e debates são estratégias e dinâmicas de sensibilização para o tema do Projeto.
A sinalização dos espaços da escola costuma ser feita com reproduções de obras de arte que, em algum nível, estabelecem relações com o tema de cada ano.
Nas aulas de Artes, ampliamos a discussão sobre as linguagens visuais. Os alunos, em grupos, classificaram aquelas imagens nas categorias Pintura, Desenho, Fotografia, Escultura, Grafite, Instalação e Desenho Digital.
Para relaxar, cada mesa brincou de Jogo da Memória e de Quem Sou Eu.
Diversão e arte, em qualquer parte!

Primeiras Impressões

F4

As F4 pensaram sobre o conceito de tecnologia, tema do Projeto Institucional.
Observaram objetos apresentados pelos professores: um dispositivo Kindle, microfone, cadeado com tranca liberada por código, um livro…
Em seguida, foram convidadas a identificar e justificar os objetos considerados por eles como tecnológicos.
Entusiasmados, os estudantes discutiram suas hipóteses e levantaram aspectos importantes. Com muito interesse pelo desafio, perceberam que a tecnologia está por toda parte e proporciona importantes benefícios à humanidade.
As turmas já se mostram sabidas e motivadas para os próximos estudos.

Pensando com Andy Singer

F3, F4 e F5

A charge O Pensador, de Andy Singer, foi disparadora de uma breve discussão sobre acúmulo, excesso e descarte de lixo.
A imagem do homem sentado sobre uma pilha de objetos tecnológicos despertou nos alunos a reflexão sobre o consumo exagerado de produtos, e sobre que destino damos a eles.
Uns falaram sobre a dificuldade de se desfazer de brinquedos favoritos; outros falaram de doar os brinquedos e roupas que não usam mais.
Depois da conversa, cada aluno fez um desenho inspirado na charge: o autorretrato sobre uma pilha de objetos acumulados.
O trabalho uniu reflexão e criatividade.

Tecnologia e Poesia

F4

O que é um guarda-chuva? Qual a sua função?
Segundo o livro O Dicionário do Menino Andersen, de Gonçalo M. Tavares e Madalena Matoso, o verdadeiro guarda-chuva é o balde. Já o objeto que chamamos dessa forma deveria se chamar espanta chuvas, já que não guarda nenhuma chuva.
Foi desse jeito poético e brincante que as F4 discutiram as diversas funções dos objetos do nosso cotidiano.
A cada verbete, os alunos refletiam sobre os diferentes usos do objeto descrito, suas funções, possibilidades, impossibilidades e também sobre como fazíamos antes de eles serem inventados.
Em seguida, os alunos foram desafiados a encontrar, em casa, um objeto que tivesse tecnologia, mas não fosse eletrônico, e criar uma definição poética para ele.
Unindo tecnologia e poesia, fomos sensibilizados ainda mais pelas invenções da humanidade.

Código Morse e a Música

F4 e F5

As aulas de Música começaram navegando pela playlist Tecnologia, do YouTube, com seleção de músicas e vídeos afinados com o tema do Projeto Institucional, organizada inicialmente pelo professor e aberta às contribuições das crianças.
Ouvimos, cantamos e dançamos Robô, do grupo Pé de Sonho. Apreciamos também o Samba do Blackberry, do grupo Tono, cuja letra suscitou discussões sobre artefatos tecnológicos ultrapassados. O clipe apresenta fitas K7, filmes fotográficos, telefones de lata, e brinca com essa temática, além de criticar a obsessão por smartphones. Outra sensibilização para o tema tecnologia foi a invenção do telégrafo e do Código Morse. Munidas da tabela decodificadora dos sons curtos e longos utilizados na telegrafia, as turmas tentaram decifrar as mensagens enviadas pelo professor pelo teclado.
Ao assistir ao vídeo de uma máquina sonora, fizemos uma atividade na qual montamos uma engrenagem sonora e andamos pela escola “tocando” nosso experimento.
Foi o nosso Bloco do Robô!
Wintergatan – Marble Machine (link)

Chegada

F4 e F5

Nos primeiros encontros já cantamos um pouquinho. As F5 relembraram vocalizes divertidos aprendidos no ano passado; as F4 começaram a experimentar esses exercícios engraçados, usados para aprimorar o canto.
Relembramos as cirandas para dar a boas-vindas e tivemos dois encontros para reconhecer a região de conforto da voz de cada criança, para então dividirmos os futuros naipes (grupos que se assemelham).
Foi também uma oportunidade de olhar nos olhinhos de cada estudante, e conversar sobre esse nosso instrumento tão rico!

