Avanços na Multiplicação

F4 – Matemática

As F4 já estão dominando a técnica do algoritmo da multiplicação e se apropriando cada vez mais da tabuada.

O grande desafio, agora, é a memorização. Aos poucos, dispensam a consulta à tábua de Pitágoras e percebem que dominar a tabuada garante agilidade nos cálculos de multiplicação e divisão.

O estudo avança para o algoritmo da multiplicação por dois algarismos.

Os desafios não terminam!

Juntos Outra Vez

F4 – Projeto

Uma surpresa encheu de alegria a F4M: Isaac, um novo amigo, chegou para completar o grupo.
Bem-vindo, Isaac!
As  crianças contaram episódios significativos de suas férias e as muitas aventuras vividas renderam assunto para a semana toda.
Outro momento importante foi a leitura de Não Quero Usar Óculos, de Carla Maia de Almeida e André Letria, com a qual retomamos os estudos de Projeto e disparamos a trajetória para a próxima jornada letiva.

Experimentação na Tribo

F3 e F4 – Tribo

Nas Tribos de F3 e F4, convidamos os alunos a experimentar diferentes modos de passear e brincar pela sala, individualmente ou em grupos.
Depois conversamos sobre a experiência e todos expressaram seus prazeres e dificuldades.
Para alguns, dançar sozinhos foi constrangedor:
Não consegui esquecer que tinha gente em volta, eu tinha muita insegurança.”
Para outros, foi um alívio.
Em alguns casos, formar grupos com colegas não tão próximos foi difícil. Em outros…
“…foi legal interagir com pessoas diferentes, tive uma visão nova das mesmas pessoas, porque na sala de aula elas são diferentes.”
Manipular uma bola invisível, então… que desafio!
Não gostei, porque todo mundo tinha que ter a mesma mente.”
Tinha que ter consenso.”
No brincar, as crianças se revelam; na conversa, nós construímos sentidos a partir do compartilhamento das experiências.

Câmara Escura

F4 – Projeto

As F4 tiveram uma aula com o professor Henrique, pai da Emília, da F3. Os estudantes experimentaram simular uma câmara escura na sala do Ateliê. Assim puderam compreender o princípio do funcionamento da visão e também o das câmeras fotográficas.

As janelas foram cobertas por papel preto com um orifício no centro, por onde passava luminosidade, e as turmas verificaram o princípio da propagação retilínea da luz, identificando formas que estavam do lado de fora e eram projetadas para dentro da sala, invertidas.

Fica de cabeça para baixo porque na sala não tem cérebro para desvirar a imagem.” (João, F4M)

Mais sabidos e igualmente animados, aguardam pela produção manual de uma câmara escura, prevista para o próximo encontro!

Elementos da Dança

F4 e F5 – Dança

Nas aulas de Dança das F4 e F5, relembramos os conceitos estudados e apresentamos dois novos elementos da linguagem: qualidade de movimento e desenho coreográfico.
A turma formou grupos, e pedimos que cada grupo criasse uma pequena célula coreográfica utilizando todos os elementos da linguagem conhecidos.

 

Jogos Matemáticos

F4 – Matemática

Nas aulas de Matemática, os jogos são ótimos aliados para disparar discussões, construir e aprofundar conhecimentos, além de exercitar o que foi aprendido.

Durante a retomada dos estudos sobre o Sistema de Numeração Decimal e a chegada do algoritmo da multiplicação, as F4 foram convidadas a experimentar jogos diversos: na batalha dos números, as crianças recebem diferentes algarismos e são desafiadas a criar o maior número possível; o jogo do Caracol faz refletir sobre a multiplicação por 1, 10 e 100, estimulando a construção da regra.

O jogo do Plim segue a sequência de uma determinada multiplicação. Os alunos devem falar os números naturais em ordem crescente e falar a palavra “plim” no múltiplo do número estipulado.

Aliando diversão e reflexão, prosseguimos com a aprendizagem da Matemática.

Jogos Musicais

F4 e F5 – Música

Nas aulas de Música, temos passeado por uma variedade de jogos musicais, exercitando a escuta, a improvisação, o pulso, a dança e o corpo.

Pedrinha Miudinha brinca com o pulso e com as variações de andamento. As crianças passam a pedrinha de mão em mão, cantando a canção popular homônima.