Carnaval Tecnológico

F1 a F5

Continuando a sensibilização para o tema do Projeto Institucional e entrando no clima de carnaval, as turmas de Fundamental I conheceram trabalhos de escolas de samba que usaram efeitos tecnológicos para incrementar seus desfiles.
Tapetes voadores, tecidos de led, drones e muito mais deram vida aos enredos e encantaram a plateia.
As crianças amaram assistir e, claro, quiseram brincar também. Usando uma bola com efeitos luminosos e um tecido redondo, elas exploraram possibilidades dos materiais e criaram sequências de movimentos ao som de sambas-enredo antigos da Sá Pereira.
Foi uma grande festa!

Olhares Atentos

F4

Como olhamos para o que está diante de nós? Conseguimos perceber os detalhes do que apreciamos? Será que nosso olhar anda muito disperso?
Essas perguntas foram lançadas para as F4.
Para exercitar nosso olhar adormecido pelo excesso de exposição a imagens, propusemos um desenho de observação.
Cada mesa recebeu um objeto tridimensional para ser observado; os alunos foram orientados a perceber os detalhes de cada objeto e desenhá-lo o mais fielmente possível. Olhar mais para o objeto do que para o desenho; observar o ponto de vista de cada um e como ele iria determinar o trabalho.
Foi um desafio que os pequenos artistas aceitaram e ficaram muito orgulhosos dos resultados.

Clone Dance

F1 a F4

Nas aulas de Dança de F1 a F4, conversamos sobre a diferença entre manual e digital.
Trouxemos exemplos de invenções manuais que anos depois tiveram sua versão digital.
Ouvir as crianças estabelecendo relações e refletindo sobre essas diferenças foi um bom início para nossa atividade corporal.
Conversamos também sobre o espelho: sua função, se ele é manual ou digital, o que reflete, como reflete, e brincamos de ser o espelho de um amigo, imitando seus movimentos, atentos à forma, ao peso, à velocidade…
Ao final, a conclusão foi unânime: a brincadeira de espelho é manual.
Sem revelar que estávamos utilizando o filtro Clone Dance, filmamos os alunos criando movimentos.
Quando eles viram os vídeos no telão, surgiram exclamações e palmas.
“Um espelho digital!”
“Um amigo imaginário!”
“Que maneiro!”
“Qual o nome desse efeito?”

Convidamos vocês a dançar com seus filhos usando o filtro Clone Dance, do Instagram, e marcar nossa escola. Vamos adorar ver essa brincadeira se espalhado por aí.
Clone Dance (link)

Dia Mundial da Poesia

F4

“Gastei uma hora pensando um verso
que a pena não quer escrever.
No entanto ele está cá dentro
inquieto, vivo.
Ele está cá dentro
e não quer sair.
Mas a poesia deste momento
inunda minha vida inteira.”
(Carlos Drummond de Andrade)

Para celebrar o Dia Mundial da Poesia, comemorado em 21/3, as F4 prepararam um presente especial para alunos e funcionários da escola.
Depois de ouvir e ler diversos tipos de poema e de compreender a diferença entre poema e poesia, os alunos foram convidados a distribuir afeto em versos.
Cada criança copiou ou produziu um poema, que foi oferecido com muito carinho aos profissionais que estavam na escola naquele dia.
Em grupos, elas invadiram salas de outras turmas e séries, para ler e declamar poemas.
Foi um dia pra lá de poético. Que a poesia inunde o coração de todos!

Welcome to the Fourth Grade

F4

As F4 iniciaram as aulas de Inglês deste ano ao som de Welcome to the Fourth Grade, de Dwayne Reed, aprendendo os nomes das matérias em inglês, assim como frases que usamos para nos apresentar aos alunos novos.
Foi momento oportuno para relembrarmos dos greetings (good morning, good afternoon, good evening, good night).
Conversamos sobre emoções. Como podemos responder, de formas surpreendentes, à pergunta How are you today?
Ouvimos Happy, com Pharell Williams, e ilustramos com emojis os nomes das emoções que aprendemos em inglês.
Para aprender mais sobre as origens desses ícones tão usuais em nossa comunicação diária, cada vez mais tecnológica, as crianças aprenderam a origem deles, os emoticons e os sinais de pontuação, em inglês.
Mais uma oportunidade de aprender a dizer os endereços eletrônicos de websites e emails.

Brincando para Valer

F3T, F4T e F5T

Nas aulas de Educação Física das F3, F4 e F5 do turno da tarde resgatamos os piques que os estudantes conhecem.
Depois, outras ideias surgiram, e novos piques foram criados, movimentando as aulas.
Além dos piques, ampliamos o repertório do jogo queimado, importante para o desenvolvimento da agilidade, do raciocínio lógico, da resolução de problemas, da cooperação e da competição, entre outros aspectos que serão, mais adiante, fundamentais para a prática dos jogos desportivos.
Variações do queimado como ajuda, coringa, escudo, rei e rainha, xadrez e guerra foram experimentadas em nossas aulas.

Shadowland

F4

Dando continuidade à exploração corporal da evolução da imagem, nas aulas de Dança das F4 conversamos sobre a luz e a sombra.
Conhecemos trechos do espetáculo Shadowland, da companhia Pilobolus.
O encantamento com o espetáculo e a descoberta das possibilidades do corpo animaram os alunos a criar formas e movimentos, ampliando seu vocabulário corporal.

Medidas por Toda Parte

F4

As F4 aprofundaram seus conhecimentos sobre os sistemas de medidas.
Uns iniciaram o trabalho pelas medidas de comprimento; outros dispararam os estudos com as medidas de capacidade.
Com trena, fita métrica, régua, embalagens de diversas capacidades e medidores, as crianças se organizaram em grupos para experimentar esses instrumentos de medida pela escola.
Se um metro tem cem centímetros e a porta da sala marca 216 centímetros, então ela tem 2 metros e 16 centímetros?
E 1,5 litro? Como podemos ler essa medida? O que a vírgula representa?
Fazendo conversões simples, sempre acompanhadas de experimentações, avançamos no estudo do universo das medidas.
Os desafios continuarão nos próximos dias, com as situações-problema.
O preparo de receitas e outras atividades bem divertidas estão previstos, garantindo uma aprendizagem que seja, de fato, significativa.

Um Desenho Memorável

F4

A fotografia Le Corcovado, com o subtítulo Largo dos Leões, de Marc Ferrez, presente na sinalização da escola, foi escolhida para ser trabalhada com as F4 nas aulas de Artes.
A obra fotográfica representa o morro do Corcovado sem a escultura do Cristo Redentor; a Rua São Clemente com bonde e nenhum carro, muitas árvores e nenhum prédio.
Para exercitar o olhar, os alunos ficaram apenas um minuto observando a imagem.
Depois, cada um relatou algo que se lembrava de ter visto.
Fizemos uma lista e comparamos com a imagem novamente projetada no quadro.
Muitos acertos e alguns erros, muitas risadas.
Em seguida, os estudantes foram desafiados a desenhar a foto de memória.
Alguns achavam que a tarefa seria impossível, mas no final todos conseguiram.

O Abre-alas da Tribo

F2, F3 e F4

Tivemos, com as turmas de F2 a F4, muitas conversas sobre o que é e para que serve a Tribo.
Não demorou muito para a palavra convivência aparecer nesses encontros.
Perguntamos aos estudantes quais acordos precisam ser feitos para garantir a boa convivência no ambiente escolar.
Algumas regras da escola apareceram na ponta da língua e foram anotadas no quadro.
O que são regras e para que servem? O que significa convivência ou, simplesmente, conviver? Compreender as regras, ao invés de somente acatá-las, é essencial. Pensar, analisar e escutar o ponto de vista do outro sobre uma situação de conflito é o que dá sentido às regras.
Com jogos e brincadeiras, as turmas refletiram sobre a importância de respeitar regras para alcançar objetivos comuns.