O Jogo do Palhaço, idealizado pelo maestro Koellreutter, define três funções sonoras: a Lei (criança no centro da roda, marcando o pulso); o Povo (crianças em roda criam ritmos que dialogam com a Lei); o Palhaço (tenta desestabilizar a Lei e o Povo, improvisando sons sem métrica e fora da pulsação).

Em Tum Pá, jogo de imitação, cada integrante inventa ritmos com palmas e pisadas; o grupo imita.

Todas as brincadeiras reservam um tempo para a reflexão, dando oportunidade às crianças de elaborar conceitos de parâmetros sonoros.

Exemplos:

F5TBhttps://youtu.be/ueDYn0sv5ik
F5M https://youtu.be/FX9cqc0XibI

Visita à Pinakotheke Cultural

F4 – Projeto e Artes Visuais

  “A estética não me basta. É necessário que a obra possa ecoar e reverberar o grito que trago no peito.”

Krajcberg

Inspiradas pela imagem e pela fotografia como temas de estudo do Projeto, as F4 visitaram a Pinakotheke Cultural, em Botafogo, para apreciar obras do artista polonês Frans Krajcberg (1921 – 2017).
Nessa exposição conheceram melhor a vida e a obra do artista e puderam apreciar também os ensaios fotográficos de Luiz Garrido, amigo de Krajcberg que o acompanhou por toda a vida.
Foi interessante vê-los criar associação entre as pesquisas e os trabalhos que fizeram na escola, com sombras, e as esculturas nas quais Krajcberg une os troncos de árvores com sombras recortadas em madeira.
Observando pinturas, quadros, esculturas e tantos registros cotidianos em fotos e vídeos, perceberam o engajamento de Krajcberg nas questões ambientais e o seu “chamado” para a humanidade, denunciando a destruição da natureza.
Mais sensibilizados pela potência desse artista e pelo registro de tantas imagens que contam histórias, os alunos se arriscarão mais criativamente em novas experiências.

Explorando Registros Vocais

F4 – Teatro

Estamos treinando a voz com as F4, nas aulas de Teatro, explorando-a no espaço da sala.

Estar longe e estar perto. Como falar? O esforço de falar alto, ou o esforço de falar baixo e bem articuladamente.

Falar rápido, falar lentamente. Descobrir as pausas. Registros vocais diferentes.

Enquanto alguns alunos se divertiam, outros travavam e não queriam nem tentar, tamanho o desafio. Em alguns momentos o medo de se arriscar aparece e precisa ser trabalhado paulatinamente.

“Não fazer nada com o corpo, só usar a voz, me deixou cansado”, disse um aluno ao final da aula.

O corpo sente mesmo falta de se mexer. Ele tem razão. Hora de juntar corpo e voz, mas continuando a busca de fazer cenas utilizando todos os lugares possíveis do grande espaço que temos agora, e a voz. Vamos investigar mais isso. O grave, o agudo, o rápido e o lento. Sem esquecer de descobrir os silêncios necessários.

Fotografia e Movimento

F4 – Dança

As F4 coreografaram, nas aulas de Dança, o movimento da máquina fotográfica.

Em seguida, conheceram a descoberta de Eadweard Muybridge e a importância da sua pesquisa para a animação e o cinema.

Para finalizar, cada criança escolheu um movimento para fazer.

Usando o modo live da câmera do iPhone, pudemos perceber quantos micromovimentos há em um movimento.

Jogos e Brincadeiras

F3 a F5  – Educação Física

A quadra coberta deu certa animação. Fizemos jogos de quicar a bola, passar, driblar e arremessar, aproximando-nos do handebol.

Jogos competitivos e cooperativos foram adicionados às brincadeiras com as quais os estudantes desenvolvem habilidades de arremessar, correr, saltar, receber um objeto, entre outras.

Os inevitáveis conflitos podem ser revertidos a favor das equipes, ajudando as crianças a lidar com frustrações.

Na dinâmica em que o mais comum é perder, ou não marcar ponto, entender que isso faz parte do jogo é essencial.

Caminhos do Quarto Ano

F4 – Artes Visuais

As F4 reviram, organizaram e arquivaram nas pastas de Artes os trabalhos do primeiro semestre. Relembrar as próprias produções costuma ser prazeroso, mas alguns alunos, dessa vez, queriam até refazer um ou outro trabalho. Fruto do amadurecimento gráfico, dos exercícios de observação aos quais as turmas vêm se dedicando.