Imagens

F4

Depois de refletir sobre os aparatos tecnológicos mais usados em seu dia a dia, as F4 chegaram a uma conclusão: todos os apetrechos – tablets, computadores, celulares, televisão – fazem uso de imagens.
Portanto, será importante estudarmos como as imagens são produzidas e utilizadas nas plataformas digitais.
Como vemos? O que vemos? O que é preciso para se ter uma imagem?
Muitas perguntas, e o caminho do projeto ganhou corpo.
Se uma imagem vale mais que mil palavras, não sabemos… Mas que o tema imagem vale um projeto para as F4, disso temos certeza.

Harry Potter at School

F4

As F4 viajaram na imaginação até a famosa escola de magos da série de livros Harry Potter, da escritora britânica J.K. Rowling.
Aproveitamos a ambiência lúdica de Hogwarts para relembrarmos dos nomes das matérias escolares (school subjects), tabelas de horários de aulas (classes schedule) e dias da semana (days of the week) culminando na primeira redação (composition) em inglês do ano.

Estruturando as Narrativas

F4

O que é preciso para se ter uma boa história? As F4 já sabem que início, meio e fim não podem faltar.
E estão se aprofundando na estrutura das narrativas, preparando-se para incluir em seus escritos a descrição dos cenários, os personagens, os conflitos, a resolução e o desfecho.
Começaram pelos cenários, observando e descrevendo imagens, para exercitar essa habilidade.
Em seguida virão as caracterizações dos personagens.
As turmas têm apreciado e analisado, como referências, contos que apresentam essas estruturas de forma clara.
Esse aprofundamento se dá durante todo o Quarto Ano.
Aguardem as produções dos nossos escritores!

Criando Através das Sombras

F4

Depois de aprender que a luz se propaga em reta e que cada obstáculo em seu caminho forma uma sombra, as F4 foram estimuladas a brincar com essa propriedade.
Inspiradas no artista belga Vincent Bal, que cria obras misturando sombras e desenhos, as crianças utilizaram uma fonte de luz artificial e observaram as sombras formadas pelos diferentes objetos, imaginando o que poderiam criar com elas.
A imaginação fluiu! A lapiseira originou um foguete; do furador de papel surgiu um cabelo de samurai; o porta-lápis se transformou em uma girafa… E muitos outros desenhos foram surgindo.
Assim vamos ampliando nosso olhar poético e científico.

Ainda Marc Ferrez

F4

As F4 exploraram O Corcovado, trabalho fotográfico de Marc Ferrez, em desenhos e aquarela. Partiram, então, para a elaboração tridimensional.
Usando papel, tesoura e cola, os grupos se organizaram e, com animação, prepararam uma linda maquete inspirada na imagem.
A tarefa exigiu que conversassem para dividir tarefas e compartilhar soluções e conhecimentos.
Foi bonito observar o trabalho dos grupos e acompanhar a alegria de executar o trabalho com tanto capricho.
A atividade proporcionou melhor compreensão da perspectiva apresentada na obra do fotógrafo francês.

Televisão

F4

Nas aulas de Música, as F4 brincaram muito concentradas no jogo Pulos e Palmas.
Nessa atividade a percussão combina sons graves (tum) e agudos (pá), respectivamente, a pulos e palmas, com as crianças dispostas em um tabuleiro marcado no chão.
A compreensão de alturas sonoras e ideias rítmicas é estimulada nesse jogo de movimentação.
O rock Televisão, dos Titãs, pela relação com imagem, foi escolhido para trabalharmos.
Memorizamos a letra enquanto coloríamos desenhos que ilustraram as estrofes.
Em uma dinâmica com metalofones, descobrimos, aos poucos, as notas da melodia, e começamos a tocar e cantar esse sucesso dos anos 80, com arranjo que une percussão e canos musicais.