Para estimular a criação individual e aprimorar a finalização dos trabalhos, os alunos aprenderam uma dobradura simples que transforma um folha A4 num pequeno livro.

Os alunos poderiam escolher o tema e como seria preparado o conteúdo. Colagens, pinturas, desenhos, entre outras possibilidades, estavam disponíveis.

Amazônia por Sebastião Salgado

F4 – Projeto

Sobrevoar a floresta amazônica e capturar, em fotografias, a energia que dela pulsa, incluindo as matas, os rios, os fenômenos naturais e os povos é um privilégio e um desafio para poucos.

Sebastião Salgado, um dos maiores fotógrafos brasileiros contemporâneos, deu conta deste feito e, através de sua lente, lançou um olhar sensível a essa paisagem, conectando-nos a imagens das quais pudemos extrair sons, cheiros e sensações.

As F4 escolheram a fotografia como tema de seu projeto sobre imagem.

A visita à exposição Amazônia, de Sebastião Salgado, no Museu do Amanhã, nos ajudou a compreender a importância da fotografia como meio de conhecer e até denunciar fatos que acontecem longe de nós. Como as ameaças que a Amazônia e seus povos têm sofrido.

 

Fotografia

F4 – Projeto

“Fotografar é colocar na mesma linha a cabeça, o olho e o coração.” (Henri Cartier-Bresson)

Depois de sensibilizadas pelos trabalhos de Sebastião Salgado, as F4 foram apresentadas às obras de outros fotógrafos que usaram fotografias em preto e branco como manifestação artística.
Os alunos foram convidados a fazer um passeio pela escola, apurando o olhar para a observação das paisagens, detalhes, cenas cotidianas, cores e contrastes.
Ao testar enquadramentos e perspectivas, as turmas exercitaram a observação e se prepararam para tirar as próprias fotos. As imagens falam mais que as palavras.
Aguardem os próximos passos.

No Ar

F4 e F5 – Coral

As F4 e F5 aprimoraram e ajustaram detalhes dos arranjos do Coral apresentados na Mostra de Artes, incluindo as propostas cênicas.

Iniciamos o estudo de No Ar, de Manoela Marinho, com arranjo da Marcela Velon.

É a canção mais desafiadora do repertório, até agora. Apesar de curtinha, a melodia e o arranjo trazem sonoridade dissonante. Está sendo trabalhada aos poucos para a peça da Festa de Encerramento. As crianças amaram!

O processo de aprendizado começa com vocalizes, que trabalham harmônica e ritmicamente a escuta, a prática em grupo e detalhes do arranjo, passando pelo aprendizado da melodia e da letra, que eram totalmente desconhecidas pelas turmas.

São camadas de escuta e de canto, que vão sendo sobrepostas até chegar à apresentação final.

O objetivo é que soe fácil e simples, tanto para as crianças quanto para o público.

Vamos ouvir?

Cores e Luz

F4 – Projeto

Como se forma o arco-íris?

As F4 tiveram uma aula de Ciências com experimentos diferentes e dessa vez, além de retomar alguns conceitos sobre as propriedades da luz, Henrique, professor de Ciências, mostrou como o arco-íris é formado.

Com três refletores nas cores azul, verde e vermelha, foi possível perceber que a luz branca é o somatório das cores do arco-íris. Além de experimentar as misturas das cores em luz, as crianças puderam rever os conceitos de reflexão e refração; e pensar um pouco sobre as frequências e a velocidade da luz.

Experimentos como esse tornam o conhecimento mais significativo e estimulam as crianças nas pesquisas.

Festas Pedagógica e de Encerramento

Fundamental I – Dança

Nas aulas de Dança, as turmas leram os textos das Festas Pedagógica e de Encerramento, conhecendo as história que as F1, as F2 e as F5 vão contar.

As F1 vão apesentar um trabalho inspirado em Alexander Calder e dançar coreografias que dialogam com o trabalho do artista.

As F2 trazem para a cena os segredos da memória, com temas trabalhados em Projeto ao longo do ano.

As F5 encenam Os Meus Balões, de Karen Acioly, e já estão trabalhando na construção gestual e corporal dos personagens e em pequenas inserções coreográficas que ajudarão a contar a história.

As F3 e F4 também ajudam as F5 a contar essa história, dançando coreografias ao longo da peça.

Estão todos animados e com a cabeça fervilhando de ideias, ansiosos e felizes com as festas.

Literatura e Política

F4 – Projeto

A política faz parte do nosso cotidiano. Está nas nossas relações e escolhas diárias. Com a proximidade das eleições, os alunos se mobilizaram em torno do tema para conversar e tirar suas dúvidas.

O que é a política? Que sistemas de governo existem no mundo? O que é monarquia e como funciona? Como acontece uma eleição? Que sistema de governo é adotado pelo nosso país?

A literatura foi uma grande aliada. Os livros A Rainha das Rãs Não Pode Molhar os Pés, de Davide CaliPequeno Gui, de Mario Ramos; e A Eleição dos Bichos, de André Rodrigues, vieram para os encontros na Biblioteca e nos ajudaram a compartilhar ideias e a construir coletivamente os conceitos de livros e de política, em suas vertentes diversas.

Saímos todos vencedores e mais sabidos!

Feira Moderna

F4 – Projeto

A Feira Moderna se aproxima e as F4 estão construindo suas apresentações abordando os  temas de interesse.

Em grupos, os alunos trabalham tendo como ponto de partida as pesquisas feitas nas aulas de Projeto.

As dúvidas, debates, produções textuais e artísticas são orientadas pelos professores e, aos poucos, ganham forma.

Apresentar um trabalho sobre seu tema de interesse é uma forma eficaz de consolidar os conhecimentos vivenciados. As crianças estão se dedicando.

Não percam!

Câmara Escura

F4 – Projeto

Depois que as F4 compreenderam o princípio da câmara escura com a propagação retilínea da luz, foi a vez de colocar em prática esse aprendizado para construir uma câmara escura com o professor Henrique, que veio visitar essas turmas novamente.

Para o experimento foi utilizada uma caixa de papelão. Os estudantes ampliaram seu conhecimento adicionando uma lente ao orifício da caixa, e assim verificaram os interessantes efeitos na nitidez da imagem invertida que foi projetada.

Essa e outras produções estarão disponíveis para apreciação na Feira Moderna.

Venham! Esperamos por todos vocês.

Jogos Cooperativos

F3T, F4T, F5T – Educação Física

Quando se propõe um jogo, nas aulas de Educação Física, o que primeiro aparece é a necessidade de competir.

Mas em um jogo temos a possibilidade de aprender inúmeras coisas, e a cooperação é uma delas.  

As  F3, F4 e F5 do turno da tarde têm vivenciado, nas aulas de Educação Física, os jogos cooperativos, nos quais a competição fica em segundo plano e o auxílio mútuo entre os alunos ganha importância maior.

Dessa forma as crianças desenvolvem a compreensão da diferença entre “jogar com” e  “jogar contra”.

Dia das Crianças

Fundamental I

A comemoração do Dia das Crianças foi intensa!

As turmas de Fundamental I assistiram à apresentação da peça teatral Bisa Bia, Bisa Bel, dirigida e adaptada por Joana Libreiro.

A peça, baseada no premiado livro infanto-juvenil de Ana Maria Machado, trata de questões sensíveis, como memória e identidade, e ainda traz à tona o lugar da mulher ao longo do tempo.

A narrativa atendeu a todo o público do Fundamental I. 

Para completar, esticamos a farra com um lanche coletivo.

Que venham muitos outros dias das crianças tão alegres quanto esse, para comemorarmos coletivamente!

Preparativos para a Feira Moderna

F4 – Projeto

Desenhos, fotografias, textos, informações, datas e experimentos. A semana foi movimentada pelos preparativos para a Feira Moderna.

Em grupos, os alunos construíram suas falas para apresentar seus estudos do Projeto Imagem, Luz, Sombra, Ação!

Mobilizados, distribuíram as atribuições e criaram materiais para ajudá-los a enriquecer ainda mais esse momento compartilhado com as famílias. 

Estamos preparando um dia muito especial.

Aguardem!

Flauteando

F4 – Música

A flauta foi recebida com muita curiosidade pelas F4.

Começamos a aprender as posições das notas musicais no instrumento e a leitura da partitura tradicional.

Exercícios de imitação, respiração e o treino das melodias de Baby Shark, Minha Canção, de Chico Buarque,  e Vem Vento, do Livro da Flauta, concentraram as atividades das aulas de Música depois da chegada da flauta.

F4M – https://youtu.be/dXh19PlIAP0

A Feira Moderna

F3 a F5

A Feira Moderna tem como proposta dar visibilidade aos estudos, pesquisas e experiências em diferentes áreas do conhecimento pelas quais as crianças transitam de forma transdisciplinar.