Televisão Instrumental – F4TB (link)

Sarau Literário

F4

“Não te deixes destruir…
Ajuntando novas pedras
e construindo novos poemas.
Recria tua vida, sempre, sempre.
Remove pedras e planta roseiras e faz doces. Recomeça.
Faz de tua vida mesquinha
um poema.
E viverás no coração dos jovens
e na memória das gerações que hão de vir.
Esta fonte é para uso de todos os sedentos.
Toma a tua parte.
Vem a estas páginas
e não entraves seu uso
aos que têm sede.”
Cora Coralina

As F4 guardarão na memória o Sarau Literário, evento emocionante no qual os familiares foram convidados a ler para as crianças poemas escolhidos a dedo, passando essa herança preciosa de geração a geração.
Cecília Meireles, Chacal, Drummond, Pessoa, Leminsky, Cora Coralina, Manuel Bandeira, entre tantos outros – incluindo alguns dos nossos, que compartilharam com as turmas suas criações – estiveram presentes nesses dias que nos encheram de alegria, ampliando nosso repertório poético e artístico.
Nossos agradecimentos aos responsáveis e familiares das F4.

Carimbos

F2 a F5

Para estimular a construção da postura de estudante responsável e favorecer a autonomia, resgataremos nossa antiga prática de usar carimbos na agenda, sinalizando esquecimento do dever de casa; de materiais e do atraso à aula.
Esse procedimento foi interrompido nos anos de 2020 e 2021, com as aulas remotas e híbridas.
Sentimos ser necessário retomar o hábito.
Convidamos as F5 a criar novos desenhos, que foram submetidos a votação nas Tribos de F2 a F4.
Nesses encontros, além de os estudantes votarem no desenho que lhes parecesse mais adequado ao objetivo do carimbo, discutimos o significado e a importância desse registro.
Envolver as crianças com a participação no processo é fundamental.
Em breve, os desenhos escolhidos serão transformados em carimbos e começarão a aparecer nas agendas, quando necessário.

Jogos Pré-desportivos

F3 a F5

As F3, F4 e F5 estão experimentando jogos de introdução aos desportos.
O objetivo da atividade não é aprender um esporte específico e sim, através da brincadeira, realizar movimentos e compreender regras que se assemelham às dos esportes oficiais.
Essas aulas são inspiradas em esportes tradicionais, como basquete, handebol, futebol e vôlei.
Criamos formas diferentes de marcar um ponto ou passar a bola para um amigo dentro da área; acertar os bambolês; realizar 10 passes, entre outras possibilidades que foram surgindo com a prática.

Cores na Luz

F4

É a luz que nos permite ver as imagens. Partindo desse pressuposto, as F4 prosseguem com os estudos de Projeto.
Agora, porém, para aprender sobre as cores contidas nos raios de luz, as crianças tiveram uma aula especial com a Moema, nossa coordenadora de Artes.
Experimentos com lâmpadas, o disco de Newton e objetos que a luz atravessa, transformando-se em cores diferentes, demonstraram a diferença entre a cor-luz, formada pela incidência direta da luz, e as cores-pigmento, das tintas percebidas pelos olhos humanos.
As F4 agradecem à Moema e continuam atentas às pesquisas.

Era uma Vez…

F4

Transportar algo real ou imaginário para o texto é o que a literatura propõe quando descreve um personagem, um cenário ou o que mais pretender que o leitor conheça.
As F4 experimentaram, em grupos, o exercício de descrever um personagem.
Depois, um colega de outro grupo foi convidado a ilustrar o personagem, seguindo a descrição.
A animação e as risadas marcaram o momento. Nesse clima de descontração, os estudantes perceberam o real sentido da descrição; e como as palavras podem comunicar o que se vê ou dar visibilidade ao que brota da imaginação.
Nossos pequenos escritores seguirão ampliando e enriquecendo seus textos.

Multiplicando Ideias

F4

As F4 vêm se aprofundando no estudo da multiplicação.

As discussões giraram em torno das ideias que nos levam a essa operação: a combinação e a configuração retangular e a adição de parcelas.

Com o objetivo de trabalhar esses conceitos, propusemos atividades de cálculo e resolução de problemas e compartilhamos os encaminhamentos.

Caminhamos sem pressa, desenvolvendo pouco a pouco nossas habilidades de multiplicar.

Essas atividades precedem o algoritmo da multiplicação, tão esperado por todos.

 

Teatro e Poesia

F4

As F4 deram início a um processo de pesquisa cênica usando poesias criadas pelos alunos como estrutura dramatúrgica.

Depois de muitas dinâmicas teatrais para trabalhar noção espacial, projeção de voz, espírito de grupo, criatividade, e muito improviso, vamos nos debruçar sobre essa experiência cênica.

Como colocar poesia em cena, sem ser um recital? Como encontrar situações, conflitos, corpos expressivos e emoções externalizadas usando poemas como base dramatúrgica?

O desafio é grande. Ainda não sabemos como será o resultado dessa investigação, pois o processo está começando.

Com certeza vamos levar para a cena os aprendizados obtidos com os exercícios, e aguçar esse olhar para o corpo teatral.

Mostra de Artes

Fundamental I e II

Nossa Mostra de Artes nasceu no início dos anos 2000, com o objetivo de dar visibilidade ao trabalho de arte educação, que é um dos destaques da nossa proposta pedagógica.
Queríamos mostrar como as atividades artísticas dialogavam com o Projeto Institucional, com os estudos e pesquisas das diferentes disciplinas, ampliando a leitura de mundo e o sentido do conhecimento que se produz na escola; como nossas crianças e adolescentes desenvolviam seu potencial criativo, sua sensibilidade e sua capacidade de conectar e relacionar diferentes saberes.
O antigo evento, agora, depois do intervalo forçado pela pandemia, é novidade para muitos de nossos alunos.
Apresentar o processo vivido e as produções para a comunidade escolar e para as famílias é uma forma de exercitar inúmeras habilidades, mas também de perceber a importância de se compartilhar as conquistas individuais e coletivas.
O respeito aos limites e a valorização do resultado apresentado por cada aluno, por cada grupo, são ingredientes importantes para que os estudantes desenvolvam a autoestima, a segurança e a confiança para se expressarem com liberdade.
Esperamos por você para curtirmos juntos essa Mostra que foi construída com a energia e a dedicação coletiva de alunos e professores.

Mergulho nas Emoções e Sentimentos

F2 a F4

 

Nas últimas semanas, as turmas de F2 a F4 realizaram nas Tribos exercícios de reflexão sobre as emoções e sobre os sentimentos com os quais se relacionam.

Qual a diferença entre ciúme e inveja? O que significa arrependimento? Cuidado tem mais a ver com medo ou com amor?

Essas perguntas foram surgindo e ajudaram no processo  de autoconhecimento.

 

O Primeiro Boletim

F4

As F4 receberam, com alegria e seriedade, seus primeiros boletins.

Esse registro dos aprendizados e esforços vividos ao longo do trimestre é muito significativo.

Em conversas individuais com seus professores, as crianças compreenderam a metodologia de atribuição dos conceitos e traçaram objetivos para o próximo período.

Dessa forma, implicamos as crianças no processo de aprendizagem e na construção de uma postura de estudante compromissada.

Um nova etapa na vida de estudante!

Biografia

F4

O que é biografia? A pergunta disparou, nas F4, o estudo desse gênero literário.

As crianças puderam pensar sobre a composição dessa palavra de origem grega: bio (vida) e grafia (escrita).

O gênero ficou em evidência com a biografia de Carlos Drummond de Andrade.

Além de conhecer um pouco melhor a história do poeta mineiro, as crianças registraram os pontos mais importantes para se escrever uma biografia.

Materiais sobre personalidades brasileiras e mundiais são bem-vindos. O trabalho está só começando.

Mostra de Artes Presencial

Fundamental I – Artes Visuais

Que alegria receber os alunos com suas famílias e compartilhar os trabalhos deste primeiro semestre!
A escola estava linda e colorida.
Terceiro, Quarto e Quinto Anos mostraram  dedicação e comprometimento nos trabalhos apresentados.
Encerramos o semestre com um sentimento de realização muito grande e de muito orgulho!

O Canto do Silêncio e a Escuta do Coração

F4 e F5 – Coral

Temos muito a comemorar pela corajosa e bela apresentação dos dois corais da escola.