Além de desenvolver habilidades como produzir apresentações, resumos e maquetes, os alunos exercitam a organização e a divisão das tarefas em pequenos grupos. Em nome do compromisso coletivo, expectativas, frustrações e muita discussão estão nos bastidores dessa atividade escolar esperada e planejada cuidadosamente por professores e alunos.

Para os alunos, compartilhar com as famílias o que aprenderam ao longo do ano é sempre um grande estímulo.

Convidamos as famílias a apreciar os registros dos momentos vividos.

Balões

F4 – Dança

Nas aulas de Dança das F4, estamos em processo de montagem da coreografia que fará parte da peça Os Meus Balões, na Festa de Encerramento.

O texto nos indica que a participação dessas turmas será uma coreografia representando o campeonato de balões que aconteceu no século 19 e cujo vencedor foi Santos Dumont.

Para sensibilizar os alunos, assistimos a um vídeo mostrando o voo de balões, e elencamos as qualidades de movimento que observamos: leve, lento, fluído e contínuo.

Em pequenos grupos, os estudantes criaram sequências coreográficas ao som de Balão, da Trupe Zaquim.

Começamos a montar nossa coreografia usando os movimentos criados pelos alunos, coautores desse processo. 

Conectando Ideias

F4 – Projeto

A construção de textos de gêneros diversos faz parte da rotina das aulas de  Língua Portuguesa.

Ampliar o vocabulário, diversificar a pontuação e conhecer as funções de palavras e expressões são formas de enriquecer e desenvolver as produções das crianças.

Com esse objetivo, os alunos refletiram sobre o uso dos conectivos, palavras que, como o próprio nome diz, ligam ideias na mesma frase.

Então, por isso, porque, mas, e, pois, portanto, dentre outras, foram listadas pelas crianças, usadas em frases e procuradas em livros.

O próximo passo será inseri-las nas produções textuais e no cotidiano da escrita. 

Enfim, a Divisão

F4 – Matemática

As F4, finalmente, conheceram o algoritmo da divisão por estimativa.

Cada vez mais apropriadas do funcionamento do sistema de numeração decimal, desenvolveram técnicas de cálculo mental e perceberam que a memorização da tabuada é um recurso para lá de útil na divisão.

Todo esse percurso contribuiu para a compreensão do algoritmo da divisão, no qual as quatro operações entram em cena.

Aos poucos, as crianças ganham mais confiança e desde já se preparam para as futuras construções do Quinto Ano.

Que venham os próximos desafios!

Lindo Balão Azul

F4 e F5 – Coral

Desde outubro vimos ensaiando o último arranjo do ano, Lindo Balão Azul, um hit da década de 1980.

A música de Guilherme Arantes foi gravada por Baby do Brasil, Moraes Moreira, Ricardo Graça Mello e Bebel, cantora mirim à época, e compõe a coletânea PirLimpimpim, de 1982.

As crianças ficaram muito animadas com a música, principalmente com o refrão, que fala da viagem intergaláctica realizada com alegria e empolgação.

Conversamos sobre a letra e refletimos sobre o que seria essa viagem tão especial que acontece através da criatividade e da imaginação.

O que seria esse “mundo da Lua” – tão sonhado por poetas e visionários – que faz com que o ser humano realize tantas invenções, espalhando arte e desenvolvimento pelo mundo e até mesmo Universo afora?

 

 

 

Velhos Conceitos, Novo Vocabulário

F4 – Projeto

Analisar o funcionamento de nossa língua é um dos objetivos do Quarto Ano.

Se antes os alunos categorizavam algumas palavras, como nomes comuns e próprios, características e ações, agora começam a se familiarizar com as nomenclaturas da gramática da Língua Portuguesa.

Substantivo, adjetivo e verbo passam a fazer parte do vocabulário das crianças, que percebem os mecanismos de funcionamento desses elementos nos textos e contextos.

Seguimos aprendendo cada vez mais e enriquecendo nossas produções escritas.

Encerrando o Projeto

F4 – Projeto

As F4 caminham, enfim, para o encerramento do projeto Imagem, Luz, Sombra: Ação!

Foi um ano de muito crescimento, aprendizado e construção coletiva. Juntos, os estudantes fizeram a Mostra de Artes e a Feira Moderna, mostrando parte do percurso das pesquisas do projeto.