Após dois anos sem apresentações presenciais, foram muitas as descobertas, inclusive para a recém- chegada regente, arranjadora e preparadora vocal.

As turmas tiveram o primeiro contato com a prática de coro presencial ainda com a utilização das máscaras, algo impensável até então, e que dificultava importantes referências, como a expressão da regente e os movimentos da boca, além de piorar a qualidade de escuta.

Mas as crianças se empenharam e conseguiram vencer esses desafios, com muita energia e determinação.

Foram quatro meses de trabalho, durante os quais observamos a laringe por dentro; pesquisamos o beat box; refletimos sobre o efeito do desenvolvimento tecnológico sobre a paisagem sonora de onde vivemos e sobre a capacidade de imitarmos diferentes sons, naturais e artificiais.

Tudo isso junto com a preparação vocal e o aprendizado de procedimentos na música e no coro.

Para isso utilizamos os arranjos das músicas Silêncio, de Arnaldo Antunes e Carlinhos Brown, e Cérebro Eletrônico, de Gilberto Gil.

As crianças estão de parabéns! Foram encantadoras e souberam atuar coletivamente.

Nossos ouvidos e corações saíram da Mostra acarinhados!

Notícias do Projeto

F4

As F4 sugeriram títulos para seu Projeto, e a escolha se deu, como de hábito, por votação.
Imagem, Luz, Sombra, Ação foi o eleito.

Nossos estudos sobre imagem vão além do mecanismo da visão.

Para ajudar na compreensão do funcionamento do nosso aparelho ocular, e de como os raios de luz chegam aos nossos olhos, projetando a imagem, teremos a participação do professor de Física do Horário Extensivo.

Ele vai preparar junto às turmas uma Câmera Escura.

A produção desse aparelho óptico, base para a invenção da fotografia, trará muita aprendizagem para a criançada.

Sintonizando

F4

Nas aulas de Música das F4 montamos o arranjo utilizando canos musicais, vibrafones, percussão e voz.
Distribuímos as funções, revezando, trocando de instrumentos, experimentando e refletindo sobre o que poderia melhorar no nosso arranjo para Televisão, dos Titãs.
Inventamos uma coreografia, depois desistimos dela, mas a dança ajudou a memorizar a letra.
A estratégia de reger os canos musicais associando cores e bambolês funcionou e foi incorporada. As crianças ficaram animadas em voltar ao palco para apresentar o resultado desses ensaios musicais.
Ensaio F4TA

Ensaio F4M

Festa Junina

Ensino Fundamental

Estamos muito animados com o nosso Arraial Sá Pereira, que será no sábado, 9/7, no Instituto Isai, R. Ipiranga, 70 – Laranjeiras. Aqui queremos contar o que nos mobiliza para essa festa.

É uma das poucas festas do calendário oficial que comemoramos na Sá Pereira.

Nossa escolha é pautada na crença de que essa comemoração mantém vivas as tradições da cultura popular brasileira, na culinária, nas brincadeiras, na música, na dança, na dramaturgia… Tradição que faz parte da nossa história e que se reinventa ano a ano com o nosso Projeto Institucional.

Mas, claro, é momento de socializar, de brincar junto, de criar e de compartilhar. Por isso, nossa festa é colaborativa. Não é preciso pagar ingresso e nada é vendido ou comercializado.

Fazemos sempre uma mesa de lanche comunitária. Cada família leva um prato junino, um refrigerante de dois litros ou duas caixinhas de suco, mate, água de coco etc.

O mais importante é preparar seu traje típico, aproveitando o que tem em casa; pensar numa boa receita para compartilhar e vir com muita alegria para brincar.

Vocês receberão um comunicado detalhando horários, comes e bebes etc.

Mais Desafios

F4 – Matemática

Ao longo do semestre, a Matemática foi alvo de desafios cada vez mais complexos.
Depois de compor, decompor, ler e escrever números cada vez maiores; de somar e subtrair analisando problemas e algoritmos, chegou a hora de avançarmos na operação de multiplicação.
Se os alunos já resolviam problemas com a ideia de multiplicar através da adição sucessiva, já fazem, agora, a transição para essa outra notação: 2 x 2 = 4.
Um dos primeiros passos foi a construção coletiva da Tábua de Pitágoras, uma tabela de dupla entrada com todas as multiplicações de 1 a 10.
Durante esse processo, percebemos regularidades entre as multiplicações: a tabuada do 4 é o dobro da do 2; a do 9 é o triplo da do 3…
Brincamos de construir “muros retos” com peças de mesmo tamanho. O objetivo foi compreender o papel dos fatores na multiplicação.
Por exemplo: os grupos deveriam montar muros com 12 peças. Várias possibilidades foram exploradas: 3 colunas com 4 linhas, 2 colunas com 6 linhas ou 12 colunas com 1 linha…
Simultaneamente, investimos nos jogos com a tabuada, marco no Quarto Ano. O próximo passo será o estudo do algoritmo da multiplicação.
Apostamos em um segundo semestre cheio de desafios e novidades!

Observando o Jardim Botânico

F4 – Projeto

Como parte dos estudos do Projeto Luz, Cor, Sombra e Ação, as F4 visitaram o Jardim Botânico.
A sensibilização passou pela apreciação e discussão de fotos da natureza, pensando nas ideias dos fotógrafos e nas sensações transmitidas por cada imagem.
O objetivo do passeio foi observar os elementos das paisagens, de perto e de longe, com atenção a detalhes, cores, contrastes e texturas, refletindo sobre o fazer artístico daqueles que usam a imagem para se expressar.
Os alunos retrataram, sob diferentes perspectivas, uma das imagens do parque, que também foi fotografada pelos professores.
Encerramos o semestre sensibilizados pela experiência e ansiosos pelas reflexões que virão.

Segue o Baile!

F4 e F5 – coral

As performances das F4 e F5 na Mostra de Artes deixaram boas impressões nas crianças.
Em seus depoimentos, o prazer de se apresentar, o “nervosinho” um pouco antes de subir no palco e a satisfação com o resultado, fruto de muito trabalho nas aulas de Música, apareceram repetidamente.
Divertir-se fazendo música é o lema!
Iniciamos a sensibilização para o período junino. As F4 ouviram Pela Internet 2, de Gilberto Gil, tocando o ritmo do xote nos instrumentos de percussão; as F5 ouviram Trenzinho do Caipira, de Heitor Villa-Lobos e Ferreira Gullar, tocando a melodia nos vibrafones.

Aprender a Jogar

F3 a F5 – Educação Física

Terminamos o semestre brincando de pique, algo que as crianças muito apreciam.
Relembramos alguns queimados que fizemos no início do ano. Agora que todos já sabem as regras, o jogo aconteceu de forma mais competitiva e atenta.
Como é de se esperar, à medida que a competitividade aumenta, os conflitos também se intensificam.
A oportunidade de aprender a lidar com isso, contando com nossa mediação, é imperdível. Dialogar, ceder e lidar com as perdas são habilidades que entram em cena nesses momentos.

Question Words

F4 – Inglês

As F4 continuam estudando as question words when, what, whose, where, how e who, valendo-se do quadro de “investigação criminal” – crime board – de nossas brincadeiras com o jogo de tabuleiro Clue.

Depois da nossa volta pela cidade – Where: Around the town e da descoberta dos nomes dos prédios e estabelecimentos em inglês, encerramos o semestre com os retratos falados – Who: Composite sketchesexercitando o vocabulário para descrever pessoas.

Festa Junina

F1, F2, F3, F4 e F5 – Dança

Para encerrar o semestre, nas aulas de Dança do Fundamental I, nos dedicamos a conhecer nosso repertório junino, entendendo a origem dessa festa tão importante na nossa cultura. Ao som de diferentes ritmos, coco, baião, xote, jongo, quadrilha etc, cada turma experimentou e soube um pouquinho sobre esses ritmos. O resultado desse trabalho pôde ser visto no nosso Arraiá, onde nossos alunos dançaram com muita alegria! Desejamos a todos boas férias e já estamos ansiosos para o que vamos dançar no próximo semestre! Avancê!