Como a imagem se forma? Qual a importância da luz? Como é a história da fotografia? Qual é a função das câmeras nos aparelhos celulares? Servem apenas para tirar fotos?

O momento de rever os estudos ganhou continuidade quando as turmas pensaram em temas de interesse para 2023.

Rever o projeto, além de mostrar a trajetória deste ano, motivou as crianças a pensar no ano seguinte.

Velhos Assuntos, Novas Dinâmicas

F4 – Inglês

As F4 revisitaram, nas aulas de Inglês, os temas estudados com o suporte de fichas e jogos: pronomes interrogativos why, when, where, who; números de 1 a 39; e adjetivos.

Na empolgação com a Copa, introduzimos  countries e  nationalities, conteúdos recebidos pelas turmas com muito envolvimento e animação!

Trocando Conhecimento

F4 – Projeto

Como parte do programa da eletiva Educação Ambiental, o Ensino Médio preparou atividades para as turmas do Quarto Ano da tarde.

A sensibilização foi uma conversa sobre o bioma da Mata Atlântica e a leitura de um texto sobre o Curupira, protetor das matas.

Na semana seguinte, todos foram conhecer a Floresta da Tijuca, parte do bioma em estudo.

Os alunos do Ensino Médio propuseram um caça ao tesouro com pistas que trouxeram perguntas sobre a floresta e a Mata Atlântica.

Em seguida, as crianças foram convidadas a observar a paisagem e tirar fotos do que as sensibilizava.

Para concluir o estudo, as F4T produziram aquarelas com imagens da floresta.

Foram encontros proveitosos, repletos de aprendizagem.

Assim, com os olhos bem abertos, a alma sensibilizada para a poesia das coisas e os sentidos apurados, encerramos este ano cheio de desafios, descobertas e surpresas.

Que venha 2023 com suas novidades!

Brincando para Valer

F3, F4, F5 – Educação Física

Finalizamos o ano, nas F3, F4 e F5 da tarde, relembrando as brincadeiras que fizemos. 

Em cada aula recordamos e escolhemos o jogo ou brincadeira que faríamos.

Os queimados e os piques foram os mais lembrados.

Notamos que agora, no final do ano, as crianças estão mais apropriadas das regras, e assim os jogos acontecem com mais fluidez.

Perspectivas Gráficas

F4 – Artes Visuais

No começo do semestre as F4 fotografam espaços da escola, procurando brincar com a perspectiva.
Os espaços eram previamente avaliados, as linhas principais identificadas, e cada aluno escolhia o melhor ângulo para reforçar a ideia de perspectiva.
As fotos foram impressas e entregues aos alunos, junto a uma folha de papel vegetal, cuja transparência permitiria visualizar as linhas principais e traçá-las com régua, para depois traçar paralelas e composições gráficas que preencheriam as áreas vazias.

Flauteando II

F4 – Música

A iniciação da flauta doce durante as aulas de Música está animada.

Jogos musicais envolvendo o instrumento e revezando com canos musicais e vibrafones permitiram trabalhar sonoridade, postura adequada, respiração, improvisação e outros aspectos envolvendo a técnica, de forma lúdica, sem que as crianças ficassem entediadas.

Minha Canção (Dorme a Cidade) de Luis Enríquez Bacalov e Chico Buarque, foi praticada frequentemente. A melodia permitiu que as crianças associassem as posições dos dedos na flauta às notas musicais, ao mesmo tempo que interpretavam a obra.

As F4 receberam a missão de tocar na flauta a introdução de Lindo Balão Azul, cantada pelo coral.

A escuta do conjunto musical, buscando sincronia e afinação coletivas, tem sido conquistada, e o amadurecimento musical das turmas é notável.

Assista aqui à F4TA

Listen and Draw

F4 – Inglês

Iniciamos o ano letivo com atividades relacionadas ao Carnaval.

Em seguida, disparamos propostas vinculadas ao projeto institucional.

A partir da descrição de uma imagem pela professora, os alunos foram desafiados a desenhar no caderno os elementos que a compunham. 

Essa atividade nos permitiu revisar o vocabulário aprendido no ano anterior e conhecer os alunos que chegaram este ano. Aproveitamos para introduzir um novo vocabulário: beach, sand, boat, house, trees, big/small

O mais divertido, e que não poderia mesmo faltar nessa proposta, foi a comparação dos desenhos produzidos.